CBO 5151-20 - Visitador sanitário
Entenda o que fazem os trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Visitador sanitário e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Visitador sanitário
Visita periodicamente famílias, para promover a saúde e desenvolver programas de educação sanitária e ambiental em uma comunidade. Detecta problemas de saúde, encaminhando os doentes para atendimento. Controla as condições de armazenamento de medicamentos no domicílio. Orienta a família sobre condições de higiene, conservação de alimentos, construção de fossa, cuidados com caixa d'água e outros aspectos relacionados à prevenção de doenças. Rastreia focos de doenças específicas na comunidade. Cumpre normas e procedimentos de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Faz visitas domiciliares, seguindo plano previamente estabelecido. Cadastra cada família, registrando suas informações.
Durante a visita, dialoga com a família, analisando relacionamento entre os seus membros e identificando se há casos de violência doméstica. Verifica a existência de animais na casa.
Detecta os problemas de saúde na família. Encaminha os familiares com problemas para a unidade de saúde, marcando consultas e acompanhando-os nos deslocamentos. Pode, também, solicitar consulta domiciliar aos profissionais de saúde. Pode, ainda, prestar aos familiares cuidados simples, sob orientação e supervisão de profissionais da saúde.
Presta orientações à família sobre os cuidados com o doente, verificando o cumprimento do que foi prescrito pelo médico e controlando as condições de armazenamento de medicamentos no domicílio. Acompanha doentes portadores de doenças crônico-degenerativas.
Conversa com as gestantes e com as mães de recém-nascidos, para verificar a frequência da ida delas aos serviços de saúde e para conscientizá-las sobre a importância das vacinas.
Presta orientações à família sobre condições de higiene, sobre prevenção de acidentes domésticos, sobre conservação de alimentos e sobre criação de animais. Mostra a importância da limpeza e dos cuidados com caixa d'água e reservatórios. Orienta sobre construção de fossa. Presta esclarecimentos sobre o descarte do lixo.
Rastreia focos de doenças específicas na comunidade, visitando o local de foco - casa, escola, bairro ou aldeia -, avaliando condições do ambiente, coletando material e dados para análise - água, lixo, entre outros - e verificando fontes de risco. Envia as informações coletadas aos órgãos competentes.
Participa de campanhas de prevenção de doenças na comunidade, divulgando sua realização, preparando material de apoio, distribuindo material preventivo - cloro, preservativo, kit odontológico, entre outros - e material educativo.
Promove a comunicação entre a comunidade e as unidades de saúde. Notifica os casos constatados na comunidade à vigilância sanitária.
Elabora relatórios das atividades realizadas. Introduz informações do cadastro e do acompanhamento da família em sistema informatizado. Auxilia na organização de arquivos de documentos - físicos e eletrônicos - enviados e recebidos, pertinentes à sua área de atuação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMPUTADORES DE MÃO | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ESTATUTO DO IDOSO, DIREITOS DO CIDADÃO E ÓRGÃOS COMPETENTES | 4 | 5 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - DINÂMICA DOS RELACIONAMENTOS FAMILIARES | 4 | 5 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS | 4 | 5 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | ENTREVISTA | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE AMBIENTAL | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA | 4 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS: CONCEITO E CUIDADOS SIMPLES | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 4 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - PRESSÃO ARTERIAL: NÍVEIS | 5 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO, GUARDA E DESCARTE DE MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SERVIÇOS DE VACINAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | VIGILÂNCIA SANITÁRIA | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TENDÊNCIAS DA ÁREA DE SAÚDE | 2 | 3 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - DIETAS PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS | 3 | 4 | 2 | |
SAÚDE, CUIDADOS E ADESTRAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS | SAÚDE DE ANIMAIS DOMÉSTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E CRIAÇÃO DO ANIMAL DOMÉSTICO | 4 | 4 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | COLETA E RECICLAGEM DE MATERIAL | COLETA DE MATERIAL RECICLÁVEL | 4 | 4 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | COLETA E RECICLAGEM DE MATERIAL | SELEÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM SANEAMENTO BÁSICO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | NORMAS TÉCNICAS EM SANEAMENTO BÁSICO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL. | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE SANEAMENTO BÁSICO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS E MATERIAIS PARA COLETA DE DADOS E MATERIAL PARA ANÁLISE: ÁGUA, LIXO E OUTROS | 5 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Em sua maioria, são empregados formais com carteira assinada, ou autônomos que atuam no ramo da saúde e serviço social. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente e ocasional em horários diurnos e em rodízio de turnos. Trabalham em local fechado ou a céu aberto, dependendo da necessidade. Frequentemente são expostos às variações de temperatura, materiais tóxicos, doenças contagiosas e risco de acidentes com materiais perfurocortantes.Exigências do mercado de trabalho
O exercício profissional requer ensino fundamental, além de curso profissionalizante com duração de duzentas a quatrocentas horas- aula. O ensino fundamental também é desejável para o agente indígena de saúde e agente indígena de saneamento, que muitas vezes, dependendo da região ou da distância de centros urbanos, não possuem nenhuma escolaridade formal. Os profissionais da saúde indígena são preparados com cursos profissionalizantes com carga horária acima de quatrocentas horas-aula. A principal característica do agente comunitário de saúde, do visitador sanitário, do agente indígena de saúde e do agente indígena de saneamento é a capacidade de relações interpessoais, mobilizada no trabalho de orientação junto à comunidade, no que se refere à saúde e prevenção de doenças. Na ocupação Agentes de Combate às Endemias, requer primeiro grau concluído com nenhuma experiência profissional e nenhum cursos de qualificação para o exercício da ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- incentivar atividades comunitárias;
- assistir pacientes;
- visitar domicílios;
- orientar a comunidade para promoção da saúde;
- promover comunicação;
- executar tarefas administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- rastrear focos de doenças específicas;
- promover educação sanitária e ambiental;
- participar de campanhas preventivas;
- usar e.p.i.;
- verificar fontes de risco;
- orientar sobre uso da água;
- divulgar campanhas de saúde;
- verificar a existência de animais;
- participar de reuniões profissionais;
- acompanhar visita da equipe de saúde - médico, dentista, enfermeiro, entre outros;
- avaliar condições do ambiente;
- preparar material de apoio;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- cadastrar família;
- controlar condições de armazenamento de medicamentos no domicílio;
- demonstrar coordenação motora;
- demonstrar capacidade de saber ouvir;
- demonstrar capacidade de respeitar cultura, tradição, costumes e crenças;
- preencher solicitação de medicação;
- demonstrar capacidade de observação;
- marcar consultas para os pacientes;
- orientar sobre conservação de alimentos;
- visitar local de foco - casa, escola, bairro e aldeia;
- demonstrar respeito às pessoas;
- acompanhar doentes portadores de doenças crônico-degenerativas;
- verificar obediência a prescrição médica;
- orientar família sobre vacinas;
- realizar mapeamento da área;
- distribuir material educativo;
- demonstrar liderança;
- analisar relacionamento entre os membros da família;
- acionar profissionais de saúde quando necessário;
- distribuir material preventivo - cloro, preservativo, kit odontológico, anticoncepcional, etc;
- orientar família sobre condições de higiene;
- detectar problemas - saúde e social;
- demonstrar capacidade de conviver com doenças e morte;
- preencher cartão de vacinas;
- orientar sobre criação de animais;
- demonstrar capacidade de conquistar a confiança;
- demonstrar paciência;
- fazer exames de eletrocardiograma;
- planejar roteiro de visitas;
- orientar sobre direitos e orgãos competentes;
- orientar sobre limpeza e os cuidados com caixa dágua e reservatórios;
- coletar material e dados, in loco, para análise - água, lixo, entre outros;
- orientar sobre coleta seletiva de lixo;
- orientar família sobre alimentação;
- checar informações;
- avaliar condições de saúde dos animais;
- orientar sobre construção de fossa;
- notificar a vigilância;
- aferir pressão arterial - em alguns casos;
- comunicar oficialmente a zoonoses;
- orientar paciente sobre o tratamento médico;
- recepcionar pacientes na unidade de saúde;
- demonstrar capacidade de lidar com estresse;
- encaminhar dietas para pacientes;
- acionar orgãos públicos em casos de negligência;
- demonstrar auto controle;
- participar de cursos de capacitação;
- dialogar com a população;
- demonstrar capacidade de estabelecer prioridades;
- acompanhar pacientes nos deslocamentos internos e externos;
- orientar família na prevenção de acidentes domésticos;
- informar aos orgãos competentes;
- encaminhar para serviço de saúde;
- demonstrar capacidade de identificar limites;
- esclarecer sobre a disposição do lixo;
- preencher mapa/boletim diário;
- elaborar relatórios;
- monitorar resultados de exames;
- identificar casos de violência doméstica;
- demonstrar capacidade de impor respeito;
- organizar grupos de apoio;
- demonstrar segurança;
- demonstrar capacidade de organizar o tempo;
- orientar família sobre cuidados com pacientes;
- demonstrar capacidade de administrar conflitos;
- selecionar prontuário de paciente agendado;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5151-20
CBO 5151-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de visitador sanitário que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de saúde
-
-
-
-
- Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5151-20 - Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 515120 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
5151-20 | Educador Sanitário | Brasil | 40h | 939 | |
5151-20 | Vigilante de Saúde | Brasil | 40h | 939 | |
5151-20 | Visitador Sanitário | Brasil | 40h | 939 | |
5151-20 | Auxiliar de Sanitarista | Brasil | 40h | 939 | |
5151-20 | Imunizador | Brasil | 40h | 939 | |
5151-20 | Visitador Sanitário Domiciliar | Brasil | 40h | 991 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |