CBO 7826-20 - Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 7826-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-20

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de funções transversais.
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas.
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.

Descrição dos cargos da categoria Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-20 conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Funções dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-20

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • operar teleférico;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • vistoriar teleférico;
  • trabalhar com segurança;
  • transportar passageiros;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;
  • Atividades dos cargos CBO 7826-20

    Entre as principais atribuições dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-20 estão as de:

    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • demonstrar responsabilidade;
    • demonstrar acuidade visual;
    • efetuar reboque;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • preencher relatório de quilometragem;
    • treinar funcionários;
    • obedecer sinais de manobra;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • demonstrar iniciativa;
    • cumprir tempo de percurso;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • cumprir paradas programadas;
    • uniformizar-se;
    • solicitar interdição da via;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • manobrar para lavagem;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • recolher veículo;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • prestar informações ao usuário;
    • verificar condições de limpeza;
    • acatar instruções via rádio;
    • manobrar para testes operacionais;
    • solicitar reboque;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • inspecionar alavanca;
    • ligar o veículo;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • cumprir tempo de parada;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • vistoriar freio manual;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • anunciar energização do veículo;
    • demonstrar segurança;
    • trabalhar em equipe;
    • verificar controle de falhas;
    • solicitar manutenção;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • estacionar para limpeza;
    • demonstrar autocontrole;
    • liberar o freio;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • confirmar destino;
    • observar perfil de via;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • solucionar pequenas falhas;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • solicitar prefixo do trem;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • preencher relatório de viagem;
    • observar condições de via;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • cumprir horários;
    • testar freio de reversão e automático;
    • estacionar em local predeterminado;
    • comunicar entrada na via;
    • prestar primeiros-socorros;
    • preparar trem para reboque;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • demonstrar assiduidade;
    • testar sistema de comunicação;
    • acionar buzina;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • comunicar-se com clareza;
    • informar posicionamento;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • demonstrar percepção;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • manobrar para manutenção;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • manter farol aceso;
    • aperfeiçoar-se;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • desligar o veículo;
    • solicitar equipe de segurança;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • evacuar veículo;
    • obedecer sinalização de via;
    • solicitar desenergização da via;

    Cargos e salários CBO 7826-20 - Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

    Salário Motorneiro

    Motorneiro: Brasil

    • 299
    • Brasil
    • 1.593 - 2.974
    • 44h
    O profissional no cargo de Motorneiro CBO 7826-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.593 e 2.974 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 299 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-20.
    Salário Operador de Automotriz

    Operador de Automotriz: Brasil

    • 299
    • Brasil
    • 1.593 - 2.974
    • 44h
    O profissional no cargo de Operador de Automotriz CBO 7826-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.593 e 2.974 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 299 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-20.
    Salário Operador de Bonde

    Operador de Bonde: Brasil

    • 299
    • Brasil
    • 1.593 - 2.974
    • 44h
    O profissional no cargo de Operador de Bonde CBO 7826-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.593 e 2.974 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 299 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-20.