CBO 7687-10 - Restaurador de livros
Entenda o que fazem os encadernadores e recuperadores de livros (pequenos lotes ou a unidade) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Restaurador de livros e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Restaurador de livros
Realiza restauração de livros e outros documentos, fazendo seu desmonte, numerando seus cadernos, mapeando os danos nos cadernos, executando teste de solubilidade, aplicando técnicas químicas para remover do papel as sujidades, reenfibrando papéis, passando o documento pela prensa, pela secadora e pelo refilamento, e efetuando recuperação de lombadas, capas e guardas. Faz controle de qualidade do trabalho executado. Documenta as ações realizadas. Pode realizar ou orientar processos de encadernação e gravação em capas e lombadas do documento restaurado. Pode atuar em preservação e conservação de livros e outros documentos. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Realiza teste de solubilidade no suporte (papel), verificando se a tinta usada é solúvel em água.
Após confirmar que não é solúvel em água, executa banho de água deionizada - procedimento de desacidificação -, para remover do papel as sujidades. Passa, ainda, o material por banho com hidróxido de cálcio, para aumentar sua alcalinidade.
Caso o documento não possa passar por tratamento aquoso, aplica outros métodos, como a "limpeza" com pó de borracha.
Faz a recuperação de papel deteriorado, calculando a gramatura das folhas, executando reenfibragem, com uso da MOP-Máquina Obturadora de Papel, e passando a área recuperada por processo de encolagem, com uso de cola metilcelulose, para reforçar o material.
Envolve o documento em feltro de lã de carneiro ou outro processo similar, para tirar o excesso de umidade e unir as fibras. Passa o documento pela prensa, pela secadora e pelo refilamento.
Faz a recuperação de lombadas, capas e guardas.
Pode aplicar outros métodos de restauração, a partir da análise inicial dos danos mapeados em documento, pesquisando – em Internet, instituição especializada em restauração ou em outras fontes - casos similares.
Realiza controle de qualidade do trabalho executado, avaliando os resultados da restauração.
Pode realizar ou orientar processo de encadernação e gravação em capas e lombadas, para restaurar sua aparência original.
Pode atuar em preservação e conservação de livros e outros documentos, aplicando técnicas de higienização do acervo, orientando o armazenamento adequado, desenvolvendo ações de conscientização de usuários sobre o manuseio correto de obras, e controlando fatores ambientais, tais como temperatura, umidade relativa do ar, radiação da luz e presença de agentes biológicos – como insetos, roedores e fungos – que levam à deterioração de acervos.
Documenta as ações realizadas, elaborando relatórios.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém instrumentos e acessórios limpos, organizados e acondicionados.
Monitora o funcionamento de máquinas e equipamentos, requisitando serviço de manutenção corretiva, no caso de identificação de falhas.
Controla desperdício de material, reaproveitando sobras e fazendo descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, prevenindo acidentes, mantendo postura ergonomicamente correta e utilizando equipamentos de proteção individual.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE QUÍMICA PARA O RESTAURO DE LIVROS EM PAPEL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE BIOLOGIA PARA O RESTAURO DE LIVROS EM PAPEL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA ARTE DE RESTAURAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | PROCESSOS DE ACABAMENTO GRÁFICO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA (ESPECIFICAR:...) - ENCADERNAÇÃO MANUAL DE LIVROS E OUTROS DOCUMENTOS IMPRESSOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA (ESPECIFICAR:...) - ESCOLHA DE MATERIAIS E TÉCNICAS PARA O RESTAURO DE LIVROS E DOCUMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA (ESPECIFICAR:...) - IMPRESSÃO MANUAL A QUENTE, COM EQUIPAMENTO - “HOT STAMP” - E IMPRESSÃO RELEVO SECO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE RESTAURAÇÃO DE LIVROS E OUTROS DOCUMENTOS: PLANEJAMENTO, ETAPAS, PONTOS DE CONTROLE, DOCUMENTAÇÃO DO TRABALHO | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA (ESPECIFICAR:...) - REPARO DE COSTURAS, DOBRAS E CAPAS DE LIVROS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS ESPECIAIS DE RECUPERAÇÃO DE LOMBADAS, CAPAS E GUARDAS DE LIVROS E OUTROS DOCUMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO GRÁFICA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE ENCADERNAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - FATORES DE DEGRADAÇÃO DE LIVROS E DOCUMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE HIGIENIZAÇÃO DE LIVROS E DOCUMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE CELULOSE E PAPEL (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE RESTAURO DE LIVROS E OUTROS DOCUMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE LIVROS E OUTROS DOCUMENTOS: MÁQUINA OBTURADORA DE PAPEL, TRINCHAS, PINCÉIS, BISTURIS, LUPAS, CAPELAS PARA DESINFECÇÃO, DENTRE OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE INSTRUMENTOS, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA GRAVAÇÃO A QUENTE - “HOT STAMP” | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS PARA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE LIVROS E OUTROS DOCUMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - ORDEM DE SERVIÇO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 4 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | CONSERVAÇÃO E RESTAURO | 4 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE LIVROS E OUTROS DOCUMENTOS | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO SELETIVA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 2 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Podem trabalhar como assalariados, registrados em carteira ou como autônomos. Trabalham em empresas de edição, impressão e reprodução de gravações. Atuam, também, na restauração e recuperação gráfica e artística para deixar a peça em seu estado original. Trabalham de forma individual e sob supervisão ocasional. Em algumas atividades, o trabalhador permanece em posições desconfortáveis durante longos períodos e em contato com materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental seguido de curso de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas- aula. O exercício pleno das atividades demanda um ano de prática.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- encadernação com cadernos;
- fazer gravação hot stamp;
- realizar impressão hot stamp;
- encadernar manualmente impressos diversos - folhas soltas;
- dourar manualmente;
- fazer encadernação clássica;
- demonstrar competências pessoais;
- aguardar secagem da impressão;
- anexar capas;
- cortar guardas e contra-guardas;
- revestir papelões;
- marcar nervuras;
- encaixar rama na máquina.;
- montar blocos;
- colar guardas e contra-guardas no material;
- colocar cabeceado e tecido no material;
- colar falso lombo;
- furar material no dorso ou serrotar;
- compor chapa;
- colar guarda decorada;
- refilar material;
- cortar papelão;
- conferir documentos e folhas;
- cortar revestimento;
- refilar encadernação;
- serrilhar cadernos;
- desfiar barbantes;
- demonstrar responsabilidade;
- prender capas nos barbantes;
- prensar cadernos colecionados;
- arredondar lombada;
- limpar os excessos;
- chanfrar o couro;
- colar couro sobre o livro;
- dobrar folhas em cadernos;
- demonstrar criatividade;
- prensar a quente com bobina;
- selecionar tipos, linhas e entrelinhas ou clichês;
- aquecer a chapa;
- fazer gravação hot stamp ou serigrafia;
- retirar excessos;
- selecionar tipos;
- demonstrar capacidade de elaboração de relatório de atividade;
- costurar com linha ou barbante;
- colar nervuras;
- prensar os documentos e folhas para colagem;
- colar dorso;
- costurar cadernos;
- colecionar cadernos conforme numeração;
- fazer engradação na rama;
- demonstrar higiene na execução do trabalho;
- imprimir com fita na napa nua ou com papelão;
- colar guarda nas capas;
- passar cola nos documentos e folhas no dorso;
- costurar cadernos com guardas duplas em bastidor;
- bater encaixe;
- demonstrar capacidade de concentração no trabalho;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7687-10
CBO 7687-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de restaurador de livros que pertence ao grupo dos encadernadores e recuperadores de livros (pequenos lotes ou a unidade), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas
-
-
- Trabalhadores artesanais das atividades têxteis, do vestuário e das artes gráficas
-
-
-
-
- Encadernadores e recuperadores de livros (pequenos lotes ou a unidade)
-
-