CBO 2347-10 - Professores de ciências humanas do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2347-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências humanas do ensino superior.

Descrição dos cargos da categoria Professores de ciências humanas do ensino superior

Os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-10 preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Condições de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Funções dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-10

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • preparar aulas;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • elaborar plano de ensino;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • supervisionar estágios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aula;
  • Atividades dos cargos CBO 2347-10

    Entre as principais atribuições dos Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-10 estão as de:

    • arguir candidatos à titulação;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • sugerir bibliografia;
    • realizar experiências extra-sala;
    • indicar bibliografia;
    • provocar reflexões;
    • realizar reuniões de orientação;
    • definir perfil dos alunos;
    • organizar publicações;
    • prestar serviços à comunidade;
    • definir objetivos da disciplina;
    • identificar demandas da sociedade;
    • elaborar textos;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • avaliar produção do orientado;
    • orientar pesquisadores;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • verificar frequência;
    • participar de órgãos colegiados;
    • orientar formação de acervos;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • identificar perfil dos docentes;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • coordenar cursos;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • montar cronograma;
    • avaliar ementas e programas;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • discutir textos;
    • dar entrevistas;
    • definir ementas e programas;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • responder perguntas;
    • supervisionar atividades de campo;
    • definir critérios de avaliação;
    • definir perfil profissional;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • chefiar departamentos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • examinar produto final;
    • acompanhar execução do projeto;
    • definir metodologia;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • definir atividades extra-sala;
    • analisar resultados de avaliações;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • examinar relatórios de campo;
    • construir currículo do curso;
    • executar pesquisas;
    • coordenar projetos de extensão;
    • avaliar provas;
    • comentar resultados de avaliações;
    • coordenar programas de estágio;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • selecionar recursos humanos;
    • orientar formulação do projeto;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • promover debates;
    • organizar seminários;
    • formular questões;
    • exercer papéis de cidadania;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • rever bibliografia;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • elaborar material didático;
    • manter-se atualizado;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • rever prática docente;
    • integrar comissões;
    • divulgar resultados;
    • realizar leituras;
    • demonstrar criatividade;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • construir política de estágio;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • elaborar plano de aula;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • assessorar projetos de instituições;
    • definir política de capacitação docente;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • selecionar recursos didáticos;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • identificar campos de estágio;
    • trabalhar com a comunidade;
    • controlar frequência;
    • prestar consultoria;
    • definir perfil dos docentes;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • pesquisar bibliografia;
    • selecionar bibliografia;
    • prever formas de avaliação;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • elaborar projetos de extensão;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • organizar atividades didáticas;

    Cargos e salários CBO 2347-10 - Professores de ciências humanas do ensino superior

    Salário Professor de Arquivologia do Ensino Superior

    Professor de Arquivologia do Ensino Superior: Brasil

    • 0
    • Brasil
    • 1100 - 0
    • 0h
    O profissional no cargo de Professor de Arquivologia do Ensino Superior CBO 2347-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1100 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-10.