CBO 6320-10 - Raizeiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores florestais polivalentes
O profissional no cargo de Raizeiro CBO 6320-10 realiza o preparo de infusões, chás e outros produtos – de acordo com práticas herdadas culturalmente e saberes populares transmitidos de geração em geração -, usando raízes e outras partes de plantas, para atendimento a pessoas que buscam prevenção ou alívio de sintomas de enfermidades de baixa gravidade Executa o plantio, os tratos culturais e a colheita das plantas.
Pode efetuar atividade extrativa das partes de plantas, em floresta ou em outro ecossistema Faz o beneficiamento das partes das plantas, para fabricação dos produtos Armazena e comercializa os produtos.
Auxilia em pesquisas de especialistas para produção de fitoterápicos, repassando saberes populares e relatando seu trabalho com plantas Cumpre normas sanitárias e de higiene e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 6320-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores florestais polivalentes que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Raizeiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores florestais polivalentes CBO 6320-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 6320-10
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
- Trabalhadores florestais polivalentes.
- Pescadores e extrativistas florestais.
O que faz um Raizeiro
O Raizeiro CBO 6320-10 planeja o cultivo de plantas para preparo de infusões, chás e outros produtos de raízes ou de outras partes dos vegetais – tais como frutos, folhas e cascas do caule -, para atendimento às demandas de pessoas que buscam prevenção ou alívio de sintomas de enfermidades de baixa gravidade Seleciona ferramentas, acessórios e materiais a serem utilizados.
Pode realizar, além do cultivo, atividade extrativa de partes de plantas em floresta ou em outro ecossistema.
Prepara o solo para o plantio, misturando terra e adubos Seleciona sementes e divide touceiras.
Planta sementes e touceiras, para produção de mudas Transplanta as mudas em canteiro definitivo.
Acompanha o crescimento das plantas, capinando canteiros, realizando poda, quando necessário, irrigando a plantação, arrancando ervas daninhas, e afastando insetos e outros animais invasores.
Manipula as plantas - ao identificar o ponto de colheita -, raspando cascas de caules, colhendo folhas, flores e frutos, e arrancando raízes Lava e seca as partes das plantas colhidas.
Faz o preparo dos produtos, selecionando os ingredientes de base e realizando as operações – como moagem, maceração, fervura, extração de tintura, entre outras – necessárias para a fabricação.
Acondiciona e armazena os produtos Faz a distribuição e venda de fragmentos de cascas, infusões, chás e outros produtos Registra o estoque e a saída de cada produto.
Auxilia em desenvolvimento de pesquisas, reunindo-se com especialistas em plantas medicinais que buscam novos princípios ativos para a produção de fitoterápicos Revela as práticas herdadas culturalmente e os saberes populares - transmitidos de geração em geração – que aplica na sua atividade e apresenta sua experiência no uso de cada planta Conserva a limpeza, a higienização e a organização do local de preparação dos produtos.
Mantém ferramentas e acessórios limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Executa práticas para mitigação de danos ambientais, buscando preservar a vida do vegetal - quando faz a retirada das partes da planta - e respeitando o ritmo de recuperação das espécies durante as atividades extrativas.
Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e usando equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 6320-10 deve guiar pessoas em florestas e campos, manejar recursos naturais, manipular plantas medicinais, disponibilizar serviços e produtos, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de plantas, produzir mudas.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores florestais polivalentes atuam na agricultura e na exploração florestal como empregados com carteira assinada ou por conta própria ou autônomos. Podem atuar também na área da saúde e serviços sociais e atividades recreativas culturais e desportivas. O trabalho é individual (raizeiro), em equipe com supervisão permanente (viveirista florestal) e sem supervisão (guia florestal). Desenvolvem as suas atividades durante o dia. O raizeiro trabalha em ambiente fechado, o guia florestal e o viveirista florestal, a céu aberto. Este último permanece em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalha em grandes alturas e exposto à ação de materiais tóxicos. O guia florestal e o raizeiro correm o risco de ataques de animais peçonhentos e silvestres.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6320-10
Para o exercício dessas ocupações, requer-se ensino fundamental incompleto (raizeiro e viveirista florestal) ou completo (guia florestal) e curso básico de qualificação profissional com aproximadamente duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre em até cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Raizeiro CBO 6320-10
Um Raizeiro (ou sinônimo) deve colocar placas de identificação em plantas, divulgar produtos e serviços, planejar extração de sementes e plantas, demonstrar solidariedade, indicar espécies de flora e fauna, dividir touceiras, demonstrar senso de orientação em florestas e campos, aplicar formicidas, podar mudas, vender produtos e serviços, enterrar garrafadas, dar prova de agilidade motora, auxiliar em carregamento de plantas, atentar-se para detalhes, identificar pragas, arrancar ervas daninhas, auxiliar em fiscalização de irregularidades ambientais, macerar plantas, dar prova de coragem, transplantar mudas, moer plantas, trabalhar em equipe, construir sementeiras, canteiros e coberturas, pulverizar fungicidas e herbicidas, repicar mudas, guardar equipamentos e acessórios, defumar ambiente, extrair tinturas de plantas, providenciar ingredientes de base, conferir uso de equipamentos de segurança e proteção, recomendar uso de plantas medicinais, capinar canteiros, misturar princípios ativos de plantas com substâncias líquidas, raspar cascas de plantas, registrar entrada e saída de plantas e preparados, distribuir plantas e preparados, classificar plantas, plantar sementes, touceiras e estacas, controlar irrigação de mudas, dar prova de resistência física, localizar focos de incêndio, arrancar raízes, lavar plantas, consultar lista de plantas medicinais do ministério da saúde, planejar rodízio de trilhas, benzer plantas, infundir folhas e flores, colher sementes, denunciar irregularidades ambientais, secar partes de plantas, demonstrar sensibilidade a natureza, limpar trilhas e vias, auxiliar em desenvolvimento de pesquisas, executar procedimentos de primeiros socorros, colher folhas, flores e frutos, identificar atributos medicinais de plantas, difundir informações de educação ambiental, cercar áreas de preservação, abrir picadas, aceirar áreas, selecionar sementes e mudas, regar sementes e mudas, armazenar plantas e preparados, ferver plantas, adubar mudas, cortar estacas de plantas, reagir diante de situações adversas, misturar terra e adubos, encher recipientes com terra misturada, acondicionar plantas e preparados.