O que faz um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30
O Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Atua para garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, implementando processos e procedimentos, tais como instalação de programas e sistemas operacionais, implantação de estruturas profissionais de “help desk”, entre outros.
Oferece treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Avalia atuação do suporte técnico e promove melhorias no atendimento Divulga resultados da área.
Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Administra equipe de trabalho Acompanha a execução orçamentária.
Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- demonstrar competências pessoais;
- gerir projetos de tecnologia da informação;
- interargir com outras Áreas;
- gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
- planejar atividades de tecnologia da informação;
- administrar equipes;
- identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
- administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento;
- garantir segurança da informação;
- demonstrar capacidade de pró-atividade;
- criar modelos de melhorias de atendimento;
- demonstrar capacidade de conduzir reuniões;
- distinguir talentos e potencialidades individuais;
- demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças;
- acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
- realizar reuniões de acompanhamento com a equipe;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação
- Gerente de Produção de Tecnologia da Informação
- Gerente de Projetos de Tecnologia da Informação
- Gerente de Desenvolvimento de Sistemas
- Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
- Gerente de Segurança de Tecnologia da Informação
- Gerente de Programação de Sistema
- Gerente de Rede
- Gerente de Operação de Tecnologia da Informação
- Gerente de Teleprocessamento
- Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação
Salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação - Série histórica em Belo Horizonte
O que faz um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
- administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento;
- garantir segurança da informação;
- demonstrar capacidade de pró-atividade;
- criar modelos de melhorias de atendimento;
- demonstrar capacidade de conduzir reuniões;
- distinguir talentos e potencialidades individuais;
- demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças;
- acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
- realizar reuniões de acompanhamento com a equipe;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- aprovar seleção de funcionários;
- homologar plano de contingência;
- acompanhar processos de auditoria interna e externa;
- participar da definição de padrões de segurança;
- gerenciar o resultado das pesquisas de satisfação dos clientes;
- definir necessidades de recursos humanos;
- avaliar desempenho da equipe;
- demonstrar capacidade de negociação;
- analisar qualidade de soluções propostas;
- participar da definição da estratégia de desenvolvimento;
- analisar demandas;
- ver mais...
Tabela salarial Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em Belo Horizonte, MG
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 7.898 | 94.774 | 1.974 | 37,63 | |
Média Salarial | 8.120 | 97.435 | 2.030 | 38,69 | |
1º Quartil | 4.016 | 48.194 | 1.004 | 19,14 | |
Salário Mediana | 6.522 | 78.264 | 1.631 | 31,07 | |
3º Quartil | 14.723 | 176.672 | 3.681 | 70,15 | |
Teto Salarial | 17.832 | 213.990 | 4.458 | 84,96 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação é um cargo que está com baixíssima demanda no mercado de trabalho de Belo Horizonte nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Janeiro a Dezembro de 2024, tivemos uma queda de 20% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em Belo Horizonte, MG
Funções do cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
Profissionais no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.
Condições de trabalho
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
O que é preciso para trabalhar de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação devem demonstrar competências pessoais, gerir projetos de tecnologia da informação, interargir com outras Áreas, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, planejar atividades de tecnologia da informação, administrar equipes, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação.
Quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 130 profissionais admitidos e desligados na cidade de Belo Horizonte, MG. A relação abrange somente Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
67 | 44 | 220 | 6.867,33 | 31,22 |
57 | 40 | 200 | 9.686,47 | 48,43 |
3 | 42 | 210 | 8.481,00 | 40,39 |
2 | 43 | 215 | 8.133,50 | 37,83 |
1 | 17 | 85 | 1.598,00 | 18,80 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em Belo Horizonte, MG é de R$ 7.897,85 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de tecnologia da informação pelo sindicato de Belo Horizonte.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Belo Horizonte, MG que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1425-30.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Gerentes de tecnologia da informação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de Belo Horizonte de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ao longo do tempo
Salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação mês a mês na cidade de Belo Horizonte de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Belo Horizonte
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação trabalhando na cidade de Belo Horizonte durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Belo Horizonte, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação trabalhando em Belo Horizonte. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
- Salário Base: R$ 8.119,60
- Salário-educação (3%): R$ 243,59
- Sistema S (2%): R$ 162,39
- INSS Patronal (20%): R$ 1.623,92
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 81,20
- FGTS (8%): R$ 649,57
- Férias 1/12: R$ 676,63
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 1.623,92
- Periculosidade (30%): R$ 2.435,88
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 225,54
- 13º Salário: R$ 676,63
- FGTS sobre Férias: R$ 54,13
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 18,04
- FGTS sobre 13º: R$ 54,13
- Aviso Prévio: R$ 676,63
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 54,13
- Multa Rescisória FGTS: R$ 676,63
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.