CBO 7826-10 - Maquinista de trem - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
O profissional no cargo de Maquinista de trem CBO 7826-10 conduz trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, adequando o modo de condução ao tipo de veículo, realizando manobras e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.
Emite relatórios e preenche o livro de bordo Pode prestar primeiros socorros Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 7826-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Maquinista de trem, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
- Trabalhadores de funções transversais.
O que faz um Maquinista de trem
O Maquinista de trem CBO 7826-10 prepara-se para a condução de trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) da ferrovia, para informar sua entrada na via e seu posicionamento Solicita confirmação do destino e licenciamento para partida.
Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.
Conduz o trem, adequando o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina.
Conduz o veículo para a via principal Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.
Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal).
Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.
Preenche o relatório de viagem.
Transporta passageiros, alinhando o trem para embarque e desembarque, cumprindo o tempo de parada e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).
Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Manobra para pesagem de vagões Separa vagões por destino.
Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.
Transporta cargas, conferindo a formação da composição Monitora o carregamento do vagão, conferindo a documentação e verificando o acondicionamento da carga Examina vazamentos de carga e confere lacre, portas e lonas dos vagões.
Confere número, quantidade e peso dos vagões, verificando limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o responsável pelo serviço de manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque, removendo vagões avariados Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas.
Instala e retira o equipamento detector de trem completo (DTC) Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Instala e retira MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Verifica os dispositivos de segurança, examinando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Controla documentação, verificando ficha e documentos do trem Preenche o livro de bordo Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Manobra guindaste para prestar socorro Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7826-10 deve comunicar-se com o centro de controle operacional - cco, transportar passageiros, atuar em falhas de equipamentos, transportar cargas, conduzir trem, bonde e metrô, manobrar trem, bonde e metrô, inspecionar trem, bonde e metrô, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, vistoriar teleférico.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-10
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Maquinista de trem CBO 7826-10
Um Maquinista de trem (ou sinônimo) deve solicitar resgate de passageiros, verificar livro de bordo, verificar ficha e documentação do trem, uniformizar-se, manobrar para lavagem, solucionar pequenas falhas, conduzir trem em licenciamento emergencial, acatar sinalização do painel de bordo, verificar dispositivos de segurança, cumprir tempo de percurso, informar nome das estações, estacionar em local predeterminado, efetuar reboque, solicitar interdição da via, aplicar freio de estacionamento e calços, concentrar-se nas suas atribuições, verificar vazamentos de carga, demonstrar assiduidade, testar sistema de comunicação, cumprir horários, treinar funcionários, cumprir tempo de parada, operar aparelho de mudança de via - amv, preparar trem para reboque, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, zelar pelos equipamentos de trabalho, movimentar o veículo na modalidade manual, obedecer sinais de manobra, acatar instruções via rádio, manobrar para pesagem de vagões, repor equipamento de segurança, demonstrar acuidade visual, posicionar vagão para carga e descarga, separar vagões por destino, conduzir veículo para a via principal, anunciar energização do veículo, conferir limite de tração, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, demonstrar firmeza nas decisões, obedecer velocidade máxima autorizada, cumprir paradas programadas, aperfeiçoar-se, solicitar desenergização da via, prestar primeiros-socorros, interromper manobra em caso de perda de contato, recolher veículo, solicitar manutenção, solicitar prefixo do trem, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, solicitar equipe de segurança, manter farol aceso, informar situação de risco ao longo da via, confirmar destino, monitorar embarque e desembarque de passageiros, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, prestar informações ao usuário, vistoriar dispositivos de segurança, retirar equipamento detector de trem completo - dtc, trabalhar em equipe, combater incêndios em casos de emergência, demonstrar iniciativa, manobrar para manutenção de via permanente, obedecer sinalização de via, demonstrar rapidez de raciocínio, demonstrar percepção, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, desligar o veículo, adequar a condução ao tipo de veículo, preencher relatório de viagem, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, conferir documentação da carga, retirar terminal móvel de comunicação - mct portátil, desengatar locomotivas e vagões da composição, vistoriar freio manual, manobrar para manutenção, manobrar para testes operacionais, utilizar equipamentos de proteção ambiental - epa, ligar o veículo, operar terminal móvel de comunicação via satélite - mct, anunciar mensagens, remover vagões avariados, verificar níveis de combustível e areia, comunicar impedimentos de circulação do veículo, demonstrar responsabilidade, usar equipamentos de proteção individual - epi, acionar freio de emergência em situação de risco, conferir acondicionamento da carga, liberar o freio, acionar buzina, manobrar guindaste para prestar socorro, conferir número, quantidade e peso dos vagões, observar perfil de via, instalar equipamento detector de trem completo - dtc, solicitar reboque, estacionar para limpeza, detectar falhas de equipamentos, demonstrar capacidade de assimilação, informar ocorrências com o usuário, monitorar carregamento do vagão - lixo, malotes e outros, verificar condições de limpeza, comunicar entrada na via, instalar terminal móvel de comunicação - mct portátil, informar posicionamento, solicitar licenciamento para partida, comunicar ocorrências externas ao sistema, verificar controle de falhas, engatar locomotivas e vagões na composição, monitorar equipamentos de bordo, verificar o comportamento da composição durante a viagem, atentar para passagem de nível e pedestres, evacuar veículo, testar sistemas elétrico e pneumático, cumprir licenciamento via satélite, conferir a formação da composição, comunicar-se com clareza, demonstrar autocontrole, verificar existência de fita velocimétrica, observar condições de via, emitir relatório de ocorrência, demonstrar segurança, preencher livro de bordo, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, inspecionar equipamentos de bordo.