CBO 3321-05 - Professor leigo no ensino fundamental
Entenda o que fazem os professores leigos no ensino fundamental no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor leigo no ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor leigo no ensino fundamental
Ministra aulas no ensino fundamental, sem a devida habilitação exigida para o magistério em exercício. Prepara ambientes de ensino e recursos didáticos. Planeja aulas e atividades didáticas. Acompanha e avalia o desempenho escolar dos alunos. Segue legislação de ensino, diretrizes curriculares, normas e procedimentos estabelecidos pela escola a que se vincula e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara e organiza ambientes de ensino. Pesquisa, seleciona, elabora e adapta recursos didáticos.
Ministra aulas e promove atividades visando ao desenvolvimento de competências e de habilidades cognitivas e socioemocionais - principalmente relacionadas a comunicação, criatividade, solução de problemas simples e raciocínio lógico-matemático -, em acordo com o nível de ensino.
Organiza, promove, faz mediação e acompanha os alunos em rodas de conversas e debates, jogos, brincadeiras, contação de histórias, dramatizações e outras atividades didáticas. Pode visitar bibliotecas, museus, centros e equipamentos culturais disponíveis na região ou nas proximidades.
Controla e registra a participação e a frequência de alunos em aulas e em atividades. Preenche diário de classe, anotando os conteúdos ministrados, o planejamento e o replanejamento das ações.
Acompanha o desenvolvimento de cada aluno e avalia seu desempenho, registrando notas e conceitos avaliativos.
Promove ações de reforço escolar, revisão de conteúdos curriculares e recuperação contínua.
Trabalha em cooperação com a equipe escolar - direção, coordenação, outros professores e pessoal administrativo e de apoio -, com pais ou responsáveis por alunos e com a comunidade em que a escola se insere.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | DIDÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 5 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ELABORAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | JOGOS EDUCACIONAIS (INCLUSIVE DIGITAIS) | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | PLANEJAMENTO ESCOLAR | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | RELAÇÃO ESCOLA–SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | CURRÍCULO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | DESENVOLVIMENTO COGNITIVO | 4 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | DESENVOLVIMENTO MOTOR | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | LITERATURA INFANTIL E ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | LUDOTERAPIA: MÚSICA, BRINCADEIRAS, JOGOS, RECREAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 3 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - DICÇÃO | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Atuam na área de ensino como professores de classes multisseriadas ou unisseriadas de zonas rurais e regiões remotas do país. Podem fazer acompanhamento e orientação familiar. São empregados geralmente por meio de contratos temporários , com supervisão permanente. Trabalham de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Têm condições de trabalho precárias, convivendo com a falta de recursos e de infra-estrutura.Exigências do mercado de trabalho
A maioria dos professores leigos tem até a quarta série do ensino fundamental. Para o exercício profissional requer-se que se matriculem no programa de formação de professores em exercício (proformação) para obter formação equivalente ao magistério. O curso baseia-se no ensino a distância e tem duração de dois anos, com fases presenciais e a distância, e com orientação de um tutor.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- ensinar a ler, escrever e calcular;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar material didático;
- preparar aula;
- comunicar-se;
- supervisionar atividades dos alunos;
- dar aula;
- avaliar os alunos;
- realizar procedimentos administrativos;
- planejar o ano letivo;
- resolver problemas;
- contornar situações difíceis;
- definir conteúdos;
- participar de reunião de pais;
- passar vídeos didáticos e de estórias;
- brincar com os alunos;
- elaborar roteiro de aula;
- estabelecer cronograma de atividades;
- pesquisar conhecimento prévio do aluno;
- pesquisar livros e vídeos didáticos e de estórias;
- demonstrar participação;
- definir projetos;
- revisar a correção com os alunos;
- reproduzir material;
- definir metodologia - como vai trabalhar;
- atender os pais dos alunos;
- estabelecer programa anual, semestral e mensal;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- demonstrar criatividade;
- programar eventos e atividades extra-curriculares;
- organizar material de sala de aula;
- organizar eventos e atividades na escola;
- confeccionar cartazes e painéis;
- fazer chamada;
- preencher ficha individual do aluno;
- dramatizar estórias, músicas e festas folclóricas;
- fazer ditados relâmpago e concreto;
- jogar com os alunos;
- organizar sala de aula;
- selecionar material;
- criar brincadeira e jogos;
- demonstrar perseverança;
- corrigir instrumentos de avaliação;
- ouvir atentamente - saber ouvir;
- mediar conflitos;
- contar estórias;
- conversar com os alunos;
- assistir vídeos didáticos e de estórias;
- selecionar livros didáticos e de estórias;
- preencher diário de classe - conteúdo das aulas;
- divulgar atividades e eventos para a comunidade;
- trabalhar em equipe;
- orientar caligrafia;
- analisar a freqüência;
- demonstrar auto-confiança;
- desenvolver dinâmicas de grupo com os alunos;
- demonstrar iniciativa;
- organizar reuniões com os pais;
- demonstrar sensibilidade;
- demonstrar organização;
- esclarecer dúvidas;
- organizar filas;
- participar de eventos extra-curriculares;
- organizar material dos alunos;
- organizar eventos e atividades fora da escola;
- avaliar as atividades diárias dos alunos;
- fixar metas;
- absorver mudanças;
- supervisionar alunos no recreio;
- acompanhar a aprendizagem dos alunos;
- visitar bibliotecas, museus e locais de interesse;
- demonstrar motivação;
- levantar disponibilidade de material;
- demonstrar dinamismo;
- apresentar conteúdo da aula;
- reciclar material;
- ditar palavras e textos;
- pesquisar a realidade familiar do aluno;
- definir métodos de avaliação;
- redigir textos com os alunos;
- observar a participação dos alunos;
- redigir relatórios;
- confeccionar apostilas - livros de estórias, textos, etc.;
- dar aulas de reforço;
- demonstrar paciência;
- participar de eventos de qualificação;
- ouvir a experiência dos alunos;
- preencher boletim dos alunos;
- acompanhar alunos na merenda;
- elaborar projetos pedagógicos e de atividades com os alunos;
- definir objetivos;
- encaminhar alunos a profissionais de apoio;
- preencher mapa de nota - histórico escolar dos alunos;
- observar o comportamento dos alunos;
- ensinar operações fundamentais;
- estabelecer regras de comportamento;
- convocar pais ou responsáveis;
- ler textos com os alunos;
- passar tarefa de casa;
- entrevistar pessoas da comunidade e de entidades;
- participar de reuniões com coordenação e diretoria;
- estimular debates e comentários;
- estudar conteúdo - assuntos e temas relacionados com a aula;
- organizar merenda dos alunos;
- contactar pessoas da comunidade para aula;
- confeccionar fichas pedagógicas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3321-05
CBO 3321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor leigo no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos no ensino fundamental, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Professores leigos e de nível médio
-
-
- Professores leigos no ensino fundamental e no profissionalizante
-
-
-
-
- Professores leigos no ensino fundamental
-
-
Nenhum CBO relacionado encontrado.
Cargos e salários CBO 3321-05 - Professores leigos no ensino fundamental
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 332105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores leigos no ensino fundamental em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
3321-05 | Professor Sem Formação Para o Magistério | São Paulo, SP | 36h | 379 | |
3321-05 | Professor Assistente de Regência de Classe | Recife, PE | 42h | 27 | |
3321-05 | Professor Leigo em Regência de Classe | Brasil | 37h | 3.764 | |
3321-05 | Professor Assistente de Regência de Classe | Belo Horizonte, MG | 29h | 37 | |
3321-05 | Professor Indigenista Bilíngüe | São Paulo, SP | 36h | 379 | |
3321-05 | Professor Assistente de Regência de Classe | Manaus, AM | 40h | 83 | |
3321-05 | Professor Assistente de Regência de Classe | São Paulo | 37h | 1.184 | |
3321-05 | Professor Leigo Responsável Por Escolas Rurais | São Paulo, SP | 36h | 379 | |
3321-05 | Professor Indigenista Bilíngüe | São Paulo | 37h | 1.184 | |
3321-05 | Professor Leigo em Regência de Classe | Salvador, BA | 39h | 104 | |
3321-05 | Professor Não Habilitado no Ensino Fundamental | São Paulo, SP | 36h | 379 | |
3321-05 | Professor Sem Formação Para o Magistério | Brasil | 37h | 3.764 | |
3321-05 | Professor Leigo no Ensino Fundamental | São Paulo, SP | 36h | 379 | |
3321-05 | Professor Indigenista Bilíngüe | Brasil | 37h | 3.764 | |
3321-05 | Professor Leigo no Ensino Fundamental | Campo Grande, MS | 30h | 21 | |
3321-05 | Professor Leigo no Ensino Fundamental | São Paulo | 37h | 1.202 | |
3321-05 | Professor Assistente de Regência de Classe | Brasil | 37h | 3.764 | |
3321-05 | Professor Leigo Responsável Por Escolas Rurais | Brasil | 37h | 3.764 | |
3321-05 | Professor Sem Formação Para o Magistério | Belo Horizonte, MG | 29h | 37 | |
3321-05 | Professor Assistente de Regência de Classe | São Paulo, SP | 36h | 379 | |
3321-05 | Professor Assistente de Regência de Classe | Brasília, DF | 41h | 56 | |
3321-05 | Professor Assistente de Regência de Classe | Salvador, BA | 39h | 104 | |
3321-05 | Professor Não Habilitado no Ensino Fundamental | Florianópolis, SC | 39h | 45 | |
3321-05 | Professor Indigenista Bilíngüe | Santo André, SP | 44h | 23 | |
3321-05 | Professor Leigo em Regência de Classe | São Paulo, SP | 36h | 379 | |
3321-05 | Professor Leigo no Ensino Fundamental | Brasil | 37h | 3.764 | |
3321-05 | Professor Não Habilitado no Ensino Fundamental | Brasil | 37h | 3.764 | |
3321-05 | Professor Leigo em Classe Multisseriada | Brasil | 37h | 3.764 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |