CBO 2392-15 - Professor de alunos com deficiência mental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial
O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência mental, leve ou moderada Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2392-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência mental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de educação especial.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de alunos com deficiência mental
O Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência mental, leve ou moderada, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência mental, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência mental Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência mental.
Analisa propostas pedagógicas, novas teorias para efetivação da prática docente na educação especial e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Planeja programas de intervenção educacional individual Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência mental Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência mental Cria material para comunicação alternativa.
Elabora material visual Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Usa técnicas de fonética e repetição para reforçar a aprendizagem Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Ensina a organizar objetos de referência para antecipar as atividades diárias.
Instrui sobre o uso de jogos educativos manuais e sistemas computadorizados que contemplam temas de acessibilidade, para estudantes com deficiência mental Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência mental, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, entre outros) Participa de programas de inclusão escolar.
Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência mental para o ensino profissional em oficinas protegidas Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial.
Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência mental Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2392-15 deve demonstrar competências pessoais, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, pesquisar sobre temas de interesse da Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, formar profissionais para atuação na Área, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar de atividades pedagógico-administrativas, divulgar conhecimentos da Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-15
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15
Um Professor de alunos com deficiência mental (ou sinônimo) deve prestar assessoria a comunidade escolar, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar capacidade de planejamento, criar materiais para comunicação alternativa, demonstrar capacidade de improvisação, atuar em programas de estimulação essencial, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, participar de fóruns de saúde e educação, confeccionar materiais didático-pedagógicos, participar das associações da área, elaborar plano de aulas, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, proceder com ética, participar de conselhos de classe, participar da elaboração do plano de ensino, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, orientar voluntários para educação especial em comunidades, participar de programas de inclusão escolar, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, elaborar programas de atendimento educacional, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, elaborar material visual para alunos, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, demonstrar capacidade de observação, elaborar projetos com instituições não escolares, ensinar as atividades de vida autônoma, elaborar projetos de estimulação essencial, atuar em programas de reabilitação educacional, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar de associações da categoria, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, pesquisar temas de educação especial, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, ensinar língua portuguesa, registrar notas e conteúdos em diários de classe, preparar professores para classes de inclusão, demonstrar capacidade de liderança, implementar programas de atendimento educacional, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, demonstrar criatividade, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, ministrar palestras e cursos, demonstrar capacidade de motivar o outro, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, participar de palestras e cursos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, estudar as propostas da legislação educacional, dominar diferentes formas de comunicação, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, participar das atividades do programa de integração sensorial, orientar estágios dos alunos, ministrar aulas de orientação para o trabalho, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, avaliar rendimento escolar, encaminhar alunos para avaliações específicas, elaborar projetos de pesquisa, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, ensinar atividades recreativas, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, acompanhar treinamento do aluno em empresas, elaborar registros de avanços dos alunos, adequar o currículo às necessidades dos alunos, ensinar as atividades de vida diária - avd, demonstrar tolerância, demonstrar flexibilidade, estudar a língua escrita da língua de sinais, pesquisar o uso de tecnologias, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, planejar atividades extra-classe, participar da elaboração de textos sobre temas da área, criar materiais didático-pedagógicos, analisar propostas pedagógicas, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de administrar frustações, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, atuar em programas de habilitação educacional, analisar novas teorias para implementação prática, participar da elaboração do currículo escolar, planejar programas de intervenção educacional individual, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, participar de projetos de pesquisa, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, coordenar curso, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, dominar braile, corrigir trabalhos dos alunos, participar da organização de eventos sobre prevenção, definir conteúdos escolares, avaliar comunicação expressiva dos alunos, avaliar comunicação receptiva dos alunos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, encaminhar aluno para ensino regular, avaliar os resultados dos projetos, orientar trabalho em sala de leitura, participar de reuniões pedagógicas, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, dominar conteúdos e metodologias da área, dominar língua de sinais, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino.