CBO 4132-30 - Operador de cobrança bancária - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários

O profissional no cargo de Operador de cobrança bancária CBO 4132-30 realiza cobranças, examinando relatórios para levantar a inadimplência de clientes, calculando juros, multas, descontos e abatimentos, atualizando e analisando documentos cadastrais e de cobrança, negociando com clientes as formas possíveis de quitação do débito, liquidando a dívida dos pagantes e instruindo protestos dos ainda inadimplentes Registra informações de negociação e emite relatórios.

Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4132-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de cobrança bancária, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-30

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Escriturários de serviços bancários.
      • Escriturários.

O que faz um Operador de cobrança bancária

O Operador de cobrança bancária CBO 4132-30 analisa relatórios de pagamentos e recebimentos de títulos e congêneres, levantando a inadimplência de clientes Faz relação de clientes inadimplentes, entrando em contato para avisar-lhes sobre eventuais débitos e restrições.

Levanta motivos do não pagamento.

Calcula juros, multas, descontos e abatimentos, para dispor do valor total das dívidas Prepara borderô.

Atualiza e analisa documentos cadastrais e de cobrança, consultando órgãos de proteção ao crédito para levantamento de informações complementares Negocia com clientes as formas possíveis de quitação do débito.

Executa instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, liquidando a dívida.

Fornece, se solicitada, carta de idoneidade financeira Instrui protestos para cobrança dos que continuam inadimplentes.

Recebe, protocola, arquiva e digitaliza documentos.

Registra informações de negociação, preenche planilhas e atualiza cadastros Emite relatórios das cobranças realizadas, utilizando sistemas informatizados a partir da análise dos motivos da inadimplência, pode encaminhar à gerência propostas de revisão das operações de crédito, para diminuir casos de não pagamento.

Presta atendimento aos usuários de serviços de cobrança bancária, acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4132-30 deve administrar fluxo de malotes, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, realizar operações de caixa, executar atividades de cobrança.

Condições de trabalho dessas profissões

Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-30

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.

Atividades exercidas por um Operador de cobrança bancária CBO 4132-30

Um Operador de cobrança bancária (ou sinônimo) deve expedir malotes, demonstrar senso de organização, comunicar-se, ler mural, imprimir relatórios, contatar clientes, verificar número do lacre, emitir carta de idoneidade financeira, atualizar-se profissionalmente, evidenciar atenção, trabalhar em equipe, liquidar contratos, instruir protesto, distribuir documentos para áreas específicas, negociar formas de quitação do débito, distinguir conteúdo do malote, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, orientar usuários, emitir carta de anuência, emitir ordem de pagamento, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, trabalhar com ética, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, preparar borderô, protocolar recebimento de malotes, revisar operações de crédito, demonstrar dedicação, lacrar malote, demonstrar dinamismo, levantar motivo da inadimplência, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, demonstrar versatilidade, receber malotes, demonstrar raciocínio lógico, ler jornal interno, agir com discrição, levantar clientes inadimplentes.

Cargos e salários CBO 4132-30 - Escriturários de serviços bancários

Salário Operador de Cobrança Bancaria

Operador de Cobrança Bancaria: Brasil

  • 3.004
  • Brasil
  • 1.657 - 2.784
  • 38h
O profissional no cargo de Operador de Cobrança Bancaria CBO 4132-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.657 e 2.784 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 3.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-30.
Salário Operador de Cobrança Bancaria

Operador de Cobrança Bancaria: São Paulo

  • 2.154
  • São Paulo
  • 1.672 - 2.554
  • 37h
O profissional no cargo de Operador de Cobrança Bancaria CBO 4132-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.672 e 2.554 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 2.154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-30.