CBO 2392-15 - Professores de educação especial - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2392-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de educação especial CBO 2392-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Professores de educação especial.

Descrição dos cargos da categoria Professores de educação especial

Os Professores de educação especial CBO 2392-15 promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Condições de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Funções dos Professores de educação especial CBO 2392-15

Professores de educação especial devem:

  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • Atividades dos cargos CBO 2392-15

    Entre as principais atribuições dos Professores de educação especial CBO 2392-15 estão as de:

    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • participar de associações da categoria;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • avaliar rendimento escolar;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • demonstrar flexibilidade;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • demonstrar tolerância;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • ensinar língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • participar das associações da área;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • orientar estágios dos alunos;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • ensinar atividades recreativas;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • dominar língua de sinais;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • dominar braile;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • elaborar material visual para alunos;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • proceder com ética;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • coordenar curso;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • ministrar palestras e cursos;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • definir conteúdos escolares;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • elaborar relatórios;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • planejar atividades extraclasse;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • demonstrar criatividade;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • participar de palestras e cursos;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • elaborar plano de aulas;
    • participar de conselhos de classe;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;

    Cargos e salários CBO 2392-15 - Professores de educação especial

    Salário Professor de Alunos com Deficiência Mental

    Professor de Alunos com Deficiência Mental: Brasil

    • 1.417
    • Brasil
    • 1.784 - 3.603
    • 29h
    O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.784 e 3.603 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 1.417 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
    Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Mental

    Pedagogo Especializado em Deficiência Mental: Brasil

    • 1.417
    • Brasil
    • 1.784 - 3.603
    • 29h
    O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.784 e 3.603 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 1.417 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
    Salário Professor de Alunos Com Deficiências Mentais

    Professor de Alunos Com Deficiências Mentais: Brasil

    • 1.417
    • Brasil
    • 1.784 - 3.603
    • 29h
    O profissional no cargo de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.784 e 3.603 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 1.417 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
    Salário Professor Especializado em Excepcionais

    Professor Especializado em Excepcionais: Brasil

    • 1.417
    • Brasil
    • 1.784 - 3.603
    • 29h
    O profissional no cargo de Professor Especializado em Excepcionais CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.784 e 3.603 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 1.417 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
    Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Mental

    Pedagogo Especializado em Deficiência Mental: Brasil

    • 521
    • Brasil
    • 1.873 - 2.052
    • 31h
    O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.873 e 2.052 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 521 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
    Salário Professor Especializado em Excepcionais

    Professor Especializado em Excepcionais: Brasil

    • 521
    • Brasil
    • 1.873 - 2.052
    • 31h
    O profissional no cargo de Professor Especializado em Excepcionais CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.873 e 2.052 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 521 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.