CBO 2347-50 - Professores de ciências humanas do ensino superior - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2347-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-50 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-50

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências humanas do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de ciências humanas do ensino superior

Os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-50 preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Condições de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Funções dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-50

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • elaborar plano de ensino;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • preparar aulas;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • ministrar aula;
  • supervisionar estágios;
  • Atividades dos cargos CBO 2347-50

    Entre as principais atribuições dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-50 estão as de:

    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • avaliar produção do orientado;
    • responder perguntas;
    • assessorar projetos de instituições;
    • divulgar resultados;
    • identificar perfil dos docentes;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • definir critérios de avaliação;
    • coordenar programas de estágio;
    • elaborar textos;
    • elaborar plano de aula;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • sugerir bibliografia;
    • definir política de capacitação docente;
    • coordenar projetos de extensão;
    • manter-se atualizado;
    • organizar atividades didáticas;
    • indicar bibliografia;
    • elaborar material didático;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • montar cronograma;
    • supervisionar atividades de campo;
    • participar de órgãos colegiados;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • organizar publicações;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • coordenar cursos;
    • definir ementas e programas;
    • examinar relatórios de campo;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • definir perfil dos alunos;
    • formular questões;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • trabalhar com a comunidade;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • prestar consultoria;
    • orientar pesquisadores;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • examinar produto final;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • exercer papéis de cidadania;
    • identificar campos de estágio;
    • selecionar bibliografia;
    • dar entrevistas;
    • prever formas de avaliação;
    • realizar leituras;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • verificar frequência;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • selecionar recursos humanos;
    • orientar formação de acervos;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • identificar demandas da sociedade;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • pesquisar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • elaborar projetos de extensão;
    • integrar comissões;
    • construir política de estágio;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • promover debates;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • definir atividades extra-sala;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • realizar experiências extra-sala;
    • definir perfil dos docentes;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • definir objetivos da disciplina;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • orientar formulação do projeto;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • comentar resultados de avaliações;
    • selecionar recursos didáticos;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • prestar serviços à comunidade;
    • discutir textos;
    • realizar reuniões de orientação;
    • organizar seminários;
    • construir currículo do curso;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • avaliar ementas e programas;
    • provocar reflexões;
    • avaliar provas;
    • acompanhar execução do projeto;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • rever bibliografia;
    • definir perfil profissional;
    • definir metodologia;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • rever prática docente;
    • controlar frequência;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • analisar resultados de avaliações;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • demonstrar criatividade;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;

    Cargos e salários CBO 2347-50 - Professores de ciências humanas do ensino superior

    Salário Professor de Jornalismo: Brasil

    Professor de Jornalismo: Brasil

    • 29
    • Brasil
    • 4.250 - 10.846
    • 26h
    O profissional no cargo de Professor de Jornalismo CBO 2347-50 trabalhando no Brasil, ganha entre 4249.7585229925 e 10.846 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 29 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-50.