CBO 4102-25 - Supervisor de crédito e cobrança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle
O profissional no cargo de Supervisor de crédito e cobrança CBO 4102-25 supervisiona os serviços de crédito e cobrança Implementa rotinas de análise de pedidos de crédito, avaliando riscos e determinando garantias para concessão.
Formaliza contratos de empréstimos e financiamentos Realiza cobranças de títulos vencidos, tomando providências para que inadimplentes efetivem o pagamento Supervisiona e coordena equipe.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4102-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle que pertence ao grupo dos escriturários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de crédito e cobrança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle CBO 4102-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4102-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários.
- Supervisores de serviços administrativos (exceto de atendimento ao público).
- Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle.
O que faz um Supervisor de crédito e cobrança
O Supervisor de crédito e cobrança CBO 4102-25 implementa rotinas de análise de crédito e cobrança - em cumprimento a normas de controles contábil e financeiro -, podendo realizar ações para melhoria em processos Analisa risco de crédito e propõe alternativas para maximização de resultados.
Estabelece limites de crédito e determina garantias para sua concessão e renovação.
Negocia taxas de juros e apura spread de operações financeiras Analisa informações cadastrais e socioeconômicas de clientes e de novos tomadores, para conceder créditos e para formalizar contratos de empréstimos e financiamentos.
Planeja recebimentos e controla operações Realiza cobranças de títulos vencidos, solucionando pendências com áreas técnicas e comerciais e realizando acordos com clientes.
Pode enviar títulos não pagos aos cartórios ou às empresas de cobranças terceirizadas.
Pode propor ações judiciais contra inadimplentes, acompanhando processos contenciosos Gera documentos para contabilidade.
Supervisiona o trabalho da equipe, que atualiza cadastro de clientes, baixa títulos recebidos, identifica títulos não pagos e realiza outras rotinas relacionadas a crédito e cobrança.
Coordena a equipe de trabalho, planejando as atividades a realizar, distribuindo tarefas e estabelecendo prioridades Administra a equipe, identificando necessidade de contratação, controlando frequência e decidindo sobre desligamento Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe.
Elabora demonstrativos financeiros e econômicos Presta informações a auditorias internas e externas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4102-25 deve realizar cobrança, supervisionar trabalho de equipe, coordenar caixas, elaborar orçamento, analisar crédito, controlar bens patrimoniais, fechar câmbio, demonstrar competências pessoais, administrar processos logísticos, efetuar pagamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de serviços financeiros, de câmbio e de controle os cargos dessa família CBO trabalham em vários ramos de atividades, tais como, indústrias diversas, operadoras logísticas e atividades empresariais. Normalmente, são empregados com carteira assinada com supervisão ocasional, estando diretamente subordinados aos gerentes e possuem subordinados. No caso dos supervisores de câmbio, existe a possibilidade de trabalharem por conta própria. Executam seus trabalhos em horário diurno e em ambientes fechados.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4102-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior completo. O exercício pleno das atividades demanda, em média, de três a quatro anos de experiência na área e para algumas ocupações, curso básico de qualificação profissional de até 200 horas-aula.
Atividades exercidas por um Supervisor de crédito e cobrança CBO 4102-25
Um Supervisor de crédito e cobrança (ou sinônimo) deve demonstrar iniciativa, motivar equipe, baixar títulos recebidos, emitir borderô de cobrança, realizar acordos com clientes, demonstrar liderança, analisar informações cadastrais do cliente, administrar conflitos, demonstrar agilidade, consultar informações cadastrais do cliente, demonstrar capacidade de negociação, identificar necessidade de contratação de colaboradores, orientar colaboradores quanto a utilização e manutenção de equipamentos, monitorar cobranças bancárias, solucionar pendências com áreas técnicas e comerciais, distribuir tarefas, manter atualizado cadastro de clientes, controlar entrada de recursos, participar na elaboração de normas e manuais de procedimentos, negociar taxas de juros, orientar execução dos trabalhos, estabelecer prioridades de trabalho, pesquisar taxas bancárias, elaborar demonstrativos financeiros e econômicos, prever recebimentos, decidir garantias para concessão de crédito, realizar cobranças de títulos em carteira, demonstrar capacidade analítica, enviar títulos aos cartórios ou empresas de cobranças terceirizadas, identificar títulos não pagos, suprimir créditos, planejar escala de férias, gerar documentos para contabilidade, cobrar títulos vencidos, demonstrar flexibilidade, demonstrar objetividade, propor ações judiciais contra inadimplentes, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de visão holística, estabelecer limites de crédito, decidir sobre admissão ou desligamento de colaboradores, controlar empréstimos entre empresas coligadas - mútuo, avaliar desempenho dos colaboradores, acompanhar processos contenciosos, planejar recebimentos, trabalhar em equipe, inventariar bens, promover a capacitação da equipe, cadastrar clientes, conciliar valores, planejar trabalho da equipe, atender auditorias - interna e externa, identificar necessidade de novos equipamentos.