CBO 5162-15 - Mãe social - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos

O profissional no cargo de Mãe social CBO 5162-15 proporciona, em casa-lar, a condição familiar propícia para o desenvolvimento e para a reintegração social do menor sob os seus cuidados Administra a casa-lar, realizando e organizando as tarefas.

Auxilia e orienta os menores na realização das suas atividades de vida diária Cuida da alimentação e da saúde Acompanha o desempenho escolar.

Organiza e conduz atividades recreativas Proporciona apoio emocional Zela pela segurança de cada menor.

Cumpre a lei que regulamenta a atividade de Mãe Social, o Estatuto da Criança e do Adolescente e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5162-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mãe social, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos CBO 5162-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-15

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Mãe social

O Mãe social CBO 5162-15 reside, com até dez menores que lhe forem confiados, numa casa-lar Administra a casa-lar, mantendo o ambiente limpo e organizado, cuidando das roupas e dos objetos da família e preparando as refeições.

Administra o dinheiro recebido, realizando as compras necessárias.

Propicia o surgimento de condições próprias de uma família, orientando e assistindo as crianças e os adolescentes colocados sob seus cuidados Auxilia e orienta menores na realização das atividades de vida diária, como vestir-se, cuidar da aparência e da higiene corporal.

Controla os horários das atividades diárias, criando uma rotina Cuida da alimentação, controlando a ingestão e a quantidade de alimentos e bebidas, conforme necessidades da fase em que se encontra a criança e o adolescente.

Estimula hábitos alimentares saudáveis.

Cuida da saúde dos menores, observando seu estado geral e levando-os periodicamente aos serviços de saúde, para possibilitar desenvolvimento físico e mental sadio Monitora problemas – tais como alta temperatura do corpo, má qualidade do sono e alteração na pressão arterial -, acompanhando os menores em consultas.

Controla a guarda e a ingestão de medicamentos, de acordo com orientação dos profissionais da saúde.

Presta cuidados especiais à criança ou ao adolescente com deficiência, apoiando-o nas suas atividades diárias Acompanha o desempenho escolar, ajudando cada criança e cada adolescente nas tarefas diárias Organiza e conduz atividades recreativas adequadas à idade, como jogos, caminhadas, narração de histórias e brincadeiras.

Estimula o gosto pela música, leitura, dança e esporte, de acordo com o interesse de cada criança e cada adolescente Controla o tempo de exposição aos aparelhos e jogos eletrônicos Dedica-se a proporcionar apoio emocional e a recuperar a autoestima dos menores.

Escuta e auxilia crianças e adolescentes, quando eles necessitam de ajuda e orientação Estimula o diálogo.

Incentiva e orienta a interação com outras crianças e com outros adolescentes, desenvolvendo a sociabilidade Zela pela segurança de cada menor, prevenindo acidentes e desenvolvendo limites e regras, para criar um ambiente seguro Pode prestar primeiros socorros.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5162-15 deve cuidar da pessoa, acompanhar pessoa - cjai em atividades externas- passeios, viagens e férias, promover o bem-estar da pessoa - cjai, cuidar da saúde da pessoa - cjai, cuidar da alimentação da pessoa - cjai, demonstrar competências pessoais, incentivar a cultura e educação, cuidar do ambiente domiciliar e institucional.

Condições de trabalho dessas profissões

Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos o trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5162-15

Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.

Atividades exercidas por um Mãe social CBO 5162-15

Um Mãe social (ou sinônimo) deve estimular o gosto pela música, dança e esporte, orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa, observar a qualidade e a validade dos alimentos, ajudar a pessoa na alimentação, promover atividades de estímulo a afetividade, ajudar nas terapias ocupacionais e físicas, seguir orientação de profissionais da saúde, reeducar os hábitos alimentares da cjai, manusear adequadamente cjai, verificar a despensa, preparar a mala de remédios, ensinar boas maneiras, estar atento às ações da pessoa, ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar, cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai, demonstrar paciência, prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica, prevenir acidentes, transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala, planejar passeios, levantar informações sobre a pessoa, participar na alaboração do cardápio, preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai, lidar com comportamentos compulsivos, arrumar a bagagem, acondicionar alimentação para atividades externas, observar a qualidade do sono, ajudar a pessoa nas atividades diárias - banho,necessidades fisiológicas, controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos, educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários, passar informações do dia a dia da pessoa, respeitar a pessoa em seus hábitos, gostos e valores, manter a calma em situações críticas, servir a refeição em ambientes e em porções adequadas, ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade, demonstrar honestidade, fazer as compras conforme lista e cardápio, ajudar nas tarefas escolares, demonstrar discrição, administrar o dinheiro recebido - per-capita, demonstrar criatividade, preparar a alimentação, controlar horários das atividades diárias da pessoa, estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados, relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis, observar as alterações de comportamento, manter o ambiente organizado e limpo, acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas, verificar informações,sinais dados pela pessoa, controlar a injestão de líquidos e alimentos, observar alterações físicas - manchas, inchaço, ferimentos, dar apoio emocional, listar objetos de viagem, estimular a independência, ler estórias e textos para cjai, cuidar da aparência e higiene da pessoa, recomendar adequação ambiental, respeitar a privacidade da cjai, observar temperatura,urina, fezes e vômitos, selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade, cuidar dos afazeres domésticos, preparar documentos e lista de telefones úteis.

Cargos e salários CBO 5162-15 - Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos

Salário Mãe Crecheira

Mãe Crecheira: Brasil

  • 8.084
  • Brasil
  • 1.699 - 2.897
  • 41h
O profissional no cargo de Mãe Crecheira CBO 5162-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.699 e 2.897 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 8.084 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mãe Substituta

Mãe Substituta: Brasil

  • 8.084
  • Brasil
  • 1.699 - 2.897
  • 41h
O profissional no cargo de Mãe Substituta CBO 5162-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.699 e 2.897 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 8.084 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mae Social

Mae Social: Brasil

  • 8.084
  • Brasil
  • 1.699 - 2.897
  • 41h
O profissional no cargo de Mae Social CBO 5162-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.699 e 2.897 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 8.084 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mae Social Brasília

Mae Social: Brasília, DF

  • 260
  • Brasília, DF
  • 1.975 - 2.849
  • 42h
O profissional no cargo de Mae Social CBO 5162-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.975 e 2.849 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 260 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mae Social Curitiba

Mae Social: Curitiba, PR

  • 186
  • Curitiba, PR
  • 2.056 - 2.926
  • 42h
O profissional no cargo de Mae Social CBO 5162-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.056 e 2.926 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 186 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mae Social Sorocaba

Mae Social: Sorocaba, SP

  • 87
  • Sorocaba, SP
  • 1.486 - 1.971
  • 38h
O profissional no cargo de Mae Social CBO 5162-15 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 1.486 e 1.971 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 87 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mae Social São Paulo

Mae Social: São Paulo, SP

  • 321
  • São Paulo, SP
  • 1.611 - 2.587
  • 40h
O profissional no cargo de Mae Social CBO 5162-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.611 e 2.587 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mae Social

Mae Social: Paraná

  • 638
  • Paraná
  • 1.944 - 2.926
  • 42h
O profissional no cargo de Mae Social CBO 5162-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.944 e 2.926 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 638 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mae Social Porto Alegre

Mae Social: Porto Alegre, RS

  • 147
  • Porto Alegre, RS
  • 2.596 - 3.869
  • 43h
O profissional no cargo de Mae Social CBO 5162-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.596 e 3.869 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 147 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mae Social

Mae Social: São Paulo

  • 2.230
  • São Paulo
  • 1.710 - 2.609
  • 40h
O profissional no cargo de Mae Social CBO 5162-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.710 e 2.609 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 2.230 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mae Social São Luís

Mae Social: São Luís, MA

  • 40
  • São Luís, MA
  • 1.850 - 2.412
  • 44h
O profissional no cargo de Mae Social CBO 5162-15 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.850 e 2.412 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 40 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mae Social Salvador

Mae Social: Salvador, BA

  • 94
  • Salvador, BA
  • 1.364 - 1.815
  • 43h
O profissional no cargo de Mae Social CBO 5162-15 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.364 e 1.815 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 94 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mãe Crecheira Valinhos

Mãe Crecheira: Valinhos, SP

  • 3
  • Valinhos, SP
  • 1.745 - 2.173
  • 44h
O profissional no cargo de Mãe Crecheira CBO 5162-15 trabalhando em Valinhos - SP, ganha entre 1.745 e 2.173 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mãe Crecheira São Paulo

Mãe Crecheira: São Paulo, SP

  • 321
  • São Paulo, SP
  • 1.611 - 2.587
  • 40h
O profissional no cargo de Mãe Crecheira CBO 5162-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.611 e 2.587 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mãe Crecheira Brasília

Mãe Crecheira: Brasília, DF

  • 260
  • Brasília, DF
  • 1.975 - 2.849
  • 42h
O profissional no cargo de Mãe Crecheira CBO 5162-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.975 e 2.849 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 260 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mãe Substituta Belo Horizonte

Mãe Substituta: Belo Horizonte, MG

  • 107
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.569 - 2.221
  • 41h
O profissional no cargo de Mãe Substituta CBO 5162-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.569 e 2.221 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 107 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mãe Substituta

Mãe Substituta: São Paulo

  • 2.230
  • São Paulo
  • 1.710 - 2.609
  • 40h
O profissional no cargo de Mãe Substituta CBO 5162-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.710 e 2.609 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 2.230 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.
Salário Mãe Substituta

Mãe Substituta: Paraná

  • 638
  • Paraná
  • 1.944 - 2.926
  • 42h
O profissional no cargo de Mãe Substituta CBO 5162-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.944 e 2.926 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 638 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5162-15.