Profissões relacionadas:
O que faz um Técnico em Ranicultura
Profissionais no cargo de Técnico em Ranicultura organizam a reprodução de animais aquáticos, como peixes, camarões, mexiliões, ostras e rãs, dentre outros, coletam material de reprodução, controlam sanidade e predação dos animais, monitoram qualidade da água, alimentam, capturam e beneficiam animais aquáticos de viveiros, tanques e fazendas marinhas. Prestam assistência técnica e auxiliam na elaboração de projetos, orientando construção de instalações em fazendas aqüícolas e sistema de criação de animais aquáticos. Podem ministrar cursos.
Condições de trabalho
Técnicos em aqüicultura trabalham em criatórios de peixes, crustáceos e moluscos de empresas privadas, em órgãos de pesquisa e de extensão rural, em empresas de pesca e atividades relacionadas. São assalariados ou trabalham por conta própria sob supervisão ocasional. Trabalham em equipe, a céu aberto e em horário diurno. Eventualmente, são expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, ataques de animais e a intempéries climáticas.
Exigências do mercado de trabalho para Técnico em Ranicultura
O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio em uma das seguintes habilitações: técnico agrícola ou agropecuário, com especialização em aqüicultura ou, mais recentemente, técnico em piscicultura ou aqüicultura, com a introdução desses cursos em algumas escolas agrotécnicas do país. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência no criatório especializado em que atuam.
Funções do cargo de Técnico em Ranicultura
- adaptar materiais e equipamentos aquícolas;
- identificar fungos, bactérias e parasitas;
- selecionar reprodutores;
- criar moscas;
- medir salinidade;
- provocar sangria em animais aquáticos;
- encaminhar amostras para análises laboratoriais;
- efetuar assepsia de equipamentos e utensílios;
- recolher larvas de incubadoras;
- gradear solo de viveiros;
- ministrar cursos e palestras;
- distribuir comedouros;
- distribuir alimentação;
- orientar construção de instalações em fazendas aquícolas;
- dissolver medicamentos em água;
- vedar comportas de viveiros, tanques e baias;
- medir turbidez;
- ver mais...
Quanto ganha um Técnico em Ranicultura
De acordo com levantamento do Portal Salário junto ao CAGED, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Técnico em Ranicultura CBO 321320 no período de .
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Técnico em Ranicultura.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.