CBO 5151-30 - Agente indígena de saneamento
Entenda o que fazem os trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Agente indígena de saneamento e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Agente indígena de saneamento
O Agente Indígena de Saneamento realiza ações de saneamento voltadas para a promoção da saúde de comunidade indígena. Planeja as ações, de forma articulada com a equipe de saúde e com as lideranças indígenas. Monitora os fatores de risco sanitários e ambientais, para a prevenção de doenças e agravos à saúde dos indígenas. Monitora e providencia a manutenção do sistema de abastecimento de água, do esgotamento sanitário e do gerenciamento de resíduos sólidos de sua comunidade. Promove educação sanitária e ambiental. Registra as atividades desenvolvidas. Cumpre diretrizes do Sistema Único de Saúde, normas e procedimentos de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 5151-30
Monitora os fatores de risco sanitários e ambientais, relacionados ao manejo das habitações, da natureza, das águas e do solo.
Realiza ações de controle de contaminação e poluição, de proteção e de revitalização dos mananciais. Executa a limpeza e a desinfecção do reservatório de abastecimento de água. Orienta e monitora a comunidade em relação ao acondicionamento e ao tratamento da água no domicílio, à filtração e à cloração, e aos cuidados necessários de limpeza e desinfecção. Mostra o manejo correto e o aproveitamento das águas de chuvas. Pode coletar, acondicionar e encaminhar amostras de água para análises laboratoriais.
Orienta e monitora a comunidade na coleta, no acondicionamento e na destinação dos diferentes tipos de resíduos gerados no território ou provenientes de fontes externas. Mostra a importância da destinação adequada dos dejetos humanos e do manejo correto do esgoto sanitário.
Orienta a construção, a manutenção e a conservação das melhorias sanitárias individuais e/ou coletivas. Acompanha as obras em execução na sua aldeia relacionadas ao saneamento.
Promove educação sanitária e ambiental, orientando sobre o uso da água, condições de higiene, alimentação e conservação de alimentos. Alerta sobre as doenças e os agravos relacionados à água, ao resíduo sólido, ao esgoto, ao meio ambiente e a zoonoses.
Registra as atividades desenvolvidas e as ocorrências de problemas nos componentes do sistema de saneamento.
Mobiliza a população para as reuniões com autoridades e profissionais, viabilizando a comunicação entre indígenas e não indígenas. Pode informar as necessidades e carências da comunidade, na área de saneamento, para os órgãos de políticas públicas.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMPUTADORES DE MÃO | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SANEAMENTO | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE MAPEAMENTO E DE GEORREFERENCIAMENTO EM SANEAMENTO E SAÚDE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - DOENÇAS E AGRAVOS RELACIONADOS À ÁGUA, AOS RESÍDUOS, ESGOTO, AO MEIO AMBIENTE E A ZOONOSES | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PROBLEMAS DE SANEAMENTO E SAÚDE NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO INDÍGENA E NÃO INDÍGENA | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS - PNAS-PI | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | ESTUDOS SOBRE CULTURA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 3 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE LÍNGUAS INDÍGENAS | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - DADOS, ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS PARA COLETA, REGISTRO E ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 5 | 5 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE AMBIENTAL | 5 | 5 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - VIGILÂNCIA EM SAÚDE: QUESTÕES AMBIENTAIS, SANITÁRIAS E EPIDEMIOLÓGICAS | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ATENÇÃO PRIMÁRIA E SEUS PROTOCOLOS | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO EM SANEAMENTO E SAÚDE | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PRÁTICAS DE CUIDADO, TRATAMENTO E CURA NA PERSPECTIVA INDÍGENA | 5 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO, GUARDA E DESCARTE DE MEDICAMENTOS | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - MULTIMISTURA: IMPORTÂNCIA E MODO DE PREPARO | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE COLETIVA (ESPECIFICAR:...) - SABERES E PRÁTICAS INDÍGENAS | 3 | 3 | 3 | |
SAÚDE, CUIDADOS E ADESTRAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS | SAÚDE DE ANIMAIS DOMÉSTICOS | ZOONOSES | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM SANEAMENTO BÁSICO | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | NORMAS TÉCNICAS EM SANEAMENTO BÁSICO | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | ANÁLISE DO CONSUMO DE ÁGUA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | ATERROS SANITÁRIOS | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | CAPTAÇÃO, TRANSPORTE E TRATAMENTO DE ÁGUAS | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | COLETA, TRANSPORTE E INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS CONTAMINADOS | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | COLETA, TRANSPORTE E RECICLAGEM DE RESÍDUOS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL. | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE SANEAMENTO BÁSICO (ESPECIFICAR:..) - POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS) | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE SANEAMENTO BÁSICO (ESPECIFICAR:..) - RISCO SANITÁRIOS, AMBIENTAIS, TECNOLÓGICOS E DE ACIDENTES RELACIONADOS AO MANEJO DAS HABITAÇÕES, DA NATUREZA, DAS ÁGUAS E DO SOLO | 4 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde em sua maioria, são empregados formais com carteira assinada, ou autônomos que atuam no ramo da saúde e serviço social. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente e ocasional em horários diurnos e em rodízio de turnos. Trabalham em local fechado ou a céu aberto, dependendo da necessidade. Frequentemente são expostos às variações de temperatura, materiais tóxicos, doenças contagiosas e risco de acidentes com materiais perfurocortantes.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício profissional requer ensino fundamental, além de curso profissionalizante com duração de duzentas a quatrocentas horas- aula. O ensino fundamental também é desejável para o agente indígena de saúde e agente indígena de saneamento, que muitas vezes, dependendo da região ou da distância de centros urbanos, não possuem nenhuma escolaridade formal. Os profissionais da saúde indígena são preparados com cursos profissionalizantes com carga horária acima de quatrocentas horas-aula. A principal característica do agente comunitário de saúde, do visitador sanitário, do agente indígena de saúde e do agente indígena de saneamento é a capacidade de relações interpessoais, mobilizada no trabalho de orientação junto à comunidade, no que se refere à saúde e prevenção de doenças. Na ocupação Agentes de Combate às Endemias, requer primeiro grau concluído com nenhuma experiência profissional e nenhum cursos de qualificação para o exercício da ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Orientar a comunidade para promoção da saúde;
- Visitar domicílios;
- Assistir pacientes;
- Executar tarefas administrativas;
- Participar de campanhas preventivas;
- Realizar manutenção nos sistemas de abastecimento de Água;
- Promover educação sanitária e ambiental;
- Promover comunicação;
- Demonstrar competências pessoais;
- Rastrear focos de doenças específicas;
- Incentivar atividades comunitárias;
- Elaborar relatórios;
- Informar aos orgãos competentes;
- Divulgar eventos e atividades;
- Visitar local de foco - casa, escola, bairro e aldeia;
- Preencher mapa/boletim diário;
- Registrar documentos sobre acidentes de trabalho;
- Avaliar condições de saúde dos animais;
- Consertar tubulação;
- Demonstrar capacidade de identificar limites;
- Viabilizar comunicação entre indígenas e não indígenas;
- Promover encontros e reuniões com autoridades e comunidade;
- Demonstrar liderança;
- Orientar sobre o melhor aproveitamento dos alimentos;
- Monitorar execução de obra na comunidade;
- Instalar ligação domiciliar da rede de abastecimento de água;
- Organizar grupos de orientação;
- Participar de cursos de capacitação;
- Participar de reuniões profissionais;
- Esclarecer sobre a disposição do lixo;
- Verificar abastecimento nas casas e reservatórios;
- Orientar sobre tratamento da água;
- Organizar grupos para atividades - crianças, adolescentes, pais, terceira idade, gestantes;
- Realizar mapeamento da área;
- Acompanhar visita da equipe de saúde - médico, dentista, enfermeiro, entre outros;
- Discutir nos conselhos, as necessidades e carências da comunidade;
- Demonstrar capacidade de estabelecer prioridades;
- Ligar bomba dágua;
- Identificar espaços para realização de eventos;
- Monitorar resultados de exames;
- Demonstrar auto controle;
- Demonstrar coordenação motora;
- Coletar material e dados, in loco, para análise - água, lixo, entre outros;
- Orientar sobre direitos e orgãos competentes;
- Dialogar com a população;
- Organizar atividades físicas;
- Orientar sobre conservação do meio ambiente;
- Verificar a existência de animais;
- Demonstrar segurança;
- Controlar percentual de cloro na água;
- Cadastrar família;
- Orientar família na prevenção de acidentes domésticos;
- Verificar fontes de risco;
- Orientar sobre manutenção de fossa;
- Demonstrar capacidade de conviver com doenças e morte;
- Comunicar oficialmente a zoonoses;
- Verificar quadro de comando;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Orientar sobre cuidados com os animais;
- Usar e.p.i.;
- Demonstrar capacidade de organizar o tempo;
- Desinfetar reservatórios;
- Orientar sobre criação de animais;
- Ensinar elaboração da multimistura;
- Desligar bomba dágua;
- Medir percentual de cloro na água;
- Orientar sobre limpeza e os cuidados com caixa dágua e reservatórios;
- Participar de grupos e comitês representativos;
- Avaliar condições do ambiente;
- Verificar condições da tubulação;
- Demonstrar capacidade de improvisação;
- Demonstrar capacidade de respeitar cultura, tradição, costumes e crenças;
- Orientar família sobre condições de higiene;
- Preparar espaço para realização de eventos;
- Convidar pessoas para eventos;
- Orientar sobre coleta seletiva de lixo;
- Demonstrar capacidade de saber ouvir;
- Preencher ficha domiciliar;
- Preparar material de apoio;
- Orientar sobre construção de fossa;
- Encaminhar reclamações da população;
- Notificar a vigilância;
- Divulgar campanhas de saúde;
- Demonstrar capacidade de lidar com estresse;
- Demonstrar capacidade de administrar conflitos;
- Organizar atividades sociais;
- Demonstrar respeito às pessoas;
- Planejar roteiro de visitas;
- Demonstrar capacidade de impor respeito;
- Orientar comunidade sobre prevenção - dst, gravidez indesejada, dependência química, entre outros;
- Checar informações;
- Demonstrar paciência;
- Dar subsídios para os conselhos que elaboram políticas públicas;
- Distribuir material educativo;
- Distribuir material preventivo - cloro, preservativo, kit odontológico, anticoncepcional, etc;
- Limpar reservatórios;
- Organizar grupos de apoio;
- Demonstrar capacidade de conquistar a confiança;
- Orientar sobre uso da água;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Interagir com escolas;
- Acionar orgãos públicos em casos de negligência;
Profissões da Família Ocupacional
- Resgatista Socorrista
- Agente de Combate Às Endemias
- Agente de Controle de Vetores
- Agente de Contrrole de Dengue
- Socorrista (Exceto Médicos e Enfermeiros)
- Guarda de Endemias
- Técnico em Enfermagem Socorrista
- Visitador Sanitário
- Maqueiro Hospitalar
- Agente Indígena de Saúde
Divisões de categorias profissionais do CBO 5151-30
CBO 5151-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de agente indígena de saneamento que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de saúde
-
-
-
-
- Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde
-
-