CBO 5131-15 - Governanta de hotelaria

Entenda o que fazem os mordomos e governantas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Governanta de hotelaria e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Governanta de hotelaria

Coordena os serviços de governança em hotel, monitorando a limpeza, a organização e a conservação dos ambientes, supervisionando os serviços de lavanderia, passadoria e costura, providenciando os serviços de reparação e manutenção de instalações, móveis e equipamentos, abastecendo o estoque de suprimentos, e controlando os custos das atividades. Monitora o padrão de qualidade dos serviços e a satisfação dos hóspedes. Coordena, administra e avalia o desempenho da equipe de trabalho. Executa atividades administrativas. Atua conforme protocolos de discrição e sigilo e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Recepciona os hóspedes, conhecendo suas preferências e providenciando os serviços extras solicitados, como facilidades para utilização de equipamento de informática nos aposentos.

Planeja as atividades de limpeza, de organização e de conservação dos aposentos e das demais áreas, levando em consideração a necessidade de permanência e de circulação dos hóspedes nas instalações.

Supervisiona e orienta a limpeza e a arrumação de aposentos e das demais áreas do hotel, inspecionando a qualidade do trabalho realizado. Providencia aposentos personalizados, para atender a exigência de hóspedes. Verifica o consumo e a reposição de frigobar. Examina o estado de conservação de móveis e equipamentos, providenciando serviços de reparação e manutenção. Pode interditar apartamentos, para execução de reparos e manutenção nas instalações.

Supervisiona e orienta os serviços de lavanderia e passadoria e as atividades do setor de costura, verificando a forma de uso de produtos químicos, examinando os arremates de costura, observando o processo de passar roupas e outros detalhes da execução dos serviços, cuidando para que o hóspede receba suas roupas de acordo com suas exigências. Controla entrada e saída de vestuário e enxovais lavados por terceiros.

Executa atividades administrativas, preparando relatórios, recebendo auditores e atendendo fornecedores. Lança débito aos hóspedes de serviços de lavanderia, passadoria e costura e de consumo do frigobar. Controla objetos achados e perdidos. Acompanha registros de entrada e saída de hóspedes.

Controla o estoque de matérias-primas e produtos para limpeza e conservação de instalações, para os serviços de lavanderia e passadoria e para as atividades do setor de costura, requisitando aquisição para reposição.

Controla os custos das atividades de governança, monitorando as despesas e considerando o orçamento da área.

Controla desperdícios, verificando o reaproveitamento de materiais. Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Coordena equipe, planejando o trabalho de camareiros, de pessoal de lavanderia, passadoria e costura e de outros empregados que realizam atividades relacionadas à governança. Dimensiona pessoal, estabelece rotinas, atribui tarefas e orienta a execução dos serviços. Observa a apresentação pessoal dos empregados e fornece seus uniformes.

Administra a equipe de trabalho, decidindo sobre admissão de novos empregados, fiscalizando o cumprimento de horário de trabalho, programando escala de serviço e férias, e decidindo sobre demissão de empregados subordinados. Indica membros da equipe para promoções.

Avalia a conduta e a qualidade dos serviços realizados pelos membros da equipe. Pode promover treinamentos para melhoria dos serviços prestados ou para o uso de novos equipamentos e produtos.

Utiliza recursos de novas tecnologias para agilizar e aperfeiçoar seu trabalho, fazendo uso de softwares para monitorar o andamento dos trabalhos de sua equipe, controlar chegada de novas ordens de serviço em tempo real e informar à equipe as preferências dos hóspedes para execução dos serviços.

Zela pelo cumprimento das normas de segurança, prevenindo acidentes e orientando a equipe para o uso de equipamentos de proteção individual.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – SISTEMAS DE GESTÃO DE TAREFAS 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO DE SUPRIMENTOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SUPRIMENTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 2 2 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 3 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE CONTROLE DA QUALIDADE 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:...) - PROTOCOLOS DE DISCRIÇÃO E SIGILO PROFISSIONAL 3 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER AUTOMAÇÃO EM HOSPEDAGEM 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM FLUXOS OPERACIONAIS DE GOVERNANÇA 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM MEIOS DE HOSPEDAGEM 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM SERVIÇOS AUXILIARES DE HOSPEDAGEM (ARRUMAÇÃO, ROUPARIA ETC.) 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO EMPREENDIMENTO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARRUMAÇÃO, LIMPEZA, LAVANDERIA E CONSERVAÇÃO 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - RELACIONAMENTO COM O HÓSPEDE 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - SUPERVISÃO DE CAMAREIRAS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - SUPERVISÃO DE SERVIÇOS DE LAVANDERIA 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA EM TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA NA ÁREA DE HOSPEDAGEM 2 2 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS LAVANDERIA 4 4 4
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS PASSADORIA 4 4 4
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS REPAROS DE ROUPAS 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 3

Condições de Trabalho

Atuam nos serviços de alojamento e alimentação, pessoais e domésticos. Os mordomos na área da hotelaria são encontrados apenas nos estabelecimentos mais sofisticados e suas atribuições variam de acordo com cada hotel. São empregados com carteira assinada e trabalham com supervisão permanente. Executam suas atividades em ambientes fechados e nos horários diurno, noturno, rodízio de turnos e irregulares.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio completo. O exercício pleno dessas atividades ocorre entre três a quatro anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • controlar serviços de lavanderia e rouparia;
  • atender hóspedes e familiares;
  • supervisionar arrumação de aposentos e demais Áreas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • executar atividades administrativas;
  • cuidar do vestuário e objetos de hóspedes e familiares;
  • solicitar serviços de manutenção em instalações, móveis e equipamentos;
  • preparar relatórios;
  • supervisionar execução de serviços por terceiros;
  • demonstrar responsabilidade;
  • controlar a guarda temporária de vestuário de hóspedes;
  • controlar objetos achados e perdidos;
  • acompanhar entradas e saídas dos hóspedes durante a estadia;
  • demonstrar liderança;
  • interditar apartamentos;
  • fazer malas de hóspedes e familiares;
  • analisar relatórios;
  • decidir sobre admissão de empregados subordinados;
  • demonstrar organização;
  • verificar decoração das áreas;
  • providenciar serviços extras;
  • demonstrar discrição;
  • dar boas vindas aos hóspedes;
  • supervisionar consumo e reposição de frigobar;
  • arrumar vestuário e objetos pessoais nos armários;
  • controlar entrada e saída de vestuário e enxovais lavados por terceiros;
  • observar apresentação pessoal dos empregados;
  • controlar enxoval utilizado pelo hóspede;
  • demonstrar capacidade para motivar pessoas;
  • encaminhar peças de vestuário para reparos e ajustes;
  • controlar consumo de materiais;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • demonstrar atenção distribuída;
  • decidir sobre demissão de empregados subordinados;
  • supervisionar troca de apartamentos;
  • indicar funcionários para promoções;
  • providenciar facilidades para utilização de equipamentos de informática;
  • demonstrar paciência;
  • encaminhar solicitação de serviço de lavanderia;
  • verificar estado dos enxovais;
  • lançar débito de serviços de lavanderia e de consumo do frigobar aos hóspedes;
  • orientar limpeza e arrumação dos apartamentos e demais áreas;
  • supervisionar lavagem e passagem de roupa de hóspedes;
  • motivar empregados;
  • avaliar qualidade e produtividade dos serviços executivos;
  • demonstrar postura;
  • acompanhar limpeza e arrumação dos apartamentos e demais áreas;
  • demonstrar pontualidade;
  • examinar uniformes dos empregados;
  • demonstrar atenção ao detalhe;
  • vistoriar apartamentos e outras áreas;
  • controlar estoque de materiais de consumo;
  • providenciar assistência médica aos hóspedes e familiares;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • demonstrar dinamismo;
  • atender fornecedores;
  • inventariar enxovais;
  • acompanhar registros de entrada e saída de hóspedes;
  • vistoriar enxovais e uniformes lavados e passados;
  • desfazer malas de hóspedes e familiares;
  • disponibilizar apartamentos para venda;
  • programar escala de serviço e férias;
  • controlar entrega e recebimento de chaves;
  • avaliar conduta dos empregados;
  • tomar conhecimento das preferências dos hóspedes;
  • fiscalizar cumprimento de horário dos empregados;
  • atender auditorias;
  • requisitar materiais;
  • treinar estagiários;
  • verificar estado de conservação de móveis e equipamentos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • planejar trabalho dos empregados;
  • preparar aposentos personalizados;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • treinar empregados;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5131-15

CBO 5131-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de governanta de hotelaria que pertence ao grupo dos mordomos e governantas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
        • Mordomos e governantas

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 5131-15 - Mordomos e governantas

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 513115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Mordomos e governantas em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
5131-15 Governanta de Hotelaria Santa Catarina 43h 393
5131-15 Governanta Executiva Salvador, BA 44h 86
5131-15 Governanta Executiva Florianópolis, SC 44h 89
5131-15 Governanta Executiva Rio de Janeiro, RJ 43h 287
5131-15 Assistente de Governanta Curitiba, PR 44h 123
5131-15 Assistente de Governanta Brasil 43h 5.586
5131-15 Governanta de Hotelaria Paraná 44h 415
5131-15 Governanta de Hotelaria Florianópolis, SC 44h 89
5131-15 Governanta de Hotelaria Rio de Janeiro, RJ 43h 287
5131-15 Governanta de Hotelaria Brasília, DF 41h 240
5131-15 Governanta Executiva São Paulo, SP 43h 550
5131-15 Governanta de Hotelaria Foz do Iguaçu, PR 44h 105
5131-15 Governanta de Hotelaria Rio de Janeiro 43h 718
5131-15 Governanta de Hotelaria Goiânia, GO 44h 54
5131-15 Governanta de Hotelaria Brasil 43h 5.586
5131-15 Governanta Executiva Minas Gerais 43h 476
5131-15 Assistente de Governanta Rio de Janeiro, RJ 43h 287
5131-15 Assistente de Governanta Rio de Janeiro 43h 718
5131-15 Governanta Executiva Rio de Janeiro 43h 718
5131-15 Governanta de Hotelaria São Paulo, SP 43h 550
5131-15 Governanta de Hotelaria Curitiba, PR 44h 123
5131-15 Governanta de Hotelaria Porto Seguro, BA 43h 119
5131-15 Governanta de Hotelaria Porto Alegre, RS 44h 127
5131-15 Assistente de Governanta São Paulo, SP 43h 550
5131-15 Assistente de Governanta Foz do Iguaçu, PR 44h 105
5131-15 Assistente de Governanta São Paulo 43h 1.578
5131-15 Governanta Executiva Brasil 43h 5.586
5131-15 Governanta Executiva São Paulo 43h 1.578
5131-15 Governanta de Hotelaria Minas Gerais 43h 476
5131-15 Governanta de Hotelaria São Paulo 43h 1.578

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial