Atendente de Telemarketing - Salário no estado do Distrito Federal

R$ 1.468,23/mês

Atualizado em

Um Atendente de Telemarketing trabalhando no estado do Distrito Federal ganha em média R$ 1.468,23 para uma jornada de trabalho de 34 horas semanais.

A faixa salarial do Atendente de Telemarketing fica entre R$ 1.345,44 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 2.071,77, sendo que R$ 1.428,13 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do DF.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 2.877 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando no estado do Distrito Federal, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 23 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 30h por semana em empresas do segmento de Desenvolvimento de programas de computador e software em geral.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Atendente de Telemarketing é Brasília.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Atendente de Telemarketing trabalhando no estado do Distrito Federal, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Salário de Atendente de Telemarketing - Série histórica no estado do Distrito Federal

O que faz um Atendente de Telemarketing

  1. demonstrar poder de persuasão;
  2. comunicar débitos;
  3. demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
  4. oferecer alternativas de produtos e serviços;
  5. negociar valores;
  6. verificar disponibilidade de entrega;
  7. finalizar contato;
  8. demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  9. agendar retorno (follow-up);
  10. consultar área técnica;
  11. oferecer benefícios variados;
  12. evidenciar vantagens do produto ou serviço;
  13. demonstrar paciência;
  14. trabalhar a qualidade vocal;
  15. avaliar perfil de consumo;
  16. demonstrar capacidade de expressão escrita;
  17. analisar reclamações com maior flexibilidade;
  18. negociar descontos;
  19. ver mais...

Tabela salarial para Atendente de Telemarketing

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.428 17.138 357 8,38
Média Salarial 1.468 17.619 367 8,62
1º Quartil 1.329 15.944 332 7,80
Salário Mediana 1.345 16.145 336 7,90
3º Quartil 1.710 20.526 428 10,04
Teto Salarial 2.072 24.861 518 12,16
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Atendente de Telemarketing negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Atendente de Telemarketing é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Distrito Federal nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Janeiro de 2023 e Janeiro de 2024, tivemos um aumento de 25.96% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Atendente de Telemarketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Atendente de Telemarketing no estado do Distrito Federal

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 1.308,74 1.345,49 2.033,35
8291-1/00 Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.459,25 1.500,22 2.267,18
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 1.697,63 1.745,30 2.637,55
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.375,12 1.413,73 2.136,47
8630-5/02 Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.309,22 1.345,98 2.034,09
6550-2/00 Planos de saúde 1.598,38 1.643,26 2.483,34
8800-6/00 Serviços de assistência social sem alojamento 1.442,23 1.482,73 2.240,74
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.307,68 1.344,40 2.031,69
6619-3/02 Correspondentes de instituições financeiras 1.379,18 1.417,90 2.142,78
9499-5/00 Atividades associativas 1.512,48 1.554,95 2.349,88
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Atendente de Telemarketing

Profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para Atendente de Telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Principais funções dos operadores de telemarketing

Trabalhadores no cargo de Atendente de Telemarketing devem oferecer serviços e produtos via teleatendimento, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, cadastrar clientes, cobrar débitos, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais.

Quanto ganha um Atendente de Telemarketing por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 2877 profissionais admitidos e desligados no estado do Distrito Federal. A relação abrange somente Atendente de Telemarketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
1.327 30 150 1.358,48 9,06
702 36 180 1.545,80 8,59
369 44 220 1.532,66 6,97
211 35 175 1.559,70 8,91
83 42 210 1.691,74 8,06
68 28 140 1.566,82 11,19

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Atendente de Telemarketing

Um Atendente de Telemarketing Nível I ganha em média R$ 1.501,29, o Nível II recebe cerca de R$ 1.728,33, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.594,63 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 1073 profissionais demitidos das empresas no estado do Distrito Federal.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.477,11 1.590,63 2.023,77
Pequenas 1.480,69 1.594,21 2.027,35
Médias 1.490,53 1.604,05 2.037,20
Grandes Empresas 1.450,38 1.563,90 1.997,04
  • *Atendente de Telemarketing Nível I: até 4 anos;
  • *Atendente de Telemarketing Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Atendente de Telemarketing Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Distrito Federal

O valor do piso salarial 2024 de Atendente de Telemarketing no estado do Distrito Federal é de R$ 1.428,13 para uma jornada de trabalho de 34 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing pelo sindicato no estado do Distrito Federal.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Distrito Federal que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-15.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Salário para PCDs no cargo

De acordo com a pesquisa com 94 salários de pessoas com deficiência no cargo de Atendente de Telemarketing, a média salarial no estado do Distrito Federal é de R$ 1.509,76 para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais em média.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução salarial do Atendente de Telemarketing ao longo do tempo

Salário de Atendente de Telemarketing mês a mês no estado do Distrito Federal de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Distrito Federal

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Atendente de Telemarketing trabalhando no estado do Distrito Federal durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Atendente de Telemarketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Distrito Federal, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Atendente de Telemarketing trabalhando no estado do Distrito Federal com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Atendente de Telemarketing trabalhando no estado do Distrito Federal com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Atendente de Telemarketing

  • Salário Base: R$ 1.468,23
  • Salário-educação (3%): R$ 44,05
  • Sistema S (2%): R$ 29,36
  • INSS Patronal (20%): R$ 293,65
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 14,68
  • FGTS (8%): R$ 117,46
  • Férias 1/12: R$ 122,35
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 293,65
  • Periculosidade (30%): R$ 440,47
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 40,78
  • 13º Salário: R$ 122,35
  • FGTS sobre Férias: R$ 9,79
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,26
  • FGTS sobre 13º: R$ 9,79
  • Aviso Prévio: R$ 122,35
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 9,79
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 122,35

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Atendente de Telemarketing – Salário – DF

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