Início Cargos CBO 515205




CBO 5152-05 - Auxiliares de laboratório da saúde - Salário 2019, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5152-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de laboratório da saúde que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços de saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de laboratório da saúde CBO 5152-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5152-05

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores dos serviços.
      • Trabalhadores dos serviços de saúde.
        • Auxiliares de laboratório da saúde.

Descrição dos cargos

Coletam material biológico, orientando e verificando preparo do paciente para o exame. Auxiliam os técnicos no preparo de vacinas, aviam fórmulas, sob orientação e supervisão. Preparam meios de cultura, estabilizantes e hemoderivados. Organizam o trabalho, recuperam material de trabalho, lavando, secando, separando e embalando. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de biossegurança.

Condições de trabalho

Atuam em hospitais, laboratórios, farmácias, indústrias farmacêuticas, bancos de sangue e centros hematológicos. Trabalham em equipe sob supervisão constante de técnicos titulares especializados. São empregados formais, registrados em carteira, e atuam em locais fechados, preferencialmente em período diurno, podendo haver revezamento de turnos. Em algumas atividades podem estar sujeitos a posições desconfortáveis e expostos a ruídos e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental e médio, acompanhado de qualificação no próprio emprego ou em instituição de formação profissional. A tendência ao aumento de requisitos de qualificação dessas ocupações se iniciou nos grandes laboratórios e começa a atingir os hospitais e hemocentros, elevando a escolaridade para o nível médio, com incentivos para que o pessoal conclua curso técnico profissionalizante na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Funções

aviar fórmulas sob orientação e supervisão, trabalhar com biossegurança, comunicar-se, auxiliar no preparo de vacinas, demonstrar competências pessoais, preparar meios de cultura, estabilizantes e hemoderivados, coletar material biológico, recuperar material de trabalho (vidraria, lâminas), organizar trabalho.

Atividades

efetuar antissepsia na área de coleta, demonstrar habilidade tátil, realizar assepsia em salas e em recipientes de insumos, orientar cliente e ou paciente sobre procedimentos de coleta e ou exame, atualizar-se profissionalmente, manter controle de temperatura (ambiente de trabalho, estufa, banho-maria, geladeira, câmara fria), secar material de trabalho, tomar vacinas, puncionar veia periférica, embalar material de trabalho, usar equipamento de proteção individual, separar material de trabalho, acondicionar material para descarte, separar hemocomponentes, reconhecer símbolos de risco, recolher amostras para controle de qualidade, separar matéria-prima, vidraria etc., trabalhar com atenção, priorizar atendimento, triar doador de sangue, identificar material biológico (nome do cliente e ou paciente, tipo de exame, vacina), orientar cliente e ou paciente sobre preparo para exame, demostrar compreensão psicológica, examinar requisição de exames, autoclavar material de trabalho, fracionar material biológico em recipientes, inspecionar volume, cor, uniformidade etc., devolver material de trabalho às salas, cadastrar cliente e ou paciente, comparar pedido de exames com material colhido, efetuar antissepsia pessoal, discutir procedimentos com colegas e ou supervisores, trabalhar com ética profissional, participar em campanhas de vacinação, escolher veia em melhor condição, descontaminar material biológico e paramentação para descarte, providenciar manutenção de ambiente e equipamento de trabalho, executar tipagem de sangue, conferir cor, volume, validade e acondicionamento de amostras domiciliares e da enfermagem, lavar material de trabalho, recolher das salas de exame amostras coletadas, verificar preparo do cliente e ou paciente para procedimento, triar material biológico, discriminar cores e odores, preencher ficha de registro ou folha de trabalho, distribuir material para os setores, submeter-se a exames periódicos, revelar segurança profissional, demonstrar responsabilidade, controlar estoques.

Cargos e salários CBO 5152-05 - Auxiliares de laboratório da saúde

Salário Auxiliar de Banco de Sangue CBO 515205

Auxiliar de Banco de Sangue

Salário de Auxiliar de Banco de Sangue CBO 515205 em todos os estados e principais cidades do Brasil. Gráficos salariais completos num raio x dos salários pagos pelo mercado de trabalho com piso salarial, média salarial, teto salarial, quanto ganha um(a) Auxiliar de Banco de Sangue, salário por faixa etária, média salarial por escolaridade e muito mais.
Salário de Flebotomista CBO 515205

Flebotomista

Estatística salarial completa do cargo de Flebotomista CBO 515205 com dados como salário base inicial na carteira, média salarial, piso salarial, segmentos das empresas com melhores salários e que mais contratam, cálculo salarial, além do salário em todos os estados e principais cidades brasileiras pra você saber exatamente quanto ganha um Flebotomista.