CBO 4132-25 - Escriturário de banco - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários

O profissional no cargo de Escriturário de banco CBO 4132-25 executa atividades bancárias e administrativas, efetuando escrituração bancária, administrando fluxo de malotes, organizando e classificando arquivos Presta atendimento a clientes e usuários.

Comercializa produtos e serviços do banco Elabora correspondências Insere, consulta e atualiza dados em sistemas operacionais informatizados.

Elabora mapas, gráficos e quadros estatísticos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4132-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Escriturário de banco, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Escriturários de serviços bancários.
      • Escriturários.

O que faz um Escriturário de banco

O Escriturário de banco CBO 4132-25 efetua escrituração bancária, seguindo rotinas estabelecidas Faz lançamentos contábeis elementares.

Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.

Administra fluxo de malotes, protocolando recebimento e distribuindo documentos para áreas destinatárias Controla arquivos, organizando, classificando, expurgando e atualizando documentos.

Cria pastas de documentos físicos e eletrônicos Providencia cópia e digitalização de documentos.

Pode participar do processo de compensação de cheques e títulos.

Quando necessário, pode realizar operações de caixa, como exame de documentos, cálculo de juros, multas, descontos e abatimentos, preparo de cheques administrativos, conferência de assinaturas Recolhe depósitos e pagamentos de caixas eletrônicos.

Presta atendimento a clientes e usuários, identificando suas necessidades e dúvidas, fornecendo as informações solicitadas, expondo características de serviços bancários, sugerindo e orientando autoatendimento.

Entrega documentos ao cliente, como extratos de contas, cartão magnético e comprovante de quitação de financiamentos Analisa documentação para abertura de contas corrente e poupança Comercializa produtos e serviços do banco, divulgando e promovendo a venda.

Mantém atualizadas informações referentes a operações, programas e serviços implantados eletronicamente Elabora correspondências internas e/ou destinadas aos clientes e ao público Realiza trabalho de edição de textos e planilhas eletrônicas.

Insere, consulta e atualiza dados em sistemas operacionais informatizados Auxilia na manutenção e no aperfeiçoamento dos sistemas.

Elabora mapas, gráficos e quadros estatísticos Confere informações incluídas em relatórios e documentos Comunica-se com clientes, acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4132-25 deve fornecer documentos ao cliente, executar atividades de cobrança, comunicar-se, realizar operações de caixa, demonstrar competências pessoais, atender usuários, administrar fluxo de malotes, apoiar agências e demais setores do banco, compensar documentos, controlar arquivos.

Condições de trabalho dessas profissões

Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-25

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.

Atividades exercidas por um Escriturário de banco CBO 4132-25

Um Escriturário de banco (ou sinônimo) deve liquidar contratos, criar pastas, distinguir conteúdo do malote, descrever benefícios do produto, preparar cheques administrativos, demonstrar dedicação, contatar clientes, imprimir relatórios, computar lançamentos contábeis, efetuar fechamento contábil, ler jornal interno, ordenar documentos, processar documentos, consultar documentos microfilmados, separar cheques e títulos rejeitados, providenciar cópia de documentos do cliente, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, orientar usuários, recolher depósitos e pagamentos do caixa expresso, conferir assinaturas, operar máquina de classificação de cheques, verificar número do lacre, demonstrar senso de organização, desbloquear talões de cheques, habilitar cartão magnético, sugerir auto-atendimento, examinar documentos, classificar documentos, expurgar documentos do arquivo, consultar spc e serasa, demonstrar dinamismo, protocolar recebimento de malotes, trabalhar em equipe, fornecer extratos de contas, lacrar malote, ler mural, enviar documento de operação de crédito - doc, exigir documentação para abertura de conta, pesquisar documentos no dossiê do cliente, fornecer quitação de financiamentos, atualizar documentos em arquivo, comunicar-se, envelopar documentos, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, registrar cheques inconsistidos e devolvidos, emitir carta de anuência, abrir conta poupança, providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, cadastrar clientes, preparar borderô, separar documentos - cheques e títulos, endossar cheques, evidenciar atenção, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, atualizar-se profissionalmente, entregar cheques devolvidos, montar dossiê de clientes, informar saldos para aplicação financeira, distribuir documentos para áreas específicas, entregar talões de cheques e cartão magnético, averiguar ocorrências em documentos, demonstrar versatilidade, receber malotes, identificar necessidades do usuário, transferir débitos e créditos entre bancos e agências, trabalhar com ética, encaminhar cheques para câmara de compensação, expedir malotes, emitir carta de idoneidade financeira, fornecer cópias de títulos e cheques, agir com discrição, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, emitir ordem de pagamento, organizar usuários em filas.

