CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental
Entenda o que fazem os professores de nível médio no ensino fundamental no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível médio no ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
Ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente. Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social. Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos.
Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino. Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos. Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ÁLGEBRA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - ESTUDOS SOCIAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | DIDÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LÍNGUA PORTUGUESA, COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E LITERATURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRIAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO ARTÍSTICO | 3 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOLCLORE | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE-EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 5 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES | 4 | 4 | 3 |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 3 | 4 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | ANÁLISE DE MATERIAIS | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COMPOSIÇÃO VISUAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COR E FORMA | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | EXPRESSÃO PLÁSTICA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS: PRINCÍPIOS, TÉCNICAS E EXPRESSÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 3 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ALIMENTAÇÃO ESCOLAR | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | CUIDADOS COM A CRIANÇA | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE REGRAS E PROCEDIMENTOS DA ESCOLA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ORIENTAÇÃO ESCOLAR AO ALUNO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | SEGURANÇA DO ALUNO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ELABORAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS | 3 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | JOGOS EDUCACIONAIS (INCLUSIVE DIGITAIS) | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | CONTROLE DE MATERIAIS | 3 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | PLANEJAMENTO ESCOLAR | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | RELAÇÃO ESCOLA–SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - REGISTRO DE NOTAS E CONCEITOS AVALIATIVOS, DIÁRIOS DE CLASSE, CONTROLE DE FREQUÊNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | BIBLIOTECA ESCOLAR | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | BRINQUEDOTECA E LUDOTECA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUAS | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ALFABETIZAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | CURRÍCULO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | DESENVOLVIMENTO COGNITIVO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | DESENVOLVIMENTO MOTOR | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | LITERATURA INFANTIL E ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | LUDOTERAPIA: MÚSICA, BRINCADEIRAS, JOGOS, RECREAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | MONTAGEM DE EXPERIMENTOS EM CIÊNCIAS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | NOÇÕES NUMÉRICAS E QUANTITATIVAS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | NUMERAMENTO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - EMPATIA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - PROATIVIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - RESILIÊNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - AUTOCONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - DICÇÃO | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- planejar o ano letivo;
- conscientizar a comunidade escolar;
- comunicar-se;
- ministrar aula;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar aula;
- diagnosticar a realidade dos alunos;
- avaliar os alunos;
- identificar a realidade familiar;
- discutir a proposta da escola;
- mediar conflitos;
- consultar relatório da turma do ano anterior;
- observar os alunos;
- fornecer informações sobre profissionais de apoio;
- elogiar o progresso do aluno;
- definir cronograma;
- participar de reuniões com coordenação e diretoria;
- reciclar material;
- preencher boletins escolares;
- fornecer subsídios a diretoria;
- autocontrolar-se;
- preencher cadastros;
- demonstrar paciência;
- atender pais de alunos;
- selecionar atividades lúdicas;
- servir como referencial de conduta;
- adotar medidas disciplinares;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- realizar atividades lúdicas;
- interpretar resultados de pré-testes de cognição;
- demonstrar versatilidade;
- aplicar questionários;
- corrigir instrumentos de avaliação;
- aplicar técnicas de expressão corporal;
- diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos;
- demonstrar sociabilidade;
- requisitar material;
- trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação;
- integrar as famílias a comunidade escolar;
- participar de reuniões;
- expor oralmente;
- preencher diário de classe;
- dramatizar situações;
- acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos;
- definir objetivos;
- demonstrar discernimento;
- convocar pais de alunos;
- enviar comunicados;
- demonstrar imparcialidade;
- revisar conteúdos;
- comprar material;
- solicitar apoio da orientação ou coordenação;
- proferir palestras;
- vistar agenda dos alunos;
- pesquisar material - editoras, internet;
- manter disciplina;
- organizar-se;
- trocar idéias com professor do ano anterior;
- demonstrar dinamismo;
- fixar metas;
- participar de eventos e encontros profissionais e comunitários;
- elaborar plano de aula;
- entrevistar pais e alunos;
- preencher tarjetas - conceitos, notas;
- preencher lista de chamada;
- contornar situações adversas;
- mediar ensino-aprendizagem;
- confeccionar material;
- selecionar material;
- pesquisar informações;
- avaliar comportamento;
- contar estórias;
- elaborar projetos;
- definir métodos de avaliação;
- definir material didático;
- demonstrar auto-confiança;
- definir atividades e eventos extra-classe;
- realizar leituras de apoio;
- distribuir material;
- conferir material;
- participar da definição da proposta pedagógica;
- trabalhar em equipe;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos;
- participar da elaboração de normas de conduta;
- debater idéias e temas;
- interagir com o grupo;
- sistematizar material e informações;
- selecionar livros didáticos;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar coerência;
- mediar atividades de autocorreção;
- passar lição de casa;
- ensinar técnicas artísticas;
- participar de conselhos;
- avaliar participação;
- trabalhar em grupo;
- avaliar planejamento;
- preencher relatório de avaliação;
- visitar locais para estudos;
- responder comunicados;
- cobrar tarefas;
- discutir conceitos de conduta;
- definir estratégias;
- selecionar livros paradidáticos;
- esclarecer dúvidas;
- selecionar conteúdos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores de nível médio no ensino fundamental, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Professores leigos e de nível médio
-
-
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
-
-
-
-
- Professores de nível médio no ensino fundamental
-
-
Nenhum CBO relacionado encontrado.
