Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) - Salário 2021 e Mercado de Trabalho

CBO: 7825-10

Um Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) ganha em média R$ 1.887,62 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 806.606 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Outubro de 2020 a Setembro de 2021.

A faixa salarial do Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) fica entre R$ 1.722,81 (média do piso salarial 2021 de acordos coletivos), R$ 1.884,08 (salário mediana da pesquisa) e o teto salarial de R$ 2.965,90, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 39 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional.

A cidade com mais ocorrências de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) é São Paulo - SP.

Lembrando que os salários aqui informados não contém adicionais salariais de nenhum tipo, como bônus, comissões, insalubridade, periculosidade, acúmulo de função, hora intervalar, nem nada do tipo. Somente o salário base mensal informado na demissão ou admissão em contrato de trabalho e/ou CTPS.

O que faz um Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais)

  1. comunicar a chegada à central;
  2. realizar manutenção corretiva;
  3. movimentar cargas perigosas;
  4. conferir peso e volume da carga;
  5. amarrar carga;
  6. posicionar o caminhão no embarcadouro de animais;
  7. montar relatório de avarias no veículo;
  8. acionar sistema hidráulico da cegonheira, com pinos de segurança;
  9. medir altura da carga;
  10. posicionar carga de acordo com ordem de entrega;
  11. definir tempo de permanência na direção do veículo;
  12. transportar carga extra pesada, em caminhão biarticulado;
  13. inspecionar parte mecânica;
  14. definir pontos de abastecimento;
  15. observar posicionamento de carga suspensa;
  16. transportar produtos envasados em caminhão baú, carroceria convencional e sider;
  17. comunicar a saída à central;
  18. transportar carga resfriada em baú isotérmico;
  19. enlonar carga;
  20. sinalizar local de acidente;
  21. transportar grãos em caminhões graneleiros;
  22. evitar o raio de ação de empilhadeiras;
  23. informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino;
  24. comunicar a chegada e saída do cliente à central;
  25. manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito;
  26. demonstrar determinação;
  27. verificar limite máximo de carga do veículo;
  28. comunicar-se via satélite (sistema gps);
  29. manusear carga com segurança;
  30. conferir quantidade de carga;
  31. podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro);
  32. verificar vazamentos de carga;
  33. ver mais...

Algumas funções no exercício da profissão

  • verificar documentos do veículo e da carga;
  • prestar socorro;
  • realizar inspeções e reparos no veículo;
  • vistoriar cargas transportadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se em tempo real;
  • operar equipamentos;
  • movimentar cargas volumosas e pesadas;
  • definir rotas;
  • trabalhar com segurança;
  • transportar cargas;
  • saiba mais...

Cálculo salarial para Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) por períodos

Divisões salariais com base no salário bruto no cargo e na remuneração por períodos
VALORES EM R$ Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Salário Nominal
(Bruto Mensal)
Piso Salarial 1.722,81 20.673,69 430,70 7,89
Média Salarial 1.887,62 22.651,41 471,90 8,64
1º Quartil 1.522,22 18.266,62 380,55 6,97
Salário Mediana 1.884,08 22.608,96 471,02 8,63
3º Quartil 2.261,92 27.143,04 565,48 10,36
Teto Salarial 2.965,90 35.590,77 741,47 13,58
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2020 e Setembro de 2021, tivemos um aumento de 11.39% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Tabela de salários Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) nas principais cidades

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
São Paulo, SP 44 1.845,52 2.022,07 3.055,81 9,24 40.646
Rio de Janeiro, RJ 43 1.627,04 1.782,69 2.694,05 8,25 9.372
Curitiba, PR 44 1.875,71 2.055,15 3.105,80 9,36 9.198
Belo Horizonte, MG 44 1.643,62 1.800,86 2.721,51 8,25 7.436
Maringá, PR 44 1.861,58 2.039,66 3.082,40 9,29 6.727

Tabela de salários do cargo por estado

Clique em um estado para ver a pesquisa salarial completa para Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) na localidade
UF Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
44 1.806,85 1.979,71 2.991,79 9,04 203.044
43 1.638,91 1.795,70 2.713,71 8,27 98.523
44 1.878,40 2.058,09 3.110,25 9,37 73.954
44 1.745,05 1.911,99 2.889,46 8,71 68.318
44 1.738,08 1.904,35 2.877,91 8,69 43.435

Setores que mais contratam Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) no Brasil

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de admissões para o cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais).

Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para um Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) que busca uma recolocação no mercado de trabalho ou a primeira oportunidade de trabalho.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

No filtro são excluídos os aprendizes e trabalhadores em regime parcial de trabalho como horistas ou intermitentes.

