CBO 2392-15 - Professor de alunos com deficiência mental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial

O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência mental, leve ou moderada Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.

Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2392-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência mental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de educação especial.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de alunos com deficiência mental

O Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência mental, leve ou moderada, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.

Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência mental, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.

No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência mental Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência mental.

Analisa propostas pedagógicas, novas teorias para efetivação da prática docente na educação especial e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.

Planeja programas de intervenção educacional individual Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.

Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência mental Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência mental Cria material para comunicação alternativa.

Elabora material visual Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.

Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Usa técnicas de fonética e repetição para reforçar a aprendizagem Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Ensina a organizar objetos de referência para antecipar as atividades diárias.

Instrui sobre o uso de jogos educativos manuais e sistemas computadorizados que contemplam temas de acessibilidade, para estudantes com deficiência mental Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.

Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência mental, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, entre outros) Participa de programas de inclusão escolar.

Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência mental para o ensino profissional em oficinas protegidas Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial.

Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência mental Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2392-15 deve avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar de atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, divulgar conhecimentos da Área, formar profissionais para atuação na Área, pesquisar sobre temas de interesse da Área.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-15

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15

Um Professor de alunos com deficiência mental (ou sinônimo) deve corrigir trabalhos dos alunos, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, orientar voluntários para educação especial em comunidades, dominar braile, participar de reuniões pedagógicas, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, ministrar palestras e cursos, pesquisar o uso de tecnologias, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, participar de fóruns de saúde e educação, ensinar atividades recreativas, demonstrar criatividade, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, demonstrar tolerância, estudar a língua escrita da língua de sinais, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, encaminhar alunos para avaliações específicas, elaborar material visual para alunos, participar de programas de inclusão escolar, participar de conselhos de classe, preparar professores para classes de inclusão, orientar trabalho em sala de leitura, elaborar plano de aulas, definir conteúdos escolares, elaborar projetos de pesquisa, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, ensinar língua portuguesa, atuar em programas de estimulação essencial, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, elaborar registros de avanços dos alunos, coordenar curso, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, ministrar aulas de orientação para o trabalho, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, atuar em programas de habilitação educacional, participar de palestras e cursos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, pesquisar temas de educação especial, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, ensinar as atividades de vida diária - avd, participar da elaboração de textos sobre temas da área, demonstrar capacidade de liderança, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, participar das atividades do programa de integração sensorial, participar da organização de eventos sobre prevenção, elaborar projetos de estimulação essencial, participar da elaboração do currículo escolar, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, analisar novas teorias para implementação prática, criar materiais para comunicação alternativa, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, avaliar comunicação expressiva dos alunos, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, confeccionar materiais didático-pedagógicos, participar de associações da categoria, demonstrar capacidade de administrar frustações, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, avaliar comunicação receptiva dos alunos, demonstrar capacidade de motivar o outro, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar de projetos de pesquisa, estudar as propostas da legislação educacional, dominar língua de sinais, analisar propostas pedagógicas, registrar notas e conteúdos em diários de classe, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, elaborar programas de atendimento educacional, dominar conteúdos e metodologias da área, avaliar os resultados dos projetos, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, ensinar as atividades de vida autônoma, orientar estágios dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, avaliar rendimento escolar, prestar assessoria a comunidade escolar, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, adequar o currículo às necessidades dos alunos, demonstrar capacidade de improvisação, criar materiais didático-pedagógicos, estabelecer parcerias com as famílias, encaminhar aluno para ensino regular, elaborar projetos com instituições não escolares, demonstrar capacidade de planejamento, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, atuar em programas de reabilitação educacional, participar das associações da área, demonstrar flexibilidade, acompanhar treinamento do aluno em empresas, dominar diferentes formas de comunicação, proceder com ética, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, implementar programas de atendimento educacional, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, planejar programas de intervenção educacional individual, demonstrar capacidade de observação, participar da elaboração do plano de ensino, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, planejar atividades extra-classe, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa.

Cargos e salários CBO 2392-15 - Professores de educação especial

Salário Professor de Alunos com Deficiência Mental

Professor de Alunos com Deficiência Mental: Brasil

  • 3.918
  • Brasil
  • 2.743 - 5.327
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.743 e 5.327 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 3.918 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Mental

Pedagogo Especializado em Deficiência Mental: Brasil

  • 3.918
  • Brasil
  • 2.743 - 5.327
  • 31h
O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.743 e 5.327 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 3.918 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor de Alunos Com Deficiências Mentais

Professor de Alunos Com Deficiências Mentais: Brasil

  • 3.918
  • Brasil
  • 2.743 - 5.327
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.743 e 5.327 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 3.918 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor Especializado em Excepcionais

Professor Especializado em Excepcionais: Brasil

  • 3.918
  • Brasil
  • 2.743 - 5.327
  • 31h
O profissional no cargo de Professor Especializado em Excepcionais CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.743 e 5.327 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 3.918 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor de Alunos com Deficiência Mental

Professor de Alunos com Deficiência Mental: Paraná

  • 756
  • Paraná
  • 2.795 - 4.456
  • 25h
O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.795 e 4.456 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 756 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor de Alunos com Deficiência Mental

Professor de Alunos com Deficiência Mental: São Paulo

  • 1.499
  • São Paulo
  • 2.506 - 4.340
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.506 e 4.340 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.499 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Mental

Pedagogo Especializado em Deficiência Mental: São Paulo

  • 1.499
  • São Paulo
  • 2.506 - 4.340
  • 31h
O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.506 e 4.340 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.499 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Mental

Pedagogo Especializado em Deficiência Mental: Paraná

  • 756
  • Paraná
  • 2.795 - 4.456
  • 25h
O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.795 e 4.456 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 756 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor de Alunos Com Deficiências Mentais

Professor de Alunos Com Deficiências Mentais: São Paulo

  • 1.499
  • São Paulo
  • 2.506 - 4.340
  • 31h
O profissional no cargo de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais CBO 2392-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.506 e 4.340 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.499 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor Especializado em Excepcionais

Professor Especializado em Excepcionais: São Paulo

  • 1.499
  • São Paulo
  • 2.506 - 4.340
  • 31h
O profissional no cargo de Professor Especializado em Excepcionais CBO 2392-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.506 e 4.340 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.499 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.