CBO 5162-15 - Mãe social

Entenda o que fazem os cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Mãe social e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Mãe social

O Mae Social proporciona, em casa-lar, a condição familiar propícia para o desenvolvimento e para a reintegração social do menor sob os seus cuidados. Administra a casa-lar, realizando e organizando as tarefas. Auxilia e orienta os menores na realização das suas atividades de vida diária. Cuida da alimentação e da saúde. Acompanha o desempenho escolar. Organiza e conduz atividades recreativas. Proporciona apoio emocional. Zela pela segurança de cada menor. Cumpre a lei que regulamenta a atividade de Mãe Social, o Estatuto da Criança e do Adolescente e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5162-15

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Reside, com até dez menores que lhe forem confiados, numa casa-lar.

Administra a casa-lar, mantendo o ambiente limpo e organizado, cuidando das roupas e dos objetos da família e preparando as refeições. Administra o dinheiro recebido, realizando as compras necessárias.

Propicia o surgimento de condições próprias de uma família, orientando e assistindo as crianças e os adolescentes colocados sob seus cuidados.

Auxilia e orienta menores na realização das atividades de vida diária, como vestir-se, cuidar da aparência e da higiene corporal. Controla os horários das atividades diárias, criando uma rotina.

Cuida da alimentação, controlando a ingestão e a quantidade de alimentos e bebidas, conforme necessidades da fase em que se encontra a criança e o adolescente. Estimula hábitos alimentares saudáveis.

Cuida da saúde dos menores, observando seu estado geral e levando-os periodicamente aos serviços de saúde, para possibilitar desenvolvimento físico e mental sadio. Monitora problemas – tais como alta temperatura do corpo, má qualidade do sono e alteração na pressão arterial -, acompanhando os menores em consultas. Controla a guarda e a ingestão de medicamentos, de acordo com orientação dos profissionais da saúde. Presta cuidados especiais à criança ou ao adolescente com deficiência, apoiando-o nas suas atividades diárias.

Acompanha o desempenho escolar, ajudando cada criança e cada adolescente nas tarefas diárias.

Organiza e conduz atividades recreativas adequadas à idade, como jogos, caminhadas, narração de histórias e brincadeiras. Estimula o gosto pela música, leitura, dança e esporte, de acordo com o interesse de cada criança e cada adolescente. Controla o tempo de exposição aos aparelhos e jogos eletrônicos.

Dedica-se a proporcionar apoio emocional e a recuperar a autoestima dos menores. Escuta e auxilia crianças e adolescentes, quando eles necessitam de ajuda e orientação. Estimula o diálogo.

Incentiva e orienta a interação com outras crianças e com outros adolescentes, desenvolvendo a sociabilidade.

Zela pela segurança de cada menor, prevenindo acidentes e desenvolvendo limites e regras, para criar um ambiente seguro. Pode prestar primeiros socorros.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA DANÇA 2 2 2
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTES E JOGOS 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 3 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE MÃE SOCIAL 3 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL 3 4 2
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICA DAS FASES/FAIXAS ETÁRIAS: DO BEBÊ AO ADOLESCENTE 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 2 3 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DAS VERBAS E OUTROS RECURSOS FINANCEIROS E MATERIAIS DA CASA-LAR 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA 2 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE AÇÕES PREVENTIVAS 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SERVIÇOS FARMACÊUTICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO, CONTROLE E GUARDA DE MEDICAMENTOS 4 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR NORMAS REGULAMENTADORAS 3 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 3 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 4 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA 3 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA CUIDADO ÀS PESSOAS (CARE) 2 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR 3 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - APOIO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES E ACOMPANHAMENTO DA VIDA ESCOLAR DO MENOR 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADOS AO MENOR: DESENVOLVIMENTO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL 5 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTÍMULOS À CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DO MENOR: DESENHOS, PINTURAS, RECORTES, COLAGENS, MONTAGENS E OUTROS RECURSOS VISUAIS 3 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTÍMULOS À CAPACIDADE DE EXPRESSÃO DO MENOR: JOGOS, BRINCADEIRAS, NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS E OUTROS MEIOS 3 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO AO GOSTO DO MENOR PELA MÚSICA, LEITURA, DANÇA E ESPORTE 3 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO À CRIATIVIDADE, À INVENTIVIDADE E À DESCOBERTA, PARA MENORES 3 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - MONITORAMENTO DA SAÚDE DO MENOR 4 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SAÚDE COLETIVA SERVIÇOS DE VACINAÇÃO 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SAÚDE COLETIVA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA 3 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ELETRÔNICOS E JOGOS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CULINÁRIA 4 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS 3 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE INGREDIENTES DE ALIMENTAÇÃO 4 4 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - CUIDADOS DA APARÊNCIA E DA HIGIENE CORPORAL: CABELOS, UNHAS, PELE, BANHO, HIGIENE ORAL, HIGIENE ÍNTIMA, REMOÇÃO DE SECREÇÕES DE BOCA E NARIZ 3 4 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS LAVANDERIA 3 4 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS PASSADORIA 3 4 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS REPAROS DE ROUPAS 3 4 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DOMÉSTICA 4 5 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA 4 5 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - UTILIZAÇÃO DE APARELHOS DOMÉSTICOS 4 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO EM AGÊNCIA 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO ONLINE 3 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODU??ÃO DE BENS E SERVIÇOS SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE SAÚDE BUCAL 3 4 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 3 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 4

Condições de Trabalho

Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos o trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Cuidar da alimentação da pessoa - cjai;
  • Cuidar da saúde da pessoa - cjai;
  • Cuidar da pessoa;
  • Promover o bem-estar da pessoa - cjai;
  • Acompanhar pessoa - cjai em atividades externas- passeios, viagens e férias;
  • Cuidar do ambiente domiciliar e institucional;
  • Incentivar a cultura e educação;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Estimular o gosto pela música, dança e esporte;
  • Arrumar a bagagem;
  • Demonstrar criatividade;
  • Preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai;
  • Ajudar nas tarefas escolares;
  • Promover atividades de estímulo a afetividade;
  • Ajudar a pessoa na alimentação;
  • Planejar passeios;
  • Educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários;
  • Prevenir acidentes;
  • Preparar a alimentação;
  • Controlar horários das atividades diárias da pessoa;
  • Ensinar boas maneiras;
  • Preparar a mala de remédios;
  • Ajudar nas terapias ocupacionais e físicas;
  • Cuidar dos afazeres domésticos;
  • Ler estórias e textos para cjai;
  • Fazer as compras conforme lista e cardápio;
  • Ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade;
  • Respeitar a pessoa em seus hábitos, gostos e valores;
  • Dar apoio emocional;
  • Manter o ambiente organizado e limpo;
  • Passar informações do dia a dia da pessoa;
  • Listar objetos de viagem;
  • Participar na alaboração do cardápio;
  • Selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade;
  • Acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas;
  • Reeducar os hábitos alimentares da cjai;
  • Recomendar adequação ambiental;
  • Verificar informações,sinais dados pela pessoa;
  • Manusear adequadamente cjai;
  • Controlar a injestão de líquidos e alimentos;
  • Demonstrar honestidade;
  • Estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados;
  • Lidar com comportamentos compulsivos;
  • Observar a qualidade do sono;
  • Observar a qualidade e a validade dos alimentos;
  • Cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai;
  • Prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica;
  • Ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar;
  • Transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala;
  • Demonstrar paciência;
  • Administrar o dinheiro recebido - per-capita;
  • Demonstrar discrição;
  • Relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis;
  • Observar alterações físicas - manchas, inchaço, ferimentos;
  • Estimular a independência;
  • Levantar informações sobre a pessoa;
  • Manter a calma em situações críticas;
  • Orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa;
  • Respeitar a privacidade da cjai;
  • Observar as alterações de comportamento;
  • Estar atento às ações da pessoa;
  • Observar temperatura,urina, fezes e vômitos;
  • Servir a refeição em ambientes e em porções adequadas;
  • Acondicionar alimentação para atividades externas;
  • Controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos;
  • Verificar a despensa;
  • Cuidar da aparência e higiene da pessoa;
  • Seguir orientação de profissionais da saúde;
  • Preparar documentos e lista de telefones úteis;
  • Ajudar a pessoa nas atividades diárias - banho,necessidades fisiológicas;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-15

CBO 5162-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de mãe social que pertence ao grupo dos cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais
        • Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos