Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 6322-10 - Trabalhador da exploração de espécies produtoras de gomas não elásticas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos extrativistas florestais de espécies produtoras de gomas e resinas

O profissional no cargo de Trabalhador da exploração de espécies produtoras de gomas não elásticas CBO 6322-10 realiza a colheita florestal de gomas não elásticas de árvores - como amapazeiro e sorveiro - nativas e plantadas Executa a extração, fazendo corte na casca do tronco da árvore, para provocar o escoamento da goma (leite), que escorre na direção de pequeno recipiente.

Pode realizar o plantio de árvores, para posterior extração de gomas não elásticas Faz beneficiamento da goma extraída, de acordo com suas características e com os produtos a serem comercializados Pode consumir a goma (leite) em bebidas e alimentos, dependendo da espécie de árvore.

Pode extrair, além da goma, frutos comestíveis em algumas das plantas Comercializa a produção com cooperativas ou diretamente com clientes Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

CBO 6322-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de extrativistas florestais de espécies produtoras de gomas e resinas que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador da exploração de espécies produtoras de gomas não elásticas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Extrativistas florestais de espécies produtoras de gomas e resinas CBO 6322-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6322-10

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Extrativistas florestais de espécies produtoras de gomas e resinas.
      • Pescadores e extrativistas florestais.

O que faz um Trabalhador da exploração de espécies produtoras de gomas não elásticas

O Trabalhador da exploração de espécies produtoras de gomas não elásticas CBO 6322-10 planeja atividades para extração de gomas não elásticas de árvores, adquirindo os materiais necessários Seleciona ferramentas, utensílios e instrumentos para execução das atividades.

Pode confeccionar e fazer pequenos consertos em ferramentas, utensílios e instrumentos – como bicas e raspadeiras -, moldando, parafusando peças e realizando outras operações.

Pode amolar ferramentas Percorre área de extração, identificando e registrando em mapa as árvores localizadas.

Mede diâmetro dos troncos das árvores, para identificar aquelas em que pode realizar a extração da goma Constrói tapiris para guarda provisória das gomas extraídas.

Pode executar o plantio de árvores, para posterior extração de gomas não elásticas.

Prepara o terreno, capinando e alinhando o solo para plantio Faz abertura de covas para o plantio de mudas e sementes.

Realiza tratos culturais, tais como manejo de plantas daninhas, adubação e poda.

Efetua tratamento contra fungos e doenças e faz combate às pragas do cultivo Monitora o crescimento das árvores, identificando o momento da extração da goma Prepara a extração da goma, posicionando recipiente (no formato de tigela) e bica (canaleta metálica para encaminhar a goma para o recipiente) no tronco de cada árvore.

Efetua o corte na casca do tronco, com o auxílio de ferramenta apropriada, para provocar o escoamento da goma (leite), que escorre na direção do pequeno recipiente Durante a extração, toma cuidado com a profundidade do corte, a fim de atingir apenas a casca e não a camada interna, possibilitando a regeneração da árvore Recolhe em baldes, após o término da extração da última árvore, a goma (leite) contida nos recipientes.

Pode colher ainda frutos comestíveis, como os frutos do sorveiro (ou sorva) Realiza o transporte - em embarcações, caminhões, tratores ou veículo de tração animal - das gomas extraídas e dos frutos colhidos ao local de beneficiamento.

Processa a goma extraída, de acordo com suas características e com os produtos a serem comercializados Pode providenciar ingredientes de coalho, coalhar leite, lavar, secar e prensar coalhada Pode macerar e enrolar gomas não elásticas.

Modela e talha peças de goma Faz a embalagem dos produtos, acondicionando-os de acordo com o seu tipo, para destiná-los à comercialização No caso de o leite poder ser consumido na alimentação, reserva parte do produto da extração para servir em bebida – como na sua mistura com café - e em alimento, como no seu preparo com farinha de mandioca ou outro ingrediente.

Pode consumir e comercializar os frutos comestíveis colhidos Organiza os produtos de extração para comercialização Pesa os produtos.

Pesquisa preços de mercado Comercializa a produção com cooperativas ou diretamente com clientes, negociando o preço Conserva a limpeza e a organização dos locais de trabalho Mantém ferramentas, utensílios e instrumentos limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Pode fazer conservação de veículo, providenciando serviço de manutenção corretiva, quando necessário.

