CBO 4132-20 - Conferente de serviços bancários

Entenda o que fazem os escriturários de serviços bancários no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Conferente de serviços bancários e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Conferente de serviços bancários

Realiza conferência de serviços bancários nas agências e nos postos de serviços bancários, para garantir a correção e a lisura das operações a serem concretizadas. Confere emissão de documentos, fidedignidade de assinaturas e exatidão dos cálculos. Recebe e expede malotes, controlando fluxos e lacres. Organiza e arquiva documentos de rotina bancária. Atua em conformidade com regulamentação do Banco Central do Brasil, com procedimentos da instituição financeira e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Apoia a realização de serviços em agências e postos de serviços bancários.

Confere emissão de cheques administrativos, de ordens de pagamento, de extratos e de demonstrativos financeiros. Examina cálculo de juros, multas, descontos e abatimentos. Confere cálculo de parcelamento de dívidas e de empréstimos. Verifica a fidedignidade de assinaturas.

Emite - em sistema informatizado - e confere relatórios gerenciais, seguindo os regulamentos pertinentes.

Confere relatórios de serviços e lançamentos contábeis.

Controla malotes, recebendo e expedindo, verificando número de lacre e protocolando o seu fluxo.

Averígua documentação para abertura de conta corrente e de poupança.

Recebe, protocola, classifica, digitaliza e arquiva documentos de rotina bancária. Controla e organiza documentação pertinente às operações.

Atualiza arquivos de documentação e normas bancárias.

Expurga documentos de arquivos físicos e digitais, encaminhando-os para o almoxarifado ou tratando-os como cópias digitais de segurança.

Estabelece comunicação internamente com as diversas áreas da instituição, orientando-as e informando-lhes sobre o andamento de processos.

Pode orientar clientes, identificando suas necessidades e acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE COMPLIANCE 4 5 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO E NORMAS DE CONTROLE FINANCEIRO 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 3 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 5 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - NORMAS DO BANCO CENTRAL DO BRASIL 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO EM AGÊNCIA 2 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO ONLINE 2 2 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ROTINAS DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS BANCÁRIOS 5 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS TIPOS DE CRÉDITO 2 2 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS COMERCIAIS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS DE DESENVOLVIMENTO 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS PÚBLICOS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL COOPERATIVAS E FINTECHS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL REGULAMENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES SOBRE O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - NORMAS BANCÁRIAS DE CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS 5 5 5
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS CONTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS CONTRATOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS INFORMÁTICA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 4 5 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 4 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • apoiar agências e demais setores do banco;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar operações de caixa;
  • controlar arquivos;
  • administrar fluxo de malotes;
  • atender usuários;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • demonstrar versatilidade;
  • demonstrar dedicação;
  • distinguir conteúdo do malote;
  • ler mural;
  • contratar produtos e serviços;
  • orientar usuários;
  • encaminhar documentos expurgados para almoxarifado;
  • identificar necessidades do usuário;
  • expedir malotes;
  • conferir assinaturas;
  • conferir relatórios de serviços;
  • demonstrar dinamismo;
  • trabalhar com ética;
  • agir com discrição;
  • atualizar documentos em arquivo;
  • expurgar documentos do arquivo;
  • ler jornal interno;
  • calcular juros, multas, descontos e abatimentos;
  • distribuir documentos para áreas específicas;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • demonstrar senso de organização;
  • protocolar recebimento de malotes;
  • classificar documentos;
  • lacrar malote;
  • comunicar-se;
  • oferecer produtos e serviços;
  • receber malotes;
  • evidenciar atenção;
  • trabalhar em equipe;
  • imprimir relatórios;
  • ordenar documentos;
  • acessar sistemas eletrônicos para troca de informações;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • montar dossiê de clientes;
  • criar pastas;
  • preparar cheques administrativos;
  • verificar número do lacre;
  • examinar documentos;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-20

CBO 4132-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de conferente de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários de serviços bancários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários contábeis e de finanças
        • Escriturários de serviços bancários
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 4132-20 - Escriturários de serviços bancários

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 413220 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 413220 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Conferente de Serviços Bancários

Conferente de Serviços Bancários: Brasil

O profissional no cargo de Conferente de Serviços Bancários CBO 4132-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.127 e 3.689 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 784 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-20.