CBO 2347-50 - Professor de jornalismo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de jornalismo CBO 2347-50 Ministra aulas, no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas nas diferentes áreas de atuação do jornalismo, promovendo debates, organizando seminários e atividades em laboratórios de produção jornalística, entre outras ações Prepara aulas, elabora o plano de ensino, acompanha seu desenvolvimento e avalia processos de ensino e aprendizagem, visando capacitar o aluno na elaboração de informações e dados.
Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em linhas de pesquisa como jornalismo e sociedade, tecnologias da comunicação, entre outras Elabora, orienta e divulga projetos, trabalhos científicos e relatórios, supervisiona atividades e execução da pesquisa Exerce atividades acadêmicas e administrativas.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2347-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de jornalismo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-50
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de jornalismo
O Professor de jornalismo CBO 2347-50 ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação, presencialmente e “online”, apresentando conteúdos de disciplinas nas diferentes áreas de atuação do jornalismo, como jornalismo impresso, digital, esportivo, investigativo, radiojornalismo, entre outras Promove debates, discutindo textos, provocando reflexões.
Organiza seminários e atividades em laboratórios de produção jornalística, formulando questões, indicando bibliografias.
Utiliza recursos audiovisuais e tecnologias digitais Prepara aulas, elaborando plano de aula, realizando leituras, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático e atividades em laboratório, visando capacitar o aluno na busca e elaboração de informações e dados jornalísticos, sob uma visão técnica e científica, para os diversos meios de comunicação.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala e em laboratórios jornalísticos de redação, jornalismo digital, fotojornalismo, radiojornalismo, entre outros Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas e critérios de avaliação.
Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando, aplicando e analisando instrumentos de avaliação.
Adequa o processo de ensino e aprendizagem, avaliando a participação em classe e extraclasse, os trabalhos acadêmicos programados, os trabalhos em laboratório e os resultados de avaliações Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão na área de jornalismo, em linhas de pesquisa como produção de conteúdo, jornalismo e sociedade, comunicação e cultura, mídias, tecnologias da comunicação, entre outras.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo, capta recursos e avalia a execução da pesquisa.
Participa de eventos e organiza publicações para divulgação de trabalhos, fatos, ideias e relatórios da área de jornalismo Orienta trabalhos acadêmicos na construção e formulação de objeto de pesquisa e acompanha a execução do projeto, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho Supervisiona atividades de estágio e monitoria, elaborando programa e projetos, acompanhando as atividades, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional nas diferentes mídias jornalísticas.
Propõe a realização de convênios e parcerias Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e em concursos da área, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, dando entrevistas.
Presta serviços e trabalha com a comunidade, identificando demandas da sociedade, divulgando informações e dados comprometidos com a verdade Exerce atividades acadêmicas e administrativas departamentais, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.
Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, prestando contas de recursos financeiros Pode chefiar departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio, definindo perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-50 deve participar de processos de seleção e avaliação, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, supervisionar estágios, avaliar processos de ensino-aprendizagem, exercer atividades acadêmico-administrativas, demonstrar competências pessoais, ministrar aula, elaborar plano de ensino, orientar trabalhos acadêmicos, preparar aulas, construir projetos político-pedagógicos, prestar assessoria técnico-científica.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-50
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de jornalismo CBO 2347-50
Um Professor de jornalismo (ou sinônimo) deve selecionar recursos didáticos, realizar atividades em laboratórios e oficinas, organizar eventos acadêmicos, verificar freqüência, elaborar programas e projetos de estágio, rever bibliografia, pesquisar bibliografia, demonstrar capacidade de redação, assessorar projetos de instituições, avaliar provas, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, propor a realização de convênios e parcerias, controlar freqüência, elaborar material didático, organizar publicações, prever formas de avaliação, responder perguntas, definir perfil dos alunos, emitir laudos e pareceres técnicos, avaliar participação em classe e extraclasse, elaborar plano de aula, organizar seminários, aplicar instrumentos de avaliação, participar de órgãos colegiados, prestar consultoria, indicar bibliografia, identificar campos de estágio, coordenar projetos de pesquisa, avaliar execução de pesquisa, analisar resultados de avaliações, avaliar produção do orientado, realizar reuniões de orientação, elaborar textos, elaborar projetos de extensão, organizar atividades didáticas, definir política de capacitação docente, avaliar execução de atividades de extensão, integrar comissões, participar de eventos técnico-científicos, elaborar projetos de pesquisa, sugerir bibliografia, realizar leituras, definir critérios de avaliação, definir ementas e programas, atualizar dados e informações conjunturais, definir perfil dos docentes, avaliar currículos e memoriais, participar da elaboração de editais para concursos, demonstrar capacidade de observação, realizar experiências extra-sala, orientar iniciação ao exercício profissional, demonstrar capacidade de mobilização, captar recursos para pesquisa e extensão, exercer papéis de cidadania, demonstrar criatividade, elaborar trabalhos científicos, selecionar recursos humanos, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, discutir textos, preparar orientando para exame de qualificação, examinar produto final, coordenar programas de estágio, prestar serviços a comunidade, divulgar resultados, demonstrar capacidade de motivação, utilizar recursos audiovisuais, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, formular questões, orientar pesquisadores, demonstrar capacidade de síntese, manter-se atualizado, definir perfil profissional, avaliar iniciação ao exercício profissional, definir linhas de pesquisa e extensão, elaborar instrumentos de avaliação, examinar relatórios de campo, rever prática docente, definir metodologia, demonstrar capacidade de problematizar, demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, demonstrar capacidade de contextualização, coordenar projetos de extensão, definir diretrizes de avaliação do curso, selecionar candidatos em concursos, orientar construção de objeto de pesquisa, comentar resultados de avaliações, acompanhar atividades de estágio, readequar processo de ensino-aprendizagem, definir atividades extra-sala, gerenciar recursos financeiros e materiais, prestar contas dos recursos financeiros, orientar formação de acervos, coordenar cursos, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, selecionar bibliografia, apresentar conteúdos de disciplinas, construir política de estágio, identificar perfil dos docentes, dar entrevistas, promover debates, definir objetivos da disciplina, construir currículo do curso, provocar reflexões, preparar orientando para defesa do trabalho, avaliar trabalhos acadêmicos programados, elaborar relatórios, trabalhar com a comunidade, acompanhar execução do projeto, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, avaliar ementas e programas, demonstrar capacidade de argumentação, montar cronograma, julgar trabalhos acadêmicos, examinar monografias, teses e dissertações, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, demonstrar capacidade de polemização, supervisionar atividades de campo, identificar demandas da sociedade, chefiar departamentos acadêmicos, demonstrar capacidade de expressão oral, propor minutas de editais, portarias e resoluções, orientar formulação do projeto.