CBO 7681-10 - Tecelão de tapetes, a mão - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas

O profissional no cargo de Tecelão de tapetes, a mão CBO 7681-10 tece tapetes e painéis decorativos, entrelaçando dois conjuntos de fios - urdidura e trama – em tear manual Planeja as atividades, interpretando desenhos, diagramas ou projeto do tapete ou painel.

Pode confeccionar os fios necessários à execução do trabalho Opera urdideira, para confecção da urdidura Executa o acabamento do tapete ou painel.

Realiza controle de qualidade, examinando dimensões e padronagem do tapete ou painel Faz divulgação e venda dos tapetes e painéis produzidos, providenciando embalagem e entrega ao cliente Cumpre procedimentos técnicos e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.

CBO 7681-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Tecelão de tapetes, a mão, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas CBO 7681-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7681-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Tecelão de tapetes, a mão

O Tecelão de tapetes, a mão CBO 7681-10 planeja a operação do tear manual, interpretando projeto, desenhos ou diagramas e definindo a padronagem e a dimensão do tapete ou painel decorativo Verifica a disponibilidade de acessórios.

Organiza o espaço de trabalho.

Pode produzir sob demanda, para atendimento a projetos de decoração de interiores Pode acessar endereços da Internet, para pesquisar modelos e novos materiais de tapetes e painéis decorativos.

Seleciona os fios, em função da padronagem do tapete ou painel Pode confeccionar os fios necessários à execução do trabalho, estirando, fiando e torcendo algodões, lãs ou outras fibras naturais, tingindo os fios, e enrolando os fios em novelos.

a partir das dimensões do tapete ou painel, efetua o cálculo da urdidura - conjunto de fios dispostos paralelamente -, definindo o número de fios e o comprimento de cada um.

Opera a urdideira, entrelaçando e esticando fios, abrindo o urdume, e separando os fios estendidos longitudinalmente Coloca a urdidura no tear.

Carrega a navete (espécie de agulha) com fio.

Opera o tear manual, passando a navete com o fio da trama entre os fios da urdidura, para tecer o tapete ou painel Fixa os fios com nós de tecelão Emenda, manualmente, os fios partidos.

Usa diferentes cores, emendando fios de acordo com a padronagem definida No caso de tapete com textura mais grossa, aperta bem - com uso de pente - a carreira da trama contra a anterior, para que a urdidura só fique visível nas franjas Pode usar cordão cru na urdidura e, na trama, lã ou algodão colorido.

No caso de painel com padronagens, pode apenas encostar as carreiras umas nas outras, deixando a urdidura visível Dá acabamento ao tapete ou painel, removendo fios soltos e em excesso.

Controla a qualidade do tapete ou painel, examinando suas dimensões e sua padronagem em relação ao desenho, ao diagrama ou ao projeto preestabelecido Comercializa os tapetes ou painéis produzidos, definindo seus preços a partir do cálculo do custo Faz divulgação, inclusive apresentando fotos dos produtos em redes sociais.

Pode realizar a comercialização por meio de cooperativas ou outra forma de associativismo Negocia preços com clientes Providencia embalagem e entrega dos tapetes ou painéis vendidos.

Controla o estoque de fios e demais materiais, realizando compra para reposição Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém o tear e os acessórios limpos e em plena condição de uso e funcionamento.

Acondiciona fios e outros materiais utilizados Seleciona resíduos para reaproveitamento e faz descarte dos demais, seguindo os procedimentos apropriados para proteção do meio ambiente Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, quando necessário Identifica e elimina condições inseguras no local de trabalho, prevenindo acidentes Observa princípios básicos de ergonomia.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7681-10 deve operar a urdideira - gaiola, tecer tecidos, demonstrar competências pessoais, comercializar produtos da tecelagem manual, operar tear, confeccionar fios.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas os trabalhadores dessa família ocupacional atuam em setores ligados à fabricação de produtos têxteis e preparação de couros, fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados. São profissionais autônomos ou empregados. Podem trabalhar individualmente ou em pequenos grupos, com total autonomia. Têm como local de trabalho ambientes fechados e horários irregulares. Freqüentemente trabalham em posições desconfortáveis, por períodos longos, expostos a materiais tóxicos, ruídos e pêlos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7681-10

