CBO 7826-15 - Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 7826-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de funções transversais.
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas.
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.

Descrição dos cargos da categoria Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-15 conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Funções dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-15

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • vistoriar teleférico;
  • operar teleférico;
  • trabalhar com segurança;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • transportar cargas;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • Atividades dos cargos CBO 7826-15

    Entre as principais atribuições dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-15 estão as de:

    • anunciar mensagens;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • verificar condições de limpeza;
    • demonstrar acuidade visual;
    • comunicar-se com clareza;
    • trabalhar em equipe;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • liberar o freio;
    • demonstrar autocontrole;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • cumprir horários;
    • solicitar reboque;
    • observar perfil de via;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • estacionar para limpeza;
    • ligar o veículo;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • obedecer sinalização de via;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • solicitar interdição da via;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • cumprir paradas programadas;
    • demonstrar responsabilidade;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • vistoriar freio manual;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • solicitar manutenção;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • conferir limite de tração;
    • informar nome das estações;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • demonstrar assiduidade;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • treinar funcionários;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • manobrar para lavagem;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • uniformizar-se;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • evacuar veículo;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • estacionar em local predeterminado;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • observar condições de via;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • obedecer sinais de manobra;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • solicitar equipe de segurança;
    • repor equipamento de segurança;
    • aperfeiçoar-se;
    • solicitar prefixo do trem;
    • demonstrar percepção;
    • conferir a formação da composição;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • acionar buzina;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • prestar primeiros-socorros;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • preparar trem para reboque;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • cumprir tempo de percurso;
    • manobrar para manutenção;
    • recolher veículo;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • preencher livro de bordo;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • testar sistema de comunicação;
    • prestar informações ao usuário;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • conduzir veículo para a via principal;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • manobrar para testes operacionais;
    • cumprir tempo de parada;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • demonstrar segurança;
    • informar posicionamento;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • preencher relatório de viagem;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • demonstrar iniciativa;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • verificar controle de falhas;
    • efetuar reboque;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • acatar instruções via rádio;
    • solicitar desenergização da via;
    • confirmar destino;
    • testar sistema de portas;
    • comunicar entrada na via;
    • verificar livro de bordo;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • solucionar pequenas falhas;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • manter farol aceso;
    • desligar o veículo;
    • verificar dispositivos de segurança;

    Cargos e salários CBO 7826-15 - Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

    Salário Operador de Trem Metropolitano

    Operador de Trem Metropolitano: Brasil

    • 246
    • Brasil
    • 3.629 - 5.779
    • 40h
    O profissional no cargo de Operador de Trem Metropolitano CBO 7826-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.629 e 5.779 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 246 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-15.
    Salário Maquinista de Trem Metropolitano

    Maquinista de Trem Metropolitano: Brasil

    • 246
    • Brasil
    • 3.629 - 5.779
    • 40h
    O profissional no cargo de Maquinista de Trem Metropolitano CBO 7826-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.629 e 5.779 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 246 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-15.
    Salário Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano)

    Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano): Brasil

    • 246
    • Brasil
    • 3.629 - 5.779
    • 40h
    O profissional no cargo de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) CBO 7826-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.629 e 5.779 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 246 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-15.