CBO 2347-10 - Professor de arquivologia do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências humanas do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de arquivologia do ensino superior CBO 2347-10 Ministra aulas de arquivologia em cursos de graduação e pós-graduação, apresentando conteúdos, indicando bibliografias, entre outras ações, a fim de capacitar o aluno no planejamento, implementação, conservação e organização de arquivos públicos, institucionais, comerciais e pessoas Coordena e desenvolve atividades e projetos de pesquisa e extensão em gestão de arquivos, orientando na construção de objeto de pesquisa e na execução de trabalhos acadêmicos.

Participa de eventos Prepara aulas e elabora o plano de ensino, acompanha seu desenvolvimento Avalia o processo de ensino e aprendizagem, analisando resultados.

Participa de processos de seleção e avaliação, arguindo candidatos à titulação, examinando monografias, dissertações e teses Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2347-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências humanas do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de arquivologia do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências humanas do ensino superior CBO 2347-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências humanas do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de arquivologia do ensino superior

O Professor de arquivologia do ensino superior CBO 2347-10 ministra aulas de arquivologia no ensino superior, apresentando conteúdos de disciplinas, promovendo debates, discutindo textos, respondendo às perguntas, organizando seminários, indicando bibliografias, utilizando recursos audiovisuais e tecnologias digitais, a fim de capacitar o aluno no planejamento, implementação, conservação e organização de arquivos Realiza atividades em laboratórios e oficinas e experiências extrassala.

Coordena e desenvolve atividades de pesquisa e extensão e projetos de pesquisa em gestão de arquivos.

Elabora projetos, trabalhos científicos e relatórios, divulga resultados, orienta pesquisadores, seleciona pessoal, supervisiona atividades de campo e avalia a execução da pesquisa Capta recursos para a execução de pesquisas.

Participa de eventos tecnocientíficos e organiza publicações Orienta a construção de objeto de pesquisa e a formulação e acompanhamento da execução de projeto para a elaboração de trabalhos acadêmicos, sugerindo bibliografia, realizando reuniões de orientação, examinando e avaliando a produção do orientado, preparando-o para exame de qualificação e para a defesa do trabalho na área de arquivologia.

Prepara aulas, elaborando o plano de aula, organizando atividades didáticas, atualizando dados e informações conjunturais, revendo bibliografia, elaborando textos e material didático, incorporando gestão de documentos eletrônicos, tecnologia de informação e comunicação aplicados à arquivologia, entre outros temas.

Elabora o plano de ensino, definindo os objetivos da disciplina, a metodologia, as atividades extrassala, os critérios de avaliação Seleciona recursos didáticos, pesquisa, seleciona bibliografia e monta cronograma.

Incorpora novas tecnologias desenvolvidas para a gestão de arquivos nos vários suportes.

Avalia e define ementas e programas Acompanha o desenvolvimento do plano de ensino e prevê formas de avaliação Supervisiona estágios, identificando os campos de atuação, elaborando programas e projetos, acompanhando as atividades, verificando a aplicação das normas de estágio, orientando e avaliando a iniciação ao exercício profissional.

Propõe a realização de convênios e parcerias Supervisiona atividades de monitores Avalia processos de ensino e aprendizagem, elaborando e aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados de avaliações, readequando o processo de ensino-aprendizagem, revendo a prática docente, verificando frequência.

Avalia provas, comenta resultados de avaliações Avalia a participação em classe e extraclasse, trabalhos acadêmicos programados e examina relatórios de campo.

Participa de processos de seleção e avaliação, auxiliando na elaboração de editais para concursos, selecionando candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação e candidatos em concursos para a área de arquivologia, avaliando currículos e memoriais, arguindo candidatos à titulação, julgando trabalhos acadêmicos, examinando monografias, dissertações e teses Presta assessoria tecnocientífica, emitindo laudo e pareceres técnicos, pareceres sobre textos para fins de publicação, assessorando projetos de instituições, prestando consultorias, dando entrevistas Exerce atividades acadêmicas e administrativas, participando de órgãos colegiados, coordenando núcleos, programas, laboratórios e oficinas, cursos e programas de estágio, organizando eventos acadêmicos.

Gerencia recursos financeiros e materiais, integrando comissões, orientando a formação de acervos, propondo minutas de editais, portarias e resoluções, prestando contas de recursos financeiros Chefia departamentos acadêmicos Constrói projetos políticos pedagógicos e políticas de estágio.

Define perfil profissional, política de capacitação docente, linhas de pesquisa e extensão e diretrizes de avaliação e currículo do curso Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, normas regulamentadoras, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2347-10 deve construir projetos político-pedagógicos, supervisionar estágios, prestar assessoria técnico-científica, participar de processos de seleção e avaliação, avaliar processos de ensino-aprendizagem, exercer atividades acadêmico-administrativas, ministrar aula, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, orientar trabalhos acadêmicos, demonstrar competências pessoais, elaborar plano de ensino, preparar aulas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2347-10

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de arquivologia do ensino superior CBO 2347-10

Um Professor de arquivologia do ensino superior (ou sinônimo) deve realizar atividades em laboratórios e oficinas, executar pesquisas, examinar relatórios de campo, discutir textos, prestar serviços a comunidade, demonstrar capacidade de contextualização, demonstrar capacidade de síntese, avaliar participação em classe e extraclasse, avaliar iniciação ao exercício profissional, orientar iniciação ao exercício profissional, realizar experiências extra-sala, definir linhas de pesquisa e extensão, trabalhar com a comunidade, orientar construção de objeto de pesquisa, coordenar programas de estágio, integrar comissões, realizar leituras, preparar orientando para exame de qualificação, coordenar projetos de pesquisa, elaborar instrumentos de avaliação, identificar campos de estágio, elaborar relatórios, responder perguntas, argüir candidatos a titulação, demonstrar capacidade de reflexão, avaliar execução de pesquisa, avaliar execução de atividades de extensão, prever formas de avaliação, selecionar recursos humanos, examinar produto final, assessorar projetos de instituições, orientar pesquisadores, organizar publicações, sugerir bibliografia, orientar formação de acervos, selecionar recursos didáticos, avaliar produção do orientado, rever prática docente, analisar resultados de avaliações, verificar freqüência, prestar consultoria, captar recursos para pesquisa e extensão, selecionar bibliografia, coordenar projetos de extensão, elaborar projetos de extensão, identificar perfil dos docentes, manter-se atualizado, elaborar plano de aula, exercer papéis de cidadania, acompanhar atividades de estágio, rever bibliografia, elaborar programas e projetos de estágio, participar da elaboração de editais para concursos, realizar reuniões de orientação, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de redação, controlar freqüência, participar de órgãos colegiados, fiscalizar a aplicação das normas de estágio, avaliar trabalhos acadêmicos programados, demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções, demonstrar capacidade de mobilização, demonstrar capacidade de lidar com a diversidade, construir currículo do curso, definir política de capacitação docente, organizar eventos acadêmicos, gerenciar recursos financeiros e materiais, definir critérios de avaliação, aplicar instrumentos de avaliação, demonstrar criatividade, coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas, construir política de estágio, selecionar candidatos em concursos, supervisionar atividades de campo, organizar atividades didáticas, definir perfil profissional, emitir parecer sobre textos para fins de publicação, emitir laudos e pareceres técnicos, promover debates, atualizar dados e informações conjunturais, demonstrar capacidade de argumentação, definir atividades extra-sala, apresentar conteúdos de disciplinas, acompanhar desenvolvimento de planos de ensino, propor a realização de convênios e parcerias, participar de eventos técnico-científicos, selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação, definir diretrizes de avaliação do curso, demonstrar capacidade de expressão oral, examinar monografias, teses e dissertações, provocar reflexões, demonstrar capacidade de motivação, elaborar material didático, avaliar ementas e programas, divulgar resultados, comentar resultados de avaliações, coordenar cursos, readequar processo de ensino-aprendizagem, julgar trabalhos acadêmicos, definir objetivos da disciplina, definir ementas e programas, pesquisar bibliografia, orientar formulação do projeto, chefiar departamentos acadêmicos, dar entrevistas, prestar contas dos recursos financeiros, organizar seminários, avaliar currículos e memoriais, demonstrar capacidade de polemização, definir perfil dos docentes, formular questões, elaborar projetos de pesquisa, avaliar provas, propor minutas de editais, portarias e resoluções, preparar orientando para defesa do trabalho, demonstrar capacidade de problematizar, indicar bibliografia, identificar demandas da sociedade, definir perfil dos alunos, montar cronograma, utilizar recursos audiovisuais, elaborar trabalhos científicos, acompanhar execução do projeto, definir metodologia, elaborar textos.

Cargos e salários CBO 2347-10 - Professores de ciências humanas do ensino superior

Salário Professor de Arquivologia do Ensino Superior

Professor de Arquivologia do Ensino Superior: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Arquivologia do Ensino Superior CBO 2347-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 0 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2347-10.