Cargos e salários CBO 3312-05 - Professores de nível médio no ensino fundamental
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 331205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de nível médio no ensino fundamental em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries | Belo Horizonte, MG | 24h | 953 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Duque de Caxias, RJ | 30h | 225 | |
3312-05 | Professor I - Ensino Fundamental | Limeira, SP | 30h | 257 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Bahia | 32h | 1.052 | |
3312-05 | Professor I - Ensino Fundamental | Brasília, DF | 28h | 482 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries | São Gonçalo, RJ | 31h | 172 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Curitiba, PR | 29h | 409 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries | Mogi das Cruzes, SP | 27h | 67 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries | São Paulo, SP | 29h | 1.704 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Belo Horizonte, MG | 24h | 953 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Goiás | 28h | 613 | |
3312-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental | Rio de Janeiro | 29h | 4.324 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Brasil | 30h | 31.369 | |
3312-05 | Professor I - Ensino Fundamental | São Paulo | 30h | 9.177 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Minas Gerais | 25h | 3.052 | |
3312-05 | Professor I - Ensino Fundamental | Itajaí, SC | 30h | 2.449 | |
3312-05 | Professor I - Ensino Fundamental | Bahia | 32h | 1.052 | |
3312-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental | Paraná | 28h | 2.594 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Brasília, DF | 28h | 482 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Osasco, SP | 30h | 88 | |
3312-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental | Poços de Caldas, MG | 27h | 172 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries | Vila Velha, ES | 26h | 64 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries | Brasil | 30h | 31.369 | |
3312-05 | Professor I - Ensino Fundamental | Cascavel, PR | 36h | 74 | |
3312-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental | Teresina, PI | 35h | 82 | |
3312-05 | Professor I - Ensino Fundamental | Duque de Caxias, RJ | 30h | 225 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries | Ceará | 36h | 551 | |
3312-05 | Professor I - Ensino Fundamental | Pará | 28h | 430 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries | Curitiba, PR | 29h | 409 | |
3312-05 | Professor I - Ensino Fundamental | Paraná | 28h | 2.594 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Salvador, BA | 28h | 201 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries | Curitiba, PR | 29h | 409 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries | Rio Grande do Sul | 28h | 661 | |
3312-05 | Professor I - Ensino Fundamental | Santa Catarina | 31h | 4.692 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Araraquara, SP | 30h | 26 | |
3312-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental | Ceará | 36h | 551 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Rio de Janeiro | 29h | 4.324 | |
3312-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental | Santos, SP | 34h | 76 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Itajaí, SC | 30h | 2.449 | |
3312-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental | São Paulo, SP | 29h | 1.704 | |
3312-05 | Professor I - Ensino Fundamental | São José do Rio Preto, SP | 35h | 392 | |
3312-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental | Niterói, RJ | 28h | 141 | |
3312-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental | Cabo Frio, RJ | 32h | 97 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais | Macaé, RJ | 29h | 37 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries | Manaus, AM | 34h | 326 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries | Porto Alegre, RS | 30h | 294 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries | Manaus, AM | 34h | 326 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries | São Paulo, SP | 29h | 1.704 | |
3312-05 | Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental | Belo Horizonte, MG | 24h | 953 | |
3312-05 | Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries | São Paulo | 30h | 9.177 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |