CBO 6321-15 - Identificador florestal
Entenda o que fazem os extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira no mercado de trabalho em 2026, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Identificador florestal e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Identificador florestal em 2026
O Identificador Florestal auxilia a equipe de engenharia florestal no planejamento da extração da madeira, identificando espécies de árvores e áreas potenciais para extração, bem como as características do terreno. Pode identificar pragas, que causam danos às árvores. Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras do Serviço Florestal Brasileiro, normas de prevenção de incêndios florestais e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 6321-15
Auxilia a equipe de planejamento da extração da madeira, identificando as espécies que estão se tornando raras e as espécies abundantes, numa determinada área. Indica as espécies para estudos de extração e as que necessitam de árvores para servirem de matrizes, para causar o menor impacto possível na estrutura da floresta.
Auxilia no estudo da potencialidade econômica das espécies selecionadas na área, verificando o diâmetro e a altura das árvores de uma amostra indicada pela engenharia florestal, para estimativa do volume esperado de extração. Para tanto, utiliza fita de diâmetro ou circunferência para medir as árvores, varas para estimar altura, trenas, entre outros instrumentos. Pode usar softwares específicos para cubagem de árvores em pé e sistemas de câmeras digitais para identificar qualidade e integridade da madeira.
Apoia o mapeamento da área - para estudo das dificuldades e dos equipamentos necessários para a extração -, verificando as características do terreno, o fluxo de água dos rios e a densidade da floresta. Utiliza medidores topográficos, inclinômetro, bússola, drones, câmeras, entre outros equipamentos e instrumentos.
Pode identificar, na área, pragas – como formigas saúvas, vespa-da-madeira, percevejos, entre outras -, que podem causar danos às árvores.
Pode usar etiquetas de identificação (Internet das Coisas), juntamente com o GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System), para marcar os talhões e árvores para corte.
Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança, identificando áreas com riscos de incêndios e de ataques por animais, sinalizando locais com risco de acidentes, e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Pode apagar incêndios em florestas. Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 2 | 2 | 1 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE APOIO À CUBAGEM DE ÁRVORES | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE MAPEAMENTO E EXPLORAÇÃO FLORESTAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS DE CÁLCULO PARA INVENTÁRIO DE FLORESTA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - DENDROLOGIA E ÁRVORES BRASILEIRAS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E FLORESTAL | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
| OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 2 | 2 | 2 | |
| OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS DAS ÁRVORES E DA VEGETAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
| DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 2 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 2 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM ÁREA FLORESTAL | 2 | 2 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA FLORESTAL | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR....) - NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA FLORESTAL | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR....) - PROCEDIMENTOS E MÉTODOS ESTABELECIDOS PELO SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO | 3 | 3 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MECANIZAÇÃO FLORESTAL | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS: MEDIDORES TOPOGRÁFICOS, INCLINÔMETROS, BÚSSOLAS, DRONES, CÂMERAS E OUTROS | 4 | 5 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | CONSERVAÇÃO DA NATUREZA | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | EXTRATIVISMO FLORESTAL | 4 | 4 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | MANEJO FLORESTAL | 3 | 3 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | OPERAÇÕES FLORESTAIS | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | TÉCNICAS FLORESTAIS | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DO TERRENO PARA EXTRAÇÃO DA MADEIRA | 4 | 5 | 4 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE ÁRVORES E ÁREAS POTENCIAIS PARA EXTRAÇÃO DA MADEIRA | 4 | 5 | 4 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO FLORESTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO DA EXTRAÇÃO DA MADEIRA | 3 | 4 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA FLORESTAL | 2 | 2 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DO SOLO | 2 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 2 | 2 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 2 | 2 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 2 | 2 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
|---|---|---|
| TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira atuam em empresas de extração e beneficiamento de madeira e seus derivados como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, como supervisão permanente, no horário diurno e a céu aberto. Todos estão sujeitos à variação climática e o operador de motosserra trabalha em posição desconfortável e exposto a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho em 2026
Para o exercício dessas ocupações, requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula (exceto o trabalhador da extração florestal, que não necessita de curso de qualificação). O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Extrair madeira;
- Demonstrar competências pessoais;
- Reflorestar Áreas;
- Inventariar florestas;
- Transportar Árvores, toras e toretes;
- Condicionar solo para plantio;
- Empregar medidas de segurança;
- Realizar medições;
- Medir declive e aclive de terreno;
- Amolar foice e machadinha;
- Cortar árvores em toras;
- Coletar amostras de solo;
- Enviar amostras para análise laboratorial;
- Selecionar árvores dominantes;
- Conferir espécie, idade e procedência de árvores renováveis;
- Detectar riscos de acidentes;
- Localizar formigueiros;
- Identificar espécies de árvores;
- Separar madeira conforme utilização;
- Cubar toras e toretes;
- Classificar toras conforme diâmetro e comprimento;
- Conferir topografia de terreno;
- Conferir medidas;
- Locar parcelas de amostragem;
- Treinar colegas de trabalho;
- Demonstrar senso de direção;
- Demonstrar raciocínio quantitativo;
- Anotar medidas coletadas;
- Selecionar árvores grossas, médias e finas;
- Verificar aparecimento de pragas e formigueiros;
- Marcar terreno;
- Cubar árvores derrubadas;
- Observar direção de vento;
- Conferir inclinação de árvores;
- Aceirar plantações;
- Medir dap - diâmetro de altura de peito de árvores;
- Ajustar escala de medições de acordo com topografia de terrenos;
- Trabalhar em equipe;
- Medir diâmetro e altura de árvores;
- Indicar áreas de derrubada de árvores com placas de advertência;
- Guardar equipamentos;
- Medir parcelas;
- Atentar para detalhes;
- Adubar mudas plantadas;
- Observar presença de ganchos em toras;
- Registrar treinamento de colegas;
- Relatar ocorrências de incêndios, pragas, desmatamentos e intempéries;
- Apagar incêndios em florestas;
- Escolher espécies e qualidade de sementes;
- Identificar áreas de extração;
- Conferir distâncias entre equipes em áreas de extração;
- Monitorar crescimento de arvores;
- Sinalizar árvores selecionadas;
- Alinhar terreno;
- Medir cap - circunferência de altura de peito de árvores;
- Dar prova de resistência física;
- Descrever características de árvores;
- Regular equipamentos;
- Examinar planta topográfica;
- Dar prova de coragem;
- Levantar potencial de madeira em florestas renováveis e nativas;
- Verificar volume e estoques de madeiras;
Profissões da Família Ocupacional
- Cubador de Madeira
- Trabalhador de Extração Florestal em Geral
- Operador de Descascador de Madeira
- Operador de Máquina Transportadora (madeira)
- Operador de Triturador de Toras
- Servente de Reflorestamento
- Trabalhador de Extração Florestal
- Transportador de Árvores
- Transportador de Madeiras
- Mateiro (inventário de Florestas)
Divisões de categorias profissionais do CBO 6321-15
CBO 6321-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de identificador florestal que pertence ao grupo dos extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira, segundo a Tabela CBO 2026 divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Pescadores e extrativistas florestais
-
-
- Extrativistas florestais
-
-
-
-
- Extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira
-
-
