CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve preparar aula, comunicar-se, diagnosticar a realidade dos alunos, conscientizar a comunidade escolar, demonstrar competências pessoais, planejar o ano letivo, avaliar os alunos, ministrar aula.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve observar os alunos, definir objetivos, pesquisar informações, demonstrar versatilidade, ensinar técnicas artísticas, esclarecer dúvidas, preencher cadastros, identificar a realidade familiar, demonstrar coerência, confeccionar material, aplicar instrumentos de avaliação, selecionar livros didáticos, realizar atividades lúdicas, vistar agenda dos alunos, reciclar material, expor oralmente, fornecer subsídios a diretoria, conferir material, manter disciplina, contar estórias, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, elaborar projetos, sistematizar material e informações, integrar as famílias a comunidade escolar, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, trocar idéias com professor do ano anterior, organizar-se, solicitar apoio da orientação ou coordenação, participar da definição da proposta pedagógica, interpretar resultados de pré-testes de cognição, interagir com o grupo, fornecer informações sobre profissionais de apoio, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, corrigir instrumentos de avaliação, preencher tarjetas - conceitos, notas, participar de conselhos, definir material didático, selecionar livros paradidáticos, consultar relatório da turma do ano anterior, cobrar tarefas, trabalhar em equipe, entrevistar pais e alunos, definir métodos de avaliação, autocontrolar-se, definir estratégias, contornar situações adversas, comprar material, selecionar atividades lúdicas, adotar medidas disciplinares, realizar leituras de apoio, servir como referencial de conduta, participar de reuniões com coordenação e diretoria, aplicar questionários, avaliar participação, visitar locais para estudos, aplicar técnicas de expressão corporal, trabalhar em grupo, preencher diário de classe, fixar metas, requisitar material, passar lição de casa, definir cronograma, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, mediar conflitos, participar de reuniões, convocar pais de alunos, elogiar o progresso do aluno, preencher relatório de avaliação, elaborar instrumentos de avaliação, preencher lista de chamada, demonstrar discernimento, pesquisar material - editoras, internet, selecionar material, selecionar conteúdos, discutir conceitos de conduta, dramatizar situações, demonstrar paciência, participar da elaboração de normas de conduta, avaliar comportamento, revisar conteúdos, elaborar plano de aula, demonstrar criatividade, demonstrar dinamismo, definir atividades e eventos extra-classe, discutir a proposta da escola, demonstrar sociabilidade, demonstrar auto-confiança, avaliar planejamento, distribuir material, proferir palestras, debater idéias e temas, atender pais de alunos, preencher boletins escolares, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, mediar atividades de autocorreção, demonstrar imparcialidade, mediar ensino-aprendizagem, responder comunicados, enviar comunicados.