CBO 7681-10 - Tecelão de tapetes, a mão
Entenda o que fazem os trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Tecelão de tapetes, a mão e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Tecelão de tapetes, a mão
O Tecelão de tapetes, a mão tece tapetes e painéis decorativos, entrelaçando dois conjuntos de fios - urdidura e trama – em tear manual. Planeja as atividades, interpretando desenhos, diagramas ou projeto do tapete ou painel. Pode confeccionar os fios necessários à execução do trabalho. Opera urdideira, para confecção da urdidura. Executa o acabamento do tapete ou painel. Realiza controle de qualidade, examinando dimensões e padronagem do tapete ou painel. Faz divulgação e venda dos tapetes e painéis produzidos, providenciando embalagem e entrega ao cliente. Cumpre procedimentos técnicos e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7681-10
Seleciona os fios, em função da padronagem do tapete ou painel. Pode confeccionar os fios necessários à execução do trabalho, estirando, fiando e torcendo algodões, lãs ou outras fibras naturais, tingindo os fios, e enrolando os fios em novelos.
A partir das dimensões do tapete ou painel, efetua o cálculo da urdidura - conjunto de fios dispostos paralelamente -, definindo o número de fios e o comprimento de cada um.
Opera a urdideira, entrelaçando e esticando fios, abrindo o urdume, e separando os fios estendidos longitudinalmente. Coloca a urdidura no tear.
Carrega a navete (espécie de agulha) com fio.
Opera o tear manual, passando a navete com o fio da trama entre os fios da urdidura, para tecer o tapete ou painel. Fixa os fios com nós de tecelão. Emenda, manualmente, os fios partidos. Usa diferentes cores, emendando fios de acordo com a padronagem definida.
No caso de tapete com textura mais grossa, aperta bem - com uso de pente - a carreira da trama contra a anterior, para que a urdidura só fique visível nas franjas. Pode usar cordão cru na urdidura e, na trama, lã ou algodão colorido.
No caso de painel com padronagens, pode apenas encostar as carreiras umas nas outras, deixando a urdidura visível.
Dá acabamento ao tapete ou painel, removendo fios soltos e em excesso.
Controla a qualidade do tapete ou painel, examinando suas dimensões e sua padronagem em relação ao desenho, ao diagrama ou ao projeto preestabelecido.
Comercializa os tapetes ou painéis produzidos, definindo seus preços a partir do cálculo do custo. Faz divulgação, inclusive apresentando fotos dos produtos em redes sociais. Pode realizar a comercialização por meio de cooperativas ou outra forma de associativismo.
Negocia preços com clientes. Providencia embalagem e entrega dos tapetes ou painéis vendidos.
Controla o estoque de fios e demais materiais, realizando compra para reposição.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém o tear e os acessórios limpos e em plena condição de uso e funcionamento. Acondiciona fios e outros materiais utilizados.
Seleciona resíduos para reaproveitamento e faz descarte dos demais, seguindo os procedimentos apropriados para proteção do meio ambiente.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, quando necessário. Identifica e elimina condições inseguras no local de trabalho, prevenindo acidentes. Observa princípios básicos de ergonomia.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 1 | 1 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - FORMAS GEOMÉTRICAS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MEDIDAS LINEARES | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | REDES SOCIAIS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO ARTÍSTICO | 2 | 2 | 1 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 4 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ASSOCIATIVISMO | 2 | 3 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | COOPERATIVISMO | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 2 | 3 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 5 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | TAPEÇARIA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE TECELAGEM: TECELAGEM PLANA, TECELAGEM POR URDUME, PADRONAGEM DE TECIDOS POR TRAMA E POR URDUME, TECIDO FELPADO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÕES DE TECELAGEM: URDIMENTO, ENGOMAGEM, REMETEÇÃO, TECIMENTO, NÓS E EMENDA DE FIOS, ACABAMENTO, OUTRAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO ARTESANAL DE FIAÇÃO DE FIBRAS DE LÃ E SIMILARES | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO ARTESANAL DE LAVAGEM, SECAGEM E PREPARAÇÃO DE FIBRAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO ARTESANAL DE TINGIMENTO DE FIOS PARA TECELAGEM | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE TEAR MANUAL: TEAR DE FRANJAS, TEAR VERTICAL, TEAR DE ALTO-LIÇO, TEAR DE PADRONAGEM, TEAR PENTE LIÇO (TEAR DE MESA), TEAR DE PREGOS, OUTROS | 3 | 3 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - ACESSÓRIOS: ESPULAS, CARRETÉIS, PENTES, GUIAS, LANÇADEIRAS, BASTIDOR, TESOURA DE TECELÃO, FITA MÉTRICA, OUTROS | 5 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - TEAR MANUAL: PREPARAÇÃO DO TEAR PARA OPERAÇÃO, OPERAÇÃO, PARTES DO TEAR, MANUTENÇÃO, OUTROS | 5 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - FIBRAS E FIOS TÊXTEIS NATURAIS E SINTÉTICOS PARA TAPETES: LÃ, ALGODÃO, VISCOSE, SEDA, SISAL, JUTA, NYLON, POLIÉSTER, ACRÍLICO, OUTROS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM E ETIQUETAGEM | 3 | 3 | 1 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE PREÇOS DE PRODUTOS OU SERVIÇOS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - VENDAS PELA INTERNET | 3 | 3 | 1 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | CONTROLE E ARMAZENAGEM | CONTROLE DE ESTOQUES | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS | SERVIÇOS BANCÁRIOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - MEIOS DE PAGAMENTO | 3 | 4 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas e afins os trabalhadores dessa família ocupacional atuam em setores ligados à fabricação de produtos têxteis e preparação de couros, fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados. São profissionais autônomos ou empregados. Podem trabalhar individualmente ou em pequenos grupos, com total autonomia. Têm como local de trabalho ambientes fechados e horários irregulares. Freqüentemente trabalham em posições desconfortáveis, por períodos longos, expostos a materiais tóxicos, ruídos e pêlos.
Exigências do mercado de trabalho
A escolaridade desejável para acessar as ocupações de chapeleiro, redeiro, tecelão e tricoteiro é a formação mínima do ensino fundamental. Os crocheteiros e tecelões de tapetes têm, em geral, o ensino médio incompleto. Esses trabalhadores necessitam de cursos básicos de qualificação profissional com até duzentas horas-aula que podem ser ministrados em escolas especializadas ou por pessoas mais experientes, no próprio local de trabalho. A experiência profissional pode variar entre menos de um ano até quatro anos de atuação, dependendo da ocupação. São, majoritariamente, profissionais que se organizam de forma individual no trabalho com total autonomia de suas funções.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Operar a urdideira - gaiola;
- Confeccionar fios;
- Demonstrar competências pessoais;
- Comercializar produtos da tecelagem manual;
- Tecer tecidos;
- Operar tear;
- Operar a lançadeira;
- Esticar fios;
- Virar fios;
- Criar criatividade;
- Demonstrar habilidade;
- Enrolar fios em novelos;
- Transportar carretéis para tear;
- Providenciar entrega de peças;
- Emendar fios de acordo com combinação das cores;
- Estirar algodões;
- Persistir;
- Operar pedais;
- Encher carretéis;
- Torcer algodões;
- Negociar preço com clientes;
- Definir custos das peças;
- Encher espolas;
- Embalar peças;
- Unir fios conforme cores;
- Tingir fios;
- Trocar espolas;
- Organizar cobistris;
- Selecionar materiais - fios, agulhas, linhas, navete, palheta;
- Fixar fios com nós;
- Demonstrar paciência;
- Pentear fios;
- Operar a navete - palheta, lançadeira;
- Divulgar produtos para comercialização;
- Entrelaçar fios;
- Fiar algodões;
Profissões da Família Ocupacional
- Tecelão de Tapetes a Mao
- Tricoteiro À Mao
- Crocheteiro a Mao
- Tricoteiro
- Mamucabeira
- Redeiro
- Montador de Punho de Rede
- Chapeleiro (Chapéus de Palha)
- Tecedor de Redes - Inclusive de Punho
- Tecelão de Redes - Inclusive de Punho
Divisões de categorias profissionais do CBO 7681-10
CBO 7681-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de tecelão de tapetes, a mão que pertence ao grupo dos trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas
-
-
- Trabalhadores artesanais das atividades têxteis, do vestuário e das artes gráficas
-
-
-
-
- Trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas e afins
-
-