CBO 6321-15 - Identificador florestal

Entenda o que fazem os extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Identificador florestal e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Identificador florestal

O Identificador Florestal auxilia a equipe de engenharia florestal no planejamento da extração da madeira, identificando espécies de árvores e áreas potenciais para extração, bem como as características do terreno. Pode identificar pragas, que causam danos às árvores. Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras do Serviço Florestal Brasileiro, normas de prevenção de incêndios florestais e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 6321-15

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Prepara-se para as atividades tomando conhecimento de trechos de documentos - tais como Plano de Manejo Florestal Sustentável–PMFS, Plano Operacional Anual–POA e Autorização de Exploração Florestal-Autex -, indicados pela equipe de engenharia florestal. Seleciona instrumentos e ferramentas para realização do trabalho.

Auxilia a equipe de planejamento da extração da madeira, identificando as espécies que estão se tornando raras e as espécies abundantes, numa determinada área. Indica as espécies para estudos de extração e as que necessitam de árvores para servirem de matrizes, para causar o menor impacto possível na estrutura da floresta.

Auxilia no estudo da potencialidade econômica das espécies selecionadas na área, verificando o diâmetro e a altura das árvores de uma amostra indicada pela engenharia florestal, para estimativa do volume esperado de extração. Para tanto, utiliza fita de diâmetro ou circunferência para medir as árvores, varas para estimar altura, trenas, entre outros instrumentos. Pode usar softwares específicos para cubagem de árvores em pé e sistemas de câmeras digitais para identificar qualidade e integridade da madeira.

Apoia o mapeamento da área - para estudo das dificuldades e dos equipamentos necessários para a extração -, verificando as características do terreno, o fluxo de água dos rios e a densidade da floresta. Utiliza medidores topográficos, inclinômetro, bússola, drones, câmeras, entre outros equipamentos e instrumentos.

Pode identificar, na área, pragas – como formigas saúvas, vespa-da-madeira, percevejos, entre outras -, que podem causar danos às árvores.

Pode usar etiquetas de identificação (Internet das Coisas), juntamente com o GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System), para marcar os talhões e árvores para corte.

Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança, identificando áreas com riscos de incêndios e de ataques por animais, sinalizando locais com risco de acidentes, e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Pode apagar incêndios em florestas. Pode prestar primeiros socorros.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 2 2 1
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE APOIO À CUBAGEM DE ÁRVORES 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE MAPEAMENTO E EXPLORAÇÃO FLORESTAL 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA GEOMETRIA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS DE CÁLCULO PARA INVENTÁRIO DE FLORESTA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - DENDROLOGIA E ÁRVORES BRASILEIRAS 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E FLORESTAL 3 3 2
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA 2 2 2
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS DAS ÁRVORES E DA VEGETAÇÃO 3 3 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO A INCÊNDIOS 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL AUTOMAÇÃO EM ÁREA FLORESTAL 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA FLORESTAL 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR....) - NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA FLORESTAL 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR....) - PROCEDIMENTOS E MÉTODOS ESTABELECIDOS PELO SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS MECANIZAÇÃO FLORESTAL 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS: MEDIDORES TOPOGRÁFICOS, INCLINÔMETROS, BÚSSOLAS, DRONES, CÂMERAS E OUTROS 4 5 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PRODUÇÃO FLORESTAL CONSERVAÇÃO DA NATUREZA 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PRODUÇÃO FLORESTAL EXTRATIVISMO FLORESTAL 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PRODUÇÃO FLORESTAL MANEJO FLORESTAL 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PRODUÇÃO FLORESTAL OPERAÇÕES FLORESTAIS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PRODUÇÃO FLORESTAL TÉCNICAS FLORESTAIS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PRODUÇÃO FLORESTAL UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PRODUÇÃO FLORESTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DO TERRENO PARA EXTRAÇÃO DA MADEIRA 4 5 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PRODUÇÃO FLORESTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE ÁRVORES E ÁREAS POTENCIAIS PARA EXTRAÇÃO DA MADEIRA 4 5 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PRODUÇÃO FLORESTAL OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO DA EXTRAÇÃO DA MADEIRA 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA TECNOLOGIA FLORESTAL 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA USO DE SOLO E ÁGUA USO SUSTENTÁVEL DO SOLO 2 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira atuam em empresas de extração e beneficiamento de madeira e seus derivados como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, como supervisão permanente, no horário diurno e a céu aberto. Todos estão sujeitos à variação climática e o operador de motosserra trabalha em posição desconfortável e exposto a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações, requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula (exceto o trabalhador da extração florestal, que não necessita de curso de qualificação). O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Demonstrar competências pessoais;
  • Condicionar solo para plantio;
  • Transportar Árvores, toras e toretes;
  • Realizar medições;
  • Reflorestar Áreas;
  • Inventariar florestas;
  • Empregar medidas de segurança;
  • Extrair madeira;
  • Cubar árvores derrubadas;
  • Demonstrar raciocínio quantitativo;
  • Aceirar plantações;
  • Observar direção de vento;
  • Conferir medidas;
  • Monitorar crescimento de arvores;
  • Trabalhar em equipe;
  • Selecionar árvores grossas, médias e finas;
  • Medir diâmetro e altura de árvores;
  • Cortar árvores em toras;
  • Descrever características de árvores;
  • Medir declive e aclive de terreno;
  • Selecionar árvores dominantes;
  • Locar parcelas de amostragem;
  • Treinar colegas de trabalho;
  • Conferir inclinação de árvores;
  • Regular equipamentos;
  • Escolher espécies e qualidade de sementes;
  • Dar prova de coragem;
  • Indicar áreas de derrubada de árvores com placas de advertência;
  • Dar prova de resistência física;
  • Medir dap - diâmetro de altura de peito de árvores;
  • Adubar mudas plantadas;
  • Relatar ocorrências de incêndios, pragas, desmatamentos e intempéries;
  • Verificar volume e estoques de madeiras;
  • Examinar planta topográfica;
  • Marcar terreno;
  • Levantar potencial de madeira em florestas renováveis e nativas;
  • Atentar para detalhes;
  • Demonstrar senso de direção;
  • Ajustar escala de medições de acordo com topografia de terrenos;
  • Conferir espécie, idade e procedência de árvores renováveis;
  • Alinhar terreno;
  • Identificar áreas de extração;
  • Classificar toras conforme diâmetro e comprimento;
  • Separar madeira conforme utilização;
  • Enviar amostras para análise laboratorial;
  • Localizar formigueiros;
  • Cubar toras e toretes;
  • Medir cap - circunferência de altura de peito de árvores;
  • Detectar riscos de acidentes;
  • Verificar aparecimento de pragas e formigueiros;
  • Amolar foice e machadinha;
  • Conferir distâncias entre equipes em áreas de extração;
  • Anotar medidas coletadas;
  • Conferir topografia de terreno;
  • Sinalizar árvores selecionadas;
  • Apagar incêndios em florestas;
  • Identificar espécies de árvores;
  • Guardar equipamentos;
  • Medir parcelas;
  • Registrar treinamento de colegas;
  • Coletar amostras de solo;
  • Observar presença de ganchos em toras;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 6321-15

CBO 6321-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de identificador florestal que pertence ao grupo dos extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
    • Pescadores e extrativistas florestais
      • Extrativistas florestais
        • Extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira