CBO 4211-10 - Bilheteiro de transportes coletivos

Entenda o que fazem os caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Bilheteiro de transportes coletivos e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Bilheteiro de transportes coletivos

Executa rotinas operacionais relacionadas à venda de passagens em guichês, nos serviços de transporte coletivo. Presta informações aos usuários e vende passagens de transporte urbano e interurbano. Controla recursos financeiros, abrindo e fechando o caixa, registrando e conferindo numerário ou outra forma de pagamento. Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos. Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Atende usuários de transportes coletivos, prestando informações sobre documentos e normas para embarque e sobre itinerários, horários, preços, locais de parada e duração de viagens. Afixa tabela com informações sobre serviços em locais visíveis. Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.

Vende passagens de transporte coletivo urbano e interurbano em guichês, informando ao usuário o valor a ser pago e recebendo numerário ou outra forma de pagamento. Pode solicitar, ao usuário, a apresentação de documento para comprovar direito a desconto ou a outro benefício.

Controla recursos financeiros, abrindo o caixa, registrando numerário ou outra forma de pagamento, conferindo o valor, examinando a autenticidade de cédulas recebidas e fechando o caixa. Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos. Remete numerário à tesouraria. Controla fluxo de caixa.

Presta apoio na solicitação de atendimento, em caso de acidente ou emergência nos serviços de transporte.

Preenche formulários e relatórios administrativos.

Controla estoque de materiais necessários à execução do trabalho.

Organiza e arquiva documentos e cupons fiscais.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 3 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA 3 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ABERTURA E FECHAMENTO DE CAIXA 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MEIOS DE PAGAMENTO 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 4 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES ATENDIMENTO AO PASSAGEIRO 4 4 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - VENDA E RESERVA DE BILHETES 4 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIRO 2 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS REGULAMENTADORAS EM TRANSPORTE DE PASSAGEIRO 2 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES OPERAÇÕES DE TRANSPORTES 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • controlar numerários e valores;
  • comunicar-se;
  • receber valores de vendas de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar informações;
  • demonstrar honestidade;
  • trabalhar em equipe;
  • informar ao cliente o valor a ser pago;
  • consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
  • informar preço de passagem;
  • orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
  • mostrar-se atencioso;
  • orientar clientes via telefone;
  • registrar entrada de produtos com valor de numerário;
  • demonstrar eficiência;
  • abrir o caixa;
  • realizar pesquisa pós-venda;
  • informar o horário de atendimento ao público;
  • arquivar documentos e cupons fiscais;
  • agir com ética;
  • consultar os procedimentos e normas da empresa;
  • demonstrar agilidade;
  • disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
  • verificar autenticidade das cédulas recebidas;
  • ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
  • informar horários de partida e chegada;
  • registrar entrada de numerário;
  • demonstrar paciência;
  • propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
  • efetuar pedidos de materiais;
  • preencher relatórios administrativos;
  • organizar arquivos;
  • demonstrar pontualidade;
  • sangrar valores do caixa;
  • informar itinerários;
  • relacionar-se com urbanidade;
  • solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
  • atender as necessidades dos clientes;
  • efetuar sangria conforme limite;
  • demonstrar assiduidade;
  • efetuar o fechamento do caixa;
  • registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
  • manter-se atualizado;
  • consultar código de defesa do consumidor;
  • manter sigilo profissional;
  • informar o local e horário das paradas;
  • encaminhar os clientes aos setores competentes;
  • afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
  • efetuar troco;
  • controlar estoque de materiais;
  • controlar fluxo de caixa;
  • ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
  • contar numerário;
  • participar de cursos de treinamento;
  • demonstrar empatia;
  • realizar pesquisa pré-venda;
  • demonstrar fluência verbal;
  • anotar pedidos via telefone;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar responsabilidade;
  • solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
  • informar documentação e normas para embarque;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-10

CBO 4211-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de bilheteiro de transportes coletivos que pertence ao grupo dos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Cargos e salários CBO 4211-10 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 421110 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
4211-10 Agente Operacional de Estação São Paulo, SP 44h 505
4211-10 Bilheteiro de Transportes Coletivos Brasil 44h 5.203
4211-10 Agente Operacional de Estação Curitiba, PR 44h 53
4211-10 Agente Operacional de Estação Rio de Janeiro, RJ 44h 555
4211-10 Bilheteiro de Transportes Coletivos Rio de Janeiro, RJ 44h 555
4211-10 Bilheteiro de Transportes Coletivos Rio de Janeiro 44h 807
4211-10 Agente Operacional de Estação Brasil 44h 5.203
4211-10 Bilheteiro de Transportes Coletivos Brasília, DF 42h 21
4211-10 Bilheteiro de Transportes Coletivos São Paulo, SP 44h 505
4211-10 Agente Operacional de Estação Brasília, DF 42h 21

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial