CBO 1425-30 - Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de tecnologia da informação

O profissional no cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação CBO 1425-30 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Atua para garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, implementando processos e procedimentos, tais como instalação de programas e sistemas operacionais, implantação de estruturas profissionais de “help desk”, entre outros.

Oferece treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Avalia atuação do suporte técnico e promove melhorias no atendimento Divulga resultados da área.

Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Administra equipe de trabalho Acompanha a execução orçamentária.

Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 1425-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-30

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de tecnologia da informação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

O Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação CBO 1425-30 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins.

Define metas.

Estabelece acordo de nível de serviços Elabora orçamento.

Traça planos de comunicação e de contingência Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.

Homologa planos de contingência.

Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança Organiza a atuação das equipes de apoio da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Atua no sentido de garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação.

Cria procedimentos para a correta instalação de programas e sistemas operacionais, de acordo com padrões estabelecidos para ambientes operacionais de computação, obedecendo aos requisitos de “hardware” e “software” Estabelece rotinas de teste, monitoramento e manutenção de programas e sistemas computacionais Em grandes clientes de tecnologia da informação, implanta e desenvolve estruturas profissionais de “help desk”, logística sob medida para necessidades de clientes e usuários, entre outras estratégias de gestão de suporte técnico.

Promove treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Implementa ações de inovação na área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins Propõe testes e implantação de novos produtos, para obter melhoria no funcionamento de sistemas.

Indica atualização tecnológica de sistemas, para garantia de alta confiabilidade de funcionamento Recomenda e efetiva mudanças para melhoria de desempenho de sistemas.

Propõe expansão e modificação de sistemas para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Faz recomendação de novos equipamentos ou pacotes de “software” Monitora o funcionamento do atendimento e do suporte técnico da área de tecnologia da informação.

Acompanha o desempenho dos canais de suporte das operações Gerencia resultados de pesquisas de avaliação da satisfação de clientes Analisa demandas, estabelecendo prioridades.

Implementa processos e procedimentos de melhoria no atendimento de suporte técnico de tecnologia da informação Cria modelos para melhoria de atendimento Valida soluções e acompanha a execução de correções e de mudanças nos processos.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Analisa desvios na execução de projetos e serviços Trata correção de desvios Negocia com fornecedores Aprova homologação de equipamentos e “softwares”.

Elabora relatórios para divulgar resultados da área Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1425-30 deve administrar equipes, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, planejar atividades de tecnologia da informação, gerir projetos de tecnologia da informação, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, interargir com outras Áreas.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1425-30

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação CBO 1425-30

Um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve definir necessidades de recursos humanos, participar da criação de normas e procedimentos, demonstrar capacidade de negociação, orientar equipe para atingir resultados, acompanhar funcionamento do atendimento e suporte técnico da tecnologia da informação, apresentar cases de sucessos, estabelecer acordo de nível de serviços, definir escopo do projeto e serviço, homologar plano de contingência, participar do planejamento da simulação e execução de plano de contingência, revisar pontos auditados, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, elaborar orçamento e cronograma, estimar prazo e custo de soluções propostas, traçar plano de contingência, relatar andamento de projetos, gerir custos e prazos de execução, demonstrar capacidade de organização, implementar processos e procedimentos de melhoria no atendimento, disponibilizar equipe, analisar desvios na execução de projetos e serviços, traçar plano de comunicação, participar da simulação de plano de contingência, definir padrões de performance e qualidade, garantir segurança da informação, demonstrar capacidade de conduzir reuniões, demonstrar capacidade de resiliência, aprovar seleção de funcionários, divulgar planos e metas da área, gerenciar o resultado das pesquisas de satisfação dos clientes, identificar necessidades de clientes, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, demonstrar capacidade de comunicação, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, gerir prestação de serviços terceirizados, validar soluções, monitorar operacionalização das soluções, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, aplicar melhores práticas e tecnologias, demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças, avaliar indicadores de ocorrências, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar capacidade de agir sob pressão, distinguir talentos e potencialidades individuais, delegar atribuições a equipe, aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares, acompanhar execução orçamentária, demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias, gerir escopo do projeto, estabelecer prioridades, promover capacitação da equipe, negociar com fornecedores, propor melhorias nos processos operacionais, colaborar na coordenação da implantação do projeto, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, aplicar melhorias nos processos operacionais, demonstrar capacidade de identificar talentos, cobrar resultados, prospectar soluções tecnológicas, prever impactos de projetos e serviços, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, criar modelos de melhorias de atendimento, identificar necessidades de contratação e demissão, motivar equipes, demonstrar capacidade de administrar conflitos, analisar demandas, promover integração da equipe, participar da definição da estratégia de desenvolvimento, analisar qualidade de soluções propostas, realizar reuniões de acompanhamento com a equipe, gerir recursos humanos, materiais e tecnológicos, demonstrar capacidade de delegação, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, divulgar resultados da área, administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, acompanhar processos de auditoria interna e externa, antever cenários futuros, tratar correção dos desvios, demonstrar capacidade de pró-atividade, participar da elaboração da análise de risco, monitorar resultados, acompanhar o desempenho dos canais de suporte de operação, demonstrar capacidade de tomar decisões, representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, participar da definição de padrões de segurança, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, avaliar desempenho da equipe, apresentar soluções e alternativas, estabelecer metas e prazos, demonstrar capacidade de liderança, definir matriz de responsabilidades, demonstrar capacidade de persuasão, gerir produtividade da equipe, aprovar alteração de escopo do projeto, assegurar cumprimento de normas e padrões, definir perfis dos profissionais da área, aprovar programação de férias de funcionários, participar da definição de metodologias.

Cargos e salários CBO 1425-30 - Gerentes de tecnologia da informação

Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: Brasil

  • 3.440
  • Brasil
  • 7.757 - 21.035
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.757 e 21.035 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.440 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.
Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: São Paulo

  • 1.272
  • São Paulo
  • 10.256 - 24.132
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 10.256 e 24.132 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.272 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.
Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação São Paulo

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: São Paulo, SP

  • 689
  • São Paulo, SP
  • 12.565 - 28.123
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 12.565 e 28.123 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 689 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.
Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Belo Horizonte

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: Belo Horizonte, MG

  • 121
  • Belo Horizonte, MG
  • 8.601 - 21.094
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 8.601 e 21.094 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 121 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.
Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Fortaleza

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: Fortaleza, CE

  • 54
  • Fortaleza, CE
  • 5.396 - 11.463
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 5.396 e 11.463 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 54 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.