back to top
CBO 321320

CBO 3213-20 — Técnico em ranicultura

Descrição oficial, funções, competências, salários e mercado de trabalho para Técnico em ranicultura (CBO 321320) em 2026 — dados da Tabela CBO/MTE e CAGED.

CBO 3213-20

Nível CBO/MTE 4/8 — Resolução de problemas específicos e gestão • Ver pesquisa salarial →

Conhecimento (4/8) i

Habilidade (4/8) i

Atitude (4/8) i

Ocupação (4/8) i

Fonte: Tabela CBO — Ministério do Trabalho e Emprego • Portal Salário


📋 O Que Faz um Técnico em ranicultura

O Técnico em ranicultura realiza atividades técnicas referentes ao planejamento, à execução e ao controle de sistema de criação de rãs em cativeiro. Elabora projeto de ranicultura, considerando o clima na região. Orienta a implantação do projeto, organizando a preparação da infraestrutura, garantindo a qualidade da água usada no ranário, indicando alimentação em cada etapa da criação, organizando a reprodução natural ou artificial, orientando como cuidar da saúde e do bem-estar, indicando técnicas de insensibilização para abate, orientando etapas de abate, e monitorando a comercialização. Implanta sistemas de controle de qualidade. Pode administrar empreendimento de ranicultura. Pode executar pesquisa e extensão. Pode supervisionar equipe de trabalho. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.

Funções detalhadas — CBO 3213-20

Elabora projeto de implantação e de operação de sistema de criação de rãs em cativeiro. Faz análise da viabilidade técnica e econômica do projeto. Apresenta as etapas de implantação. Relaciona máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais necessários. Detalha tamanho de equipe de trabalho e suas atribuições. Elabora orçamento.

Orienta a implantação do projeto de ranicultura, realizada considerando clima na região, características do terreno, disponibilidade de água, e distância dos centros de comercialização. Seleciona espécie de rãs para criação. Indica sistema de criação.

Recomenda a instalação de ranário em terrenos com topografia preferencialmente plana ou pouco acidentada. Orienta a implantação da estrutura do ranário, com instalações para todas as fases - reprodução, larvicultura ou girinagem, engorda inicial ou recria, e engorda final ou terminação - da vida de rãs.

Enfatiza a importância da disponibilidade de água com qualidade física e química específica. Mostra como são feitos os exames dos principais parâmetros da água, tais como oxigênio, pH, condutividade elétrica, alcalinidade total, fósforo, cloretos, ferro, entre outros.

Organiza as práticas de manejo, registrando rãs para controle de seu histórico e seu desenvolvimento, providenciando a limpeza das baias e a renovação da água, e controlando a densidade recomendada de animais nas instalações. Orienta a oferta de alimentos naturais e de ração. Mostra como cuidar do bem-estar do plantel.

Organiza o processo de reprodução natural de machos e fêmeas aptos ao acasalamento. Principalmente em ranários de maior porte ou naqueles especializados na produção de imagos para a venda, mostra como executar a reprodução artificial, controlando a temperatura, o fotoperíodo e a umidade do local, e submetendo os animais a tratamento hormonal específico, para obter desovas semelhantes às naturais.

Indica procedimentos para controle da sanidade, como constante renovação da água e limpeza dos tanques. Orienta o fornecimento de informações - sobre sinais de possíveis doenças e lesões - ao médico veterinário, que fará a prescrição e a aplicação de medicamentos, quando necessário. Indica como fazer a coleta de animais mortos e o seu transporte a um pequeno forno crematório na propriedade, para erradicação de quaisquer agentes infecciosos presentes no criatório.

Orienta a seleção de rãs para o abate, respeitando um padrão de tamanho e peso e verificando a ausência de feridas, traumas, deformações e malformações. Demonstra como promover a insensibilidade aos animais, de modo que os procedimentos de abate possam ser realizados sem dor ou sofrimento.

Organiza as etapas de processamento de abate e de preparação das rãs abatidas para comercialização.

Presta informações técnicas sobre a comercialização da carne congelada de rãs e sobre a venda de subprodutos - tais como vísceras, pele e gordura - do abate.

Implanta e gerencia sistemas de controle de qualidade de processos e produtos.

Elabora relatório técnico sobre resultados do projeto de ranicultura. Pode ministrar palestras.

Pode administrar empreendimentos e realizar pesquisa e extensão, na área de ranicultura.

Pode supervisionar trabalho de equipe, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos.

Mantém-se atualizado em relação às inovações em ranicultura. Seleciona e avalia inovações - como automatização de processos – para adoção em novos projetos.

