CBO 2347-10 - Professor de arquivologia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de arquivologia do ensino superior CBO 2347-10 Ministra aulas de arquivologia em cursos de graduação e pós-graduação, apresentando conteúdos, indicando bibliografias, entre outras ações, a fim de capacitar o aluno no planejamento, implementação, conservação e organização de arquivos públicos, institucionais, comerciais e pessoas Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em gestão de arquivos, orientando na construção de objeto de pesquisa e na execução de trabalhos acadêmicos.
Participa de eventos Prepara aulas e elabora o plano de ensino, acompanha seu desenvolvimento Avalia o processo de ensino e aprendizagem, analisando resultados.
Participa de processos de seleção e avaliação, arguindo candidatos à titulação, examinando monografias, dissertações e teses Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2347-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de arquivologia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências humanas do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de arquivologia do ensino superior
O Professor de arquivologia do ensino superior CBO 2347-10 ministra aulas de arquivologia no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas, promovendo debates, discutindo textos, respondendo às perguntas, organizando seminários, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, a fim de capacitar o aluno no planejamento, implementação, conservação e organização de arquivos Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala.
Coordena e desenvolve atividades de pesquisa e extensão e projetos de pesquisa em gestão de arquivos.
Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa Capta recursos para a execução de pesquisas.
Participa de eventos tecnocientíficos e organiza publicações Orienta a construção de objeto de pesquisa e a formulação e acompanhamento da execução de projeto para a elaboração de trabalhos acadêmicos, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho na área de arquivologia.
Prepara aulas, elaborando o plano de aula, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, incorporando gestão de documentos eletrônicos, tecnologia de informação e comunicação aplicados à arquivologia, entre outros temas.
Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala, os critérios de avaliação Seleciona recursos didáticos, pesquisa, seleciona bibliografia e monta cronograma.
Incorpora novas tecnologias desenvolvidas para a gestão de arquivos nos vários suportes.
Avalia e define ementas e programas Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Supervisiona estágios, identificando os campos de atuação, elaborando programas e projetos, acompanhando as atividades, verificando a aplicação das normas de estágio, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional.
Propõe a realização de convênios e parcerias Supervisiona atividades de monitores Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados de avaliações, readequando o processo de ensino-aprendizagem, revendo a prática docente, verificando frequência.
Avalia provas, comenta resultados de avaliações Avalia a participação em classe e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo.
Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e candidatos em concursos para a área de arquivologia, avaliando currículos e memoriais, arguindo candidatos à titulação, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, dando entrevistas Exerce atividades acadêmicas e administrativas, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.
Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Chefia departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio.
Define perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2347-10 deve prestar assessoria técnico-científica, orientar trabalhos acadêmicos, supervisionar estágios, ministrar aula, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, participar de processos de seleção e avaliação, avaliar processos de ensino-aprendizagem, preparar aulas, construir projetos político-pedagógicos, elaborar plano de ensino, exercer atividades acadêmico-administrativas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-10
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de arquivologia do ensino superior CBO 2347-10
Um Professor de arquivologia do ensino superior (ou sinônimo) deve avaliar execução de pesquisa, identificar perfil dos docentes, pesquisar bibliografia, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, realizar reuniões de orientação, realizar atividades em laboratórios e oficinas, definir linhas de pesquisa e extensão, analisar resultados de avaliações, preparar orientando para defesa do trabalho, definir perfil profissional, elaborar trabalhos científicos, orientar construção de objeto de pesquisa, identificar demandas da sociedade, formular questões, definir critérios de avaliação, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, participar da elaboração de editais para concursos, participar de órgãos colegiados, elaborar textos, aplicar instrumentos de avaliação, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, definir perfil dos docentes, coordenar programas de estágio, organizar atividades didáticas, gerenciar recursos financeiros e materiais, preparar orientando para exame de qualificação, definir objetivos da disciplina, orientar formulação do projeto, demonstrar capacidade de motivação, utilizar recursos audiovisuais, construir currículo do curso, demonstrar capacidade de síntese, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, organizar eventos acadêmicos, demonstrar capacidade de observação, avaliar iniciação ao exercício profissional, demonstrar capacidade de redação, discutir textos, acompanhar atividades de estágio, rever prática docente, orientar pesquisadores, elaborar relatórios, identificar campos de estágio, avaliar currículos e memoriais, integrar comissões, demonstrar capacidade de contextualização, trabalhar com a comunidade, definir atividades extra-sala, verificar freqüência, comentar resultados de avaliações, supervisionar atividades de campo, selecionar candidatos em concursos, demonstrar capacidade de mobilização, demonstrar criatividade, manter-se atualizado, assessorar projetos de instituições, prestar consultoria, coordenar projetos de extensão, atualizar dados e informações conjunturais, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, examinar relatórios de campo, sugerir bibliografia, realizar leituras, examinar monografias, teses e dissertações, definir diretrizes de avaliação do curso, provocar reflexões, prever formas de avaliação, coordenar cursos, realizar experiências extra-sala, responder perguntas, participar de eventos técnico-científicos, divulgar resultados, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de polemização, orientar iniciação ao exercício profissional, apresentar conteúdos de disciplinas, elaborar instrumentos de avaliação, exercer papéis de cidadania, selecionar recursos didáticos, julgar trabalhos acadêmicos, emitir laudos e pareceres técnicos, demonstrar capacidade de argumentação, coordenar projetos de pesquisa, controlar freqüência, avaliar produção do orientado, selecionar bibliografia, selecionar recursos humanos, rever bibliografia, avaliar execução de atividades de extensão, indicar bibliografia, montar cronograma, elaborar material didático, prestar contas dos recursos financeiros, captar recursos para pesquisa e extensão, organizar publicações, avaliar trabalhos acadêmicos programados, elaborar plano de aula, avaliar participação em classe e extraclasse, demonstrar capacidade de expressão oral, examinar produto final, avaliar ementas e programas, argüir candidatos a titulação, executar pesquisas, demonstrar capacidade de reflexão, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, prestar serviços a comunidade, acompanhar execução do projeto, elaborar programas e projetos de estágio, definir metodologia, chefiar departamentos acadêmicos, avaliar provas, propor minutas de editais, portarias e resoluções, orientar formação de acervos, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, dar entrevistas, readequar processo de ensino-aprendizagem, construir política de estágio, definir política de capacitação docente, definir ementas e programas, propor a realização de convênios e parcerias, definir perfil dos alunos, elaborar projetos de extensão, organizar seminários, demonstrar capacidade de problematizar, promover debates.