CBO 7826-15 - Maquinista de trem metropolitano - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
O profissional no cargo de Maquinista de trem metropolitano CBO 7826-15 conduz trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, movimentando o trem na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.
Preenche relatórios e livro de bordo Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7826-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Maquinista de trem metropolitano, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-15
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
- Trabalhadores de funções transversais.
O que faz um Maquinista de trem metropolitano
O Maquinista de trem metropolitano CBO 7826-15 prepara-se para a condução de trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para informar sua entrada na via e seu posicionamento e solicitar confirmação do destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.
Conduz o trem, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.
Adéqua o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.
Acompanha circuito fechado de televisão Conduz o veículo para a via principal.
Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.
Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.
Preenche o relatório de viagem e o livro de bordo.
Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, cumprindo o tempo de parada, e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.
Transporta cargas, conferindo a formação da composição Verifica lacre, portas e lonas dos vagões.
Examina limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.
Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.
Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Preenche relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7826-15 deve operar teleférico, transportar passageiros, demonstrar competências pessoais, atuar em falhas de equipamentos, comunicar-se com o centro de controle operacional - cco, conduzir trem, bonde e metrô, inspecionar trem, bonde e metrô, manobrar trem, bonde e metrô, vistoriar teleférico, transportar cargas, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Maquinista de trem metropolitano CBO 7826-15
Um Maquinista de trem metropolitano (ou sinônimo) deve cumprir horários, observar condições de via, comunicar impedimentos de circulação do veículo, solicitar manutenção, orientar passageiros sobre regras de segurança, efetuar reboque, recolher veículo, movimentar o veículo na modalidade semi-automática, comunicar-se com clareza, engatar locomotivas e vagões na composição, prestar primeiros-socorros, demonstrar autocontrole, manter farol aceso, conduzir veículo para a via principal, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, cumprir tempo de percurso, zelar pelos equipamentos de trabalho, verificar o comportamento da composição durante a viagem, demonstrar capacidade de assimilação, cumprir tempo de parada, obedecer velocidade máxima autorizada, cumprir paradas programadas, demonstrar percepção, demonstrar segurança, solicitar prefixo do trem, operar aparelho de mudança de via - amv, demonstrar firmeza nas decisões, acatar instruções via rádio, preencher livro de bordo, informar situação de risco ao longo da via, demonstrar acuidade visual, demonstrar iniciativa, atentar para passagem de nível e pedestres, confirmar destino, demonstrar responsabilidade, observar perfil de via, solicitar interdição da via, verificar níveis de combustível e areia, emitir relatório de ocorrência, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, demonstrar rapidez de raciocínio, aplicar freio de estacionamento e calços, usar equipamentos de proteção individual - epi, testar sistema de portas, informar ocorrências com o usuário, verificar livro de bordo, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, interromper manobra em caso de perda de contato, movimentar o veículo na modalidade automática, manobrar para manutenção de via permanente, adequar a condução ao tipo de veículo, posicionar vagão para carga e descarga, obedecer sinais de manobra, trabalhar em equipe, obedecer sinalização de via, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, solicitar reboque, solicitar resgate de passageiros, controlar abertura e fechamento das portas, preparar trem para reboque, repor equipamento de segurança, cumprir licenciamento via satélite, estacionar para limpeza, acionar freio de emergência em situação de risco, informar posicionamento, comunicar entrada na via, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, vistoriar freio manual, conduzir usuário na passagem de emergência, movimentar o veículo na modalidade manual, informar nome das estações, monitorar embarque e desembarque de passageiros, monitorar equipamentos de bordo, vistoriar sistema de comunicação visual, desengatar locomotivas e vagões da composição, manobrar para lavagem, evacuar veículo, solucionar pequenas falhas, verificar controle de falhas, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, concentrar-se nas suas atribuições, verificar condições de limpeza, combater incêndios em casos de emergência, testar sistema de comunicação, preencher relatório de quilometragem, demonstrar assiduidade, acionar buzina, verificar dispositivos de segurança, preencher relatório de viagem, treinar funcionários, testar sistemas elétrico e pneumático, uniformizar-se, manobrar para manutenção, verificar existência de fita velocimétrica, conferir a formação da composição, desligar o veículo, anunciar mensagens, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, ligar o veículo, manobrar para testes operacionais, aperfeiçoar-se, solicitar equipe de segurança, acompanhar circuito fechado de televisão, solicitar desenergização da via, prestar informações ao usuário, conferir limite de tração, estacionar em local predeterminado, inspecionar equipamentos de bordo, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, comunicar ocorrências externas ao sistema, liberar o freio.