O que faz um Atendente de Telemarketing CBO 4223-15
O Atendente de Telemarketing recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.
Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
Algumas funções no exercício da profissão
- cadastrar clientes;
- cobrar débitos;
- realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
- seguir roteiros e scripts;
- oferecer serviços e produtos;
- atender usuários de produtos e ou serviços;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços técnicos e especializados;
- oferecer soluções;
- negociar descontos;
- verificar disponibilidade de entrega;
- negociar valores;
- demonstrar qualidade de voz e dicção;
- informar relação custo-benefício;
- providenciar retirada de restrições ao crédito;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Atendente de Telemarketing - Série histórica no estado do Pará
O que faz um Atendente de Telemarketing
- oferecer soluções;
- negociar descontos;
- verificar disponibilidade de entrega;
- negociar valores;
- demonstrar qualidade de voz e dicção;
- informar relação custo-benefício;
- providenciar retirada de restrições ao crédito;
- depurar informações;
- definir formas de pagamento;
- oferecer formas e condiçoes de pagamento;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- finalizar pendências de serviços;
- analisar reclamações com maior flexibilidade;
- orientar usuário de telefonia;
- acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- ver mais...
Tabela salarial para Atendente de Telemarketing
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.511 | 18.131 | 378 | 7,41 | |
Média Salarial | 1.553 | 18.640 | 388 | 7,62 | |
1º Quartil | 1.399 | 16.789 | 350 | 6,87 | |
Salário Mediana | 1.422 | 17.064 | 356 | 6,98 | |
3º Quartil | 1.813 | 21.751 | 453 | 8,89 | |
Teto Salarial | 2.195 | 26.346 | 549 | 10,77 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Atendente de Telemarketing é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho do estado do Pará nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma queda de 27.27% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Atendente de Telemarketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Atendente de Telemarketing no estado do Pará
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
6110-8/03 | Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.423,13 | |||
8220-2/00 | Atividades de teleatendimento | 1.583,87 | |||
8121-4/00 | Limpeza em prédios e em domicílios | 1.828,59 | |||
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.621,92 | |||
4774-1/00 | Comércio varejista de artigos de óptica | 1.483,24 | |||
8610-1/01 | Atividades de atendimento hospitalar | 1.536,06 | |||
8299-7/99 | Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas | 1.538,75 | |||
8711-5/04 | Centros de apoio a pacientes com câncer e com aids | 1.521,81 | |||
6190-6/01 | Provedores de acesso às redes de comunicações | 1.462,71 | |||
4784-9/00 | Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp) | 1.399,71 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Descrição da ocupação de Atendente de Telemarketing
Profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.
Condições de trabalho
Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para Atendente de Telemarketing
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Principais funções dos operadores de telemarketing e afins
Trabalhadores no cargo de Atendente de Telemarketing devem cadastrar clientes, cobrar débitos, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, seguir roteiros e scripts, oferecer serviços e produtos, atender usuários de produtos e ou serviços, demonstrar competências pessoais, prestar serviços técnicos e especializados.
Quanto ganha um Atendente de Telemarketing por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 504 profissionais admitidos e desligados no estado do Pará. A relação abrange somente Atendente de Telemarketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
300 | 44 | 220 | 1.592,57 | 7,24 |
132 | 36 | 180 | 1.505,89 | 8,37 |
29 | 40 | 200 | 1.499,86 | 7,50 |
19 | 30 | 150 | 1.463,84 | 9,76 |
18 | 34 | 170 | 1.420,56 | 8,36 |
3 | 43 | 215 | 1.412,00 | 6,57 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Atendente de Telemarketing
Um Atendente de Telemarketing Nível I ganha em média R$ 1.572,42, o Nível II recebe cerca de R$ 1.767,78, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.255,46 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 1.531,87 | 1.727,23 | 2.214,91 |
Pequenas | 1.524,05 | 1.719,41 | 2.207,09 |
Médias | 1.534,56 | 1.729,92 | 2.217,60 |
Grandes Empresas | 1.699,18 | 1.894,54 | 2.382,22 |
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Pará
O valor do piso salarial 2025 de Atendente de Telemarketing no estado do Pará é de R$ 1.510,89 para uma jornada de trabalho de 41 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing e afins pelo sindicato no estado do Pará.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Pará que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-15.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Atendente de Telemarketing ao longo do tempo
Salário de Atendente de Telemarketing mês a mês no estado do Pará de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Pará
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing trabalhando no estado do Pará durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Atendente de Telemarketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Pará, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Atendente de Telemarketing trabalhando no estado do Pará. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Atendente de Telemarketing trabalhando no estado do Pará. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Atendente de Telemarketing
- Salário Base: R$ 1.553,31
- Salário-educação (3%): R$ 46,60
- Sistema S (2%): R$ 31,07
- INSS Patronal (20%): R$ 310,66
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 15,53
- FGTS (8%): R$ 124,26
- Férias 1/12: R$ 129,44
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 310,66
- Periculosidade (30%): R$ 465,99
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 43,15
- 13º Salário: R$ 129,44
- FGTS sobre Férias: R$ 10,36
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,45
- FGTS sobre 13º: R$ 10,36
- Aviso Prévio: R$ 129,44
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 10,36
- Multa Rescisória FGTS: R$ 129,44
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
- Imposto de renda
- Cálculo do seguro desemprego
- Como funciona a jornada de trabalho 12x36
- Trabalhar no aviso prévio
- Jornada de trabalho 44h de segunda a sábado
- Jornada de trabalho noturna
- Contratos de trabalho
- Acordo trabalhista extrajudicial
- Crédito consignado fgts
- Banco de horas
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- Salário líquido
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