CBO 4132-20 - Conferente de serviços bancários - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Conferente de serviços bancários CBO 4132-20 realiza conferência de serviços bancários nas agências e nos postos de serviços bancários, para garantir a correção e a lisura das operações a serem concretizadas Confere emissão de documentos, fidedignidade de assinaturas e exatidão dos cálculos.
Recebe e expede malotes, controlando fluxos e lacres Organiza e arquiva documentos de rotina bancária Atua em conformidade com regulamentação do Banco Central do Brasil, com procedimentos da instituição financeira e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4132-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Conferente de serviços bancários, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Conferente de serviços bancários
O Conferente de serviços bancários CBO 4132-20 apoia a realização de serviços em agências e postos de serviços bancários Confere emissão de cheques administrativos, de ordens de pagamento, de extratos e de demonstrativos financeiros.
Examina cálculo de juros, multas, descontos e abatimentos.
Confere cálculo de parcelamento de dívidas e de empréstimos Verifica a fidedignidade de assinaturas.
Emite - em sistema informatizado - e confere relatórios gerenciais, seguindo os regulamentos pertinentes Confere relatórios de serviços e lançamentos contábeis.
Controla malotes, recebendo e expedindo, verificando número de lacre e protocolando o seu fluxo.
Averígua documentação para abertura de conta corrente e de poupança Recebe, protocola, classifica, digitaliza e arquiva documentos de rotina bancária.
Controla e organiza documentação pertinente às operações.
Atualiza arquivos de documentação e normas bancárias Expurga documentos de arquivos físicos e digitais, encaminhando-os para o almoxarifado ou tratando-os como cópias digitais de segurança Estabelece comunicação internamente com as diversas áreas da instituição, orientando-as e informando-lhes sobre o andamento de processos.
Pode orientar clientes, identificando suas necessidades e acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-20 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, realizar operações de caixa, apoiar agências e demais setores do banco, administrar fluxo de malotes, controlar arquivos, atender usuários.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-20
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Conferente de serviços bancários CBO 4132-20
Um Conferente de serviços bancários (ou sinônimo) deve encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, conferir assinaturas, verificar número do lacre, examinar documentos, demonstrar versatilidade, expedir malotes, demonstrar senso de organização, distribuir documentos para áreas específicas, orientar usuários, receber malotes, atualizar documentos em arquivo, trabalhar com ética, criar pastas, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, ler mural, evidenciar atenção, expurgar documentos do arquivo, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar dedicação, ordenar documentos, protocolar recebimento de malotes, ler jornal interno, comunicar-se, demonstrar dinamismo, agir com discrição, classificar documentos, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, preparar cheques administrativos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, oferecer produtos e serviços, trabalhar em equipe, conferir relatórios de serviços, montar dossiê de clientes, lacrar malote, identificar necessidades do usuário, contratar produtos e serviços, imprimir relatórios, atualizar-se profissionalmente, distinguir conteúdo do malote.