CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental

Entenda o que fazem os professores de nível médio no ensino fundamental no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de nível médio no ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de nível médio no ensino fundamental

Ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente. Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos.

Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.

Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.

Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social. Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.

Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos.

Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.

Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.

Prepara e organiza ambientes de ensino. Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos. Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.

Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ÁLGEBRA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - ESTUDOS SOCIAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO DIDÁTICA 4 5 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL 4 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LÍNGUA PORTUGUESA, COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E LITERATURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CRIAÇÃO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DESENHO ARTÍSTICO 3 4 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FOLCLORE 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE-EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 5 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES 4 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 3 4 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS ANÁLISE DE MATERIAIS 3 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COMPOSIÇÃO VISUAL 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COR E FORMA 3 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS EXPRESSÃO PLÁSTICA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS: PRINCÍPIOS, TÉCNICAS E EXPRESSÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 3 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CUIDADOS COM A CRIANÇA 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE REGRAS E PROCEDIMENTOS DA ESCOLA 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ORIENTAÇÃO ESCOLAR AO ALUNO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS SEGURANÇA DO ALUNO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS ELABORAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS 3 3 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS JOGOS EDUCACIONAIS (INCLUSIVE DIGITAIS) 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR CONTROLE DE MATERIAIS 3 3 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PLANEJAMENTO ESCOLAR 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR RELAÇÃO ESCOLA–SOCIEDADE 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - REGISTRO DE NOTAS E CONCEITOS AVALIATIVOS, DIÁRIOS DE CLASSE, CONTROLE DE FREQUÊNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS) 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR BIBLIOTECA ESCOLAR 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR BRINQUEDOTECA E LUDOTECA 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ENSINO DE CIÊNCIAS 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INFRAESTRUTURA ESCOLAR LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUAS 3 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA EDUCACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ALFABETIZAÇÃO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM CURRÍCULO 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO MOTOR 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA 4 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO 4 5 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM LITERATURA INFANTIL E ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM LUDOTERAPIA: MÚSICA, BRINCADEIRAS, JOGOS, RECREAÇÃO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM MONTAGEM DE EXPERIMENTOS EM CIÊNCIAS 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOÇÕES NUMÉRICAS E QUANTITATIVAS 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM NUMERAMENTO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO 4 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESILIÊNCIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - AUTOCONTROLE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DICÇÃO 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4

Condições de Trabalho

Trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • planejar o ano letivo;
  • conscientizar a comunidade escolar;
  • comunicar-se;
  • ministrar aula;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar aula;
  • diagnosticar a realidade dos alunos;
  • avaliar os alunos;
  • identificar a realidade familiar;
  • discutir a proposta da escola;
  • mediar conflitos;
  • consultar relatório da turma do ano anterior;
  • observar os alunos;
  • fornecer informações sobre profissionais de apoio;
  • elogiar o progresso do aluno;
  • definir cronograma;
  • participar de reuniões com coordenação e diretoria;
  • reciclar material;
  • preencher boletins escolares;
  • fornecer subsídios a diretoria;
  • autocontrolar-se;
  • preencher cadastros;
  • demonstrar paciência;
  • atender pais de alunos;
  • selecionar atividades lúdicas;
  • servir como referencial de conduta;
  • adotar medidas disciplinares;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • realizar atividades lúdicas;
  • interpretar resultados de pré-testes de cognição;
  • demonstrar versatilidade;
  • aplicar questionários;
  • corrigir instrumentos de avaliação;
  • aplicar técnicas de expressão corporal;
  • diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos;
  • demonstrar sociabilidade;
  • requisitar material;
  • trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação;
  • integrar as famílias a comunidade escolar;
  • participar de reuniões;
  • expor oralmente;
  • preencher diário de classe;
  • dramatizar situações;
  • acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos;
  • definir objetivos;
  • demonstrar discernimento;
  • convocar pais de alunos;
  • enviar comunicados;
  • demonstrar imparcialidade;
  • revisar conteúdos;
  • comprar material;
  • solicitar apoio da orientação ou coordenação;
  • proferir palestras;
  • vistar agenda dos alunos;
  • pesquisar material - editoras, internet;
  • manter disciplina;
  • organizar-se;
  • trocar idéias com professor do ano anterior;
  • demonstrar dinamismo;
  • fixar metas;
  • participar de eventos e encontros profissionais e comunitários;
  • elaborar plano de aula;
  • entrevistar pais e alunos;
  • preencher tarjetas - conceitos, notas;
  • preencher lista de chamada;
  • contornar situações adversas;
  • mediar ensino-aprendizagem;
  • confeccionar material;
  • selecionar material;
  • pesquisar informações;
  • avaliar comportamento;
  • contar estórias;
  • elaborar projetos;
  • definir métodos de avaliação;
  • definir material didático;
  • demonstrar auto-confiança;
  • definir atividades e eventos extra-classe;
  • realizar leituras de apoio;
  • distribuir material;
  • conferir material;
  • participar da definição da proposta pedagógica;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos;
  • participar da elaboração de normas de conduta;
  • debater idéias e temas;
  • interagir com o grupo;
  • sistematizar material e informações;
  • selecionar livros didáticos;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar coerência;
  • mediar atividades de autocorreção;
  • passar lição de casa;
  • ensinar técnicas artísticas;
  • participar de conselhos;
  • avaliar participação;
  • trabalhar em grupo;
  • avaliar planejamento;
  • preencher relatório de avaliação;
  • visitar locais para estudos;
  • responder comunicados;
  • cobrar tarefas;
  • discutir conceitos de conduta;
  • definir estratégias;
  • selecionar livros paradidáticos;
  • esclarecer dúvidas;
  • selecionar conteúdos;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05

CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores de nível médio no ensino fundamental, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio no ensino fundamental

Nenhum CBO relacionado encontrado.

Cargos e salários CBO 3312-05 - Professores de nível médio no ensino fundamental

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 331205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de nível médio no ensino fundamental em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3312-05 Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries Belo Horizonte, MG 24h 953
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Duque de Caxias, RJ 30h 225
3312-05 Professor I - Ensino Fundamental Limeira, SP 30h 257
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Bahia 32h 1.052
3312-05 Professor I - Ensino Fundamental Brasília, DF 28h 482
3312-05 Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries São Gonçalo, RJ 31h 172
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Curitiba, PR 29h 409
3312-05 Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries Mogi das Cruzes, SP 27h 67
3312-05 Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries São Paulo, SP 29h 1.704
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Belo Horizonte, MG 24h 953
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Goiás 28h 613
3312-05 Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Rio de Janeiro 29h 4.324
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Brasil 30h 31.369
3312-05 Professor I - Ensino Fundamental São Paulo 30h 9.177
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Minas Gerais 25h 3.052
3312-05 Professor I - Ensino Fundamental Itajaí, SC 30h 2.449
3312-05 Professor I - Ensino Fundamental Bahia 32h 1.052
3312-05 Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Paraná 28h 2.594
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Brasília, DF 28h 482
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Osasco, SP 30h 88
3312-05 Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Poços de Caldas, MG 27h 172
3312-05 Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries Vila Velha, ES 26h 64
3312-05 Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries Brasil 30h 31.369
3312-05 Professor I - Ensino Fundamental Cascavel, PR 36h 74
3312-05 Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Teresina, PI 35h 82
3312-05 Professor I - Ensino Fundamental Duque de Caxias, RJ 30h 225
3312-05 Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries Ceará 36h 551
3312-05 Professor I - Ensino Fundamental Pará 28h 430
3312-05 Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries Curitiba, PR 29h 409
3312-05 Professor I - Ensino Fundamental Paraná 28h 2.594
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Salvador, BA 28h 201
3312-05 Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries Curitiba, PR 29h 409
3312-05 Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries Rio Grande do Sul 28h 661
3312-05 Professor I - Ensino Fundamental Santa Catarina 31h 4.692
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Araraquara, SP 30h 26
3312-05 Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Ceará 36h 551
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Rio de Janeiro 29h 4.324
3312-05 Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Santos, SP 34h 76
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Itajaí, SC 30h 2.449
3312-05 Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental São Paulo, SP 29h 1.704
3312-05 Professor I - Ensino Fundamental São José do Rio Preto, SP 35h 392
3312-05 Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Niterói, RJ 28h 141
3312-05 Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Cabo Frio, RJ 32h 97
3312-05 Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais Macaé, RJ 29h 37
3312-05 Professor de Ensino Fundamental Nas Quatro Primeiras Séries Manaus, AM 34h 326
3312-05 Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries Porto Alegre, RS 30h 294
3312-05 Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries Manaus, AM 34h 326
3312-05 Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries São Paulo, SP 29h 1.704
3312-05 Professor de Nível Médio no Ensino Fundamental Belo Horizonte, MG 24h 953
3312-05 Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries São Paulo 30h 9.177

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial