CBO 6321-15 - Identificador florestal
Entenda o que fazem os extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Identificador florestal e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Identificador florestal
O Identificador Florestal auxilia a equipe de engenharia florestal no planejamento da extração da madeira, identificando espécies de árvores e áreas potenciais para extração, bem como as características do terreno. Pode identificar pragas, que causam danos às árvores. Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras do Serviço Florestal Brasileiro, normas de prevenção de incêndios florestais e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 6321-15
Auxilia a equipe de planejamento da extração da madeira, identificando as espécies que estão se tornando raras e as espécies abundantes, numa determinada área. Indica as espécies para estudos de extração e as que necessitam de árvores para servirem de matrizes, para causar o menor impacto possível na estrutura da floresta.
Auxilia no estudo da potencialidade econômica das espécies selecionadas na área, verificando o diâmetro e a altura das árvores de uma amostra indicada pela engenharia florestal, para estimativa do volume esperado de extração. Para tanto, utiliza fita de diâmetro ou circunferência para medir as árvores, varas para estimar altura, trenas, entre outros instrumentos. Pode usar softwares específicos para cubagem de árvores em pé e sistemas de câmeras digitais para identificar qualidade e integridade da madeira.
Apoia o mapeamento da área - para estudo das dificuldades e dos equipamentos necessários para a extração -, verificando as características do terreno, o fluxo de água dos rios e a densidade da floresta. Utiliza medidores topográficos, inclinômetro, bússola, drones, câmeras, entre outros equipamentos e instrumentos.
Pode identificar, na área, pragas – como formigas saúvas, vespa-da-madeira, percevejos, entre outras -, que podem causar danos às árvores.
Pode usar etiquetas de identificação (Internet das Coisas), juntamente com o GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System), para marcar os talhões e árvores para corte.
Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança, identificando áreas com riscos de incêndios e de ataques por animais, sinalizando locais com risco de acidentes, e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Pode apagar incêndios em florestas. Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 2 | 2 | 1 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE APOIO À CUBAGEM DE ÁRVORES | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE MAPEAMENTO E EXPLORAÇÃO FLORESTAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS DE CÁLCULO PARA INVENTÁRIO DE FLORESTA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - DENDROLOGIA E ÁRVORES BRASILEIRAS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E FLORESTAL | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
| OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 2 | 2 | 2 | |
| OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS DAS ÁRVORES E DA VEGETAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
| DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 2 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 2 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM ÁREA FLORESTAL | 2 | 2 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA FLORESTAL | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR....) - NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA FLORESTAL | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR....) - PROCEDIMENTOS E MÉTODOS ESTABELECIDOS PELO SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO | 3 | 3 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MECANIZAÇÃO FLORESTAL | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS: MEDIDORES TOPOGRÁFICOS, INCLINÔMETROS, BÚSSOLAS, DRONES, CÂMERAS E OUTROS | 4 | 5 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | CONSERVAÇÃO DA NATUREZA | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | EXTRATIVISMO FLORESTAL | 4 | 4 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | MANEJO FLORESTAL | 3 | 3 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | OPERAÇÕES FLORESTAIS | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | TÉCNICAS FLORESTAIS | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DO TERRENO PARA EXTRAÇÃO DA MADEIRA | 4 | 5 | 4 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE ÁRVORES E ÁREAS POTENCIAIS PARA EXTRAÇÃO DA MADEIRA | 4 | 5 | 4 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO DA EXTRAÇÃO DA MADEIRA | 3 | 4 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA FLORESTAL | 2 | 2 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DO SOLO | 2 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 2 | 2 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 2 | 2 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 2 | 2 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
|---|---|---|
| TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira atuam em empresas de extração e beneficiamento de madeira e seus derivados como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, como supervisão permanente, no horário diurno e a céu aberto. Todos estão sujeitos à variação climática e o operador de motosserra trabalha em posição desconfortável e exposto a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações, requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula (exceto o trabalhador da extração florestal, que não necessita de curso de qualificação). O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Realizar medições;
- Inventariar florestas;
- Empregar medidas de segurança;
- Transportar Árvores, toras e toretes;
- Reflorestar Áreas;
- Demonstrar competências pessoais;
- Extrair madeira;
- Condicionar solo para plantio;
- Levantar potencial de madeira em florestas renováveis e nativas;
- Alinhar terreno;
- Aceirar plantações;
- Identificar espécies de árvores;
- Conferir topografia de terreno;
- Escolher espécies e qualidade de sementes;
- Medir declive e aclive de terreno;
- Observar direção de vento;
- Classificar toras conforme diâmetro e comprimento;
- Enviar amostras para análise laboratorial;
- Indicar áreas de derrubada de árvores com placas de advertência;
- Registrar treinamento de colegas;
- Trabalhar em equipe;
- Dar prova de resistência física;
- Detectar riscos de acidentes;
- Guardar equipamentos;
- Cortar árvores em toras;
- Adubar mudas plantadas;
- Conferir inclinação de árvores;
- Coletar amostras de solo;
- Medir dap - diâmetro de altura de peito de árvores;
- Demonstrar raciocínio quantitativo;
- Verificar aparecimento de pragas e formigueiros;
- Medir diâmetro e altura de árvores;
- Anotar medidas coletadas;
- Treinar colegas de trabalho;
- Selecionar árvores grossas, médias e finas;
- Conferir espécie, idade e procedência de árvores renováveis;
- Amolar foice e machadinha;
- Demonstrar senso de direção;
- Observar presença de ganchos em toras;
- Ajustar escala de medições de acordo com topografia de terrenos;
- Regular equipamentos;
- Relatar ocorrências de incêndios, pragas, desmatamentos e intempéries;
- Separar madeira conforme utilização;
- Descrever características de árvores;
- Localizar formigueiros;
- Conferir medidas;
- Apagar incêndios em florestas;
- Conferir distâncias entre equipes em áreas de extração;
- Cubar toras e toretes;
- Medir cap - circunferência de altura de peito de árvores;
- Identificar áreas de extração;
- Locar parcelas de amostragem;
- Marcar terreno;
- Monitorar crescimento de arvores;
- Sinalizar árvores selecionadas;
- Examinar planta topográfica;
- Atentar para detalhes;
- Selecionar árvores dominantes;
- Medir parcelas;
- Verificar volume e estoques de madeiras;
- Cubar árvores derrubadas;
- Dar prova de coragem;
Profissões da Família Ocupacional
- Cubador de Madeira
- Trabalhador de Extração Florestal em Geral
- Operador de Descascador de Madeira
- Operador de Máquina Transportadora (madeira)
- Operador de Triturador de Toras
- Servente de Reflorestamento
- Trabalhador de Extração Florestal
- Transportador de Árvores
- Transportador de Madeiras
- Mateiro
Divisões de categorias profissionais do CBO 6321-15
CBO 6321-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de identificador florestal que pertence ao grupo dos extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Pescadores e extrativistas florestais
-
-
- Extrativistas florestais
-
-
-
-
- Extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira
-
-
