O que faz um Atendente de Telemarketing CBO 4223-15
O Atendente de Telemarketing recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
Algumas funções no exercício da profissão
- atender usuários de produtos e ou serviços;
- realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
- cadastrar clientes;
- oferecer serviços e produtos;
- prestar serviços técnicos e especializados;
- seguir roteiros e scripts;
- cobrar débitos;
- demonstrar competências pessoais;
- confirmar dados cadastrais;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- consultar supervisor;
- finalizar pendências de serviços;
- providenciar retirada de restrições ao crédito;
- verificar disponibilidade de entrega;
- consultar histórico;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Atendente de Telemarketing - Série histórica no estado de Paraíba
O que faz um Atendente de Telemarketing
- confirmar dados cadastrais;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- consultar supervisor;
- finalizar pendências de serviços;
- providenciar retirada de restrições ao crédito;
- verificar disponibilidade de entrega;
- consultar histórico;
- abordar o cliente;
- acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais;
- solicitar providências técnicas junto a área competente;
- oferecer benefícios variados;
- demonstrar qualidade de voz e dicção;
- demonstrar capacidade de saber ouvir;
- direcionar atendimento;
- calcular encargos do débito;
- argumentar com o cliente/solicitante;
- ver mais...
Tabela salarial para Atendente de Telemarketing
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.391 | 16.690 | 348 | 7,06 | |
Média Salarial | 1.430 | 17.159 | 357 | 7,26 | |
1º Quartil | 1.388 | 16.653 | 347 | 7,04 | |
Salário Mediana | 1.412 | 16.944 | 353 | 7,17 | |
3º Quartil | 1.502 | 18.027 | 376 | 7,63 | |
Teto Salarial | 1.820 | 21.835 | 455 | 9,24 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Atendente de Telemarketing é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado de Paraíba nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 54.55% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Atendente de Telemarketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Atendente de Telemarketing no estado de Paraíba
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
8220-2/00 | Atividades de teleatendimento | 1.414,64 | |||
6110-8/03 | Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.409,04 | |||
5611-2/01 | Restaurantes e similares | 1.421,28 | |||
7490-1/04 | Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral | 1.424,29 | |||
7319-0/03 | Marketing direto | 1.393,60 | |||
8291-1/00 | Atividades de cobrança e informações cadastrais | 1.427,94 | |||
8593-7/00 | Ensino de idiomas | 1.397,85 | |||
8599-6/04 | Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 1.416,31 | |||
4634-6/03 | Comércio atacadista de pescados e frutos do mar | 1.525,20 | |||
4221-9/05 | Manutenção de estações e redes de telecomunicações | 1.391,56 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Descrição da ocupação de Atendente de Telemarketing
Profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.
Condições de trabalho
Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para Atendente de Telemarketing
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Principais funções dos operadores de telemarketing e afins
Trabalhadores no cargo de Atendente de Telemarketing devem atender usuários de produtos e ou serviços, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos, prestar serviços técnicos e especializados, seguir roteiros e scripts, cobrar débitos, demonstrar competências pessoais.
Quanto ganha um Atendente de Telemarketing por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 641 profissionais admitidos e desligados no estado de Paraíba. A relação abrange somente Atendente de Telemarketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
297 | 36 | 180 | 1.417,07 | 7,87 |
285 | 44 | 220 | 1.440,28 | 6,55 |
27 | 30 | 150 | 1.407,44 | 9,38 |
10 | 40 | 200 | 1.794,80 | 8,97 |
9 | 37 | 185 | 1.395,33 | 7,54 |
7 | 39 | 195 | 1.412,00 | 7,24 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Atendente de Telemarketing
Um Atendente de Telemarketing Nível I ganha em média R$ 1.440,02, o Nível II recebe cerca de R$ 1.619,85, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.068,78 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 1.421,13 | 1.600,96 | 2.049,89 |
Pequenas | 1.462,57 | 1.642,41 | 2.091,34 |
Médias | 1.423,33 | 1.603,17 | 2.052,10 |
Grandes Empresas | 1.453,04 | 1.632,87 | 2.081,80 |
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de Paraíba
O valor do piso salarial 2025 de Atendente de Telemarketing no estado de Paraíba é de R$ 1.390,83 para uma jornada de trabalho de 39 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing e afins pelo sindicato no estado de Paraíba.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de Paraíba que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-15.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Atendente de Telemarketing ao longo do tempo
Salário de Atendente de Telemarketing mês a mês no estado de Paraíba de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Paraíba
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing trabalhando no estado de Paraíba durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Atendente de Telemarketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de Paraíba, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Atendente de Telemarketing trabalhando no estado de Paraíba. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Atendente de Telemarketing trabalhando no estado de Paraíba. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Atendente de Telemarketing
- Salário Base: R$ 1.429,89
- Salário-educação (3%): R$ 42,90
- Sistema S (2%): R$ 28,60
- INSS Patronal (20%): R$ 285,98
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 14,30
- FGTS (8%): R$ 114,39
- Férias 1/12: R$ 119,16
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 285,98
- Periculosidade (30%): R$ 428,97
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 39,72
- 13º Salário: R$ 119,16
- FGTS sobre Férias: R$ 9,53
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,18
- FGTS sobre 13º: R$ 9,53
- Aviso Prévio: R$ 119,16
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 9,53
- Multa Rescisória FGTS: R$ 119,16
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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