CBO 2392-15 - Professores de educação especial - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2392-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de educação especial CBO 2392-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Professores de educação especial.

Descrição dos cargos da categoria Professores de educação especial

Os Professores de educação especial CBO 2392-15 promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Condições de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Funções dos Professores de educação especial CBO 2392-15

Professores de educação especial devem:

  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • Atividades dos cargos CBO 2392-15

    Entre as principais atribuições dos Professores de educação especial CBO 2392-15 estão as de:

    • elaborar plano de aulas;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • dominar língua de sinais;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • participar de palestras e cursos;
    • demonstrar tolerância;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • elaborar relatórios;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar de associações da categoria;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • ensinar atividades recreativas;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • coordenar curso;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • avaliar rendimento escolar;
    • orientar estágios dos alunos;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • participar de conselhos de classe;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • planejar atividades extraclasse;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • proceder com ética;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • participar das associações da área;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • ensinar língua portuguesa;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • demonstrar flexibilidade;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • elaborar material visual para alunos;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • dominar braile;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • demonstrar criatividade;
    • ministrar palestras e cursos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • definir conteúdos escolares;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;

    Cargos e salários CBO 2392-15 - Professores de educação especial

    Salário Professor de Alunos com Deficiência Mental

    Professor de Alunos com Deficiência Mental: Brasil

    • 2.993
    • Brasil
    • 2.145 - 4.460
    • 30h
    O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.145 e 4.460 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 2.993 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
    Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Mental

    Pedagogo Especializado em Deficiência Mental: Brasil

    • 2.993
    • Brasil
    • 2.145 - 4.460
    • 30h
    O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.145 e 4.460 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 2.993 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
    Salário Professor de Alunos Com Deficiências Mentais

    Professor de Alunos Com Deficiências Mentais: Brasil

    • 2.993
    • Brasil
    • 2.145 - 4.460
    • 30h
    O profissional no cargo de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.145 e 4.460 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 2.993 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
    Salário Professor Especializado em Excepcionais

    Professor Especializado em Excepcionais: Brasil

    • 2.993
    • Brasil
    • 2.145 - 4.460
    • 30h
    O profissional no cargo de Professor Especializado em Excepcionais CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.145 e 4.460 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 2.993 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
    Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Mental

    Pedagogo Especializado em Deficiência Mental: São Paulo

    • 1.000
    • São Paulo
    • 2.149 - 2.256
    • 31h
    O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.149 e 2.256 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.000 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
    Salário Professor Especializado em Excepcionais

    Professor Especializado em Excepcionais: São Paulo

    • 1.000
    • São Paulo
    • 2.149 - 2.256
    • 31h
    O profissional no cargo de Professor Especializado em Excepcionais CBO 2392-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.149 e 2.256 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.000 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.