Observa a organização do local de trabalho. Monitora a aplicação de programas profiláticos, higiênicos e sanitários.

Orienta a conservação de ferramentas e instrumentos em plenas condições de funcionamento. Prepara plano de manutenção de máquinas e equipamentos.

Contribui para redução dos impactos ambientais do processo de criação, monitorando a aplicação das normas ambientais.

Zela pela segurança, prevenindo situações de risco. Utiliza e monitora o uso de equipamentos de proteção individual. Presta primeiros socorros.

📚 Conhecimentos Exigidos

Tabela CBO/MTE • Nível de Conhecimento: 4/8

Prof. = Profundidade (1-5) • Freq. = Frequência de uso (1-5) • Imp. = Importância (1-5)

Domínios de formação geral e/ou transversal (22)
Área iCampo iConhecimento iProf. iFreq. iImp. i
Ciências agrárias Ciências agrárias Outros conhecimentos de ciências agrárias - monitoramento do desempenho zootécnico dos lotes de rãs 4 4 4
Ciências biológicas Biologia Outros conhecimentos de biologia - análise microbiológica da água para ranicultura 4 4 3
Outros conhecimentos de biologia - aspectos biológicos e fisiológicos de espécies de cultivo em cativeiro 4 4 3
Outros conhecimentos de biologia - controle de predadores de ranários 4 4 3
Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 3 3 3
Outros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - licenciamento ambiental 3 3 3
Ciências exatas e informática Desenho técnico e de projeto Desenho técnico geral 2 2 2
Física Outros conhecimentos de física - física aplicada 3 3 3
Matemática e estatística Estatística 3 3 3
Geometria 3 3 2
Matemática aplicada 3 3 2
Química Outros conhecimentos de química - tratamento químico e análise da água em ranicultura 4 4 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 4 3
Internet 3 3 3
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - programas informatizados de planejamento e controle da ranicultura 3 3 3
Ciências humanas Geografia Geografia relacionada à área ocupacional 3 3 2
Ciências sociais aplicadas Direito Legislação aplicada à área ocupacional 3 3 3
Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 4 4 4
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 4 4 4
Português instrumental 4 4 4
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal Tecnologias estratégicas Outros conhecimentos de tecnologias estratégicas - matrizes de rãs com melhoramento genético 4 4 3
Outros conhecimentos de tecnologias estratégicas - reprodução e fertilização artificial em ranicultura 4 4 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços (51)
Área iCampo iConhecimento iProf. iFreq. iImp. i
Administração, gestão e negócios Administração e gestão Administração rural 3 3 3
Gestão da produção 3 4 4
Gestão de pessoas 3 3 3
Gestão de suprimentos 3 4 4
Outros conhecimentos de administração e gestão - modelo do negócio aquícola 3 3 3
Logística Outros conhecimentos de logística - fluxo de processos em frigorífico 4 4 4
Outros conhecimentos de logística - logística de acomodação, transporte e armazenagem em ranicultura 4 4 4
Processos administrativos e organizacionais Outros conhecimentos de processos administrativos e organizacionais - categoria de aquicultor do registro geral da atividade pesqueira (rgp) 4 4 3
Outros conhecimentos de processos administrativos e organizacionais - outorga de direito de uso de recursos hídricos 4 4 3
Outros conhecimentos de processos administrativos e organizacionais - regularização ambiental de empreendimentos ranícolas 4 4 3
Qualidade e produtividade Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - controle de qualidade de água nos tanques de ranicultura 4 4 4
Saúde e segurança Primeiros socorros 3 2 3
Saúde ambiental 3 3 3
Saúde ocupacional 3 3 3
Segurança no trabalho 4 4 4
Outros conhecimentos de saúde e segurança - exames e cuidados de saúde do trabalhador de ranicultura 4 4 3
Processos de comércio Comercialização Outros conhecimentos de comercialização - comercialização de rãs: canais e estratégias de comercialização 4 3 4
Marketing Outros conhecimentos de marketing - marketing e perfil do consumidor do negócio ranícola 3 3 4
Processos de produção em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura produção em pesca e aquicultura Processos de produção em aquicultura 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - alimentação e nutrição de espécies de rãs em cativeiro 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - biometria de rãs 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - espécie de rã para criação em cativeiro: rã-touro gigante ou rã-touro-americana (lithobates catesbeianus) 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - etapas produtivas da ranicultura: reprodução, girinagem, metamorfose, recria, terminação 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - manejo de girinos e imagos (rãs jovens) em ranicultura 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - manejo higiênico e sanitário: doenças mais comuns e tratamentos: vírus, fungos, parasitas 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - manejos da água em ranicultura: captação, tratamento, abastecimento, drenagem 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - preparação dos viveiros: secagem, desinfecção, calagem, abastecimento com água, fertilização, cercamento, construção de berçário, povoamento 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - procedimentos de captura e acondicionamento de rãs em caixas e gaiolas 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - produtos e subprodutos da ranicultura 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - projetos de ranicultura: topografia e clima 4 4 4
Outros conhecimentos de produção em pesca e aquicultura - sistemas produtivos da ranicultura: anfigranja, ranabox, confinado, inundado e tanque-ilha 4 4 4
Automação em agropecuária e florestal Automação em pesca e aquicultura 3 3 3
Extensão rural Extensão rural em pesca e aquicultura 3 3 3
Instalações e equipamentos Construções rurais 3 3 3
Manutenção de equipamentos 3 3 3
Manutenção de instalações 3 3 3
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - baias do ranário: inicial, mantença, acasalamento, abrigos, cochos e piscina, de crescimento e terminação 4 4 4
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - galpões de armazenagem de alimentação, insumos e materiais de ranicultura 4 4 4
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - incubadeiras e estufas de rãs 4 4 4
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - ranicultura – setores de reprodução, girinagem , recria, terminação 4 4 4
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - tanques circulares e retangulares de alvenaria e materiais poliméricos 4 4 4
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - viveiros de rãs automatizados 4 4 4
Outros conhecimentos de instalações e equipamentos - viveiros de rãs escavados em solo natural 4 4 4
Normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura Outros conhecimentos de normas regulamentadoras em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (especificar....) - normas técnicas e regulamentadoras em aquicultura 4 4 4
Planejamento e organização da agropecuária, florestal e de aquicultura Georreferenciamento rural 3 3 3
Processamento de produtos agropecuários, florestais, da pesca e da aquicultura Beneficiamento dos produtos da pesca e da aquicultura 3 3 3
Outros conhecimentos de processamento de produtos agropecuários, florestais, da pesca e da aquicultura - abate, processamento, congelamento e embalagem de rãs 4 4 4
Outros conhecimentos de processamento de produtos agropecuários, florestais, da pesca e da aquicultura - processamento e aproveitamento integral em ranicultura 4 4 4
Processos para embalagem e armazenagem de produtos Processos de armazenagem de produtos 4 4 4
Processos de embalagem de produtos 4 4 4
Tendências e inovação em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura Inovações na aquicultura 3 3 3

🎯 Habilidades

Tabela CBO/MTE • Nível de Habilidade: 4/8

Freq. = Frequência de uso (1-5) • Imp. = Importância (1-5)

Habilidades cognitivas (14)
Categoria iHabilidade iFreq. iImp. i
comunicação Compreensão oral 4 4
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 4 4
Expressão escrita 4 4
Habilidade de orientar serviços 4 4
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Raciocínio analítico 2 2
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 3 3
Trabalho com números Transcrição de dados 3 3
Comparação de dados 3 3
Classificação de dados 3 3
Compreensão numérica 4 4
Expressão numérica 4 4
Habilidades práticas (12)
Categoria iHabilidade iFreq. iImp. i
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 3 3
Cooperação 2 2
Orientação de pessoas 3 3
Supervisão 3 3
Coordenação 3 3
Percepção da realidade social 2 2
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 4 4
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 2 2
Análise de riscos 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (19)
Categoria iHabilidade iFreq. iImp. i
Habilidades físicas Flexibilidade de extensão 3 3
Flexibilidade dinâmica 3 3
Força de tronco 3 3
Força dinâmica 3 3
Vigor (estamina) 3 3
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 3 3
Precisão de controle 3 3
Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 3 3
Coordenação multimembros 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Reconhecimento de fala 3 3
Clareza de fala 3 3
Sensibilidade ao brilho 3 3
Percepção de profundidade 4 5
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 3 4
Visão periférica 3 3
Discriminação de cor visual 3 3

🧭 Atitudes

Tabela CBO/MTE • Nível de Atitude: 4/8

Imp. = Importância (1-5)

Categoria iAtitude iImp. i
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas 4
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 3
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores 3
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais que executam trabalho rotineiro 4

⚙️ Condições de Trabalho

Técnicos em aqüicultura trabalham em criatórios de peixes, crustáceos e moluscos de empresas privadas, em órgãos de pesquisa e de extensão rural, em empresas de pesca e atividades relacionadas. São assalariados ou trabalham por conta própria sob supervisão ocasional. Trabalham em equipe, a céu aberto e em horário diurno. Eventualmente, são expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, ataques de animais e a intempéries climáticas.

