CBO 1425-30 - Gerentes de tecnologia da informação - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 1425-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-30

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de Áreas de apoio.
        • Gerentes de tecnologia da informação.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de tecnologia da informação

Os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30 gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Condições de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Funções dos Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • interagir com outras Áreas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • Atividades dos cargos CBO 1425-30

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30 estão as de:

    • distribuir serviços à equipe;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • conduzir reuniões;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • demonstrar proatividade;
    • negociar com fornecedores;
    • aprovar produtos do projeto;
    • demonstrar organização;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • trabalhar em equipe;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • relatar andamento de projetos;
    • controlar situações adversas;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • estabelecer metas;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • tomar decisões;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • monitorar resultados;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • dispensar funcionários;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • promover integração da equipe;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • traçar plano de contingência;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • garantir integração dos produtos;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • estabelecer prioridades;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • divulgar planos e metas da área;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • demonstrar liderança;
    • antever cenários futuros;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • demonstrar expressão verbal;
    • elaborar análise de risco;
    • validar soluções;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • adaptar-se a mudanças;
    • controlar escopo do projeto;
    • traçar plano de comunicação;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • divulgar resultados da área;
    • homologar plano de contingência;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • corrigir desvios;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • selecionar profissionais;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • elaborar orçamento e cronograma;

    Cargos e salários CBO 1425-30 - Gerentes de tecnologia da informação

    Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

    Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: Brasil

    • 2.446
    • Brasil
    • 6.279 - 18.439
    • 42h
    O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.279 e 18.439 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.446 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.
    Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação São Paulo

    Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: São Paulo, SP

    • 508
    • São Paulo, SP
    • 10.067 - 23.920
    • 42h
    O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 10.067 e 23.920 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 508 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.
    Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Belo Horizonte

    Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: Belo Horizonte, MG

    • 84
    • Belo Horizonte, MG
    • 5.073 - 12.347
    • 43h
    O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 5.073 e 12.347 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 84 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.
    Salário Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Fortaleza

    Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação: Fortaleza, CE

    • 40
    • Fortaleza, CE
    • 5.057 - 13.238
    • 44h
    O profissional no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 5.057 e 13.238 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 40 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-30.