CBO 2030-25 - Pesquisador em biologia vegetal
Entenda o que fazem os pesquisadores das ciências biológicas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Pesquisador em biologia vegetal e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Pesquisador em biologia vegetal
Elabora projeto e desenvolve pesquisa em biologia vegetal, para identificar, classificar e estudar espécies vegetais, realizar análise de plantas - nos campos de anatomia, bioquímica, genética, biologia molecular e fisiologia vegetal -, compreender processos de evolução da vida vegetal, e examinar interação das espécies vegetais com outros seres vivos e com os ambientes onde vivem. Realiza experimentos científicos. Efetua estudos sobre a diversidade vegetal, sobre manejo e conservação de espécies vegetais, sobre recuperação da flora, e sobre sistemas de restauração florestal. Presta assessoria e consultoria. Pode contribuir para descoberta de novos conhecimentos e novas tecnologias. Faz divulgação dos resultados das pesquisas. Atua em programas de ensino. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara orçamento do projeto. Solicita, a instituições públicas e privadas, financiamento da pesquisa. Define equipamentos e instrumentos para execução da pesquisa. Seleciona e treina equipe de trabalho.
Realiza identificação, classificação e estudos de espécies vegetais. Desenvolve análises de plantas nos campos de anatomia, bioquímica, genética, biologia molecular e fisiologia vegetal. Estuda os ecossistemas terrestres e aquáticos onde vivem as espécies vegetais. Analisa relações de interdependência das espécies vegetais entre si, com outros seres vivos e com o meio ambiente. Examina como continuam atuando os fatores evolutivos sobre as diferentes formas de vida vegetal. Efetua estudos sobre a diversidade vegetal, sobre manejo e conservação de espécies vegetais, sobre recuperação da flora, e sobre sistemas de restauração florestal. Efetua inventário de vegetação e da flora. Descreve a diversidade taxonômica e morfológica das plantas brasileiras e seu potencial para a bioprospecção.
Realiza experimentos científicos, isolando, identificando e preparando espécimes para observação, testando hipóteses, e analisando resultados. Avalia a aplicabilidade das conclusões.
Pode desenvolver pesquisa aplicada em biologia vegetal para órgãos governamentais, empresas industriais, agrícolas e de biotecnologia, entre outras organizações.
Pode desenvolver pesquisa em equipe interdisciplinar, participando na elaboração de projeto e no desenvolvimento de estudo.
Elabora documentos técnicos, registrando métodos, procedimentos e resultados de pesquisas e experimentos. Divulga resultados dos estudos em publicações e em eventos técnico-científicos. Pode preparar trabalhos para disseminação de informações junto à comunidade não científica.
Pode contribuir para descoberta de novos conhecimentos e novas tecnologias na área de biologia vegetal.
Emite pareceres técnicos e científicos para instituições de fomento à pesquisa. Avalia monografias, dissertações e teses. Elabora pareceres técnicos e científicos sobre trabalhos submetidos à publicação.
Presta assessoria e consultoria em biologia vegetal, contribuindo na solução de problemas técnicos e científicos e na formulação de políticas públicas.
Pode trabalhar em gestão de jardins botânicos, desenvolvendo ações educativas para sensibilizar os visitantes sobre a importância da biodiversidade vegetal.
Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos e às descobertas da pesquisa em biologia vegetal, consultando publicações, interagindo com pesquisadores e especialistas, e participando de eventos, tais como “workshops”, seminários e conferências. Realiza intercâmbio científico com grupos e instituições acadêmicas e de pesquisas do país e do mundo.
Utiliza tecnologias de sensoriamento remoto em pesquisas sobre os biomas brasileiros e no monitoramento de ecossistemas. Faz uso de computadores de alto desempenho para reunir e interpretar dados e imagens que chegam de estações e satélites, em diagnósticos e ações de monitoramento. Utiliza sistemas informatizados para arquivar, processar e sistematizar dados coletados - inclusive por sensoriamento remoto - em pesquisas.
Supervisiona equipe de trabalho em pesquisa e orienta a atuação de estagiários da área de biologia vegetal.
Atua em programas de ensino, realizando planejamento, preparando recursos didáticos e ministrando cursos. Orienta atividades práticas em campo e em laboratório.
Atua na prevenção de acidentes de trabalho e utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS ALGÉBRICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) FUNDAMENTOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MODELAGEM MATEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | TEORIA GERAL E FUNDAMENTOS DA PROBABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE APLICADAS ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MODELOS ANALÍTICOS E DE SIMULAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | PROCESSAMENTO GRÁFICO (GRAPHICS) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | EVOLUÇÃO, SISTEMÁTICA E ECOLOGIA QUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA BIO-INORGÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA INORGÂNICA) QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ESPECTROSCOPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | SEPARAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ANÁLISE DE TRAÇOS E QUÍMICA AMBIENTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) ESPECTROFOTOMETRIA E CROMATOGRAFIA EM PRODUTOS NATURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | SENSORIAMENTO REMOTO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) BIOCLIMATOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA FÍSICA) BIOGEOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) BIOINFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ANALÍTICOS, CIENTÍFICOS E DE ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES DE SIMULAÇÃO APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA EVOLUTIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA TECIDUAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) DIVERSIDADE BIOLÓGICA E FILOGENIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA VEGETAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA VEGETAL) MARCADORES MOLECULARES NA ANÁLISE GENÉTICA DE PLANTAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | MUTAGÊNESE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | MUTAGÊNESE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | PALEOBOTÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | PALEOBOTÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | MORFOLOGIA VEGETAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | MORFOLOGIA EXTERNA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | MORFOLOGIA VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | CITOLOGIA VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | MORFOLOGIA VEGETAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | ANATOMIA VEGETAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | MORFOLOGIA VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | PALINOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | FISIOLOGIA VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | NUTRIÇÃO E CRESCIMENTO VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | FISIOLOGIA VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | REPRODUÇÃO VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | FISIOLOGIA VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | ECOFISIOLOGIA VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | TAXONOMIA VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | TAXONOMIA DE CRIPTÓGAMOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | TAXONOMIA VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | TAXONOMIA DE FANERÓGAMOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | FITOGEOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | FITOGEOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) ESPÉCIES VEGETAIS MEDICINAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO VEGETAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) BIOPROSPECÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) DIVERSIDADE E EVOLUÇÃO DOS ORGANISMOS FOTOSSINTETIZANTES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) HERBÁRIO, FITOTÉRIO E XILOTECA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) LIMNOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE BIOLOGIA VEGETAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) PLANTAS VASCULARES: ANATOMIA, SISTEMÁTICA, EVOLUÇÃO, BIOGEOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) RECURSOS ECONÔMICOS VEGETAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ZOOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ZOOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ZOOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ZOOLOGIA) ENTOMOLOGIA DE CAMPO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA BIODIVERSIDADE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) ECOFISIOLOGIA DE PLANTAS CULTIVADAS E NATIVAS DOS BIOMAS BRASILEIROS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) PRESERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS E ESPÉCIES VEGETAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | CITOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | CITOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | ENZIMOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | ENZIMOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) BIOQUÍMICA, FARMACOLOGIA E ANÁLISE DE PRODUTOS NATURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | BIOFÍSICA DE PROCESSOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | BIOFÍSICA DE PROCESSOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | TOXICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | TOXICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FISIOLOGIA DE PLANTAS CULTIVADAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | MANEJO E TRATOS CULTURAIS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | FITOTECNIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | AGRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (FITOTECNIA) CULTURA DE TECIDOS VEGETAIS E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | DENDROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | FISIOLOGIA FLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | SILVICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | GENÉTICA E MELHORAMENTO FLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | MANEJO FLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | DENDROMETRIA E INVENTÁRIO FLORESTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | CONSERVAÇÃO DA NATUREZA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | CONSERVAÇÃO DE ÁREAS SILVESTRES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | CONSERVAÇÃO DA NATUREZA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL | OUTROS ELEMENTOS (RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL) INVENTÁRIO DE VEGETAÇÃO E DA FLORA | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE JARDINS BOTÂNICOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | BIBLIOTECONOMIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) CURADORIA DE COLEÇÕES EM MUSEUS DE HISTÓRIA NATURAL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) A ESTRUTURA DO ENSINO E PESQUISA NO BRASIL – MEC, INEP, MCT, CAPES, CNPQ | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ORÇAMENTO E FINANCIAMENTO EM PESQUISA NA ÁREA DE BIOLOGIA VEGETAL | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham em empresas e instituições de pesquisas públicas ou privadas e em universidades, nas áreas de saúde humana, animal e vegetal e em pesquisa e desenvolvimento. O trabalho é desenvolvido, na maioria das vezes, em equipe multidisciplinar, com supervisão ocasional. Essas equipes são da própria instituição (intrainstitucionais) ou, dependendo do projeto, podem ser formadas por participantes vinculados a mais de uma instituição (interinstitucionais). O vínculo de trabalho mais freqüente é o de assalariado com carteira assinada. Trabalham em horários regulares e podem estar expostos aos efeitos de materiais tóxicos, radiação e risco biológico.Exigências do mercado de trabalho
As ocupações requerem do profissional o curso superior completo, bem como cursos de pós-graduação e especialização, principalmente em Ciências biológicas e áreas afins. É comum o ingresso e a progressão na carreira por meio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- divulgar resultados de pesquisa em ciências biológicas;
- planejar aulas, cursos e eventos científicos;
- prestar assessoria e consultoria técnica e científica em ciências biológicas;
- coordenar pesquisas em ciências biológicas;
- desenvolver atividades de pesquisa em ciências biológicas;
- comunicar-se;
- elaborar projetos de pesquisa em ciências biológicas;
- definir estrutura de aulas, cursos e eventos científicos;
- demonstrar curiosidade científica;
- demonstrar sensibilidade;
- elaborar normas e procedimentos técnicos;
- planejar atividades de equipe de trabalho;
- tratar dados e informações;
- organizar atividades de pesquisa;
- emitir pareceres técnico-científicos sobre trabalhos submetidos a publicação;
- apresentar trabalhos em eventos científicos;
- demonstrar persistência;
- orçar custos do projeto;
- coletar dados e informações complementares;
- desenvolver expressão escrita;
- avaliar preceitos éticos e legais do projeto;
- demonstrar flexibilidade;
- submeter projeto às comissões de ética;
- submeter trabalho científico para publicação;
- formular hipóteses de trabalho;
- orientar equipe de trabalho;
- definir metodologia;
- redigir projeto de pesquisa;
- treinar equipe de trabalho;
- trabalhar com objetividade;
- definir nível de aulas, cursos e eventos científicos;
- evidenciar sociabilidade;
- realizar pesquisa bibliográfica;
- administrar recursos financeiros;
- avaliar viabilidade do projeto;
- desenvolver fluência verbal;
- conceder entrevistas;
- submeter projeto a instituições para financiamento de pesquisa;
- redigir trabalhos técnicos e científicos para divulgação em meios especializados;
- realizar experimentos científicos;
- estabelecer parcerias e colaborações;
- trabalhar em equipe;
- registrar informações e dados coletados;
- identificar instituições para financiamento de pesquisa;
- analisar resultados de pesquisa científica;
- avaliar projetos de pesquisa em ciências biológicas;
- proferir palestras;
- assessorar instituições em formulação de políticas públicas;
- definir tema de aulas, cursos e eventos científicos;
- desenvolver senso crítico;
- demonstrar liderança;
- selecionar equipe de trabalho;
- elaborar relatórios técnico-científicos;
- preparar atividades práticas em campo e laboratório;
- ministrar cursos e seminários;
- identificar objeto de estudo científico;
- coletar material biológico;
- submeter patentes a registro;
- evidenciar criatividade;
- desenvolver raciocínio lógico;
- coletar dados e informações biológicos e metodológicos;
- redigir patentes;
- obter licença em instituições governamentais e privadas;
- solicitar recursos financeiros;
- avaliar monografias, dissertações, teses e cursos;
- armazenar dados, informações e materiais biológicos coletados;
- elaborar material didático;
- emitir parecer técnico-científico para instituições de fomento a pesquisa;
- analisar aplicabilidade de resultados;
- organizar dados e informações;
- revelar iniciativa;
- assessorar instituições na solução de problemas técnicos e científicos;
- escrever artigos para sociedade não científica;
- divulgar cursos e eventos científicos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2030-25
CBO 2030-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisador em biologia vegetal que pertence ao grupo dos pesquisadores das ciências biológicas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Pesquisadores e profissionais policientíficos
-
-
- Pesquisadores
-
-
-
-
- Pesquisadores das ciências biológicas
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2030-25 - Pesquisadores das ciências biológicas
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 203025 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Pesquisadores das ciências biológicas em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2030-25 | Fenologista | Brasil | 41h | 38 | |
2030-25 | Pesquisador em Biologia Vegetal | Brasil | 41h | 38 | |
2030-25 | Pesquisador Botânico | Brasil | 41h | 38 | |
2030-25 | Ficologista | Brasil | 41h | 38 | |
2030-25 | Botânico | Brasil | 41h | 38 | |
2030-25 | Agrostólogo | Brasil | 41h | 38 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |