CBO 4132-05 - Atendente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários

O profissional no cargo de Atendente de agência CBO 4132-05 presta atendimento a clientes e usuários de serviços bancários, identificando suas necessidades, oferecendo produtos e serviços, abrindo contas, emitindo documentos e providenciando aplicações e resgates financeiros Apoia as atividades da agência bancária, administrando fluxo de malotes, analisando dados cadastrais de clientes e executando atividades de cobrança.

Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4132-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Atendente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Escriturários de serviços bancários.
      • Escriturários.

O que faz um Atendente de agência

O Atendente de agência CBO 4132-05 atende clientes e usuários, identificando suas necessidades, sugerindo autoatendimento e oferecendo produtos e serviços Cadastra clientes, confere assinaturas e avalia documentação para abertura de conta.

Abre conta corrente e conta poupança, providenciando cartões de débito e crédito.

Cadastra e libera ordem de pagamento Providencia aplicações e resgates financeiros.

Emite extratos bancários, demonstrativos financeiros, cheques administrativos, carta de idoneidade financeira e carta de anuência Susta cheques e encerra contas.

Apoia as atividades das agências bancárias, executando cobranças, liquidando contratos e calculando juros, multas, descontos e abatimentos.

Confere relatórios de serviços Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.

Administra fluxo de malotes, averiguando roteiro e quantidade recebida, protocolando e distribuindo os documentos para as áreas destinatárias.

Lacra e expede malotes Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos, atualizando os cadastros em arquivo Estabelece comunicação com os usuários e clientes, prestando informações e orientações sobre os serviços bancários e acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 4132-05 deve compensar documentos, administrar fluxo de malotes, controlar arquivos, comunicar-se, apoiar agências e demais setores do banco, demonstrar competências pessoais, realizar operações de caixa, executar atividades de cobrança, fornecer documentos ao cliente, atender usuários.

Condições de trabalho dessas profissões

Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-05

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.

Atividades exercidas por um Atendente de agência CBO 4132-05

Um Atendente de agência (ou sinônimo) deve encerrar contas, demonstrar senso de organização, exigir documentação para abertura de conta, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, agir com discrição, identificar necessidades do usuário, atualizar-se profissionalmente, abrir conta poupança, desbloquear talões de cheques, fornecer cópias de títulos e cheques, fornecer extratos de contas, demonstrar dinamismo, emitir ordem de pagamento, descrever benefícios do produto, trabalhar com ética, imprimir relatórios, evidenciar atenção, trabalhar em equipe, preparar cheques administrativos, fornecer quitação de financiamentos, demonstrar versatilidade, comunicar-se, sustar cheques, demonstrar raciocínio lógico, providenciar cópia de documentos do cliente, sugerir auto-atendimento, contratar produtos e serviços, expurgar documentos do arquivo, liberar ordem de pagamento, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, classificar documentos, ordenar documentos, ler jornal interno, lacrar malote, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, expedir malotes, conferir relatórios de serviços, pesquisar documentos no dossiê do cliente, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, demonstrar dedicação, providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos, enviar documento de operação de crédito - doc, endossar cheques, entregar talões de cheques e cartão magnético, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, conferir assinaturas, contatar clientes, ler mural, consultar spc e serasa, oferecer produtos e serviços, cadastrar clientes, receber malotes, montar dossiê de clientes, digitalizar assinaturas de clientes, emitir carta de anuência, orientar usuários, atualizar documentos em arquivo, examinar documentos, distinguir conteúdo do malote, solicitar cartão magnético, entregar cheques devolvidos, protocolar recebimento de malotes, habilitar cartão magnético, emitir carta de idoneidade financeira, cadastrar ordem de pagamento, providenciar aplicações e resgates financeiros, verificar número do lacre, liquidar contratos, distribuir documentos para áreas específicas, criar pastas, organizar usuários em filas, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações.

Cargos e salários CBO 4132-05 - Escriturários de serviços bancários

Salário Atendente de Agencia Fortaleza

Atendente de Agencia: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.945 e 3.274 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 132 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia

Atendente de Agencia: Santa Catarina

O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.345 e 3.797 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 2.409 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia Uberlândia

Atendente de Agencia: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.819 e 3.214 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 215 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia Salvador

Atendente de Agencia: Salvador, BA

O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.258 e 4.055 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 165 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia

Atendente de Agencia: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.274 e 4.323 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.112 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia Recife

Atendente de Agencia: Recife, PE

O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.086 e 3.604 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 106 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia São Luís

Atendente de Agencia: São Luís, MA

O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 2.008 e 3.114 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia

Atendente de Agencia: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.363 e 3.600 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.997 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia Natal

Atendente de Agencia: Natal, RN

O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 2.296 e 3.840 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 84 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia Campinas

Atendente de Agencia: Campinas, SP

O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.384 e 3.799 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 217 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.