A escolaridade desejável para acessar as ocupações de chapeleiro, redeiro, tecelão e tricoteiro é a formação mínima do ensino fundamental. Os crocheteiros e tecelões de tapetes têm, em geral, o ensino médio incompleto. Esses trabalhadores necessitam de cursos básicos de qualificação profissional com até duzentas horas-aula que podem ser ministrados em escolas especializadas ou por pessoas mais experientes, no próprio local de trabalho. A experiência profissional pode variar entre menos de um ano até quatro anos de atuação, dependendo da ocupação. São, majoritariamente, profissionais que se organizam de forma individual no trabalho com total autonomia de suas funções.

Atividades exercidas por um Tecelão de tapetes, a mão CBO 7681-10

Um Tecelão de tapetes, a mão (ou sinônimo) deve operar a lançadeira, emendar fios de acordo com combinação das cores, transportar carretéis para tear, operar pedais, entrelaçar fios, pentear fios, encher espolas, definir custos das peças, fiar algodões, unir fios conforme cores, providenciar entrega de peças, divulgar produtos para comercialização, estirar algodões, operar a navete - palheta, lançadeira, negociar preço com clientes, demonstrar paciência, torcer algodões, fixar fios com nós, trocar espolas, organizar cobistris, tingir fios, criar criatividade, selecionar materiais - fios, agulhas, linhas, navete, palheta, demonstrar habilidade, embalar peças, encher carretéis, enrolar fios em novelos, persistir, virar fios, esticar fios.

Cargos e salários CBO 7681-10 - Trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas

Salário Tecelão de Tapetes a  Mao

Tecelão de Tapetes a Mao: Brasil

  • 492
  • Brasil
  • 1.752 - 3.067
  • 43h
O profissional no cargo de Tecelão de Tapetes a Mao CBO 7681-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.752 e 3.067 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7681-10.
Salário Montador de Tapetes

Montador de Tapetes: Brasil

  • 492
  • Brasil
  • 1.752 - 3.067
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Tapetes CBO 7681-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.752 e 3.067 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7681-10.
Salário Operador de Urdideira de Tapetes

Operador de Urdideira de Tapetes: Brasil

  • 492
  • Brasil
  • 1.752 - 3.067
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Urdideira de Tapetes CBO 7681-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.752 e 3.067 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7681-10.
Salário Tapeceiro a Mão (tapetes)

Tapeceiro a Mão (tapetes): Brasil

  • 492
  • Brasil
  • 1.752 - 3.067
  • 43h
O profissional no cargo de Tapeceiro a Mão (tapetes) CBO 7681-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.752 e 3.067 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7681-10.
Salário Tecedor de Tapetes

Tecedor de Tapetes: Brasil

  • 492
  • Brasil
  • 1.752 - 3.067
  • 43h
O profissional no cargo de Tecedor de Tapetes CBO 7681-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.752 e 3.067 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7681-10.
Salário Tecelão de Alfombras

Tecelão de Alfombras: Brasil

  • 492
  • Brasil
  • 1.752 - 3.067
  • 43h
O profissional no cargo de Tecelão de Alfombras CBO 7681-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.752 e 3.067 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7681-10.
Salário Tecelão de Tapeçaria em Tear Manual

Tecelão de Tapeçaria em Tear Manual: Brasil

  • 492
  • Brasil
  • 1.752 - 3.067
  • 43h
O profissional no cargo de Tecelão de Tapeçaria em Tear Manual CBO 7681-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.752 e 3.067 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7681-10.
Salário Trabalhador de Tapetes de Nós

Trabalhador de Tapetes de Nós: Brasil

  • 492
  • Brasil
  • 1.752 - 3.067
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador de Tapetes de Nós CBO 7681-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.752 e 3.067 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7681-10.