CBO 6310-10 - Catador de mariscos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos pescadores polivalentes

O profissional no cargo de Catador de mariscos CBO 6310-10 realiza coleta de mariscos – tais como ostras, mexilhões, entre outros - preparando instrumentos manuais e embarcação de pequeno porte, selecionando lugar para catação de mariscos, revezando locais de coleta e coletando mariscos maiores, para possibilitar o crescimento dos mais jovens, e transportando os mariscos coletados Executa beneficiamento, retirando, pesando e embalando carne de mariscos.

Comercializa mariscos vivos e suas carnes embaladas Pode fazer artesanato com conchas dos mariscos Cumpre legislação, normas sanitárias e de higiene e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 6310-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de pescadores polivalentes que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Catador de mariscos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Pescadores polivalentes CBO 6310-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6310-10

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Pescadores polivalentes.
      • Pescadores e extrativistas florestais.

O que faz um Catador de mariscos

O Catador de mariscos CBO 6310-10 prepara-se para coletar mariscos, verificando locais para captura e selecionando instrumentos e acessórios Prepara puçá (de cabo e de mão), jereré e outros instrumentos.

Considera fatores ambientais que influenciam no seu trabalho, como variação da maré, correntes aquáticas e estações do ano (período chuvoso e seco).

Pode executar construção de embarcação de pequeno porte, extraindo e medindo madeira Prepara terreno para construção, nivelando o local.

Serra, plaina e lixa a madeira Monta a embarcação, colando, pregando e parafusando madeira.

Calafeta e pinta a embarcação.

Pode colocar motor na embarcação e abastecê-la com combustível Conduz embarcação - remando ou operando motor - para selecionar lugar de catação de mariscos, tais como mangues, estuários, praias e bancos de areia (croas) que ficam visíveis durante a maré baixa.

Faz a catação manual, coletando mariscos com tamanhos maiores, rejeitando os pequenos.

Reveza os locais de coleta, para possibilitar o crescimento dos mariscos Usa instrumentos manuais, para aumentar a coleta Acondiciona os mariscos em galeias (caixas vazadas), baldes ou cestas, para transporte.

Prepara os mariscos vivos para comercialização, pesando-os, fazendo sua contagem e colocando-os em caixas Realiza o beneficiamento do marisco, normalmente no dia seguinte à coleta, executando o cozimento, fazendo a retirada da carne, lavando a carne, efetuando pesagem, e embalando a carne para comercialização Comercializa mariscos e suas carnes, pesquisando mercado consumidor.

Negocia preços para a venda Conserva local de trabalho limpo e organizado.

Segue regras higiênico-sanitárias para armazenamento de mariscos e para preparo de carnes Mantém instrumentos e acessórios limpos, organizados e acondicionados Pode participar da execução de manutenção básica de embarcação e equipamentos, limpando-os e fazendo pequenos reparos.

Providencia manutenção corretiva para sanar falhas de funcionamento de embarcação e equipamentos Promove práticas para mitigação de danos ambientais, seguindo regulamentos que estabelecem o tamanho permitido de captura de mariscos e o período do defeso, para preservação de estoques naturais Pode reaproveitar sobras, tais como conchas dos mariscos coletados, usadas em artesanatos.

Faz destinação e descarte de resíduos de acordo com normas ambientais Zela pela segurança, prevenindo acidentes, e utilizando equipamentos de proteção individual Protege-se da exposição contínua ao sol, usando itens como protetor solar, camisa de manga comprida e chapéu.

Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6310-10 deve executar construção e manutenção de embarcações de pequeno porte, conduzir embarcações de pequeno porte, demonstrar competências pessoais, despescar rede e espinhel, capturar crustáceos - exceto camarão e lagosta, providenciar materiais e equipamentos de pesca, comercializar pescado, preparar pescado.

Condições de trabalho dessas profissões

Pescadores polivalentes trabalham por conta própria na pesca pecuária e serviços relacionados. O trabalho é presencial, realizado em equipe (grupo de pescadores). As atividades são realizadas a céu aberto, durante o dia. Permanecem, durante longos períodos, em posições desconfortáveis, ficam expostos à variação climática e ferimentos inerentes às atividades. Estão sujeitos a picadas de insetos (catadores de marisco e de caranguejos e siris).

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6310-10

O exercício dos cargos de Pescadores polivalentes é livre, com aprendizado na prática. O pleno desempenho dessas atividades ocorre aproximadamente com um ano de experiência.

Atividades exercidas por um Catador de mariscos CBO 6310-10

Um Catador de mariscos (ou sinônimo) deve lavar embarcação e equipamentos de pesca, orientar equipe, lavar pescado, reparar embarcação, lixar madeira e embarcação, calafetar embarcação, demonstrar senso de orientação, colar madeira, descarregar pescado, plainar madeira e embarcação, manifestar iniciativa, comprar combustível, materiais e equipamentos de pesca, pintar embarcação, pesar pescado, pesquisar preços e mercado consumidor, serrar madeira, remar canoas e botes, posicionar iscas, selecionar lugar de pesca, confeccionar armadilhas de lata para captura de goiamuns, catar crustáceos com mãos, cavocar canoa, procurar locais para captura de crustáceos, descarnar pescado, negociar preço de pescado, amarrar crustáceos, emitir nota fiscal, medir madeira, pregar madeira, verificar equipamentos de segurança, escolher equipamentos de pesca, acondicionar pescado em caixas, contar crustáceos, posicionar latas para captura de goiamuns, providenciar limão, folhas e vísceras de gado para captura de crustáceos, congelar carne de pescado, classificar pescado, demonstrar sensibilidade com a natureza, operar motor de embarcação, ensacar pescado, pilotar cana de leme, nivelar terreno de local de construção, conservar caranguejo, siri e goiamum vivos, manifestar resistência física, carregar embarcação com materiais e equipamentos de pesca, extrair madeira, abastecer embarcação com combustível, trabalhar com procedimentos de segurança, transportar pescado, manifestar coragem, devolver pescado ao mar ou mangue, consertar equipamentos, ferventar pescado, parafusar madeira, abrir buracos de caranguejos e goiamuns.

Cargos e salários CBO 6310-10 - Pescadores polivalentes

Salário Marisqueiro

Marisqueiro: Brasil

  • 106
  • Brasil
  • 1.462 - 2.458
  • 44h
O profissional no cargo de Marisqueiro CBO 6310-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.462 e 2.458 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6310-10.
Salário Catador de Mariscos

Catador de Mariscos: Brasil

  • 106
  • Brasil
  • 1.462 - 2.458
  • 44h
O profissional no cargo de Catador de Mariscos CBO 6310-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.462 e 2.458 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6310-10.
Salário Mariscador

Mariscador: Brasil

  • 106
  • Brasil
  • 1.462 - 2.458
  • 44h
O profissional no cargo de Mariscador CBO 6310-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.462 e 2.458 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6310-10.