CBO 5162-05 - Babá
Entenda o que fazem os cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Babá e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Babá
Cuida de crianças, no que diz respeito ao seu bem-estar e ao seu desenvolvimento físico e psicossocial. Auxilia e orienta a criança na realização de suas atividades diárias. Cuida da alimentação e da saúde. Brinca com a criança, incentivando-a a criar, inventar e descobrir. Estimula o gosto da criança pela música, leitura, dança e esporte. Incentiva o diálogo, a afetividade e a sociabilidade. Acompanha a criança em atividades externas, como passeios e viagens. Cuida do ambiente e dos objetos pessoais da criança. Zela pela segurança da criança, podendo prestar-lhe primeiros socorros. Atua conforme normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Auxilia e orienta a criança na realização de atividades da vida diária, como vestir-se, cuidar da aparência, da higiene e de suas necessidades fisiológicas. Controla os horários das atividades diárias da criança, criando uma rotina.
Cuida da alimentação, controlando a ingestão e a quantidade de alimentos e bebidas, conforme necessidades da fase em que se encontra a criança. Observa a validade e a higiene dos alimentos e estimula hábitos alimentares saudáveis. Pode participar da elaboração do cardápio e preparar a alimentação.
Cuida da saúde da criança, observando anormalidades de comportamento, de sinais vitais, de sono e excreções, comunicando-as aos pais ou responsáveis. Acompanha crianças em consultas. Controla a guarda e a ingestão de medicamentos, de acordo com orientação dos profissionais da saúde e dos pais ou responsáveis.
Cuida da criança em recuperação de saúde, com limitação de mobilidade e com deficiência, estimulando-a e a auxiliando nas suas atividades diárias e na sua inclusão social. Contribui na relação da criança com seus pares, familiares, responsáveis e integrantes da equipe profissional de educação e saúde.
Estimula a capacidade de expressão da criança, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com sua idade. Incentiva a criança para criar, inventar e descobrir. Estimula o gosto da criança pela música, leitura, dança e esporte.
Escuta e auxilia a criança, quando ela necessitar de ajuda. Estimula o diálogo.
Incentiva e orienta a interação com outras crianças, desenvolvendo a sociabilidade.
Acompanha a criança em atividades externas - como passeios e viagens -, listando objetos a levar, arrumando bagagem, preparando mala de remédios, selecionando documentos a portar e relacionando telefones úteis.
Reúne-se regularmente com os pais ou responsáveis, para discutir as atividades e o desenvolvimento das crianças.
Cuida da roupa e dos objetos pessoais da criança.
Cuida do ambiente, mantendo-o limpo e organizado. Pode recomendar adequações no ambiente, priorizando o bem-estar e a segurança da criança. Remove ou afasta objetos que possam representar perigo.
Pode prestar primeiros socorros à criança, em acidente ou em outra situação de emergência.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | DANÇA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 2 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - ADAPTAÇÃO DOS ESPAÇOS DA CRIANÇA, PARA SUA SEGURANÇA E CONFORTO | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, SOCIAL E COGNITIVO DA CRIANÇA | 4 | 5 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA | 2 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | SAÚDE BUCAL | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - MONITORAMENTO DO ESTADO DE SAÚDE DA CRIANÇA | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ORAIS E TÓPICOS PRESCRITOS | 3 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | CUIDADO ÀS PESSOAS (CARE) | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADO ÀS CRIANÇAS: BEM-ESTAR, DESENVOLVIMENTO FÍSICO E PSICOSSOCIAL DA CRIANÇA | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTÍMULOS À CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA: DESENHOS, PINTURAS, RECORTES, COLAGENS, MONTAGENS E OUTROS RECURSOS VISUAIS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTÍMULOS À CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA: JOGOS, BRINCADEIRAS, NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E OUTROS MEIOS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO AO GOSTO DA CRIANÇA PELA MÚSICA, LEITURA, DANÇA E ESPORTE | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À CRIATIVIDADE, À INVENTIVIDADE E À DESCOBERTA, PARA CRIANÇAS | 4 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ELETRÔNICOS E JOGOS | 3 | 4 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DOMÉSTICA | 2 | 2 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
O trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- acompanhar pessoa - cjai em atividades externas- passeios, viagens e férias;
- cuidar da saúde da pessoa - cjai;
- incentivar a cultura e educação;
- demonstrar competências pessoais;
- cuidar da pessoa;
- promover o bem-estar da pessoa - cjai;
- cuidar da alimentação da pessoa - cjai;
- cuidar do ambiente domiciliar e institucional;
- ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar;
- passar informações do dia a dia da pessoa;
- manusear adequadamente cjai;
- dar apoio emocional;
- cuidar da aparência e higiene da pessoa;
- demonstrar paciência;
- prevenir acidentes;
- promover atividades de estímulo a afetividade;
- transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala;
- selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade;
- observar a qualidade e a validade dos alimentos;
- participar na alaboração do cardápio;
- estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados;
- ajudar a pessoa nas atividades diárias - banho,necessidades fisiológicas;
- reeducar os hábitos alimentares da cjai;
- arrumar a bagagem;
- cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai;
- seguir orientação de profissionais da saúde;
- ajudar nas terapias ocupacionais e físicas;
- planejar passeios;
- demonstrar honestidade;
- estimular o gosto pela música, dança e esporte;
- respeitar a privacidade da cjai;
- ajudar a pessoa na alimentação;
- relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis;
- observar a qualidade do sono;
- prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica;
- recomendar adequação ambiental;
- ler estórias e textos para cjai;
- servir a refeição em ambientes e em porções adequadas;
- ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade;
- demonstrar discrição;
- manter a calma em situações críticas;
- cuidar dos afazeres domésticos;
- controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos;
- preparar a alimentação;
- desestimular a agressividade de cjai;
- listar objetos de viagem;
- controlar a injestão de líquidos e alimentos;
- orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa;
- relatar orientação médica aos responsáveis;
- preparar documentos e lista de telefones úteis;
- educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários;
- acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas;
- preparar a mala de remédios;
- verificar a despensa;
- preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai;
- demonstrar criatividade;
- ensinar boas maneiras;
- estimular a independência;
- observar temperatura,urina, fezes e vômitos;
- observar alterações físicas - manchas, inchaço, ferimentos;
- estar atento às ações da pessoa;
- verificar informações,sinais dados pela pessoa;
- observar as alterações de comportamento;
- levantar informações sobre a pessoa;
- manter o ambiente organizado e limpo;
- acondicionar alimentação para atividades externas;
- manter o lazer e a recreação no dia-a-dia;
- lidar com comportamentos compulsivos;
- acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar;
- controlar horários das atividades diárias da pessoa;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-05
CBO 5162-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de babá que pertence ao grupo dos cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais
-
-
-
-
- Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5162-05 - Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 516205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
5162-05 | Baba | Curitiba, PR | 40h | 164 | |
5162-05 | Babá | Franca, SP | 41h | 27 | |
5162-05 | Baba | Campinas, SP | 36h | 34 | |
5162-05 | Baba | Sorocaba, SP | 37h | 85 | |
5162-05 | Baba | Goiânia, GO | 43h | 67 | |
5162-05 | Baba | Paraná | 40h | 478 | |
5162-05 | Babá | Minas Gerais | 40h | 294 | |
5162-05 | Baba | Brasília, DF | 41h | 39 | |
5162-05 | Baba | São Luís, MA | 37h | 5 | |
5162-05 | Baba | Uberlândia, MG | 38h | 29 | |
5162-05 | Baba | Teresina, PI | 42h | 21 | |
5162-05 | Baba | Belo Horizonte, MG | 43h | 24 | |
5162-05 | Baba | Campo Grande, MS | 42h | 21 | |
5162-05 | Baba | Manaus, AM | 44h | 22 | |
5162-05 | Baba | Recife, PE | 42h | 131 | |
5162-05 | Babá | Brasil | 41h | 5.569 | |
5162-05 | Baba | São Paulo | 40h | 2.716 | |
5162-05 | Baba | Salvador, BA | 44h | 34 | |
5162-05 | Baba | São José dos Campos, SP | 44h | 30 | |
5162-05 | Baba | Guarulhos, SP | 43h | 57 | |
5162-05 | Baba | Santo André, SP | 32h | 117 | |
5162-05 | Babá | São Bernardo do Campo, SP | 43h | 24 | |
5162-05 | Baba | São Paulo, SP | 42h | 374 | |
5162-05 | Babá | Mogi das Cruzes, SP | 42h | 36 | |
5162-05 | Baba | Rio de Janeiro, RJ | 41h | 177 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |