CBO 7826-25 - Auxiliar de maquinista de trem - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
O profissional no cargo de Auxiliar de maquinista de trem CBO 7826-25 auxilia o maquinista na condução de trens, na realização de manobras e no transporte de passageiros e cargas Presta apoio nas inspeções para averiguar condições físicas do veículo ferroviário e detectar eventuais avarias, auxiliando na execução de pequenos reparos.
Ajuda no atendimento aos itens de segurança Auxilia no controle da documentação do trem Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7826-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de maquinista de trem, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-25
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
- Trabalhadores de funções transversais.
O que faz um Auxiliar de maquinista de trem
O Auxiliar de maquinista de trem CBO 7826-25 auxilia o maquinista na condução de trem, comunicando-lhe falhas ou irregularidades contatadas no monitoramento de equipamentos de bordo Observa o perfil e as condições da via e atenta para passagem de nível e para pedestres, alertando o maquinista sobre obstáculos ou outros problemas.
Aciona buzina, quando necessário.
Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Ajuda o maquinista no preenchimento de relatório de viagem.
Presta apoio no transporte de passageiros, monitorando embarque e desembarque Anuncia o nome das estações e as mensagens.
Presta informações aos usuários.
Ajuda o maquinista na realização de manobras, monitorando os sinais Auxilia na atividade de acoplagem e desacoplagem de mangueiras de ar e na operação do aparelho de mudança de via (AMV).
Presta apoio no engate e no desengate de locomotivas e vagões na composição.
Ajuda no posicionamento do vagão para carga e descarga Auxilia no transporte de carga, monitorando o carregamento do vagão Confere o acondicionamento da carga, para evitar vazamentos.
Verifica lacre, portas e lonas dos vagões Confirma quantidade e peso dos vagões Presta apoio na detecção de falhas de dispositivos e de equipamentos de segurança, participando na realização de pequenos reparos.
Auxilia na execução de serviços de manutenção Ajuda na preparação do trem para ser rebocado.
Participa na instalação e na retirada do equipamento detector de trem completo (DTC) Ajuda na execução dos testes de sistema de comunicação, sistema de portas e sistemas elétrico e pneumático Verifica as condições físicas do veículo e examina os sistemas de refrigeração e lubrificação, informando ao maquinista os problemas detectados.
Ajuda no transporte de funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Auxilia no controle da documentação, verificando ficha e documentos do trem Examina as condições de limpeza do trem, ajudando na manobra e no estacionamento para lavagem.
Auxilia o maquinista no atendimento aos itens de segurança, tais como controles da sinalização e da velocidade máxima autorizada Verifica o comportamento da composição durante a viagem e, em situações de impedimento do maquinista, aciona freio de emergência e solicita ao Centro de Controle Operacional a desenergização e a interdição da via Solicita equipe de segurança e combate a incêndios, quando necessário.
Pode prestar primeiros socorros Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7826-25 deve demonstrar competências pessoais, atuar em falhas de equipamentos, trabalhar com segurança, transportar passageiros, vistoriar teleférico, inspecionar trem, bonde e metrô, transportar cargas, conduzir trem, bonde e metrô, manobrar trem, bonde e metrô, comunicar-se com o centro de controle operacional - cco.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Auxiliar de maquinista de trem CBO 7826-25
Um Auxiliar de maquinista de trem (ou sinônimo) deve testar sistemas elétrico e pneumático, demonstrar segurança, cumprir paradas programadas, combater incêndios em casos de emergência, efetuar reboque, zelar pelos equipamentos de trabalho, interromper manobra em caso de perda de contato, utilizar equipamentos de proteção ambiental - epa, demonstrar assiduidade, verificar dispositivos de segurança, usar equipamentos de proteção individual - epi, informar posicionamento, confirmar destino, conferir número, quantidade e peso dos vagões, testar sistema de comunicação, emitir relatório de ocorrência, verificar controle de falhas, anunciar mensagens, demonstrar acuidade visual, posicionar vagão para carga e descarga, manobrar para lavagem, aperfeiçoar-se, prestar informações ao usuário, verificar ficha e documentação do trem, conferir a formação da composição, solucionar pequenas falhas, aplicar freio de estacionamento e calços, preencher livro de bordo, inspecionar equipamentos de bordo, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, obedecer sinalização de via, comunicar impedimentos de circulação do veículo, demonstrar capacidade de assimilação, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, informar situação de risco ao longo da via, ligar o veículo, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, demonstrar percepção, uniformizar-se, trabalhar em equipe, demonstrar rapidez de raciocínio, operar aparelho de mudança de via - amv, comunicar irregularidades ao maquinista, manter farol aceso, verificar condições de limpeza, monitorar carregamento do vagão - lixo, malotes e outros, solicitar resgate de passageiros, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, demonstrar responsabilidade, auxiliar o maquinista na condução, conferir limite de tração, comunicar ocorrências externas ao sistema, demonstrar firmeza nas decisões, comunicar-se com clareza, desligar o veículo, prestar primeiros-socorros, operar terminal móvel de comunicação via satélite - mct, liberar o freio, conferir acondicionamento da carga, solicitar equipe de segurança, manobrar para manutenção de via permanente, monitorar equipamentos de bordo, detectar falhas de equipamentos, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, conferir documentação da carga, comunicar entrada na via, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, manobrar para pesagem de vagões, cumprir tempo de parada, instalar equipamento detector de trem completo - dtc, preparar trem para reboque, acionar buzina, retirar equipamento detector de trem completo - dtc, anunciar energização do veículo, verificar níveis de combustível e areia, monitorar embarque e desembarque de passageiros, demonstrar iniciativa, repor equipamento de segurança, demonstrar autocontrole, verificar existência de fita velocimétrica, acatar instruções via rádio, manobrar para testes operacionais, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, estacionar em local predeterminado, retirar terminal móvel de comunicação - mct portátil, evacuar veículo, manobrar guindaste para prestar socorro, cumprir horários, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, obedecer sinais de manobra, acatar sinalização do painel de bordo, solicitar interdição da via, manobrar para manutenção, obedecer velocidade máxima autorizada, desengatar locomotivas e vagões da composição, verificar o comportamento da composição durante a viagem, solicitar licenciamento para partida, vistoriar dispositivos de segurança, solicitar prefixo do trem, informar ocorrências com o usuário, observar perfil de via, acionar freio de emergência em situação de risco, treinar funcionários, separar vagões por destino, informar nome das estações, estacionar para limpeza, preencher relatório de viagem, observar condições de via, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, vistoriar freio manual, solicitar reboque, instalar terminal móvel de comunicação - mct portátil, concentrar-se nas suas atribuições, atentar para passagem de nível e pedestres, verificar livro de bordo, solicitar desenergização da via, remover vagões avariados, engatar locomotivas e vagões na composição, cumprir licenciamento via satélite, verificar vazamentos de carga, solicitar manutenção, recolher veículo.