CBO 4132-10 - Caixa de banco - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Caixa de banco CBO 4132-10 realiza operações de caixa, prestando atendimento a clientes e usuários para efetivação de pagamentos e recebimentos de títulos, realização de depósitos, concretização de aplicações e resgates financeiros e execução de outros serviços bancários similares Controla fluxo de numerário.
Apoia as atividades da agência bancária, recebendo malotes e organizando, classificando e arquivando documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Caixa de banco, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Caixa de banco
O Caixa de banco CBO 4132-10 realiza operações de caixa, prestando atendimento a clientes e usuários para pagamentos e recebimentos de títulos, tributos e documentos de arrecadação Operacionaliza depósitos e transferências eletrônicas.
Providencia aplicações e resgates financeiros.
Prepara cheques administrativos Fornece documentos ao cliente, emitindo extratos de conta, providenciando demonstrativos financeiros e entregando cartão magnético e talão de cheque.
Calcula juros, multas, descontos e abatimentos Confere assinaturas, autenticidade de cédulas, cheques e outros documentos.
Controla fluxo de numerário.
Remete numerário à tesouraria Recebe malotes, protocolando o recebimento, separando documentos destinados ao caixa e distribuindo os demais para os destinatários.
Prepara, lacra e expede malotes.
Organiza, classifica e arquiva documentos, criando pastas físicas e eletrônicas e atualizando documentação em arquivo Estabelece comunicação com os clientes e os usuários, identificando suas necessidades, sugerindo e orientando autoatendimento e informando sobre particularidades dos pagamentos e recebimentos Pode acessar sistemas eletrônicos para troca de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-10 deve controlar arquivos, fornecer documentos ao cliente, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, compensar documentos, apoiar agências e demais setores do banco, atender usuários, administrar fluxo de malotes, realizar operações de caixa.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-10
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Caixa de banco CBO 4132-10
Um Caixa de banco (ou sinônimo) deve organizar usuários em filas, receber tributos, pagar saques com cartão eletrônico, sugerir auto-atendimento, receber malotes, realizar transferências, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, demonstrar dinamismo, pesquisar documentos no dossiê do cliente, descrever benefícios do produto, comunicar-se, receber fichas de compensação, carnês e assemelhados, ler jornal interno, conferir numerário, trabalhar com ética, agir com discrição, atualizar-se profissionalmente, endossar cheques, classificar documentos, demonstrar raciocínio lógico, oferecer produtos e serviços, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, pagar restituição de imposto de renda, examinar documentos, trabalhar em equipe, distinguir conteúdo do malote, recolher depósitos e pagamentos do caixa expresso, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, enviar cheques para retaguarda, pagar cheques, sustar cheques, entregar cheques devolvidos, fechar caixa, orientar usuários, pagar benefícios, consultar spc e serasa, providenciar cópia de documentos do cliente, preparar cheques administrativos, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, habilitar cartão magnético, ordenar documentos, lacrar malote, fornecer extratos de contas, evidenciar atenção, demonstrar dedicação, conferir autenticidade de cédulas, cheques e outros documentos, demonstrar versatilidade, separar documentos - cheques e títulos, atualizar documentos em arquivo, expedir malotes, conferir assinaturas, liberar ordem de pagamento, identificar necessidades do usuário, distribuir documentos para áreas específicas, providenciar aplicações e resgates financeiros, expurgar documentos do arquivo, desbloquear talões de cheques, montar dossiê de clientes, imprimir relatórios, controlar fluxo de numerário, acolher valores em depósito, enviar documento de operação de crédito - doc, criar pastas, abrir caixa, contratar produtos e serviços, cadastrar ordem de pagamento, pagar ordem de pagamento, solicitar cartão magnético, debitar valores em conta, ler mural, verificar número do lacre, demonstrar senso de organização, protocolar recebimento de malotes, entregar talões de cheques e cartão magnético.