CBO 4132-05 - Atendente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Atendente de agência CBO 4132-05 presta atendimento a clientes e usuários de serviços bancários, identificando suas necessidades, oferecendo produtos e serviços, abrindo contas, emitindo documentos e providenciando aplicações e resgates financeiros Apoia as atividades da agência bancária, administrando fluxo de malotes, analisando dados cadastrais de clientes e executando atividades de cobrança.
Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Atendente de agência
O Atendente de agência CBO 4132-05 atende clientes e usuários, identificando suas necessidades, sugerindo autoatendimento e oferecendo produtos e serviços Cadastra clientes, confere assinaturas e avalia documentação para abertura de conta.
Abre conta corrente e conta poupança, providenciando cartões de débito e crédito.
Cadastra e libera ordem de pagamento Providencia aplicações e resgates financeiros.
Emite extratos bancários, demonstrativos financeiros, cheques administrativos, carta de idoneidade financeira e carta de anuência Susta cheques e encerra contas.
Apoia as atividades das agências bancárias, executando cobranças, liquidando contratos e calculando juros, multas, descontos e abatimentos.
Confere relatórios de serviços Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.
Administra fluxo de malotes, averiguando roteiro e quantidade recebida, protocolando e distribuindo os documentos para as áreas destinatárias.
Lacra e expede malotes Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos, atualizando os cadastros em arquivo Estabelece comunicação com os usuários e clientes, prestando informações e orientações sobre os serviços bancários e acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-05 deve demonstrar competências pessoais, controlar arquivos, compensar documentos, realizar operações de caixa, apoiar agências e demais setores do banco, administrar fluxo de malotes, atender usuários, fornecer documentos ao cliente, comunicar-se, executar atividades de cobrança.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-05
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Atendente de agência CBO 4132-05
Um Atendente de agência (ou sinônimo) deve classificar documentos, comunicar-se, oferecer produtos e serviços, digitalizar assinaturas de clientes, endossar cheques, evidenciar atenção, fornecer cópias de títulos e cheques, montar dossiê de clientes, contatar clientes, trabalhar em equipe, lacrar malote, emitir ordem de pagamento, ler jornal interno, demonstrar senso de organização, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, cadastrar ordem de pagamento, providenciar cópia de documentos do cliente, demonstrar raciocínio lógico, organizar usuários em filas, descrever benefícios do produto, contratar produtos e serviços, sugerir auto-atendimento, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, demonstrar dedicação, expedir malotes, exigir documentação para abertura de conta, habilitar cartão magnético, enviar documento de operação de crédito - doc, orientar usuários, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, conferir assinaturas, atualizar-se profissionalmente, distinguir conteúdo do malote, pesquisar documentos no dossiê do cliente, identificar necessidades do usuário, examinar documentos, receber malotes, preparar cheques administrativos, sustar cheques, trabalhar com ética, emitir carta de idoneidade financeira, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, agir com discrição, conferir relatórios de serviços, providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos, demonstrar dinamismo, encerrar contas, entregar talões de cheques e cartão magnético, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, desbloquear talões de cheques, fornecer quitação de financiamentos, ler mural, solicitar cartão magnético, distribuir documentos para áreas específicas, criar pastas, expurgar documentos do arquivo, abrir conta poupança, atualizar documentos em arquivo, entregar cheques devolvidos, protocolar recebimento de malotes, verificar número do lacre, cadastrar clientes, providenciar aplicações e resgates financeiros, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, liberar ordem de pagamento, fornecer extratos de contas, imprimir relatórios, liquidar contratos, demonstrar versatilidade, emitir carta de anuência, consultar spc e serasa, ordenar documentos.