CBO 7826-10 - Maquinista de trem - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

O profissional no cargo de Maquinista de trem CBO 7826-10 conduz trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Emite relatórios e preenche o livro de bordo Pode prestar primeiros socorros Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7826-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Maquinista de trem, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
      • Trabalhadores de funções transversais.

O que faz um Maquinista de trem

O Maquinista de trem CBO 7826-10 prepara-se para a condução de trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) da ferrovia, para informar sua entrada na via e seu posicionamento Solicita confirmação do destino e licenciamento para partida.

Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.

Conduz o trem, adequando o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.

Conduz o veículo para a via principal Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.

Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal).

Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.

Preenche o relatório de viagem.

Transporta passageiros, alinhando o trem para embarque e desembarque, cumprindo o tempo de parada e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Manobra para pesagem de vagões Separa vagões por destino.

Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.

Transporta cargas, conferindo a formação da composição Monitora o carregamento do vagão, conferindo a documentação e verificando o acondicionamento da carga Examina vazamentos de carga e confere lacre, portas e lonas dos vagões.

Confere número, quantidade e peso dos vagões, verificando limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pelo serviço de manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque, removendo vagões avariados Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas.

Instala e retira o equipamento detector de trem completo (DTC) Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Instala e retira MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Verifica os dispositivos de segurança, examinando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Controla documentação, verificando ficha e documentos do trem Preenche o livro de bordo Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Manobra guindaste para prestar socorro Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7826-10 deve conduzir trem, bonde e metrô, transportar cargas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se com o centro de controle operacional - cco, transportar passageiros, atuar em falhas de equipamentos, vistoriar teleférico, manobrar trem, bonde e metrô, inspecionar trem, bonde e metrô, trabalhar com segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Maquinista de trem CBO 7826-10

Um Maquinista de trem (ou sinônimo) deve zelar pelos equipamentos de trabalho, uniformizar-se, comunicar-se com clareza, monitorar carregamento do vagão - lixo, malotes e outros, obedecer sinais de manobra, solucionar pequenas falhas, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, demonstrar firmeza nas decisões, verificar existência de fita velocimétrica, solicitar prefixo do trem, demonstrar autocontrole, informar posicionamento, recolher veículo, solicitar equipe de segurança, utilizar equipamentos de proteção ambiental - epa, observar perfil de via, combater incêndios em casos de emergência, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, solicitar desenergização da via, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, operar terminal móvel de comunicação via satélite - mct, verificar condições de limpeza, testar sistemas elétrico e pneumático, demonstrar assiduidade, conduzir trem em licenciamento emergencial, manobrar para manutenção de via permanente, repor equipamento de segurança, manobrar para testes operacionais, desengatar locomotivas e vagões da composição, usar equipamentos de proteção individual - epi, verificar ficha e documentação do trem, separar vagões por destino, comunicar impedimentos de circulação do veículo, demonstrar capacidade de assimilação, acatar instruções via rádio, demonstrar rapidez de raciocínio, acionar buzina, engatar locomotivas e vagões na composição, preencher livro de bordo, cumprir paradas programadas, demonstrar responsabilidade, instalar terminal móvel de comunicação - mct portátil, estacionar em local predeterminado, verificar controle de falhas, comunicar entrada na via, demonstrar iniciativa, manobrar para lavagem, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, desligar o veículo, demonstrar acuidade visual, conferir a formação da composição, posicionar vagão para carga e descarga, cumprir tempo de parada, solicitar manutenção, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, solicitar interdição da via, preparar trem para reboque, observar condições de via, confirmar destino, verificar o comportamento da composição durante a viagem, comunicar ocorrências externas ao sistema, efetuar reboque, vistoriar freio manual, solicitar reboque, anunciar energização do veículo, verificar níveis de combustível e areia, remover vagões avariados, instalar equipamento detector de trem completo - dtc, testar sistema de comunicação, monitorar embarque e desembarque de passageiros, trabalhar em equipe, informar situação de risco ao longo da via, conferir limite de tração, movimentar o veículo na modalidade manual, emitir relatório de ocorrência, cumprir horários, verificar vazamentos de carga, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, liberar o freio, detectar falhas de equipamentos, conferir número, quantidade e peso dos vagões, ligar o veículo, inspecionar equipamentos de bordo, manter farol aceso, demonstrar percepção, estacionar para limpeza, atentar para passagem de nível e pedestres, obedecer sinalização de via, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, cumprir tempo de percurso, solicitar licenciamento para partida, demonstrar segurança, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, aperfeiçoar-se, prestar primeiros-socorros, cumprir licenciamento via satélite, anunciar mensagens, solicitar resgate de passageiros, aplicar freio de estacionamento e calços, treinar funcionários, manobrar para manutenção, informar ocorrências com o usuário, prestar informações ao usuário, vistoriar dispositivos de segurança, monitorar equipamentos de bordo, acionar freio de emergência em situação de risco, retirar equipamento detector de trem completo - dtc, operar aparelho de mudança de via - amv, interromper manobra em caso de perda de contato, manobrar para pesagem de vagões, conferir acondicionamento da carga, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, verificar dispositivos de segurança, preencher relatório de viagem, retirar terminal móvel de comunicação - mct portátil, manobrar guindaste para prestar socorro, concentrar-se nas suas atribuições, obedecer velocidade máxima autorizada, conferir documentação da carga, adequar a condução ao tipo de veículo, acatar sinalização do painel de bordo, verificar livro de bordo, evacuar veículo, conduzir veículo para a via principal, informar nome das estações.

Cargos e salários CBO 7826-10 - Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Salário Maquinista de Trem

Maquinista de Trem: Brasil

  • 907
  • Brasil
  • 2.327 - 4.046
  • 41h
O profissional no cargo de Maquinista de Trem CBO 7826-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.327 e 4.046 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 907 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-10.
Salário Maquinista de Locomotiva

Maquinista de Locomotiva: Brasil

  • 907
  • Brasil
  • 2.327 - 4.046
  • 41h
O profissional no cargo de Maquinista de Locomotiva CBO 7826-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.327 e 4.046 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 907 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-10.
Salário Operador de Locomotiva

Operador de Locomotiva: Brasil

  • 907
  • Brasil
  • 2.327 - 4.046
  • 41h
O profissional no cargo de Operador de Locomotiva CBO 7826-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.327 e 4.046 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 907 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-10.