CBO 4132-30 - Operador de cobrança bancária

Entenda o que fazem os escriturários de serviços bancários no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Operador de cobrança bancária e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Operador de cobrança bancária

Realiza cobranças, examinando relatórios para levantar a inadimplência de clientes, calculando juros, multas, descontos e abatimentos, atualizando e analisando documentos cadastrais e de cobrança, negociando com clientes as formas possíveis de quitação do débito, liquidando a dívida dos pagantes e instruindo protestos dos ainda inadimplentes. Registra informações de negociação e emite relatórios. Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Analisa relatórios de pagamentos e recebimentos de títulos e congêneres, levantando a inadimplência de clientes.

Faz relação de clientes inadimplentes, entrando em contato para avisar-lhes sobre eventuais débitos e restrições. Levanta motivos do não pagamento.

Calcula juros, multas, descontos e abatimentos, para dispor do valor total das dívidas. Prepara borderô.

Atualiza e analisa documentos cadastrais e de cobrança, consultando órgãos de proteção ao crédito para levantamento de informações complementares.

Negocia com clientes as formas possíveis de quitação do débito.

Executa instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, liquidando a dívida. Fornece, se solicitada, carta de idoneidade financeira.

Instrui protestos para cobrança dos que continuam inadimplentes.

Recebe, protocola, arquiva e digitaliza documentos.

Registra informações de negociação, preenche planilhas e atualiza cadastros. Emite relatórios das cobranças realizadas, utilizando sistemas informatizados.

A partir da análise dos motivos da inadimplência, pode encaminhar à gerência propostas de revisão das operações de crédito, para diminuir casos de não pagamento.

Presta atendimento aos usuários de serviços de cobrança bancária, acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - NORMAS DO BANCO CENTRAL DO BRASIL 3 4 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO EM AGÊNCIA 4 4 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO ONLINE 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CRÉDITO E COBRANÇA 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ROTINAS DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS BANCÁRIOS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS TIPOS DE CRÉDITO 4 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - INSTRUÇÃO DE PROTESTOS 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - ORGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - PREPARAÇÃO DE BORDERÔ 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS COMERCIAIS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS DE DESENVOLVIMENTO 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS PÚBLICOS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL COOPERATIVAS E FINTECHS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL REGULAMENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES SOBRE O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 3 4 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS CONTRATOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS INFORMÁTICA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 4 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 3 5 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 2
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar operações de caixa;
  • executar atividades de cobrança;
  • administrar fluxo de malotes;
  • comunicar-se;
  • liquidar contratos;
  • distribuir documentos para áreas específicas;
  • evidenciar atenção;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • negociar formas de quitação do débito;
  • demonstrar dedicação;
  • receber malotes;
  • lacrar malote;
  • agir com discrição;
  • emitir carta de idoneidade financeira;
  • trabalhar com ética;
  • demonstrar versatilidade;
  • ler jornal interno;
  • levantar clientes inadimplentes;
  • expedir malotes;
  • contatar clientes;
  • ler mural;
  • emitir ordem de pagamento;
  • orientar usuários;
  • trabalhar em equipe;
  • distinguir conteúdo do malote;
  • levantar motivo da inadimplência;
  • demonstrar dinamismo;
  • verificar número do lacre;
  • emitir carta de anuência;
  • protocolar recebimento de malotes;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • calcular juros, multas, descontos e abatimentos;
  • comunicar-se;
  • imprimir relatórios;
  • instruir protesto;
  • revisar operações de crédito;
  • preparar borderô;
  • acessar sistemas eletrônicos para troca de informações;
  • executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança;
  • demonstrar senso de organização;
  • atualizar-se profissionalmente;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-30

CBO 4132-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de operador de cobrança bancária que pertence ao grupo dos escriturários de serviços bancários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários contábeis e de finanças
        • Escriturários de serviços bancários

Cargos e salários CBO 4132-30 - Escriturários de serviços bancários

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 413230 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Escriturários de serviços bancários em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
4132-30 Operador de Cobrança Bancaria São Paulo 39h 1.600
4132-30 Operador de Cobrança Bancaria Brasil 40h 2.134

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial