CBO 6320-15 - Viveirista florestal - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores florestais polivalentes

O profissional no cargo de Viveirista florestal CBO 6320-15 realiza produção de mudas de espécies florestais em viveiros, para atingir objetivos como recomposição ambiental de áreas degradadas e formação de florestas visando à extração de matérias-primas com potencial econômico Participa no planejamento da construção de viveiro florestal, auxiliando na definição do local e no estabelecimento das instalações necessárias para produzir a quantidade projetada de mudas.

Executa produção de mudas seminais, coletando, selecionando e tratando sementes, e fazendo semeadura Realiza propagação vegetativa Efetua tratos culturais.

Executa etapa de endurecimento ou rustificação Faz a seleção das mudas a serem transplantadas no campo Acondiciona as mudas para transporte ao campo de plantio definitivo.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 6320-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores florestais polivalentes que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Viveirista florestal, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores florestais polivalentes CBO 6320-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6320-15

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Trabalhadores florestais polivalentes.
      • Pescadores e extrativistas florestais.

O que faz um Viveirista florestal

O Viveirista florestal CBO 6320-15 participa no planejamento da construção de viveiro florestal, estabelecendo as ações e a priorização das tarefas Colabora na definição das instalações tecnicamente adequadas para a quantidade de mudas que se projeta produzir.

Auxilia na seleção das espécies florestais, analisando os objetivos a serem atingidos pelo viveiro, tais como recuperação de áreas degradadas e plantio de floresta para extração de celulose, madeira e outras matérias-primas com potencial econômico.

Seleciona equipamentos, ferramentas e materiais Escolhe recipientes, tais como sacos plásticos de polietileno, tubetes de polipropileno reutilizáveis e vasos de polipropileno.

Participa na definição do local para a construção do viveiro, analisando aspectos do ambiente, tais como a inclinação do terreno, drenagem, fonte de água, e proximidade das áreas de plantio definitivo Constrói instalações para produção de mudas seminais e clonais.

Coloca a cobertura apropriada no viveiro.

Instala controle de parâmetros ambientais de jardim de miniclonagem e de viveiros em estufas – como temperatura, umidade, irrigação, luminosidade ou sombreamento, entre outros -, com instrumentos de medição manuais ou por meio de painéis de controle semiautomático ou automático Faz o preparo de substrato, usando componente mineral e componentes orgânicos inertes (como casca de arroz carbonizada e fibra de coco) ou biologicamente ativos (como composto orgânico e húmus de minhoca), acrescidos de fertilizantes e corretivos, como calcário e gesso.

Prepara sementeiras e canteiros.

Distribui camadas de brita, areia, terra bruta, terra misturada ou substratos Coleta sementes em árvores matrizes adultas, vigorosas, com copa sadia, que não apresentem sinais de ataque de pragas e doenças Recolhe sementes do maior número de árvores possível, para garantir representatividade e diversidade.

Marca e faz o georreferenciamento das matrizes - com uso do GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Position System) -, para facilitar o encontro das mesmas árvores em futuras coletas Efetua o beneficiamento das sementes Realiza processo de quebra de dormência de sementes florestais.

Executa semeadura direta - colocando as sementes diretamente nos recipientes definitivos – ou indireta, pondo sementes para germinar na sementeira e, depois de germinadas, fazendo sua transferência, por meio de repicagem, para os recipientes definitivos, onde irão se desenvolver no viveiro Realiza propagação vegetativa, com a reprodução de plantas-filhas (clone) por enxertia, estaquia, mergulhia, entre outros métodos.

Durante a fase em que as mudas crescem no viveiro, executa os tratamentos necessários, como poda, fertirrigação, adubação, controle de pragas e doenças, entre outros Faz a moveção (ou “dança das mudas”), trocando as mudas de um local para outro dentro do próprio canteiro ou entre canteiros, para evitar possíveis desequilíbrios de competição, principalmente por luz Controla os parâmetros de temperatura, umidade e sombreamento, nas várias etapas do desenvolvimento da planta.

Executa etapa de endurecimento ou rustificação das mudas, podendo eliminar o sombreamento parcial, reduzir a irrigação ou adotar outras medidas, a fim de preparar as mudas para as condições adversas no local definitivo do plantio Faz a seleção das mudas a serem transplantadas no campo, dando preferência a aquelas saudáveis e com boa aparência Acondiciona as mudas produzidas para transporte, fazendo ensacamento, usando tubetes ou adotando outros tipos de embalagem.

Conserva a limpeza e a organização do viveiro e dos recipientes Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios limpos, desinfetados, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Executa ações para proteção do meio ambiente, realizando programas de educação ambiental.

Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e usando equipamentos de proteção individual Executa procedimentos de primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6320-15 deve disponibilizar serviços e produtos, manejar recursos naturais, manipular plantas medicinais, produzir mudas, guiar pessoas em florestas e campos, realizar manutenção de plantas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores florestais polivalentes atuam na agricultura e na exploração florestal como empregados com carteira assinada ou por conta própria ou autônomos. Podem atuar também na área da saúde e serviços sociais e atividades recreativas culturais e desportivas. O trabalho é individual (raizeiro), em equipe com supervisão permanente (viveirista florestal) e sem supervisão (guia florestal). Desenvolvem as suas atividades durante o dia. O raizeiro trabalha em ambiente fechado, o guia florestal e o viveirista florestal, a céu aberto. Este último permanece em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalha em grandes alturas e exposto à ação de materiais tóxicos. O guia florestal e o raizeiro correm o risco de ataques de animais peçonhentos e silvestres.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6320-15

