CBO 1425-30 - Gerentes de tecnologia da informação - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 1425-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes de Áreas de apoio, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-30

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de Áreas de apoio.
        • Gerentes de tecnologia da informação.

Descrição dos cargos da categoria Gerentes de tecnologia da informação

Os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30 gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Condições de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Funções dos Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • administrar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • Atividades dos cargos CBO 1425-30

    Entre as principais atribuições dos Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-30 estão as de:

    • traçar plano de contingência;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • demonstrar organização;
    • adaptar-se a mudanças;
    • demonstrar expressão verbal;
    • distribuir serviços à equipe;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • corrigir desvios;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • validar soluções;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • conduzir reuniões;
    • tomar decisões;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • promover integração da equipe;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • antever cenários futuros;
    • garantir integração dos produtos;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • selecionar profissionais;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar proatividade;
    • monitorar resultados;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • dispensar funcionários;
    • negociar com fornecedores;
    • controlar escopo do projeto;
    • estabelecer metas;
    • elaborar análise de risco;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • divulgar planos e metas da área;
    • aprovar produtos do projeto;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • homologar plano de contingência;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • controlar custos e prazos de execução;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar liderança;
    • divulgar resultados da área;
    • relatar andamento de projetos;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • traçar plano de comunicação;
    • controlar situações adversas;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;

    Cargos e salários CBO 1425-30 - Gerentes de tecnologia da informação

    Cargo/Profissão Local
    Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Brasil
    Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação São Paulo, SP
    Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Belo Horizonte, MG
    Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Fortaleza, CE
    Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação São Paulo
    Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial