CBO 4132-25 - Escriturário de banco - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Escriturário de banco CBO 4132-25 executa atividades bancárias e administrativas, efetuando escrituração bancária, administrando fluxo de malotes, organizando e classificando arquivos Presta atendimento a clientes e usuários.
Comercializa produtos e serviços do banco Elabora correspondências Insere, consulta e atualiza dados em sistemas operacionais informatizados.
Elabora mapas, gráficos e quadros estatísticos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Escriturário de banco, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Escriturário de banco
O Escriturário de banco CBO 4132-25 efetua escrituração bancária, seguindo rotinas estabelecidas Faz lançamentos contábeis elementares.
Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.
Administra fluxo de malotes, protocolando recebimento e distribuindo documentos para áreas destinatárias Controla arquivos, organizando, classificando, expurgando e atualizando documentos.
Cria pastas de documentos físicos e eletrônicos Providencia cópia e digitalização de documentos.
Pode participar do processo de compensação de cheques e títulos.
Quando necessário, pode realizar operações de caixa, como exame de documentos, cálculo de juros, multas, descontos e abatimentos, preparo de cheques administrativos, conferência de assinaturas Recolhe depósitos e pagamentos de caixas eletrônicos.
Presta atendimento a clientes e usuários, identificando suas necessidades e dúvidas, fornecendo as informações solicitadas, expondo características de serviços bancários, sugerindo e orientando autoatendimento.
Entrega documentos ao cliente, como extratos de contas, cartão magnético e comprovante de quitação de financiamentos Analisa documentação para abertura de contas corrente e poupança Comercializa produtos e serviços do banco, divulgando e promovendo a venda.
Mantém atualizadas informações referentes a operações, programas e serviços implantados eletronicamente Elabora correspondências internas e/ou destinadas aos clientes e ao público Realiza trabalho de edição de textos e planilhas eletrônicas.
Insere, consulta e atualiza dados em sistemas operacionais informatizados Auxilia na manutenção e no aperfeiçoamento dos sistemas.
Elabora mapas, gráficos e quadros estatísticos Confere informações incluídas em relatórios e documentos Comunica-se com clientes, acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-25 deve comunicar-se, atender usuários, compensar documentos, executar atividades de cobrança, fornecer documentos ao cliente, realizar operações de caixa, administrar fluxo de malotes, controlar arquivos, demonstrar competências pessoais, apoiar agências e demais setores do banco.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-25
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Escriturário de banco CBO 4132-25
Um Escriturário de banco (ou sinônimo) deve fornecer cópias de títulos e cheques, efetuar fechamento contábil, trabalhar com ética, criar pastas, ler mural, informar saldos para aplicação financeira, agir com discrição, abrir conta poupança, encaminhar cheques para câmara de compensação, processar documentos, liquidar contratos, atualizar documentos em arquivo, contatar clientes, classificar documentos, distinguir conteúdo do malote, demonstrar versatilidade, endossar cheques, orientar usuários, providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos, fornecer extratos de contas, conferir assinaturas, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, fornecer quitação de financiamentos, operar máquina de classificação de cheques, lacrar malote, entregar talões de cheques e cartão magnético, receber malotes, expurgar documentos do arquivo, providenciar cópia de documentos do cliente, entregar cheques devolvidos, preparar borderô, identificar necessidades do usuário, separar documentos - cheques e títulos, verificar número do lacre, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, emitir carta de idoneidade financeira, enviar documento de operação de crédito - doc, protocolar recebimento de malotes, descrever benefícios do produto, comunicar-se, evidenciar atenção, consultar spc e serasa, recolher depósitos e pagamentos do caixa expresso, demonstrar raciocínio lógico, averiguar ocorrências em documentos, preparar cheques administrativos, computar lançamentos contábeis, atualizar-se profissionalmente, demonstrar dinamismo, ordenar documentos, transferir débitos e créditos entre bancos e agências, imprimir relatórios, exigir documentação para abertura de conta, examinar documentos, montar dossiê de clientes, registrar cheques inconsistidos e devolvidos, demonstrar senso de organização, sugerir auto-atendimento, organizar usuários em filas, expedir malotes, desbloquear talões de cheques, emitir ordem de pagamento, separar cheques e títulos rejeitados, emitir carta de anuência, cadastrar clientes, ler jornal interno, demonstrar dedicação, envelopar documentos, consultar documentos microfilmados, pesquisar documentos no dossiê do cliente, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, trabalhar em equipe, distribuir documentos para áreas específicas, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, habilitar cartão magnético.