CBO 6313-10 - Criador de jacarés
Entenda o que fazem os criadores de animais aquáticos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Criador de jacarés e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Criador de jacarés
Realiza criação de jacarés em cativeiro para fins comerciais, definindo sistema de criação, controlando as condições do ambiente, orientando atividades do manejo de jacarés, monitorando alimentação, cuidando da saúde e do bem-estar, organizando processo de reprodução, providenciando o transporte dos jacarés para abate, e controlando a qualidade de processos e produtos. Planeja as atividades, providenciando elaboração de projeto técnico. Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos. Realiza comercialização da produção. Toma medidas de emergência em caso de fuga de animais. Providencia documentações legais. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Controla ambiente de criação, mantendo lago - com laterais inclinadas para facilitar o acesso dos animais - e região seca, com arbustos e capim, para a confecção dos ninhos e para que os animais possam se proteger do sol forte. Pode montar um criadouro, com açude e barracão de engorda. Providencia cercamento da área de criação, para evitar o ataque de predadores e impedir a fuga de jacarés.
Controla temperatura da água e monitora temperatura e umidade do ar. Controla a qualidade da água.
Orienta atividades do manejo, acompanhando contagem, pesagem, identificação de sexo, medição e classificação de jacarés. Estabelece os procedimentos de manejo e contenção.
Providencia a alimentação dos jacarés, oferecendo dieta de acordo com seu hábito alimentar. Monitora a preparação dos alimentos, normalmente composta de carne moída misturada com composto de vitaminas e sais minerais.
Cuida da saúde e do bem-estar dos jacarés, tomando medidas higiênico-sanitárias e observando diariamente o comportamento dos animais. Identifica indício da presença de alguma doença, com base em modificação de comportamento. Passa as informações sobre possível doença ao médico veterinário. Acompanha a evolução do tratamento veterinário, monitorando a aplicação de medicamentos por via oral ou por via tópica. Pode encaminhar jacarés para realizar tratamento em água com temperatura controlada.
Organiza reprodução de jacarés, podendo adotar sistema de ciclo fechado - com reprodução de animais em cativeiro -, ou sistema a partir da coleta de ovos ou filhotes na natureza e recria dos jovens em cativeiro. No caso de coleta na natureza, orienta a colocação dos ovos e dos filhotes em incubadoras artificiais climatizadas, até que atinjam a idade de um mês.
Providencia jejum e anestesia jacarés por choque térmico, preparando-os para o processo de abate. Organiza o transporte dos animais vivos até o abatedouro, conforme estabelecido no projeto técnico aprovado e em legislação vigente.
Controla a qualidade dos processos de produção e dos produtos, avaliando sua adequação aos padrões de referência. Afere perdas de animais, por doença ou motivo similar.
Realiza comercialização da produção, pesquisando mercado consumidor. Divulga produtos em meios de comunicação.
Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias aplicadas à criação de jacarés. Consulta assistência técnica, para introdução de melhorias nos processos de criação.
Providencia documentações legais referentes às atividades desenvolvidas. Submete projeto técnico à aprovação, conforme legislação vigente.
Supervisiona atividades das equipes de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando o desempenho dos trabalhadores. Proporciona programas de treinamento às equipes.
Coordena a montagem da infraestrutura da propriedade e a manutenção – ou reforma - de instalações.
Monitora limpeza, higienização e organização nas instalações. Providencia manutenção de veículos, máquinas e equipamentos.
Atua na proteção do meio ambiente, já que a criação de jacarés - para produção de peles curtidas e de carne - é importante estratégia para a preservação da fauna na natureza.
Zela pela segurança no trabalho, usando e monitorando o uso, pela equipe, de equipamentos de proteção individual, estabelecendo medidas de emergência para casos de fuga de animais, e prevenindo acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMAS INFORMATIZADOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO NA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | METEOROLOGIA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - PESOS E MEDIDAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 2 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA MARINHA E HIDROBIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ANATOMIA DE JACARÉS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE QUANDO DA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO/VIVEIRO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS | AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETO | 2 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE SUPRIMENTOS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - CRONOGRAMA FÍSICO E FINANCEIRO DA PRODUÇÃO NA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - LOGÍSTICA DA PRODUÇÃO E TRANSPORTE NA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO DE EMPRESA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE EMPRESA (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E MODELO DO NEGÓCIO NA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - REGULARIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS PARA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO COM CLIENTES, FORNECEDORES E PRODUTORES NA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | AFERIÇÃO DE PRODUTIVIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SALVATAGEM | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - MEDIDAS DE EMERGÊNCIA EM SITUAÇÕES DE FUGA DE JACARÉS | 3 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | EXTENSÃO RURAL | EXTENSÃO RURAL EM PESCA E AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - CONSTRUÇÕES PARA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E SISTEMAS UTILIZADOS NA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MONTAGEM E REFORMA DE INSTALAÇÕES PARA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | VIVEIRISMO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - BOAS PRÁTICAS DE