CBO 2341-15 - Professor de estatística (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da estatística e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
CBO 2341-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de estatística (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de estatística (no ensino superior)
O Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15 ministra aulas práticas e teóricas na área da estatística e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da estatística, levantando questões a serem investigadas, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.
Utiliza recursos computacionais e, se necessário, cria e modifica programas.
Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.
Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.
Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.
Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais.
Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.
Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.
Pode especializar-se na docência de áreas específicas da estatística aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2341-15 deve comunicar-se, planejar e implementar cursos e disciplinas, colaborar em atividades institucionais, lecionar matemática, estatística, computação, orientar alunos, realizar pesquisas, coordenar atividades acadêmico-científicas, demonstrar competências pessoais, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-15
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15
Um Professor de estatística (no ensino superior) (ou sinônimo) deve orientar monografias de conclusão de curso, criar lista de discussão, coletar e analisar dados, testar hipóteses, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, chefiar departamentos, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, elaborar projetos, orientar a vida acadêmica dos alunos, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, escrever artigos de opinião na imprensa, demonstrar objetividade, orientar alunos em atividade de iniciação científica, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, dirigir unidades acadêmicas, dar concretude aos conceitos abstratos, dominar sua área de conhecimento, orientar doutorandos, editar livros e revistas, revisar periodicamente a grade curricular, orientar estágios docentes - ped-capes, coordenar cursos de pós-graduação, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, orientar mestrandos, elaborar critérios para admissão de alunos, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, desenvolver teorias, manter-se atualizado, participar da administração de associações científicas, constituir grupos de pesquisa, orientar alunos monitores - graduandos, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, proferir palestras, elaborar projetos pedagógicos, representar a categoria em órgãos colegiados, participar da administração de órgãos de classe, integrar o corpo editorial de publicações científicas, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, coordenar cursos de graduação, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, assessorar as atividades das empresas-júniores, orientar estudantes para competições academicas, preparar aulas e avaliações, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, disponibilizar material didático on line, assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados, assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, definir o perfil do corpo docente e discente, realizar intercâmbios técnico-científicos, interpretar resultados, propor novos métodos de ensino, assessorar profissionais de diversas áreas, realizar visitas científicas, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, implementar laboratórios de ensino, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, orientar estágios de pós-doutorado, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, escrever artigos técnicos científicos, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, produzir textos didáticos, coordenar a política científica de bibliotecas, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, ministrar aulas presencialmente ou a distância, empreender projetos em negócios, utilizar correio eletrônico - e-mail, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, montar bancos de dados, assessorar a criação de empresas-júniores, elaborar cursos de extensão, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, coordenar eventos científicos, investigar o estado da arte do tema proposto, modelar fenômenos, dados e processos, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, buscar fontes de financiamento, elaborar cursos de aperfeiçoamento, planejar disciplinas, projetar laboratórios de ensino, participar da organização de processos de seleção, manifestar empatia, avaliar o desempenho do aluno, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, averiguar adequação de modelos visando a validação, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, coordenar cursos de extensão, disseminar resultados de pesquisa, orientar estágios, realizar diagnósticos sociodemográficos, preparar apresentações, demonstrações e exposições, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, assessorar pesquisas da comunidade, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, participar de comissões, escrever resenhas, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, coordenar a política científica de laboratórios, demonstrar criatividade, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, assessorar, científicamente, a organização de eventos, levantar questões a serem investigadas, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, elaborar cursos de especialização, avaliar o desempenho funcional de seus pares, implantar laboratórios, participar de eventos científicos, reformular suas idéias, trabalhar interdisciplinarmente, relacionar teoria a prática, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, trabalhar em equipe, orientar auxiliares de ensino - graduados, participar de comissões de organização de eventos.