CBO 7683-10 - Cortador de calçados, a mão (exceto solas)
Entenda o que fazem os trabalhadores artesanais da confecção de calçados e artefatos de couros e peles no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cortador de calçados, a mão (exceto solas) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Cortador de calçados, a mão (exceto solas)
O Cortador de calçados, a mão (exceto solas) corta, à mão, material para confecção da parte superior do calçado, preparando peça de couro ou de outro material similar, reparando ou excluindo o pedaço da peça com defeito, selecionando e posicionando os moldes de acordo com instruções recebidas para o melhor aproveitamento do material, efetuando o corte, separando e organizando os segmentos cortados, para que sejam enviados para as próximas etapas da produção. Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7683-10
Prepara a peça de couro ou material similar - utilizada na confecção da parte superior de calçados -, colocando-a sobre a mesa de corte. Verifica se existem defeitos, reparando-os, excluindo o pedaço defeituoso, ou substituindo a peça.
Seleciona os moldes do calçado a ser produzido, baseando-se nas instruções recebidas e atendendo às especificações de produção.
Distribui os moldes sobre a peça de couro ou material similar, dispondo-os de forma apropriada para garantir o aproveitamento máximo, evitando desperdício do material que não apresente defeitos.
Corta o couro, à mão, utilizando faca ou tesoura e seguindo os contornos do molde, para obter os diferentes segmentos da parte superior do calçado.
Separa os segmentos cortados, organizando-os e acondicionando-os em caixa ou outro recipiente adequado, para serem enviados aos setores de montagem e costura, no processo de confecção do calçado.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém os instrumentos de trabalho limpos, acondicionados e em plena condição de uso.
Descarta os resíduos gerados no processo, de acordo com os procedimentos estabelecidos pela empresa.
Trabalha com segurança, adotando postura ergonômica correta, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 1 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 2 | 2 | 1 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | CORTE DE CALÇADOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | MODELAGEM DE CALÇADOS | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE CORTE, À MÃO, DE COURO E MATERIAIS SIMILARES PARA CONFECÇÃO DA PARTE SUPERIOR DE CALÇADO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE CALÇADOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE COURO E PELE | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE COURO E PELE (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE COUROS E PELES UTILIZADOS PARA A CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS DE CORTE UTILIZADAS NA CONFECÇÃO DE CALÇADOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 1 | 1 | 1 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 1 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 2 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 2 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores artesanais da confecção de calçados e artefatos de couros e peles essas ocupações são exercidas por profissionais com carteira assinada, empregados na indústria de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro. O trabalho é presencial, individual com supervisão permanente, realizado em ambiente fechado, no período diurno. Em algumas atividades, os profissionais estão sujeitos a materiais tóxicos e a permanecerem em posições desconfortáveis durante longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com o ensino fundamental concluído, exceto o artífice do couro do qual não é exigida nenhuma escolaridade. A experiência para os profissionais é de menos de um ano e a qualificação profissional ocorre na prática.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Confeccionar selas e arreios de couro;
- Confeccionar bolsas e carteiras;
- Confeccionar cintos de couro;
- Costurar calçados a mão;
- Cortar couro a mão;
- Demonstrar competências pessoais;
- Realizar acabamento - calçados e artefatos de couro;
- Demonstrar coordenação motora;
- Selecionar linhas e agulhas;
- Pintar bordas dos cintos;
- Lustrar peças acabadas;
- Pintar calçados;
- Tomar iniciativa;
- Escovar calçados;
- Demonstrar criatividade;
- Retirar excesso de colas;
- Aplicar cola nas peças;
- Cortar ponteiras;
- Demonstrar sociabilidade;
- Montar peças;
- Costurar peças;
- Posicionar moldes;
- Forrar peças;
- Esmerilhar facas;
- Aparar pontas de linha;
- Virar peças;
- Separar peças de bolsas e carteiras;
- Cortar tiras;
- Vazar cintos;
- Confeccionar facas;
- Cortar peças de bolsas e carteiras;
- Selecionar moldes;
- Demonstrar autocrítica;
- Demonstrar dinamismo;
- Entretelar placas de couro;
- Demonstrar auto-organização;
- Furar palas;
- Pespontar cintos;
- Demonstrar responsabilidade;
- Chanfrar peças;
- Fixar aviamentos;
- Cortar peças para selas e arreios;
- Encaixar o pique;
- Cortar placas de couro;
- Selecionar o couro;
- Separar peças de calçados;
- Fixar fivelas;
- Fixar alças;
Profissões da Família Ocupacional
- Cortador de Calcados a Mão (Exceto Solas)
- Costurador de Artefatos de Couro a Mão (Exceto Roupas e Calcados)
- Sapateiro (sapatos de Balé)
- Sapateiro de Confecção Sob Medida
- Sapateiro Montador
- Arreeiro de Couro - na Fabricação
- Arreeiro na Fabricação
- Bainheiro - em Selaria
- Cabresteador
- Seleiro
Divisões de categorias profissionais do CBO 7683-10
CBO 7683-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cortador de calçados, a mão (exceto solas) que pertence ao grupo dos trabalhadores artesanais da confecção de calçados e artefatos de couros e peles, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas
-
-
- Trabalhadores artesanais das atividades têxteis, do vestuário e das artes gráficas
-
-
-
-
- Trabalhadores artesanais da confecção de calçados e artefatos de couros e peles
-
-