MANEJO NA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - CLASSIFICAÇÃO DE JACARÉS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - ESPÉCIES DE JACARÉS PARA CRIAÇÃO EM CATIVEIRO: JACARETINGA, JACARÉ-DO-PANTANAL, JACARÉ-DO-PAPO-AMARELO, JACARÉ-AÇÚ | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS EM JACARÉS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - IMOBILIZAÇÃO DA BOCA DO JACARÉ QUANDO DA SUA CAPTURA EM CATIVEIRO/VIVEIRO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS DE ABATE DE JACARÉS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS E TÉCNICAS DE LIMPEZA, LAVAGEM E DESINFECÇÃO DE AMBIENTES, BARREIRAS SANITÁRIAS E VAZIO SANITÁRIO PARA CRIAÇÃO DE JACARÉS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE RAÇÃO PARA JACARÉS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - REPRODUÇÃO DE JACARÉS: SISTEMA DE CICLO FECHADO PARA REPRODUÇÃO EM CATIVEIRO, SISTEMA DE COLETA DE OVOS NA NATUREZA PARA INCUBAÇÃO ARTIFICIAL, SISTEMA DE RECRIA DE FILHOTES COLETADOS NA NATUREZA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE CAPTURA DE JACARÉS: CAMBÃO, LAÇO, DARDO COM ANESTÉSICO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 2 | 2 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | ROBOTIZAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | ROBOTIZAÇÃO EM AQUICULTURA | 1 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AQUICULTURA | 2 | 2 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INOVAÇÕES NA AQUICULTURA | 2 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS DA AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO: CANAIS E ESTRATÉGIAS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | HABILITAÇÃO DE FORNECEDORES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | CONTROLE E ARMAZENAGEM | CONTROLE DE ESTOQUES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PESQUISA MERCADOLÓGICA | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA APLICADA | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados em viveiros. Somente o criador de mexilhões trabalha por conta própria. O trabalho é em equipe, com supervisão permanente. Os criadores de mexilhões e quelônios estão sujeitos à supervisão ocasional. O trabalho é realizado a céu aberto, no período diurno. Os criadores de camarões, jacarés, mexilhões, ostras e peixes estão sujeitos à variação climática. Os criadores de camarões, mexilhões, ostras e peixes permanecem longos períodos na água para desempenharem suas funções.Exigências do mercado de trabalho
A escolaridade para todas as ocupações é de nível fundamental. Para os criadores de jacarés, mexilhões e quelônios, o acesso é livre, sem exigências de experiência prévia. Para os criadores de camarões, ostras, peixes e rãs, o exercício pleno das atividades requer um ano de experiência. Não é exigida qualificação profissional, exceto para os criadores de mexilhões e peixes, que cursam até duzentas horas de formação profissional básica.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- manejar animais aquáticos;
- organizar reprodução de animais aquáticos;
- alimentar animais aquáticos;
- planejar criação de animais aquáticos;
- cuidar da sanidade de animais aquáticos;
- demonstrar competências pessoais;
- beneficiar animais aquáticos;
- controlar ambiente aquático;
- monitorar instalações aquáticas;
- comercializar animais aquáticos;
- construir instalações aquáticas;
- manifestar sensibilidade com animais aquáticos;
- improvisar em situações adversas;
- auxiliar seleção de reprodutores e matrizes;
- coletar ovos de jacarés;
- examinar comportamento de animais aquáticos;
- transferir animais entre tanques, viveiros e redes;
- transportar animais aquáticos para comercialização;
- controlar turbidez de água;
- definir local de cultivo;
- instalar filtros;
- construir viveiros;
- incubar ovos;
- supervisionar pontos de venda;
- pesquisar mercado fornecedor de insumos;
- embalar jacarés;
- verificar quantidade de ração em estoques e silos;
- contactar produtores para parcerias;
- instalar sistema de proteção contra roubos;
- providenciar jejum de peixes, rãs, camarões e jacarés;
- reparar comportas;
- controlar temperatura de água;
- pesar animais;
- renovar água de viveiros, tanques e baias;
- preparar ração;
- divulgar produtos em meios de comunicação;
- anestesiar rãs e jacarés por choque térmico;
- esterilizar viveiros, tanques e baias;
- calear viveiros e tanques;
- definir espécie aquática;
- controlar nível de oxigênio de água;
- trabalhar em equipe;
- pesar jacarés;
- calcular custo e benefício do projeto;
- determinar padrão de produção;
- pesquisar mercado consumidor de animais aquáticos;
- controlar ph de água;
- providenciar elaboração de projetos;
- definir sistema de criação;
- construir tanques;
- identificar animais doentes;
- definir equipe de trabalho;
- lançar ração em viveiros;
- desinfetar comedouros e redes;
- monitorar visitas em instalações aquáticas;
- limpar tanques, viveiros e baias;
- calcular consumo diário de ração;
- definir máquinas e equipamentos;
- abater jacarés;
- identificar sexo de jacarés e quelônios;
- isolar animais para tratamento e quarentena;
- diluir medicamentos em água;
- medir animais;
- curtir pele de peixes, rãs e jacarés;
- distribuir ração em comedouros;
- dimensionar área de cultivo;
- aplicar medicamentos por via tópica;
- possuir força física para reparo de instalações aquáticas;
- comprar ração;
- identificar recursos naturais;
- instalar sistema elétrico;
- retirar predadores, competidores e animais mortos;
- instalar telas de proteção;
- reparar diques;
- construir comedouros;
- instalar sistema hidráulico;
- controlar temperatura e umidade de ar;
- classificar animais;
- construir baias;
- reparar canais;
- contar animais;
- supervisionar horário de alimentação;
- providenciar estudo de impactos ambientais;
- aplicar medicamentos por via oral;
- possuir destreza manual;
- negociar preços;
- vender produtos em feiras, exposições e estabelecimentos comerciais;
Divisões de categorias profissionais do CBO 6313-10
CBO 6313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de criador de jacarés que pertence ao grupo dos criadores de animais aquáticos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Pescadores e extrativistas florestais
-
-
- Pescadores e caçadores
-
-
-
-
- Criadores de animais aquáticos
-
-