Executa práticas para mitigação de danos ambientais, tais como o aceiramento de áreas de extração para impedir propagação de incêndio em florestas nativas, e o plantio de árvores para substituir as derrubadas ou mortas por falta de manejo adequado Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e prevenindo acidentes Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6322-10 deve processar material de extração, extrair gomas elásticas, não elásticas e resinas, manejar Área de extração, organizar produtos de extração para comercialização, preparar extração de gomas e resinas, confeccionar instrumentos de trabalho, transportar matéria-prima e produtos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Extrativistas florestais de espécies produtoras de gomas e resinas trabalham na extração de gomas e resinas, predominantemente em florestas da região amazônica, realizando o trabalho por conta prória, organizados em associações e cooperativas. Trabalham individualmente, sem supervisão, a céu aberto, durante o dia. Permanecem em posições desconfortáveis por longos períodos, realizando diversas atividades em grandes alturas (árvores). Estão expostos aos ataques de animais e insetos silvestres.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6322-10

A qualificação para essas ocupações é obtida tacitamente no exercício do trabalho. O desempenho pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Trabalhador da exploração de espécies produtoras de gomas não elásticas CBO 6322-10

Um Trabalhador da exploração de espécies produtoras de gomas não elásticas (ou sinônimo) deve incentivar participação em associações, abater árvores, cortar palha, madeira e cipós, comprar suprimentos e materiais de extração, empilhar pranchas de gomas, encher baldes e sacos com leite e resina, colocar leite em fôrmas, amarrar pilhas de gomas, negociar preços de produtos, providenciar ingredientes de coalho, identificar arvores de extração, conduzir animais com carregamento de gomas e resinas, resistir a variações climáticas, medir diâmetro de troncos de árvores, manifestar sensibilidade a natureza, defender-se de animais silvestres, conduzir veículos com carregamento de gomas e resinas, suportar fortes odores, carregar e descarregar matéria-prima e produtos em animais e veículos, aceirar áreas de extração, demonstrar capacidade para trabalho em alturas elevadas, lavar coalhada, guardar materiais de extração em fumaceiras e tapiris, chanfrar troncos de árvores, raspar cascas de árvores, subir em árvores, pesquisar preços de mercado, moldar peças de madeira,ferro e tecido, ensacar matéria-prima e gomas, capinar áreas de plantação, suportar isolamento em matas e florestas, podar árvores, pregar sacos e latas em árvores, alinhar solo para plantio, construir tapiris, cortar cascas de árvores, calçar botas, perneiras e esporas, demonstrar resistência física, expor peças de artesanato, confeccionar bicas e raspadeiras, manufaturar fôrmas de peças de gomas, demonstrar coragem, prevenir-se de doenças e picadas de insetos, conduzir embarcações com carregamento de gomas e resinas, transportar matéria-prima e produtos nas costas, coalhar leite, amolar ferramentas, confeccionar sacos e paneiros, posicionar bicas e tigelas em troncos de árvores, modelar peças de gomas em calor, pesar produtos de extração, trilhar área de extração, parafusar peças, abrir palha, prensar coalhada, demonstrar habilidade motora fina, construir fumaceiras, confeccionar mutás e escadas, confeccionar botas e perneiras, aquecer pedaços de ferro, consertar instrumentos de trabalho, plantar sementes e mudas de árvores, ferver leite, secar coalhada, confeccionar jiraus, confeccionar porongas, abrir covas, macerar gomas não elásticas, solicitar licença para extração em áreas de preservação, enrolar gomas não elásticas, selecionar mudas, adubar mudas de árvores, selecionar árvores para extração, preparar suprimentos para época de extração, talhar peças de gomas, apresentar acuidade visual de perto, riscar palha.

Cargos e salários CBO 6322-10 - Extrativistas florestais de espécies produtoras de gomas e resinas

Salário Trabalhador da Exploração de Espécies Produtoras de Gomas não Elásticas

Trabalhador da Exploração de Espécies Produtoras de Gomas não Elásticas: Brasil

O profissional no cargo de Trabalhador da Exploração de Espécies Produtoras de Gomas não Elásticas CBO 6322-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.592 e 2.151 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6322-10.
Salário Amapateiro

Amapateiro: Brasil

O profissional no cargo de Amapateiro CBO 6322-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.644 e 2.198 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 42 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6322-10.
Salário Extrator de Látex (gomas Não Elásticas)

Extrator de Látex (gomas Não Elásticas): Brasil

O profissional no cargo de Extrator de Látex (gomas Não Elásticas) CBO 6322-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.644 e 2.198 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 42 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6322-10.
Salário Maçarandubeiro

Maçarandubeiro: Brasil

O profissional no cargo de Maçarandubeiro CBO 6322-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.644 e 2.198 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 42 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6322-10.
Salário Sorveiro

Sorveiro: Brasil

O profissional no cargo de Sorveiro CBO 6322-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.644 e 2.198 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 42 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6322-10.
Salário Sucubeiro

Sucubeiro: Brasil

O profissional no cargo de Sucubeiro CBO 6322-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.592 e 2.151 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6322-10.
Salário Trabalhador da Exploração de Coquirana

Trabalhador da Exploração de Coquirana: Brasil

O profissional no cargo de Trabalhador da Exploração de Coquirana CBO 6322-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.592 e 2.151 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6322-10.