CBO 1425-35 - Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de tecnologia da informação

O profissional no cargo de Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação CBO 1425-35 planeja, organiza e implanta processos de gestão da tecnologia da informação, alinhados aos objetivos e ao planejamento estratégico da empresa Apresenta propostas de soluções em tecnologia da informação e planos para sua implementação, incluindo análise da relação custo-benefício.

Atua na implantação das soluções, especificando recursos de “hardware” e de “software”, fazendo detalhamento da infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados, e verificando a força de trabalho necessária Monitora resultados das soluções implantadas Elabora projetos de tecnologia da informação e colabora na coordenação de sua implantação.

Acompanha inovações e tendências tecnológicas e gerenciais Realiza avaliações técnicas e emite pareceres técnicos Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 1425-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-35

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de tecnologia da informação.
      • Gerentes.

O que faz um Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação

O Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação CBO 1425-35 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora estudo para subsidiar o planejamento das atividades de gestão de tecnologia da informação, levando em conta os objetivos e o planejamento estratégico da empresa, verificando oportunidades do mercado, prospectando novas tecnologias da informação, identificando necessidades e requisitos atuais e futuros de clientes externos e internos, fazendo diagnóstico da infraestrutura da empresa, entre outros aspectos.

Atua em gestão de tecnologia da informação em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais e de serviços, empresas especializadas em planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria, empresas da área de tecnologia da informação, entre outras -, participando na adaptação de sistemas de informação às diversas realidades.

Apresenta propostas de implantação de soluções tecnológicas Participa na definição de metodologias para implantação das soluções.

Homologa planos de contingência Monitora a operacionalização de soluções em tecnologia da informação.

Desenvolve planos de implantação que incluem análises da relação entre custos e benefícios, bem como do ROI-Retorno sobre Investimento (Return on Investment).

Especifica recursos de “hardware” e de “software”, faz o detalhamento da infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados, e verifica a força de trabalho necessária de tecnologia da informação Implementa e gerencia os sistemas de tecnologia da informação implantados – tais como sistemas operacionais e bancos de dados, controlando os níveis de serviços.

Analisa os resultados alcançados.

Define parâmetros de utilização de sistemas de tecnologia da informação Implanta e documenta rotinas de tecnologia da informação Atua no sentido de garantir a integração de produtos e a qualidade dos serviços de tecnologia da informação.

Registra ocorrências, acompanha implementação de correções e mudanças em processos Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação Planeja e elabora projetos de tecnologia da informação para os processos de gerenciamento das empresas, envolvendo redes de comunicação, bancos de dados, aplicações, portais corporativos, equipamentos, entre outros aspectos.

Estabelece objetivos do projeto, tecnologias, sistemas, especificações de informações, cronogramas, formas de financiamento e necessidades específicas de força de trabalho Fornece informações para homologação de equipamentos e “softwares”.

Articula aspectos técnicos e comerciais dos projetos Busca assegurar o cumprimento de normas e padrões Colabora na coordenação da implantação dos projetos.

Pode liderar e orientar o trabalho da equipe técnica de projetos Realiza reuniões de acompanhamento de atividades com as equipes Atua junto às equipes, para que os resultados sejam alcançados.

Monitora a execução de projetos, a fim de garantir o cumprimento de prazos, de normas, de metas de melhoria contínua e de custos Analisa e gerencia contratos de serviços de tecnologia da informação Acompanha inovações e tendências tecnológicas e gerenciais.

Participa do recrutamento e da seleção de pessoal Avalia o desempenho de membros de equipes Promove capacitação de equipes de trabalho Interage com outras empresas ou organizações, participando das simulações de planos de contingência e relatando andamento de projetos Representa a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, podendo apresentar casos de sucesso na área de gestão de tecnologia da informação.

Realiza avaliações técnicas e emite pareceres técnicos na área de gestão da tecnologia da informação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1425-35 deve identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, interargir com outras Áreas, planejar atividades de tecnologia da informação, gerir projetos de tecnologia da informação, administrar equipes, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1425-35

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação CBO 1425-35

Um Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação (ou sinônimo) deve apresentar cases de sucessos, analisar qualidade de soluções propostas, participar da elaboração da análise de risco, demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, validar soluções, prospectar soluções tecnológicas, cobrar resultados, apresentar soluções e alternativas, participar da simulação de plano de contingência, relatar andamento de projetos, identificar necessidades de clientes, demonstrar capacidade de administrar conflitos, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares, participar da definição das metodologias de aplicação, garantir qualidade de serviços e projetos, garantir integração dos produtos, prever impactos de projetos e serviços, demonstrar capacidade de conduzir reuniões, monitorar operacionalização das soluções, orientar equipe para atingir resultados, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de agir sob pressão, realizar reuniões de acompanhamento com a equipe, demonstrar capacidade de tomar decisões, representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, monitorar resultados, demonstrar capacidade de pró-atividade, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, analisar escopo do negócio, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, antever cenários futuros, colaborar na coordenação da implantação do projeto, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, homologar plano de contingência, promover capacitação da equipe, demonstrar capacidade de identificar talentos, assegurar cumprimento de normas e padrões, demonstrar capacidade de delegação, demonstrar capacidade de resiliência, registrar ocorrências, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar capacidade de comunicação, estimar benefícios de soluções, demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças, demonstrar capacidade de organização, motivar equipes, analisar demandas.

Cargos e salários CBO 1425-35 - Gerentes de tecnologia da informação

Salário Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação: Brasil

  • 2.629
  • Brasil
  • 6.094 - 15.380
  • 41h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação CBO 1425-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.094 e 15.380 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.629 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-35.
Salário Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação

Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação: Brasil

  • 2.629
  • Brasil
  • 6.094 - 15.380
  • 41h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação CBO 1425-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 6.094 e 15.380 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.629 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-35.
Salário Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação São Paulo

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação: São Paulo, SP

  • 559
  • São Paulo, SP
  • 7.939 - 17.669
  • 41h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação CBO 1425-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 7.939 e 17.669 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 559 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-35.
Salário Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação Salvador

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação: Salvador, BA

  • 41
  • Salvador, BA
  • 5.780 - 12.267
  • 41h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação CBO 1425-35 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 5.780 e 12.267 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-35.
Salário Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação: São Paulo

  • 1.257
  • São Paulo
  • 6.797 - 15.728
  • 42h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação CBO 1425-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 6.797 e 15.728 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.257 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-35.
Salário Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação

Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação: São Paulo

  • 1.259
  • São Paulo
  • 6.848 - 15.920
  • 42h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação CBO 1425-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 6.848 e 15.920 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.259 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-35.
Salário Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação Salvador

Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação: Salvador, BA

  • 41
  • Salvador, BA
  • 5.780 - 12.267
  • 41h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação CBO 1425-35 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 5.780 e 12.267 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-35.
Salário Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação São Paulo

Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação: São Paulo, SP

  • 550
  • São Paulo, SP
  • 7.914 - 17.435
  • 41h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação CBO 1425-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 7.914 e 17.435 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 550 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1425-35.