Cargos e salários CBO 4132-25 - Escriturários de serviços bancários

Salário Escriturário de Banco

Escriturário de Banco: Brasil

  • 25.053
  • Brasil
  • 3.661 - 6.590
  • 32h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.661 e 6.590 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 25.053 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco São Bernardo do Campo

Escriturário de Banco: São Bernardo do Campo, SP

  • 50
  • São Bernardo do Campo, SP
  • 3.377 - 5.152
  • 30h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 3.377 e 5.152 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 50 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco

Escriturário de Banco: Rio Grande do Sul

  • 2.322
  • Rio Grande do Sul
  • 3.234 - 5.376
  • 40h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.234 e 5.376 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 2.322 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco Fortaleza

Escriturário de Banco: Fortaleza, CE

  • 229
  • Fortaleza, CE
  • 5.417 - 8.743
  • 34h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 5.417 e 8.743 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 229 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco

Escriturário de Banco: Rio de Janeiro

  • 685
  • Rio de Janeiro
  • 3.987 - 6.754
  • 31h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.987 e 6.754 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 685 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco Salvador

Escriturário de Banco: Salvador, BA

  • 124
  • Salvador, BA
  • 3.858 - 6.256
  • 31h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 3.858 e 6.256 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco

Escriturário de Banco: Minas Gerais

  • 1.612
  • Minas Gerais
  • 3.355 - 5.536
  • 30h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.355 e 5.536 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.612 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco Belo Horizonte

Escriturário de Banco: Belo Horizonte, MG

  • 416
  • Belo Horizonte, MG
  • 3.389 - 5.753
  • 29h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.389 e 5.753 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 416 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco Rio de Janeiro

Escriturário de Banco: Rio de Janeiro, RJ

  • 371
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 4.242 - 7.600
  • 30h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 4.242 e 7.600 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco Belém

Escriturário de Banco: Belém, PA

  • 105
  • Belém, PA
  • 4.255 - 8.799
  • 31h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 4.255 e 8.799 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 105 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco

Escriturário de Banco: Paraná

  • 616
  • Paraná
  • 3.837 - 6.294
  • 31h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.837 e 6.294 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 616 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco

Escriturário de Banco: Bahia

  • 646
  • Bahia
  • 3.590 - 5.410
  • 31h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Bahia, ganha entre 3.590 e 5.410 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 646 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco Brasília

Escriturário de Banco: Brasília, DF

  • 2.164
  • Brasília, DF
  • 4.357 - 7.356
  • 30h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 4.357 e 7.356 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 2.164 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco

Escriturário de Banco: Pernambuco

  • 266
  • Pernambuco
  • 3.640 - 5.578
  • 30h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 3.640 e 5.578 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 266 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco São Paulo

Escriturário de Banco: São Paulo, SP

  • 979
  • São Paulo, SP
  • 3.967 - 6.772
  • 30h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.967 e 6.772 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 979 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco

Escriturário de Banco: Santa Catarina

  • 443
  • Santa Catarina
  • 3.621 - 6.073
  • 32h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 3.621 e 6.073 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 443 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco Porto Alegre

Escriturário de Banco: Porto Alegre, RS

  • 602
  • Porto Alegre, RS
  • 3.431 - 5.848
  • 40h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.431 e 5.848 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 602 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.
Salário Escriturário de Banco

Escriturário de Banco: São Paulo

  • 3.306
  • São Paulo
  • 3.506 - 5.884
  • 30h
O profissional no cargo de Escriturário de Banco CBO 4132-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.506 e 5.884 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 3.306 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-25.