Atendente de Telemarketing - Uberlândia, MG

R$ 1.414,40/mês

Atualizado em

Um Atendente de Telemarketing trabalhando na cidade Uberlândia ganha em média R$ 1.414,40 para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais.

A faixa salarial do Atendente de Telemarketing na cidade fica entre R$ 1.412,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 1.772,05, sendo que R$ 1.412,00 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de toda a cidade Uberlândia e/ou regiões próximas do estado de MG.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 3.727 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Outras cidades do estado de MG

Perfil Profissional

A profissão de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando na cidade Uberlândia, MG, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 18 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 36h por semana em empresas do segmento de Atividades de teleatendimento.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Atendente de Telemarketing trabalhando na cidade Uberlândia, MG, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Atendente de Telemarketing CBO 4223-15

O Atendente de Telemarketing recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar débitos;
  • oferecer serviços e produtos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • atender usuários de produtos e ou serviços;
  • seguir roteiros e scripts;
  • cadastrar clientes;
  • verificar disponibilidade de entrega;
  • negociar valores;
  • identificar-se ao cliente;
  • analisar reclamações com maior flexibilidade;
  • demonstrar agilidade no atendimento;
  • argumentar com o cliente/solicitante;
  • fornecer informações;
  • ver mais...

Salário de Atendente de Telemarketing - Série histórica em Uberlândia

O que faz um Atendente de Telemarketing

  1. verificar disponibilidade de entrega;
  2. negociar valores;
  3. identificar-se ao cliente;
  4. analisar reclamações com maior flexibilidade;
  5. demonstrar agilidade no atendimento;
  6. argumentar com o cliente/solicitante;
  7. fornecer informações;
  8. finalizar pendência técnica;
  9. informar sanções contratuais;
  10. identificar clientes potenciais;
  11. demonstrar qualidade de voz e dicção;
  12. calcular encargos do débito;
  13. agendar retorno - follow-up;
  14. demonstrar objetividade;
  15. comunicar débitos;
  16. demonstrar auto controle;
  17. ver mais...

Tabela salarial Atendente de Telemarketing em Uberlândia, MG

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.412 16.944 353 7,76
Média Salarial 1.414 16.973 354 7,77
1º Quartil 1.383 16.594 346 7,60
Salário Mediana 1.412 16.944 353 7,76
3º Quartil 1.463 17.556 366 8,04
Teto Salarial 1.772 21.265 443 9,73
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Atendente de Telemarketing negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Atendente de Telemarketing é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho de Uberlândia nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma queda de 64.65% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Atendente de Telemarketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Atendente de Telemarketing em Uberlândia, MG

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 1.397,64
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.687,03
8291-1/00 Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.422,52
7739-0/99 Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais, sem operador 1.383,25
8640-2/02 Laboratórios clínicos 1.428,71
9430-8/00 Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.674,26
8630-5/02 Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.412,00
4752-1/00 Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação 1.404,92
8610-1/01 Atividades de atendimento hospitalar 1.460,00
6619-3/05 Operadoras de cartões de débito 1.499,00
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Atendente de Telemarketing

Profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

O que é preciso para trabalhar de Atendente de Telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Atendente de Telemarketing devem demonstrar competências pessoais, cobrar débitos, oferecer serviços e produtos, prestar serviços técnicos e especializados, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, atender usuários de produtos e ou serviços, seguir roteiros e scripts, cadastrar clientes.

Quanto ganha um Atendente de Telemarketing por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 3727 profissionais admitidos e desligados na cidade de Uberlândia, MG. A relação abrange somente Atendente de Telemarketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
3.476 36 180 1.402,51 7,79
134 44 220 1.608,89 7,31
57 40 200 1.542,86 7,71
24 45 225 1.546,00 6,87
22 38 190 1.399,45 7,37
7 32 160 2.137,14 13,36

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Atendente de Telemarketing Nível I ganha em média R$ 1.450,34, o Nível II recebe cerca de R$ 1.628,23, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.072,30 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 1916 profissionais demitidos das empresas de Uberlândia, MG.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.444,92 1.622,81 2.066,88
Pequenas 1.513,74 1.691,62 2.135,69
Médias 1.433,44 1.611,33 2.055,40
Grandes Empresas 1.409,28 1.587,17 2.031,24
  • *Atendente de Telemarketing Nível I: até 4 anos;
  • *Atendente de Telemarketing Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Atendente de Telemarketing Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025

O valor do piso salarial 2025 de Atendente de Telemarketing em Uberlândia, MG é de R$ 1.412,00 para uma jornada de trabalho de 36 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing e afins pelo sindicato de Uberlândia.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Uberlândia, MG que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-15.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Atendente de Telemarketing ao longo do tempo

Salário de Atendente de Telemarketing mês a mês na cidade de Uberlândia de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Uberlândia

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing trabalhando na cidade de Uberlândia durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Atendente de Telemarketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Uberlândia, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Atendente de Telemarketing. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Atendente de Telemarketing trabalhando em Uberlândia. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Atendente de Telemarketing

  • Salário Base: R$ 1.414,40
  • Salário-educação (3%): R$ 42,43
  • Sistema S (2%): R$ 28,29
  • INSS Patronal (20%): R$ 282,88
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 14,14
  • FGTS (8%): R$ 113,15
  • Férias 1/12: R$ 117,87
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 282,88
  • Periculosidade (30%): R$ 424,32
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 39,29
  • 13º Salário: R$ 117,87
  • FGTS sobre Férias: R$ 9,43
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,14
  • FGTS sobre 13º: R$ 9,43
  • Aviso Prévio: R$ 117,87
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 9,43
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 117,87

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Atendente de Telemarketing – Salário – Uberlândia, MG

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