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O que faz um Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação CBO 2392-05
O Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência auditiva e surdos, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de língua de sinais e de experiência visual e espacial de surdos Estuda abordagens de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo Elabora propostas para educação bilíngue de surdos, com educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência auditiva e surdos Analisa propostas pedagógicas e bibliografias.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram a singularidade linguística dos alunos com deficiência auditiva e surdos Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência auditiva e surdos Cria material em Libras Elabora material visual.
Produz material multimídia com legendas e língua de sinais Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina conteúdos e desenvolve atividades em língua de sinais e em língua portuguesa Usa técnicas de fonética e repetição Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, “software” de comunicação alternativa para tradução “online” de texto e voz para Libras, e recursos de auxílio para a ampliação da habilidade auditiva e para autonomia da comunicação de alunos com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira –.
Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia desempenho linguístico de surdos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência auditiva e surdos, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Participa da elaboração de informativos sobre formas de comunicação.
Divulga a língua de sinais e a língua escrita de sinais para a comunidade Forma profissionais – tradutores e intérpretes de Libras, professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Algumas funções no exercício da profissão
- preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
- pesquisar sobre temas de interesse da Área;
- participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
- formar profissionais para atuação na Área;
- divulgar conhecimentos da Área;
- participar de atividades pedagógico-administrativas;
- atuar no processo de ensino-aprendizagem;
- avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
- orientar estágios dos alunos;
- dominar braile;
- participar da elaboração de textos sobre temas da área;
- divulgar a língua de sinais para a comunidade;
- pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- demonstrar tolerância;
- participar de fóruns de saúde e educação;
- selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
- analisar novas teorias para implementação prática;
- participar de associações da categoria;
- demonstrar flexibilidade;
- orientar trabalho em sala de leitura;
- pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
- ver mais...
Salário de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação CBO 2392-05 - Série histórica
Quanto ganha um Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação por região do Brasil
Tabela salarial para Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.703 | 44.434 | 926 | 25,54 | |
Média Salarial | 3.807 | 45.682 | 952 | 26,25 | |
1º Quartil | 2.256 | 27.067 | 564 | 15,56 | |
Salário Mediana | 2.751 | 33.012 | 688 | 18,97 | |
3º Quartil | 6.537 | 78.446 | 1.634 | 45,08 | |
Teto Salarial | 7.918 | 95.016 | 1.979 | 54,61 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Licenciatura e/ou Pedagogia
Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Maio de 2024 e Abril de 2025, tivemos uma queda de 66.67% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação CBO 2392-05 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
2392-15 | Pedagogo especializado em deficiência mental | 3.496,52 |
2392-20 | Professor de aluno surdo-cego | 3.335,09 |
2392-25 | Monitor de braile | 3.143,25 |
2392-10 | Pedagogo especializado em deficiência física | 3.082,13 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Tipos de empresas que mais contratam
Salários por porte da empresa e nível profissional
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação ao longo do tempo
Salário de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação no Brasil mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação em todo Brasil. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação. Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação
- Salário Base: R$ 3.806,84
- Salário-educação (3%): R$ 114,21
- Sistema S (2%): R$ 76,14
- INSS Patronal (20%): R$ 761,37
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 38,07
- FGTS (8%): R$ 304,55
- Férias 1/12: R$ 317,24
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 761,37
- Periculosidade (30%): R$ 1.142,05
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 105,75
- 13º Salário: R$ 317,24
- FGTS sobre Férias: R$ 25,38
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,46
- FGTS sobre 13º: R$ 25,38
- Aviso Prévio: R$ 317,24
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 25,38
- Multa Rescisória FGTS: R$ 317,24
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Professor de Alunos Com Distúrbios da Áudio-comunicação ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.