Para o exercício dessas ocupações, requer-se ensino fundamental incompleto (raizeiro e viveirista florestal) ou completo (guia florestal) e curso básico de qualificação profissional com aproximadamente duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre em até cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Viveirista florestal CBO 6320-15

Um Viveirista florestal (ou sinônimo) deve adubar mudas, demonstrar solidariedade, controlar irrigação de mudas, capinar canteiros, peneirar terra, localizar focos de incêndio, marinar sementes em água, desobstruir trilhas e vias, registrar entrada e saída de plantas e preparados, executar procedimentos de primeiros socorros, vender produtos e serviços, guardar equipamentos e acessórios, trabalhar em equipe, transplantar mudas, planejar extração de sementes e plantas, abrir picadas, construir sementeiras, canteiros e coberturas, colher folhas, flores e frutos, distribuir camadas de brita, areia, terra bruta e terra misturada, distribuir plantas e preparados, colher sementes, dar prova de agilidade motora, limpar trilhas e vias, podar mudas, auxiliar em desenvolvimento de pesquisas, plantar sementes, touceiras e estacas, armazenar plantas e preparados, denunciar irregularidades ambientais, abrir sulcos para drenagem, divulgar produtos e serviços, dar prova de coragem, resfriar sementes, aquecer sementes, encher recipientes com terra misturada, classificar plantas, organizar atividades de grupo, conferir uso de equipamentos de segurança e proteção, montar armadilhas luminosas, lavar plantas, colocar placas de identificação em plantas, auxiliar em carregamento de plantas, selecionar sementes e mudas, difundir informações de educação ambiental, identificar pragas, dividir touceiras, demonstrar sensibilidade a natureza, atentar-se para detalhes, pulverizar fungicidas e herbicidas, indicar espécies de flora e fauna, cortar estacas de plantas, arrancar ervas daninhas, aplicar formicidas, cercar áreas de preservação, lixar sementes, escarificar canteiros, misturar terra e adubos, dar prova de resistência física, repicar mudas, demonstrar senso de orientação em florestas e campos, regar sementes e mudas, auxiliar em fiscalização de irregularidades ambientais, reagir diante de situações adversas, acondicionar plantas e preparados, aceirar áreas.

Cargos e salários CBO 6320-15 - Trabalhadores florestais polivalentes

Salário Viveirista (mudas)

Viveirista (mudas): Brasil

  • 4.105
  • Brasil
  • 1.529 - 2.447
  • 43h
O profissional no cargo de Viveirista (mudas) CBO 6320-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.529 e 2.447 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.105 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.
Salário Viveirista Florestal

Viveirista Florestal: Brasil

  • 4.105
  • Brasil
  • 1.529 - 2.447
  • 43h
O profissional no cargo de Viveirista Florestal CBO 6320-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.529 e 2.447 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.105 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.
Salário Coletor de Sementes (floresta)

Coletor de Sementes (floresta): Brasil

  • 4.017
  • Brasil
  • 1.521 - 2.435
  • 43h
O profissional no cargo de Coletor de Sementes (floresta) CBO 6320-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.521 e 2.435 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.017 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.
Salário Produtor de Mudas (florestas)

Produtor de Mudas (florestas): Brasil

  • 4.017
  • Brasil
  • 1.521 - 2.435
  • 43h
O profissional no cargo de Produtor de Mudas (florestas) CBO 6320-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.521 e 2.435 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.017 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.
Salário Viveirista Florestal São Paulo

Viveirista Florestal: São Paulo, SP

  • 28
  • São Paulo, SP
  • 1.797 - 3.820
  • 44h
O profissional no cargo de Viveirista Florestal CBO 6320-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.797 e 3.820 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 28 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.
Salário Viveirista Florestal

Viveirista Florestal: São Paulo

  • 606
  • São Paulo
  • 1.638 - 2.407
  • 44h
O profissional no cargo de Viveirista Florestal CBO 6320-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.638 e 2.407 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 606 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.
Salário Viveirista Florestal

Viveirista Florestal: Minas Gerais

  • 775
  • Minas Gerais
  • 1.432 - 2.019
  • 44h
O profissional no cargo de Viveirista Florestal CBO 6320-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.432 e 2.019 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 775 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.
Salário Coletor de Sementes (floresta)

Coletor de Sementes (floresta): Paraná

  • 604
  • Paraná
  • 1.705 - 2.343
  • 44h
O profissional no cargo de Coletor de Sementes (floresta) CBO 6320-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.705 e 2.343 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 604 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.
Salário Produtor de Mudas (florestas)

Produtor de Mudas (florestas): São Paulo

  • 610
  • São Paulo
  • 1.633 - 2.404
  • 44h
O profissional no cargo de Produtor de Mudas (florestas) CBO 6320-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.633 e 2.404 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 610 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.
Salário Viveirista (mudas)

Viveirista (mudas): Minas Gerais

  • 728
  • Minas Gerais
  • 1.423 - 2.003
  • 44h
O profissional no cargo de Viveirista (mudas) CBO 6320-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.423 e 2.003 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 728 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.
Salário Viveirista (mudas)

Viveirista (mudas): São Paulo

  • 606
  • São Paulo
  • 1.638 - 2.407
  • 44h
O profissional no cargo de Viveirista (mudas) CBO 6320-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.638 e 2.407 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 606 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.
Salário Viveirista (mudas)

Viveirista (mudas): Paraná

  • 618
  • Paraná
  • 1.723 - 2.384
  • 44h
O profissional no cargo de Viveirista (mudas) CBO 6320-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.723 e 2.384 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 618 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6320-15.