🎓 Exigências de Formação e Mercado

O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio em uma das seguintes habilitações: técnico agrícola ou agropecuário, com especialização em aqüicultura ou, mais recentemente, técnico em piscicultura ou aqüicultura, com a introdução desses cursos em algumas escolas agrotécnicas do país. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência no criatório especializado em que atuam.


📌 Funções e Atividades

Funções mais executadas no exercício da profissão — CBO 3213-20

Prestar assistência técnica
Demonstrar competências pessoais
Beneficiar animais aquáticos
Coletar material de reprodução
Organizar reprodução de animais aquáticos
Preparar viveiros, tanques e baias para cultivo
Alimentar animais aquáticos
Monitorar qualidade de água
Controlar sanidade e predação de animais aquáticos
Multiplicar zooplânctons
Medir turbidez
Coletar ovos
Flexibilizar horário de trabalho em função da atividade
Orientar sistema de criação de animais aquáticos
Calear viveiros e tanques
Medir oxigênio
Higienizar incubadora
Distribuir alimentação
Adicionar medicamentos em ração
Depurar animais aquáticos
Vedar comportas de viveiros, tanques e baias
Abastecer viveiros, tanques e baias com água
Coletar óvulos e sêmens por extrusão
Contar ovos e larvas
Efetuar assepsia de equipamentos e utensílios
Multiplicar fitoplânctons
Acasalar reprodutores
Congelar animais aquáticos
Dar prova de criatividade no salvamento de criações aquáticas
Encaminhar amostras para análises laboratoriais
Dissolver medicamentos em água
Solicitar compras de medicamentos
Montar equipamentos de aeração
Coletar hipófise de peixe e rã
Supervisionar transporte de animais aquáticos
Negociar compra e venda de animais aquáticos
Eviscerar animais aquáticos
Adubar viveiros e tanques
Realizar análise visual de animais aquáticos
Criar minhocas
Hidratar ovos
Colocar telas em viveiros, tanques, baias e comportas
Preparar ração
Criar moscas
Incubar ovos
Adaptar materiais e equipamentos aquícolas
Dimensionar vazão de água
Calcular quantidade de alimentação
Isolar animais aquáticos em quarentena
Medir nível de amônia, nitrito e nitrato
Perceber comportamento de animais aquáticos
Testar grau de maturação de óvulos
Drenar viveiros, tanques e baias
Medir salinidade
Verificar desenvolvimento de ovos e larvas
Construir estrutura para pedilúvio
Provocar sangria em animais aquáticos
Definir tipo de alimentação
Mensurar reprodutores e ovos
Identificar fungos, bactérias e parasitas
Retirar amostras de água
Medir temperatura
Moer animais aquáticos
Classificar animais aquáticos
Distribuir comedouros
Aplicar medicamentos por imersão
Instalar filtro de purificação de água
Anestesiar animais aquáticos por hipotermia - insensibilização
Misturar óvulos e sêmens - fertilização
Gradear solo de viveiros
Injetar medicamentos e hormônios
Medir transparência
Acondicionar pós-larvas em berçários
Esterilizar viveiros, tanques e baias
Construir tanques de decantação
Auxiliar em elaboração de projetos de aquicultura
Coordenar equipe de trabalho
Executar levantamento topográfico
Recolher larvas de incubadoras
Medir ph de água
Calcular peso médio
Embalar animais aquáticos
Selecionar reprodutores
Definir horário de alimentação
Fiscalizar atividades extrativistas
Ministrar cursos e palestras
Orientar construção de instalações em fazendas aquícolas

🗂️ Hierarquia CBO — Classificação Brasileira de Ocupações

CBO 3213-20 é o código da ocupação de técnico em ranicultura que pertence ao grupo dos técnicos em aqüicultura, segundo a Tabela CBO 2026 do MTE.

3 Técnicos de nível médio
32 Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
321 Técnicos da produção agropecuária
3213 Técnicos em aqüicultura
321320 Técnico em ranicultura



Você está pesquisando sobre Técnico em ranicultura. O Portal Salário tem a pesquisa salarial completa com dados regionais por estado e cidade, salário por porte de empresa, gráficos e análises de tendência.

Ver pesquisa salarial completa →

Conheça os planos de acesso →