Tabela de salários por tipo de empresa

Segmento da Empresa Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 44 1.782,94 1.953,50 2.952,19 8,92 268.613
Transporte rodoviário de carga 43 1.695,41 1.857,59 2.807,25 8,58 40.965
Transporte rodoviário de produtos perigosos 44 1.799,82 1.971,99 2.980,14 9,03 26.594
Construção de rodovias e ferrovias 44 1.748,64 1.915,92 2.895,40 8,74 24.149
Comércio varejista de materiais de construção em geral 44 1.550,57 1.698,90 2.567,43 7,78 15.621
Fabricação de açúcar em bruto 43 1.561,27 1.710,62 2.585,14 7,87 14.990
Obras de terraplenagem 43 1.720,61 1.885,21 2.848,99 8,67 13.693
Construção de edifícios 44 1.745,17 1.912,12 2.889,65 8,74 12.682
Coleta de resíduos não-perigosos 44 1.710,55 1.874,19 2.832,33 8,60 10.553
Cultivo de cana-de-açúcar 44 1.597,85 1.750,70 2.645,71 8,02 10.128
Você pode ver uma pesquisa completa de cada um desses segmentos clicando no link de cada um deles. São informações salariais de cargos operacionais e gerenciais em cada setor em todas as cidades e estados brasileiros.

O que faz

O Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) atua na condução de veículos para transporte de cargas entre rodovias estaduais e rodovias internacionais. Entre as atribuições deste profissional estão garantir a correta armazenagem da carga na carroceria ou baú do veículo e conferência do conteúdo armazenado no caminhão de acordo com a nota fiscal.

Mercado de trabalho

O Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) atua em empresas de transporte de cargas como transportadoras, operadores logísticos e até mesmo industrias. Há grande oferta de vagas de emprego para essa função, onde é necessário ao candidato possuir amplo conhecimento das rotas nacionais e internacionais a serem percorridas.

Quanto ganha um Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) concursado

Profissionais com ensino médio completo contratados para exercer o cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) também podem almejar um emprego público através de concurso.

O salário de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) concursado é de R$ 1.530,82 para uma jornada de 42 horas semanais, segundo dados de 196 profissionais contratados por concúrso público para órgãos municipais, estaduais ou federais.

Seguir uma carreira concursada de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) não parece ser uma boa idéia, já que a remuneração no setor público é cerca de 19% menor do que a média salarial do setor privado. Talvez compense pela estabilidade e jornada de trabalho menor, mas precisaria pesar bem os prós e contras.

Lembrando que quando um Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) é concursado e contratado como agente público, ele também entra como regime CLT, ou seja, ele poderá exercer a função como emprego público na administração direta ou indireta, em empresas públicas, sociedades de economia mista e em fundações públicas de direito privado.

Quanto ganha um Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 806.606 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
691.445 44 220 1.892,81 8,60
32.633 40 200 1.799,85 9,00
4.405 42 210 1.844,04 8,78
3.057 43 215 1.830,60 8,51
2.919 36 180 1.781,07 9,89
1.248 38 190 1.711,70 9,01

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) Nível I ganha em média R$ 1.845,52, o Nível II recebe cerca de R$ 2.087,71, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.507,82 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a remuneração do cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • *Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) Nível I: até 4 anos;
  • *Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;
Metodologia: Salários de 335.241 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.860,13 1.981,22 2.191,28
Pequenas 1.866,01 1.987,10 2.197,16
Médias 1.879,87 2.000,96 2.211,02
Grandes Empresas 1.866,59 1.987,69 2.197,74
*Os salários de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) Nível 1, Nível 2 e Nível 3 no cargo são referentes somente ao histórico do profissional naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) Nível 1 pode ser maior que um Nível 3 por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso salarial Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) 2021

De acordo com negociações coletivas registradas, o valor médio do piso salarial 2021 para o cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) em todo o Brasil é de R$ 1.722,81 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2021 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Motoristas de veículos de cargas em geral pelo sindicato.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos de todo Brasil que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 7825-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de profissionais em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Quanto ganha um aprendiz de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais)

Em um total de 38 aprendizes contratados e demitidos durante o período da pesquisa, o salário médio de um aprendiz no cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) é de R$ 1.120,31 para uma jornada de trabalho de cerca de 32 horas semanais.

De acordo com a legislação, aprendiz é uma ocupação com jornada parcial de trabalho a qual não poderá interferir nos horários de estudos e no qual o trabalhador possa ter vencimentos menores que o salário mínimo vigente.

Quanto ganha um Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) PCD

Num levantamento com 2.998 salários de Motoristas de veículos de cargas em geral PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais), a média salarial em todo o Brasil é de R$ 1.874,71 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução salarial do Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) ao longo do tempo

Salário de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões pelo mercado de trabalho

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) pelo mercado de trabalho durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo. Confira o gráfico:

Quanto ganha um Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais) com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais)

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4 comentários em Motorista de Caminhão (Rotas Regionais e Internacionais)

  1. Com todo respeito dos irmãos caminhoneiros; a pessoa recebe um salário de fome para morrer dentro de uma cabine de caminhão, larguei esta vida em 2000 e não pretendo mais dirigir em territorio nacional de motorista mais nunca.

  2. Motorista de caminhão (rotas Regionais e internacionais)esse registro si enquadra para trabalhar com bitrem.
    Pq trabalho numa empresa e me registrado assim e estou trabalhando com bitrem!

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