CBO 5152-10 - Auxiliar de farmácia de manipulação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auxiliares de laboratório da saúde

O profissional no cargo de Auxiliar de farmácia de manipulação CBO 5152-10 auxilia a equipe técnica na preparação e na manipulação de fórmulas de fármacos, cosméticos e cosmecêuticos, executando rotinas laboratoriais de pré e pós-manipulação Atua em conformidade com protocolos laboratoriais, procedimentos técnicos, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 5152-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de laboratório da saúde que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de farmácia de manipulação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de laboratório da saúde CBO 5152-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5152-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Auxiliares de laboratório da saúde.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Auxiliar de farmácia de manipulação

O Auxiliar de farmácia de manipulação CBO 5152-10 auxilia no preparo de condições para manipulação de fármacos, cosméticos e cosmecêuticos, selecionando e preparando os insumos necessários, dissolvendo e esterilizando componentes químicos e biológicos, conforme orientação e sob supervisão da equipe técnica Seleciona e prepara placas, frascos e/ou vidrarias para desenvolvimento dos procedimentos de manipulação de fármacos e cosméticos.

Contribui com os técnicos na operação de equipamentos e recursos automatizados de manipulação de fármacos, cosméticos e cosmecêuticos.

Pré-empacota os medicamentos a granel, enche os frascos com os medicamentos prescritos, digita e afixa etiquetas Verifica prateleiras de medicamentos, cosméticos e cosmecêuticos manipulados quanto à organização, acondicionamento e validade.

Orienta o cliente na procura por medicamentos, cosméticos e cosmecêuticos específicos Mantém as condições adequadas de armazenamento e segurança dos medicamentos.

Recebe solicitações de receita por escrito e verifica se as informações estão completas e precisas.

Atende aos clientes, respondendo perguntas simples ou os redirecionando ao farmacêutico, para obter informações sobre medicamentos Registra procedimentos em sistemas informatizados, virtuais ou não.

Higieniza e autoclava materiais e equipamentos de trabalho, para armazenamento e uso.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5152-10 deve trabalhar com biossegurança, organizar trabalho, recuperar material de trabalho - vidraria, lâminas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, auxiliar no preparo de vacinas, coletar material biológico, aviar fórmulas sob orientação e supervisão.

Condições de trabalho dessas profissões

Auxiliares de laboratório da saúde atuam em hospitais, laboratórios, farmácias, indústrias farmacêuticas, bancos de sangue e centros hematológicos. Trabalham em equipe sob supervisão constante de técnicos titulares especializados. São empregados formais, registrados em carteira, e atuam em locais fechados, preferencialmente em período diurno, podendo haver revezamento de turnos. Em algumas atividades podem estar sujeitos a posições desconfortáveis e expostos a ruídos e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5152-10

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental e médio, acompanhado de qualificação no próprio emprego ou em instituição de formação profissional. A tendência ao aumento de requisitos de qualificação dessas ocupações se iniciou nos grandes laboratórios e começa a atingir os hospitais e hemocentros, elevando a escolaridade para o nível médio, com incentivos para que o pessoal conclua curso técnico profissionalizante na área.

Atividades exercidas por um Auxiliar de farmácia de manipulação CBO 5152-10

Um Auxiliar de farmácia de manipulação (ou sinônimo) deve controlar estoques, adicionar estabilizadores às vacinas, sob supervisão, embalar material de trabalho, encapsular medicamentos, inspecionar volume, cor, uniformidade etc., discutir procedimentos com colegas e ou supervisores, discriminar cores e odores, paramentar-se - usar roupa estéril, tomar vacinas, envasar medicamentos, cadastrar cliente e ou paciente, providenciar manutenção de ambiente e equipamento de trabalho, esterilizar vestimenta para paramentação, demostrar compreensão psicológica, trabalhar com atenção, demonstrar habilidade tátil, realizar assepsia em salas e em recipientes de insumos, secar material de trabalho, autoclavar material de trabalho, reconhecer símbolos de risco, descontaminar material biológico e paramentação para descarte, ajudar na manipulação de produtos químicos, quantificar produtos, demonstrar responsabilidade, interpretar receita, manter controle de temperatura - ambiente de trabalho, estufa, banho-maria, geladeira, câmara fria, acondicionar material para descarte, examinar requisição de exames, separar material de trabalho, elaborar ficha de medidas com base em receita, separar matéria-prima, vidraria etc., participar em campanhas de vacinação, preencher ficha de registro ou folha de trabalho, atualizar-se profissionalmente, recolher amostras para controle de qualidade, efetuar antissepsia pessoal, lavar material de trabalho, submeter-se a exames periódicos, revelar segurança profissional, devolver material de trabalho às salas, usar equipamento de proteção individual, trabalhar com ética profissional.

Cargos e salários CBO 5152-10 - Auxiliares de laboratório da saúde

Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Brasil

  • 26.787
  • Brasil
  • 1.691 - 2.768
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.691 e 2.768 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 26.787 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação Dourados

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Dourados, MS

  • 44
  • Dourados, MS
  • 1.576 - 2.379
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Dourados - MS, ganha entre 1.576 e 2.379 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 44 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Mato Grosso

  • 730
  • Mato Grosso
  • 1.431 - 2.003
  • 40h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.431 e 2.003 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 730 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação São José dos Campos

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: São José dos Campos, SP

  • 247
  • São José dos Campos, SP
  • 1.840 - 2.557
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.840 e 2.557 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 247 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação Uberlândia

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Uberlândia, MG

  • 508
  • Uberlândia, MG
  • 1.551 - 2.130
  • 40h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.551 e 2.130 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 508 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação Rio de Janeiro

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Rio de Janeiro, RJ

  • 638
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.602 - 2.339
  • 40h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.602 e 2.339 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 638 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Minas Gerais

  • 3.314
  • Minas Gerais
  • 1.534 - 2.219
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.534 e 2.219 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.314 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação Salvador

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Salvador, BA

  • 360
  • Salvador, BA
  • 1.417 - 1.881
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.417 e 1.881 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 360 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Distrito Federal

  • 990
  • Distrito Federal
  • 1.511 - 2.293
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.511 e 2.293 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 990 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação Araraquara

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Araraquara, SP

  • 85
  • Araraquara, SP
  • 1.854 - 2.462
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Araraquara - SP, ganha entre 1.854 e 2.462 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 85 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Santa Catarina

  • 928
  • Santa Catarina
  • 1.871 - 2.605
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.871 e 2.605 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 928 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação Maringá

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Maringá, PR

  • 161
  • Maringá, PR
  • 1.744 - 2.372
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.744 e 2.372 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 161 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Goiás

  • 1.497
  • Goiás
  • 1.499 - 2.167
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Goiás, ganha entre 1.499 e 2.167 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.497 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação Santos

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Santos, SP

  • 114
  • Santos, SP
  • 1.787 - 2.418
  • 39h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 1.787 e 2.418 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação Americana

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Americana, SP

  • 434
  • Americana, SP
  • 1.768 - 2.407
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 1.768 e 2.407 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 434 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação Porto Alegre

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Porto Alegre, RS

  • 289
  • Porto Alegre, RS
  • 1.681 - 2.267
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.681 e 2.267 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 289 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: São Paulo

  • 10.518
  • São Paulo
  • 1.881 - 2.770
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.881 e 2.770 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 10.518 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.
Salário Auxiliar de Farmácia de Manipulação Brasília

Auxiliar de Farmácia de Manipulação: Brasília, DF

  • 990
  • Brasília, DF
  • 1.511 - 2.293
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Farmácia de Manipulação CBO 5152-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.511 e 2.293 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 990 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5152-10.