CBO 5161-20 - Manicure
Entenda o que fazem os trabalhadores nos serviços de embelezamento e higiene no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Manicure e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Manicure
O Manicure realiza procedimentos de embelezamento nas mãos do cliente, cuidando de suas unhas. Executa procedimentos de relaxamento, higienização, esfoliação e hidratação nas mãos. Retira esmalte, remove cutículas, corta, lixa, realiza o polimento e esmalta as unhas das mãos. Pode decorar as unhas. Pode aplicar unhas postiças. Realiza limpeza, higienização e desinfecção de materiais, instrumentos, instalações e mobiliários. Controla o estoque. Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 5161-20
Recepciona e acomoda o cliente.
Avalia mãos e unhas, examinando suas características.
Higieniza as mãos do cliente. Esfolia e hidrata mãos, conforme a necessidade de cada cliente.
Realiza procedimentos de relaxamento e bem-estar para mãos, conforme as técnicas de massagem para hidratação.
Remove o esmalte das unhas das mãos. Corta, lixa e realiza o polimento das unhas de maneira uniforme, observando o formato e a solicitação do cliente.
Hidrata e remove cutículas, utilizando técnicas específicas.
Esmalta as unhas. Pode decorar as unhas, de acordo com a solicitação do cliente.
Pode aplicar unhas postiças, com encaixe e formato adequados à anatomia da unha.
Informa, ao cliente, o valor dos serviços prestados e providencia o recebimento do pagamento.
Organiza o local de trabalho. Realiza limpeza, higienização e desinfecção de materiais, instrumentos, instalações e mobiliários, conforme as normas da Vigilância Sanitária. Auxilia nos procedimentos de esterilização de instrumentos de trabalho.
Controla o estoque, providenciando reposição de materiais, instrumentos e produtos. Recebe demonstradores e fornecedores, para conhecer novos produtos e instrumentos de trabalho.
Paramenta-se com equipamentos de proteção individual (EPI), seguindo norma vigente.
Organiza agenda de atendimentos, marcando e desmarcando horários.
Elabora o cadastro dos clientes, registrando seus celulares e endereços para prestar-lhes informações sobre promoções e orientações sobre tratamentos e cuidados.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. | 
|---|---|---|---|---|---|---|
| DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 | 
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FISIOLOGIA, PATOLOGIAS E ANATOMIA DAS MÃOS E DAS UNHAS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 4 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO ARTÍSTICO | 3 | 3 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 2 | |
| DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | ROTINAS DE SUPRIMENTO | 3 | 3 | 2 | 
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 2 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 2 | |
| PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | CÓDIGO DO CONSUMIDOR | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE | 4 | 4 | 3 | |
| SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA NO EMBELEZAMENTO DE UNHAS | 4 | 5 | 3 | |
| MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | TRATAMENTO E PINTURA DE UNHAS | 4 | 4 | 3 | |
| MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - APLICAÇÃO DE UNHAS POSTIÇAS | 3 | 3 | 4 | |
| MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - DECORAÇÃO DE UNHAS | 4 | 4 | 4 | |
| MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - DESCARTE, LIMPEZA, HIGIENIZAÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
| MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - GEOMETRIA DAS UNHAS DAS MÃOS | 3 | 3 | 3 | |
| MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - MATERIAIS E PRODUTOS PARA MANICURE | 3 | 3 | 3 | |
| MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - PROCEDIMENTOS DE RELAXAMENTO, HIGIENIZAÇÃO, ESFOLIAÇÃO E HIDRATAÇÃO NAS MÃOS | 4 | 5 | 4 | |
| MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE RETIRADA DE ESMALTE, REMOÇÃO DE CUTÍCULAS, CORTE, LIXAMENTE, POLIMENTO E ESMALTAÇÃO DAS UNHAS DAS MÃOS | 4 | 5 | 4 | |
| MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MOBILIÁRIOS PARA MANICURE | 3 | 3 | 3 | |
| MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - TRATAMENTO DE CUTÍCULA | 4 | 5 | 4 | |
| MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA DO EMBELEZAMENTO | 3 | 3 | 2 | 
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. | 
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 5 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 | 
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. | 
|---|---|---|
| TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 | 
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 | 
Condições de Trabalho
Trabalhadores nos serviços de embelezamento e higiene o trabalho tende a requerer profissionais polivalentes capazes de executar diversas tarefas. Geralmente trabalham em equipe, exceto esteticistas. Trabalham em horários irregulares e em posições desconfortáveis, durante longos períodos. As atividades, geralmente, são executadas sem supervisão, exceto para os que trabalham em grandes redes de institutos de beleza. Há um grande número de profissionais que, por serem proprietários de salão, acumulam atividades burocráticas.
Exigências do mercado de trabalho
As ocupações dessa família requerem para o seu exercício, no mínimo, o ensino fundamental incompleto, curso de qualificação e até um ano de experiência profissional. Principalmente para as funções de esteticistas, observa-se a tendência de aumento de qualificação e escolaridade, com exigência mínima de ensino médio.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Atender clientes;
- Realizar atividades administrativas;
- Realizar procedimentos preparatórios e conclusivos;
- Comunicar-se;
- Realizar procedimentos em unhas;
- Demonstrar competências pessoais;
- Adequar produtos às características físicas do cliente;
- Analisar condições de pele, corpo, cabelo, cílios e elementos faciais do cliente;
- Providenciar manutenção corretiva e preventiva de equipamentos e ferramentas;
- Orientar cliente sobre serviços disponíveis;
- Hidratar pés e mãos;
- Demonstrar capacidade de persuasão;
- Cadastrar clientes de acordo com norma existente;
- Cumprir normas estabelecidas;
- Inspirar confiança e credibilidade;
- Acompanhar atendimento do cliente;
- Preencher comanda;
- Demonstrar habilidade manual;
- Decorar unhas com produtos que não necessitem de luz uv/led para secar;
- Negociar preços e sálarios;
- Esmaltar unhas com esmalte tradicional - esmalte que não depende de luz uv/led para secar;
- Empurrar cutícula;
- Cortar unhas;
- Organizar mala direta;
- Retirar cutícula;
- Esterilizar equipamentos e ferramentas de trabalho;
- Vender produtos e acessórios;
- Preparar ambiente e estação de trabalho;
- Apresentar resultado ao cliente;
- Desencravar unhas - lâmina ungueal;
- Administrar recursos financeiros;
- Higienizar estação de trabalho a cada atendimento;
- Verificar data de validade dos produtos a serem utilizados;
- Preparar produtos para aplicação;
- Polir unhas;
- Demonstrar senso estético;
- Trabalhar com segurança;
- Coordenar equipe de trabalho;
- Operar aparelhos e equipamentos para tratamento estético;
- Higienizar as mãos antes de cada atendimento;
- Massagear pés e mãos;
- Demonstrar capacidade de atenção focada;
- Consultar suporte técnico do fornecedor;
- Demonstrar criatividade;
- Higienizar ferramentas de trabalho;
- Demonstrar capacidade de análise;
- Organizar material de trabalho;
- Orientar cliente sobre estética;
- Elaborar rotinas técnicas padronizadas;
- Participar de cursos, palestras, eventos e treinamentos;
- Manter equipamentos e instrumentos;
- Orientar cliente sobre cuidados especiais;
- Contornar situações adversas;
- Demonstrar capacidade de concentração;
- Analisar composição e procedência dos produtos;
- Colar unhas postiças;
- Limpar ambiente;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Comprar produtos e materiais;
- Agendar clientes;
- Demonstrar capacidade de pontualidade;
- Avaliar aspecto, textura, vitalidade, cor e cumprimento das unhas do cliente;
- Demonstrar capacidade de escuta;
- Remover esmalte tradicional - esmalte que não depende de luz uv/led para secar;
- Trabalhar em equipe;
- Preencher ficha de atendimetno;
- Testar produtos e equipamentos;
- Selecionar instrumentos e materiais;
- Demonstrar capacidade acuidade visual;
- Receber demonstradores e fornecedores;
- Indicar produtos necessários ao processo;
- Selecionar equipe;
- Solicitar que cliente lave as mãos antes do procedimento;
- Consultar revistas e publicações especializadas;
- Controlar estoque de produtos;
- Demonstrar coordenação motora fina;
- Demonstrar destreza manual;
- Assessorar sobre tendências da moda;
- Recepcionar clientes;
- Lixar unhas;
- Aplicar técnicas de alongamento de unhas;
- Esfoliar pés;
- Prestar assessoria pessoal ao cliente;
- Demonstrar empatia;
- Usar epi - luvas, avental, máscara, touca, óculos de proteção etc;
- Demonstrar percepção sensorial;
- Realizar assepssia da área a ser trabalhada;
Profissões da Família Ocupacional
- Barbeiro
- Manicure
- Maquiador Artístico
- Maquiador
- Maquiador de Cinema
- Maquiador de Caracterização
- Calista
- Pedicuro
- Pedicure
- Cabeleireiro Unissex
Divisões de categorias profissionais do CBO 5161-20
CBO 5161-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de manicure que pertence ao grupo dos trabalhadores nos serviços de embelezamento e higiene, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- 
										- Trabalhadores dos serviços
 
- 
										- 
											- Trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais
 
 
- 
											
- 
										- 
											- 
												- Trabalhadores nos serviços de embelezamento e higiene
 
 
- 
												
 
- 
											

