CBO 1425-30 - Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação CBO 1425-30 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Atua para garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, implementando processos e procedimentos, tais como instalação de programas e sistemas operacionais, implantação de estruturas profissionais de “help desk”, entre outros.
Oferece treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Avalia atuação do suporte técnico e promove melhorias no atendimento Divulga resultados da área.
Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Administra equipe de trabalho Acompanha a execução orçamentária.
Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1425-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-30
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de tecnologia da informação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
O Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação CBO 1425-30 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins.
Define metas.
Estabelece acordo de nível de serviços Elabora orçamento.
Traça planos de comunicação e de contingência Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.
Homologa planos de contingência.
Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança Organiza a atuação das equipes de apoio da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Atua no sentido de garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação.
Cria procedimentos para a correta instalação de programas e sistemas operacionais, de acordo com padrões estabelecidos para ambientes operacionais de computação, obedecendo aos requisitos de “hardware” e “software” Estabelece rotinas de teste, monitoramento e manutenção de programas e sistemas computacionais Em grandes clientes de tecnologia da informação, implanta e desenvolve estruturas profissionais de “help desk”, logística sob medida para necessidades de clientes e usuários, entre outras estratégias de gestão de suporte técnico.
Promove treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Implementa ações de inovação na área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins Propõe testes e implantação de novos produtos, para obter melhoria no funcionamento de sistemas.
Indica atualização tecnológica de sistemas, para garantia de alta confiabilidade de funcionamento Recomenda e efetiva mudanças para melhoria de desempenho de sistemas.
Propõe expansão e modificação de sistemas para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Faz recomendação de novos equipamentos ou pacotes de “software” Monitora o funcionamento do atendimento e do suporte técnico da área de tecnologia da informação.
Acompanha o desempenho dos canais de suporte das operações Gerencia resultados de pesquisas de avaliação da satisfação de clientes Analisa demandas, estabelecendo prioridades.
Implementa processos e procedimentos de melhoria no atendimento de suporte técnico de tecnologia da informação Cria modelos para melhoria de atendimento Valida soluções e acompanha a execução de correções e de mudanças nos processos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Analisa desvios na execução de projetos e serviços Trata correção de desvios Negocia com fornecedores Aprova homologação de equipamentos e “softwares”.
Elabora relatórios para divulgar resultados da área Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1425-30 deve administrar equipes, gerir projetos de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, planejar atividades de tecnologia da informação, interargir com outras Áreas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1425-30
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação CBO 1425-30
Um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, identificar necessidades de contratação e demissão, aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, criar modelos de melhorias de atendimento, aplicar melhorias nos processos operacionais, validar soluções, demonstrar capacidade de organização, propor melhorias nos processos operacionais, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, estimar prazo e custo de soluções propostas, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, participar do planejamento da simulação e execução de plano de contingência, analisar demandas, avaliar indicadores de ocorrências, orientar equipe para atingir resultados, demonstrar capacidade de conduzir reuniões, estabelecer metas e prazos, promover capacitação da equipe, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, negociar com fornecedores, gerir prestação de serviços terceirizados, gerir escopo do projeto, apresentar soluções e alternativas, definir matriz de responsabilidades, realizar reuniões de acompanhamento com a equipe, traçar plano de contingência, implementar processos e procedimentos de melhoria no atendimento, delegar atribuições a equipe, participar da definição da estratégia de desenvolvimento, acompanhar funcionamento do atendimento e suporte técnico da tecnologia da informação, aprovar programação de férias de funcionários, prever impactos de projetos e serviços, relatar andamento de projetos, demonstrar capacidade de resiliência, acompanhar execução orçamentária, divulgar planos e metas da área, demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias, elaborar orçamento e cronograma, definir necessidades de recursos humanos, acompanhar processos de auditoria interna e externa, definir padrões de performance e qualidade, disponibilizar equipe, participar da simulação de plano de contingência, demonstrar capacidade de identificar talentos, monitorar resultados, garantir segurança da informação, representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, aprovar alteração de escopo do projeto, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, motivar equipes, tratar correção dos desvios, identificar necessidades de clientes, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de administrar conflitos, participar da elaboração da análise de risco, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, aprovar seleção de funcionários, demonstrar capacidade de pró-atividade, colaborar na coordenação da implantação do projeto, definir escopo do projeto e serviço, apresentar cases de sucessos, distinguir talentos e potencialidades individuais, demonstrar capacidade de agir sob pressão, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, gerir produtividade da equipe, participar da definição de metodologias, demonstrar capacidade de tomar decisões, estabelecer acordo de nível de serviços, demonstrar capacidade de delegação, demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças, avaliar desempenho da equipe, traçar plano de comunicação, homologar plano de contingência, demonstrar capacidade de persuasão, gerir custos e prazos de execução, aplicar melhores práticas e tecnologias, acompanhar o desempenho dos canais de suporte de operação, revisar pontos auditados, gerir recursos humanos, materiais e tecnológicos, analisar qualidade de soluções propostas, antever cenários futuros, analisar desvios na execução de projetos e serviços, participar da definição de padrões de segurança, monitorar operacionalização das soluções, promover integração da equipe, definir perfis dos profissionais da área, estabelecer prioridades, gerenciar o resultado das pesquisas de satisfação dos clientes, participar da criação de normas e procedimentos, assegurar cumprimento de normas e padrões, cobrar resultados, prospectar soluções tecnológicas, divulgar resultados da área.