CBO 7826-15 - Maquinista de trem metropolitano - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

O profissional no cargo de Maquinista de trem metropolitano CBO 7826-15 conduz trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, movimentando o trem na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Preenche relatórios e livro de bordo Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7826-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Maquinista de trem metropolitano, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
      • Trabalhadores de funções transversais.

O que faz um Maquinista de trem metropolitano

O Maquinista de trem metropolitano CBO 7826-15 prepara-se para a condução de trem metropolitano, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para informar sua entrada na via e seu posicionamento e solicitar confirmação do destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.

Conduz o trem, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.

Adéqua o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.

Acompanha circuito fechado de televisão Conduz o veículo para a via principal.

Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.

Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.

Preenche o relatório de viagem e o livro de bordo.

Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, cumprindo o tempo de parada, e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.

Transporta cargas, conferindo a formação da composição Verifica lacre, portas e lonas dos vagões.

Examina limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pela manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.

Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Examina equipamentos de segurança, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Preenche relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7826-15 deve trabalhar com segurança, transportar passageiros, vistoriar teleférico, inspecionar trem, bonde e metrô, operar teleférico, conduzir trem, bonde e metrô, atuar em falhas de equipamentos, comunicar-se com o centro de controle operacional - cco, manobrar trem, bonde e metrô, demonstrar competências pessoais, transportar cargas.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Maquinista de trem metropolitano CBO 7826-15

Um Maquinista de trem metropolitano (ou sinônimo) deve solicitar prefixo do trem, verificar o comportamento da composição durante a viagem, evacuar veículo, verificar níveis de combustível e areia, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, informar situação de risco ao longo da via, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, preparar trem para reboque, demonstrar percepção, trabalhar em equipe, demonstrar responsabilidade, solicitar equipe de segurança, cumprir tempo de parada, informar posicionamento, demonstrar segurança, engatar locomotivas e vagões na composição, solucionar pequenas falhas, anunciar mensagens, movimentar o veículo na modalidade automática, movimentar o veículo na modalidade manual, manobrar para manutenção, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, verificar dispositivos de segurança, verificar livro de bordo, demonstrar acuidade visual, zelar pelos equipamentos de trabalho, testar sistema de portas, cumprir paradas programadas, manobrar para manutenção de via permanente, recolher veículo, estacionar para limpeza, controlar abertura e fechamento das portas, desengatar locomotivas e vagões da composição, conferir a formação da composição, verificar existência de fita velocimétrica, posicionar vagão para carga e descarga, verificar controle de falhas, obedecer sinalização de via, concentrar-se nas suas atribuições, monitorar equipamentos de bordo, conduzir usuário na passagem de emergência, prestar informações ao usuário, estacionar em local predeterminado, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, observar perfil de via, interromper manobra em caso de perda de contato, aperfeiçoar-se, preencher relatório de quilometragem, manter farol aceso, demonstrar iniciativa, cumprir tempo de percurso, preencher relatório de viagem, testar sistema de comunicação, verificar condições de limpeza, manobrar para testes operacionais, informar ocorrências com o usuário, usar equipamentos de proteção individual - epi, solicitar interdição da via, comunicar impedimentos de circulação do veículo, emitir relatório de ocorrência, cumprir licenciamento via satélite, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, comunicar-se com clareza, comunicar entrada na via, treinar funcionários, combater incêndios em casos de emergência, demonstrar autocontrole, liberar o freio, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, acompanhar circuito fechado de televisão, solicitar desenergização da via, conferir limite de tração, orientar passageiros sobre regras de segurança, solicitar resgate de passageiros, ligar o veículo, adequar a condução ao tipo de veículo, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, cumprir horários, prestar primeiros-socorros, obedecer velocidade máxima autorizada, demonstrar assiduidade, informar nome das estações, testar sistemas elétrico e pneumático, acatar instruções via rádio, aplicar freio de estacionamento e calços, vistoriar sistema de comunicação visual, solicitar reboque, manobrar para lavagem, uniformizar-se, repor equipamento de segurança, obedecer sinais de manobra, efetuar reboque, desligar o veículo, vistoriar freio manual, demonstrar capacidade de assimilação, observar condições de via, acionar freio de emergência em situação de risco, monitorar embarque e desembarque de passageiros, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, movimentar o veículo na modalidade semi-automática, demonstrar firmeza nas decisões, inspecionar equipamentos de bordo, comunicar ocorrências externas ao sistema, demonstrar rapidez de raciocínio, solicitar manutenção, atentar para passagem de nível e pedestres, acionar buzina, confirmar destino, conduzir veículo para a via principal, preencher livro de bordo, operar aparelho de mudança de via - amv.

Cargos e salários CBO 7826-15 - Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Salário Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano)

Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano): Brasil

  • 169
  • Brasil
  • 3.010 - 6.593
  • 41h
O profissional no cargo de Operador de Locomotiva (transporte Metropolitano) CBO 7826-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.010 e 6.593 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-15.
Salário Operador de Trem Metropolitano

Operador de Trem Metropolitano: Brasil

  • 169
  • Brasil
  • 3.010 - 6.593
  • 41h
O profissional no cargo de Operador de Trem Metropolitano CBO 7826-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.010 e 6.593 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-15.
Salário Maquinista de Trem Metropolitano

Maquinista de Trem Metropolitano: Brasil

  • 169
  • Brasil
  • 3.010 - 6.593
  • 41h
O profissional no cargo de Maquinista de Trem Metropolitano CBO 7826-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.010 e 6.593 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-15.