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CBO 1425-30 - Gerentes de tecnologia da informação - Salário 2019, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1425-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes de Áreas de apoio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-30

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de Áreas de apoio.
        • Gerentes de tecnologia da informação.

Descrição dos cargos

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Condições de trabalho

Os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Funções

identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, administrar equipes, planejar atividades de tecnologia da informação, interagir com outras Áreas, gerir projetos de tecnologia da informação, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais.

Atividades

aprovar programação de férias de funcionários, demonstrar criatividade, corrigir desvios, selecionar profissionais, elaborar propostas de projetos e serviços, disponibilizar recursos de trabalho, controlar situações adversas, supervisionar produtividade da equipe, participar da simulação de plano de contingência, participar da definição de padrões de segurança, promover integração da equipe, acompanhar execução orçamentária, negociar com fornecedores, assegurar cumprimento de normas e padrões, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, demonstrar expressão verbal, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, elaborar orçamento e cronograma, negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas), analisar desvios na execução de projetos e serviços, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de negociação, dispensar funcionários, monitorar resultados, distribuir serviços à equipe, demonstrar capacidade de delegação, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, trabalhar em equipe, relatar andamento de projetos, demonstrar raciocínio lógico, participar da criação de normas e procedimentos, gerir prestação de serviços terceirizados, prever impactos de projetos e serviços, aprovar produtos do projeto, especificar perfis dos profissionais da área, analisar qualidade de soluções propostas, homologar plano de contingência, definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura), definir matriz de responsabilidades, demonstrar capacidade de persuasão, apresentar soluções e alternativas, garantir integração dos produtos, definir necessidades de recursos humanos, garantir qualidade de serviços e projetos, estabelecer metas, alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos, adaptar-se a mudanças, demonstrar proatividade, demonstrar organização, elaborar análise de risco, prover qualificação e capacitação da equipe, validar soluções, definir escopo do projeto e serviço, divulgar resultados da área, distinguir potencialidades individuais, traçar plano de contingência, planejar simulação e execução de plano de contingência, definir padrões de performance e qualidade, acompanhar processos de auditoria interna e externa, traçar plano de comunicação, estabelecer acordo de nível de serviços, conduzir reuniões, divulgar planos e metas da área, avaliar desempenho da equipe, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, homologar equipamentos e softwares, estabelecer prioridades, avaliar indicadores de ocorrências, tomar decisões, controlar custos e prazos de execução, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, controlar escopo do projeto, aprovar promoção de funcionários, antever cenários futuros.

Cargos e salários CBO 1425-30 - Gerentes de tecnologia da informação

Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 142530

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

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