CBO 2347-50 - Professor de jornalismo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de jornalismo CBO 2347-50 Ministra aulas, no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas nas diferentes áreas de atuação do jornalismo, promovendo debates, organizando seminários e atividades em laboratórios de produção jornalística, entre outras ações Prepara aulas, elabora o plano de ensino, acompanha seu desenvolvimento e avalia processos de ensino e aprendizagem, visando capacitar o aluno na elaboração de informações e dados.
Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em linhas de pesquisa como jornalismo e sociedade, tecnologias da comunicação, entre outras Elabora, orienta e divulga projetos, trabalhos científicos e relatórios, supervisiona atividades e execução da pesquisa Exerce atividades acadêmicas e administrativas.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2347-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de jornalismo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-50
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de jornalismo
O Professor de jornalismo CBO 2347-50 ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de disciplinas nas diferentes áreas de atuação do jornalismo, como jornalismo impresso, digital, esportivo, investigativo, radiojornalismo, entre outras Promove debates, discutindo textos, provocando reflexões.
Organiza seminários e atividades em laboratórios de produção jornalística, formulando questões, indicando bibliografias.
Utiliza recursos audiovisuais e tecnologias digitais Prepara aulas, elaborando plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático e atividades em laboratório, visando capacitar o aluno na busca e elaboração de informações e dados jornalísticos, sob uma visão técnica e científica, para os diversos meios de comunicação.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e em laboratórios jornalísticos de redação, jornalismo digital, fotojornalismo, radiojornalismo, entre outros Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas e critérios de avaliação.
Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, aplicando e analisando instrumentos de avaliação.
Adequa o processo de ensino e aprendizagem, avaliando a participação em classe e extraclasse, os trabalhos acadêmicos programados, os trabalhos em laboratório e os resultados de avaliações Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão na área de jornalismo, em linhas de pesquisa como produção de conteúdo, jornalismo e sociedade, comunicação e cultura, mídias, tecnologias da comunicação, entre outras.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo, capta recursos e avalia a execução da pesquisa.
Participa de eventos e organiza publicações para divulgação de trabalhos, fatos, ideias e relatórios da área de jornalismo Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho Supervisiona atividades de estágio e monitoria, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional nas diferentes mídias jornalísticas.
Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos da área, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, dando entrevistas.
Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade, divulgando informações e dados comprometidos com a verdade Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.
Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-50 deve ministrar aula, orientar trabalhos acadêmicos, avaliar processos de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, prestar assessoria técnico-científica, construir projetos político-pedagógicos, elaborar plano de ensino, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, supervisionar estágios, participar de processos de seleção e avaliação, exercer atividades acadêmico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-50
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de jornalismo CBO 2347-50
Um Professor de jornalismo (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, propor a realização de convênios e parcerias, elaborar relatórios, elaborar trabalhos científicos, utilizar recursos audiovisuais, propor minutas de editais, portarias e resoluções, demonstrar capacidade de síntese, definir ementas e programas, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, construir política de estágio, verificar freqüência, demonstrar capacidade de expressão oral, atualizar dados e informações conjunturais, emitir laudos e pareceres técnicos, demonstrar capacidade de motivação, orientar pesquisadores, indicar bibliografia, definir linhas de pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de mobilização, definir perfil dos alunos, exercer papéis de cidadania, trabalhar com a comunidade, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, selecionar recursos didáticos, aplicar instrumentos de avaliação, coordenar projetos de extensão, analisar resultados de avaliações, organizar publicações, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, divulgar resultados, rever prática docente, montar cronograma, orientar formação de acervos, discutir textos, avaliar participação em classe e extraclasse, orientar formulação do projeto, realizar reuniões de orientação, avaliar trabalhos acadêmicos programados, responder perguntas, demonstrar capacidade de redação, formular questões, prestar contas dos recursos financeiros, elaborar projetos de pesquisa, orientar iniciação ao exercício profissional, comentar resultados de avaliações, promover debates, elaborar material didático, coordenar projetos de pesquisa, controlar freqüência, demonstrar criatividade, elaborar programas e projetos de estágio, realizar leituras, elaborar textos, gerenciar recursos financeiros e materiais, demonstrar capacidade de polemização, examinar produto final, identificar campos de estágio, realizar atividades em laboratórios e oficinas, demonstrar capacidade de problematizar, avaliar execução de atividades de extensão, selecionar recursos humanos, identificar demandas da sociedade, provocar reflexões, construir currículo do curso, realizar experiências extra-sala, participar de eventos técnico-científicos, elaborar projetos de extensão, readequar processo de ensino-aprendizagem, selecionar bibliografia, orientar construção de objeto de pesquisa, integrar comissões, avaliar provas, acompanhar atividades de estágio, avaliar execução de pesquisa, participar da elaboração de editais para concursos, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, elaborar instrumentos de avaliação, chefiar departamentos acadêmicos, definir perfil profissional, captar recursos para pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de reflexão, definir perfil dos docentes, avaliar ementas e programas, prestar serviços a comunidade, preparar orientando para exame de qualificação, examinar relatórios de campo, avaliar iniciação ao exercício profissional, acompanhar execução do projeto, elaborar plano de aula, definir política de capacitação docente, definir critérios de avaliação, definir metodologia, definir objetivos da disciplina, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, julgar trabalhos acadêmicos, prever formas de avaliação, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de contextualização, coordenar programas de estágio, avaliar currículos e memoriais, apresentar conteúdos de disciplinas, selecionar candidatos em concursos, supervisionar atividades de campo, organizar seminários, examinar monografias, teses e dissertações, organizar atividades didáticas, demonstrar capacidade de argumentação, identificar perfil dos docentes, pesquisar bibliografia, organizar eventos acadêmicos, definir diretrizes de avaliação do curso, definir atividades extra-sala, manter-se atualizado, coordenar cursos, sugerir bibliografia, assessorar projetos de instituições, avaliar produção do orientado, preparar orientando para defesa do trabalho, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, prestar consultoria, rever bibliografia, dar entrevistas, participar de órgãos colegiados.