CBO 7683-05 - Artífice do couro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores artesanais da confecção de calçados e artefatos de couros e peles

O profissional no cargo de Artífice do couro CBO 7683-05 confecciona artefatos em couro ou materiais similares – tais como carteiras, bolsas, cintos, calçados, porta-copos, sacolas, bolas e artigos de decoração -, desenhando os moldes, cortando, costurando e executando o acabamento das peças produzidas Prepara o trabalho, definindo os artefatos a serem produzidos e selecionando couro e materiais similares.

Controla a qualidade das peças confeccionadas Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

CBO 7683-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores artesanais da confecção de calçados e artefatos de couros e peles que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Artífice do couro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores artesanais da confecção de calçados e artefatos de couros e peles CBO 7683-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7683-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores artesanais da confecção de calçados e artefatos de couros e peles.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Artífice do couro

O Artífice do couro CBO 7683-05 prepara o trabalho, definindo os artefatos a serem produzidos, sob encomenda ou para comercialização Seleciona couro e materiais similares.

Verifica a disponibilidade de insumos – tais como cola, linhas e agulhas – para a produção.

Desenha os moldes dos vários tipos de artefatos, diretamente no couro ou em materiais que possam ser cortados e armazenados para uso posterior, tais como papelão e cartolina Corta o couro, posicionando o molde de forma a obter o melhor aproveitamento do material, utilizando facas ou estiletes para o corte e chanfrando as partes para melhor acabamento.

Seleciona ou cria ilustração ou desenho a ser reproduzido na peça, a fim de decorá-la Transfere ilustração ou desenha na peça, utilizando instrumentos e materiais, como estampo, faca e estêncil.

Faz furos e marcações para adaptação de acessórios.

Monta a peça, colando as partes e realizando costura à mão ou à máquina Executa o acabamento das peças, pintando e fixando os acessórios nas partes, de acordo com o tipo de artefato e o modelo em processo de produção.

Controla a qualidade da peça confeccionada, corrigindo defeitos de costura, eliminando acúmulo de linhas, retirando excesso de cola e tirando rebarbas do couro.

Limpa e lustra o couro e as partes metálicas dos adornos Acondiciona a peça confeccionada, para exposição em comércio ou envio da encomenda ao cliente Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Mantém as ferramentas e os instrumentos de trabalho limpos, acondicionados e em plena condição de uso e funcionamento Limpa e lubrifica a máquina de costura Seleciona resíduos para reaproveitamento e faz o descarte dos demais, de acordo com as normas ambientais.

Controla o estoque de couros e demais materiais, adquirindo-os para reposição, quando necessário Trabalha com segurança, adotando postura ergonômica correta, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7683-05 deve confeccionar bolsas e carteiras, demonstrar competências pessoais, costurar calçados a mão, montar calçados de couro a mão, confeccionar selas e arreios de couro, realizar acabamento - calçados e artefatos de couro, confeccionar cintos de couro.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores artesanais da confecção de calçados e artefatos de couros e peles essas ocupações são exercidas por profissionais com carteira assinada, empregados na indústria de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro. O trabalho é presencial, individual com supervisão permanente, realizado em ambiente fechado, no período diurno. Em algumas atividades, os profissionais estão sujeitos a materiais tóxicos e a permanecerem em posições desconfortáveis durante longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7683-05

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com o ensino fundamental concluído, exceto o artífice do couro do qual não é exigida nenhuma escolaridade. A experiência para os profissionais é de menos de um ano e a qualificação profissional ocorre na prática.

Atividades exercidas por um Artífice do couro CBO 7683-05

Um Artífice do couro (ou sinônimo) deve tomar iniciativa, demonstrar sociabilidade, pintar bordas dos cintos, demonstrar auto-organização, furar palas, aplicar cola nas peças, armar biqueiras dos calçados com couraça, demonstrar dinamismo, fixar palmilha na fôrma, retirar excesso de colas, pintar calçados, cortar palmilha, demonstrar coordenação motora, cortar linha, fixar acessórios, demonstrar criatividade, separar peças de calçados, selecionar cola, aplicar acessórios, fixar fivelas, umedecer calçados, demonstrar autocrítica, colar vira - orla entre palmilha e solado, lustrar peças acabadas, demonstrar responsabilidade, separar peças de bolsas e carteiras, escovar calçados, fixar cabedal na fôrma.

Cargos e salários CBO 7683-05 - Trabalhadores artesanais da confecção de calçados e artefatos de couros e peles

Salário Artífice do Couro

Artífice do Couro: Brasil

O profissional no cargo de Artífice do Couro CBO 7683-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.727 e 2.562 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 936 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7683-05.
Salário Bolseiro (bolsas de Couro)

Bolseiro (bolsas de Couro): Brasil

O profissional no cargo de Bolseiro (bolsas de Couro) CBO 7683-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.727 e 2.562 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 936 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7683-05.
Salário Cinteiro (correeiro)

Cinteiro (correeiro): Brasil

O profissional no cargo de Cinteiro (correeiro) CBO 7683-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.725 e 2.530 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 942 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7683-05.
Salário Colador de Couro

Colador de Couro: Brasil

O profissional no cargo de Colador de Couro CBO 7683-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.725 e 2.530 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 942 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7683-05.
Salário Trabalhador na Confecção de Peças de Couro

Trabalhador na Confecção de Peças de Couro: Brasil

O profissional no cargo de Trabalhador na Confecção de Peças de Couro CBO 7683-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.725 e 2.530 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 942 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7683-05.